foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

marcadores

..........

3 comentários:

Fernando - Ciências Naturais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando - Ciências Naturais disse...

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – NUTRIÇÃO - 8ºA, B e C - Fundamental II

O que estamos comendo - os nutrientes

Atualmente há muitas discussões na sociedade a respeito de uma alimentação saudável. Nesta atividade, abordaremos os alimentos prebióticos - componentes alimentares não digeríveis que trazem benefícios adicionais à saúde (estão presentes em alimentos de origem vegetal, como trigo, cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia e mel).

Para iniciar essa discussão, responda as seguintes questões:

1. O que você leva em consideração ao escolher um alimento?

2. Você acha que um alimento pode ser, ao mesmo tempo, saboroso e saudável?

3. Você acha que a Ciência interfere nas nossas escolhas alimentares?

4. Sabemos identificar os produtos com os quais nos alimentamos?

5. Sabemos como eles interferem no nosso organismo?

6. Para conhecer o que estamos comendo, basta ler os rótulos dos alimentos?

Obs.: Responder as questões manuscritas no caderno de Ciências, fotografá-las e enviar em anexo aqui mesmo pelo BLOG, ou através do Google Classroom.

Fernando - Ciências Naturais disse...

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – SISTEMA SOLAR – ASTRONOMIA

7ºB e C do Ensino Fundamental II

Características dos planetas e de alguns elementos do Sistema Solar

A astronomia é a disciplina que se ocupa do estudo dos corpos celestes, suas posições, movimentos e tudo que está relacionado a eles. Os corpos celestes ou objetos astronômicos são qualquer entidade física significativa cuja existência no universo é confirmada através da ciência, tais como: o sol, os planetas, a lua, os asteroides, os meteoros, entre outros. Esta atividade tem como objetivo a investigação das principais características dos planetas e de alguns outros elementos do Sistema Solar. Além dos oito planetas que constituem o nosso Sistema, vocês pesquisarão, também, sobre os planetoides, ou planetas-anões, e sobre o cinturão de asteroides. Vocês pesquisarão informações do tipo: tamanho, cor, constituição, distância da Terra, atmosfera, quantidade ou ausência de luas, temperatura média, duração do dia (rotação) e duração ano (translação), além de outras informações interessantes que vocês encontrarem e quiserem acrescentar.

1. Como é composto o nosso sistema solar?

2. Existem oito planetas no sistema solar. Quais são eles e quais são as suas principais características?

3. O que são asteroides?

4. Quais são as principais diferenças entre meteoro, meteorito e meteoroide?

5. Como os cometas são formados?

6. Qual a possibilidade e o que o impacto de um cometa poderia causar no equilíbrio da vida no nosso planeta?

7. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:

(1) Universo ( ) Grupo de estrelas localizado em um determinado local.

(2) Astro Luminoso ( ) Principal estrela do sistema solar, de 5ª grandeza.

(3) Astro Iluminado ( ) Conjunto de tudo o que existe no espaço, inclusive a Terra e todos os outros astros.

(4) Constelações ( ) Satélite natural da Terra, é um astro iluminado.

(5) Sol ( ) Corpos celestes que se encontram no espaço sideral.

(6) Lua ( ) São astros que possuem luz própria.

(7) Astro ( ) Astros sem luz própria, recebem a luz e calor das estrelas.

Adaptado de: http://www.brasilescola.com/geografia/constelacao. Sugestão de vídeo de apoio: “Via Láctea, astros iluminados e luminosos, e planetas do Sistema Solar”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1szbNlQj6PA

Postar um comentário