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sexta-feira, 21 de agosto de 2020

6ºs A/B/C/D - MATEMÁTICA - Profª Mirley CORREÇÃO DA ATIVIDADE 1 - 3º BIMESTRE


6ºs A/B/C/D - MATEMÁTICA -  Profª Mirley
  CORREÇÃO DA ATIVIDADE 1  -  3º BIMESTRE
 INTERPRETANDO INFORMAÇÕES EM TABELAS E GRÁFICOS
 CADERNO DO ALUNO – SP FAZ ESCOLA–VOLUME 2 – Parte 1.
Página 77 – 2.1

a) Qual o título e a fonte dessa tabela?
 Resposta:   Título: Consumo Diário de Energia.
  Fonte: Adaptado de Eletrobrás.
 Quando aparece o termo “adaptado”, consideramos a ocorrência de alguma alteração na tabela referente ao conteúdo original.

 b) Se uma residência tiver 6 lâmpadas led, qual será o consumo diário total dessas lâmpadas?
 Resposta:  Considerando a informação na tabela de que 1 lâmpada tem um consumo diário de 75 Watts/hora/dia, com 6 lâmpadas led temos: 6 x 75 = 450 Watts/hora/dia.

 c) Qual desses aparelhos tem o maior consumo de energia diário? Esse aparelho foi o mais utilizado? Justifique.

Resposta:  O chuveiro.  Segundo as informações da tabela, ele não é o mais utilizado no decorrer de um dia, mas é o que consome mais energia.

 Página 78 – 3.1

 a)  Quantos casos de dengue foram registrados em 2019 a mais que em 2018?
Resposta:  17 004 – 1 450 = 15 554 Foram 15 554 casos a mais do que em 2 018.

b)  Analisando o gráfico, o que podemos dizer com relação ao número de casos de Zika?
 Resposta:  Os casos de Zika se estabilizaram entre 2 018 e 2 019, mantendo a quantidade de ocorrências constantes.

c)  Qual o percentual do aumento do número de casos de Chikungunya no mesmo período em 2019 no Estado de São Paulo? (Se necessário, utilize a calculadora para validar a sua resposta).

Resposta:  
259 – 88 = 171 
171: 88 ≅ 1,94
1,94 x 100 = 194
O aumento do número de casos foi de aproximadamente 194%.

d)  Identifique os elementos que foram necessários para a construção do gráfico.
Resposta:  
• Título do gráfico; legenda; rótulos dos eixos e de dados; linhas de grade; títulos dos eixos de valores (vertical) e de categorias (horizontal).

e)  Construa uma tabela com os dados apresentados no gráfico.

Resposta:  Sugestão de tabela: Situação Epidemiológica no Estado de São Paulo.

 

Página 78 e 79– 3.2

 a) Somente com essa imagem, é possível saber do que trata a pesquisa?
Resposta:  Não é possível saber do que se trata,  pois faltam informações, como o título.
b) Quais informações estão faltando para identificarmos o gráfico?
Resposta: -Título, legenda, fonte e identificação de todos os valores. 
c) Construa o mesmo gráfico e complete com as informações necessárias para que os leitores compreendam os dados registrados no gráfico.
 
d) Elabore três questões envolvendo os dados desse gráfico.
Resposta pessoal.

Página 79 e 80 – 3.3

 a) Que tipo de carne o brasileiro mais consumiu  em 2017? Quantos quilos por habitante?
 Resposta:  A carne mais consumida em 2017 foi a de frango com 45 kg por habitante, em média.

b) Qual foi a carne menos consumida? Quantos gramas por pessoa?
 Resposta: A carne menos consumida foi a de carne suína com 14 kg por habitante, ou seja,
 14 000 g por pessoa, em média.

c) Quantas dúzias de ovos um brasileiro consumiu em 2017?
 191:12 ≅ 15,9
Em média o consumo foi de 15 dúzias de ovos em 2017.

d) Quando você realizou a equivalência de unidades de ovos para dúzias, sobraram unidades? Quando realizamos a divisão de 191 por 12, não resultou em um valor exato, sobrando unidades.
Se sim, das unidades de ovos que sobraram, quantas faltam para completar uma dúzia?
Resposta:  15 x 12 = 180.
191-180 = 11
 Sobraram 11 ovos, portanto falta um ovo para completar uma dúzia.

Bons estudos!
Estou com saudades de vocês. 

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