PROFESSORA MIRLEY - PROFESSORA SILMARA - PROFESSORA SIMONE
MATEMÁTICA – 9ºs A /B /C /D
1ª ATIVIDADE – 3º BIMESTRE
REFERENTE AO PERÍODO DE 13 à 21/08/2020
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Habilidade: EF09MA06- Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
FUNÇÃO – NOÇÃO, LEI DE FORMAÇÃO E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
NOÇÕES DE FUNÇÃO
Quando relacionamos grandezas variáveis, estamos tratando, em geral, do conceito de função, muito utilizada na matemática e em outros ramos da Ciência.
Veja algumas situações do cotidiano em que as funções estão presentes.
Agora, observe a situação.
Gráfico de uma Função do 1º grau
Toda função definida por f(x) = ax + b, com a e b pertencentes aos reais e a ≠ 0 é considerada uma função do 1º grau e possui representação gráfica no plano cartesiano. O gráfico de uma função do 1º grau é uma reta podendo ser crescente ou decrescente.
Exemplo 1
Construa o gráfico da função f (x) = 2x + 3.
Solução
Para construir o gráfico desta função, vamos atribuir valores arbitrários para x, substituir na equação e calcular o valor correspondente para a f (x).
Sendo assim, iremos calcular a função para os valores de x iguais a: - 2, - 1, 0, 1 e 2. Substituindo esses valores na função, temos:
f (- 2) = 2. (- 2) + 3 = - 4 + 3 = - 1
f (- 1) = 2 . (- 1) + 3 = - 2 + 3 = 1
f (0) = 2 . 0 + 3 = 3
f (1) = 2 . 1 + 3 = 5
f (2) = 2 . 2 + 3 = 7
Os pontos escolhidos e o gráfico da f (x) são apresentados na imagem abaixo:
No exemplo, utilizamos vários pontos para construir o gráfico, entretanto, para definir uma reta bastam dois pontos.
Exemplo 2
Construa o gráfico da função f (x) = -3x.
Solução
f (x) = -3x
f(x) = -3.(-2)
f(x) = +6
f (x) = -3x
f(x) = -3.(-1)
f(x) = +3
f (x) = -3.x
f(x) = -3 .0
f(x) = 0
f (x) = -3x
f(x) = -3.(1)
f(x) = -3
Representamos abaixo o gráfico da função linear f (x) = - 3x:
ATIVIDADE 1
Caderno do Aluno – Volume 2 – Parte 1
Páginas 73 e 74
1º) 3.1- Qual é a função que nos fornece o perímetro do quadrado? Construa o gráfico dessa função e analise-o.
2º) 3.2- Dadas as funções, construa uma tabela, atribuindo valores para a variável x. Em seguida construa o gráfico de cada função.
a) f(x) = 3.x
b) f(x) = x + 3
c) f(x) = -x – 2
3º) 3.4- Encontre o valor de x , na função f definida por f(x) = x – 3, sabendo que:
a) f(x) = 0
b) f(x) = -3
c) f(x) = 5
d) f(x) = x – 3
4º) 3.5- Sabendo que f(x) = - x – 2, coloque V ou F nas afirmações abaixo:
a) f(0) = 2 ( )
b) f(-1) = 1 ( )
c) f( 1) = -3 ( )
d) f(2) = 0 ( )
e) f(3) = -5 ( )
f) f(-2) = 0 ( )
5º) Para calcular o preço de venda dos produtos, um lojista utiliza a fórmula P = 1,65.C, na qual P representa o preço de venda, e C, o preço de custo de cada produto.
a) Qual o preço de venda de um produto cujo preço de custo é R$ 8,00 ?
b) Sabendo que o Lucro L é a diferença entre o preço de venda e o custo do produto, escreva uma formula que expresse o lucro do lojista na venda de um produto em função de C.
c) Qual o lucro obtido pelo lojista na venda de um produto cujo preço de custo é R$ 12,00 ?
Ao finalizar a atividade, tirar as fotos e enviar para:
Profª Mirley professoramirley@gmail.com
Profª Silmara varanisilmara@gmail.com
Profª Simone professorasimone.calvitti@gmail.com
Bons estudos!!
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