foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


segunda-feira, 3 de agosto de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 6ºs anos A/B/C/D - Atividade 1 (3º Bimestre) - Profª Regina


Olá, alunos!
Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Novo mês, novo bimestre. Estamos agora no 3º Bimestre.
As aulas do Centro de Mídias SP continuam acontecendo como sempre, ou seja, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 9h45. 
As aulas de Língua Portuguesa acontecem nos dias e horários abaixo:

3ª feira às 9h00
5ª feira às 7h30
6ª feira às 8h15

Façam o acompanhamento, participem sempre das aulas!
Por aqui deixo a primeira atividade do terceiro bimestre.
Façam com atenção e capricho e enviem foto de seu caderno para o e.mail:

ou

Esta atividade também está no Google Classroom.
Fico no aguardo!
(A partir daqui, copie tudo no seu caderno)



Atividade 1 – 3º Bimestre
VERBOS

1)      Copie o texto abaixo e complete-o com os verbos que estão no quadro.
O urso e as abelhas
            Uma árvore no chão ___________________ de depósito de mel para uma colmeia de abelhas.  Um urso  ________________ o tronco e _______________ a __________________. Nisso, uma das abelhas, _______________ do trabalho e ____________________ o que ele ________________, ________________-lhe uma boa picada e ______________ para dentro do buraco do tronco.
            O urso, muito nervoso e com raiva, ______________________ o ninho, ____________________ o tronco com suas garras afiadas.
            Com isso, o enxame todo ________________ alvoroçado e _______________ atrás dele. O urso só se _______________ porque ______________ em um lago que ______________________ pelo caminho.

            Moral: Mais vale suportar um só ferimento em silêncio que acabar todo machucado.
                                                                                                                                    Recontada a partir de Esopo

arranhando – começou – viu – deu – encontrou – entrou – farejar – ficou – imaginando – queria – saiu – salvou – servia – tentou destruir – voltando - voou


2)      Retire do texto O urso e as abelhas:
a)      Uma frase com verbo que indica estado:
______________________________________________________

b)      Uma frase com verbo que indica ação:
______________________________________________________

3)      Há no texto algum verbo que indica fenômeno da natureza?
_________________________________________________________

4)      A maioria dos verbos da fábula está no tempo:
(     ) Presente
(     ) Passado (pretérito)
(     ) Futuro

5)      Indique o modo dos verbos nas frases - indicativo (certeza) , subjuntivo (dúvida) ou imperativo (ordem).
a)      O urso subiu na árvore. ______________________________
b)      Se o urso fosse cuidadoso, isso não aconteceria. ___________________
c)      Saia daí, urso. _____________________________
d)      O urso fugiu dali rapidamente.
e)      As abelhas voaram atrás do urso. ________________________

6)      Observe a frase e o destaque:
“O urso, muito nervoso e com raiva, tentou destruir o ninho...”
Os verbos destacados desempenham uma única função,  transmitem um só sentido. Quando isso acontece, de termos dois verbos juntos dando uma única ideia, temos uma locução verbal.

Circule as locuções verbais presentes nas frases:
a)      As abelhas estavam voando atrás do urso.
b)      O urso ficou mexendo no tronco.
c)      A abelha estava voltando do trabalho.
d)      O enxame todo começou a sair.
e)      O urso estava entrando no lago por fim.

7)      Agora é a sua vez de criar um texto. Mudando um pouco a história, crie uma fábula que tenha um caçador e um urso como personagens.
Desenvolva o texto com começo, meio e final, lembrando que a fábula possui uma moral, um ensinamento.
Seja bem criativo!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário