foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Recuperação de Ciências do 2º bim. 7º A e B Até 28/08/20

Os alunos em recuperação de Ciências devem entregar as atividades abaixo. 
Como saber se está de recuperação?
É simples, se não entregou as 3 atividades do 2º bimestre está de recuperação deste período. 
Deve cumprir as atividades abaixo e postar as fotos no meu email monicameira@prof.educacao.sp.gov.br até 28/08/20.

Atividade 4  Propagação do Calor

Assista novamente a aula de Ciências do cmsp do dia 12/05/20  de link (https://www.pebsp.com/videos/7o-ano-ciencias-propagacao-de-calor-12-05-2020/) para realizar esta atividade, também  observe a imagem anexa e faça uma leitura do cap. 6 do livro de Ciências p. 68 a 71 e o cap. 7 p. 76 e 77.
Copie as perguntas em seu caderno a caneta e responda a lápis com traço forte e de modo completo. Sempre deixe uma linha em branco a mais para fazer correção quando solicitada.  
Conceitos básicos:
- Conceito de calor
- transmissão (propagação de calor entre os corpos). Condução, convecção e irradiação
- Temperatura
- Sensações de frio ou calor.
- Materiais bons e maus condutores de calor.

Questões: 

1. Como podemos explicar o significado de calor?

2. Você conhece materiais que transmitem calor?

3. Quais são as três formas de propagar o calo? 

4. Cite pelo menos 2 exemplos de cada tipo de propagação de calor.

5. O cobertor lhe aquece ou você aquece o cobertor? Explique.

6. Cite 5 exemplos de materiais ou objetos maus condutores de calor.

7. Como um Iglu (casa de gelo) ajuda a manter o calor dos Esquimós?

8. Como o ar condicionado funciona? Explique.

9. Você é capaz de propagar o calor para um objeto sem usar o fogo? Explique.

10. Como você acenderia uma fogueira no meio de uma floresta sem ter fósforo ou isqueiro?



Atividade 5  Propagação do Calor (aprofundando o tema)

Assista novamente a aula de Ciências do cmsp do dia 18/05/20  de link (https://www.pebsp.com/videos/7o-ano-ciencias-propagacao-do-carlos-18-05-2020/) para realizar esta atividade, 

Questões sobre a aula:

1. Você sabe o que é temperatura? Explique.

2. Qual é a relação entre a agitação das partículas e a maior ou menor temperatura de um material?

3.  Como a professora define calor nesta aula?

4. É correto afirmar que na condução de calor é preciso de contato entre as partículas do material de           maior com o de menor temperatura? Explique.

5. Classifique os materiais abaixo em bons ou maus condutores de calor:

a) Madeira   b) colher de prata   c) colher de silicone  d) panela de alumínio e) panela de barro f) caixa       de isopor g) garrafa térmica

6. Observe a imagem anexa e explique corrente de convecção de calor numa panela de     água.

7. A irradiação depende das partículas para transferir calor? Explique. 

   (Pense sobre o calor do Sol que chega à Terra atravessando o espaço).

8. Qual é o nome do aparelho que mede a temperatura?

9. Pesquise a diferença entre tempo e clima e escreva abaixo.

10. O que acontece no experimento das bexigas ? Ha diferenças entre a bexiga amarela e a roxa?                  Explique.

Ler as p. 23 e 24 do caderno do aluno vol 1. fazer as anotações sugeridas e responder as questões 1 e 2 da p. 25.

Corrente de convecção na água

Atividade 6   Projeto Criação de Máquina

Você vai criar um projeto de máquina com materiais recicláveis (sucata) papel, papelão, caixas, latas, isopor, restos de tecidos, madeiras, garrafas pet, tampas, embalagens de plástico, arame, barbante, palito de madeira, botões de costura e tudo o mais que sua criatividade permitir.

Instruções:

1. Pense numa máquina que existe ou que gostaria de inventar.
2. Faça um desenho de como seria sua máquina, um esboço a lápis.
3. Junte todos materiais que vai utilizar inclusive os fixadores como cola, fita adesiva, cola          quente (só se tiver) etc.
4. Construa a máquina com cuidado e capricho, se conseguir pintar com lápis ou guache, ou  cola colorida, ou giz de cera, ou encapar com papel ou pano, use o que tiver, seja criativo (a).
5. Em uma folha faça as explicações do projeto conforme instruções no final desta folha.
4. Tire fotos da máquina, desde as etapas das construção até a finalização, fotos claras, em todos os ângulos, bem focadas, inclusive da folha de descrição do projeto anexa abaixo, preenchida.
5. Valor do trabalho 10 pontos.

                                       Instruções do Folheto Explicativo

Nome: _______________________________________  nº_____   7º _____ 

                               Projeto de Ciências – Prof. Mônica

1. Nome da máquina:

2. Utilidade da máquina: 

3. Materiais que utilizou na construção do seu modelo de máquina:

4. Vantagens ambientais da máquina.

5. Desvantagens ambientais da máquina:

6. Como seria o consumo de energia da sua máquina? Qual tipo de energia Utilizaria?

7. Quais seriam as vantagens e desvantagens da energia por ela utilizada? 





Nenhum comentário:

Postar um comentário