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sexta-feira, 7 de agosto de 2020

6ºs A/ B/ C/ D - MATEMÁTICA - Profª Mirley



6ºs A/ B/ C/ D - MATEMÁTICA -  Profª Mirley

ATIVIDADE 1  -  3º BIMESTRE
Período de 03/08 à 07/08/2020

Olá meus queridos, como vocês estão? Espero que todos estejam bem.

INTERPRETANDO INFORMAÇÕES EM TABELAS E GRÁFICOS


Para essa  ATIVIDADE  vamos utilizar o CADERNO DO ALUNO – SP FAZ ESCOLA–VOLUME 2 – Parte 1.






Caso vocês não tenham assistido as videoaulas, ou queiram assistí-las novamente, clique no link abaixo:




Habilidade: EF06MA31 – Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.

Vamos iniciar:
Para essa ATIVIDADE realizem os exercícios das páginas, 77,78,79 e 80. 

Ao final, tirem as fotos e enviem para o e-mail:

ou


 Não esqueçam de colocar nome, série e o número da atividade que está enviando.

Bons estudos!!


Esse texto não precisa ser copiado, é somente para uma maior compreensão da atividade.

 O que são gráficos?
Gráficos são representações de dados por meio de recursos visuais, com o objetivo de destacar informações para que fique mais fácil a sua compreensão.
Normalmente, o gráfico é usado para cruzar informações e demonstrar desempenhos, como crescimento ou queda, por exemplo.
Os gráficos mais frequentes são: setores, barras, colunas e linhas.

Elementos dos Gráficos


Alguns elementos importantes que estão incluídos nos gráficos são:

  • Título: geralmente possuem um título a respeito da informação que será apresentada.
  • Fonte: muitos gráficos, sobretudo os da área de estatística, apresentam a fonte, ou seja, de onde as informações foram retiradas. Também podem apresentar o ano de publicação da fonte referida.
  • Números: estes são essenciais para comparar as informações dadas pelos gráficos. A maior parte deles utilizam números, seja para indicar quantidade ou tempo (mês, ano, trimestre).
  • Legendas: grande parte dos gráficos apresentam legendas que auxiliam na leitura das informações apresentadas. Junto a ela, cores que destacam diferentes informações, dados ou períodos, são utilizadas.

Classificação dos Gráficos

Vejamos agora as diversas maneiras de exibir os dados num gráfico, de acordo com o objetivo pretendido:

Gráficos:

Também conhecido como “Gráfico de Barra”, eles são usados para comparar quantidades ou mesmo demostrar valores pontuais de determinado período.

Horizontal: Barras
Gráfico de Barras
Vertical : Colunas

Gráfico de Colunas

Gráficos de Linha

Também chamado de “Gráfico de Segmento”, ele é usado para apresentar valores (sequência numérica) em determinado espaço de tempo. Ou seja, mostra as evoluções ou diminuições de algum fenômeno.

Gráfico de Linha

Gráfico de Setores - Pizza

Também chamado de “Gráfico de Setores”, esse modelo recebe esse nome pois tem a forma de uma pizza, ou seja, é circular. Eles são utilizados para reunir valores a partir de um todo, segundo o conceito de proporcionalidade.
Gráfico Pizza

Gráfico de Área

Esse tipo de gráfico é utilizado para demostrar as alterações ou comparar valores ao longo de um tempo. Ele é formado por um conjunto de linhas e pontos, onde a área é preenchida.
Gráfico de Área

Tabelas

As tabelas são usadas para organizar algumas informações ou dados. Da mesma forma que os gráficos, elas facilitam o entendimento, por meio de linhas e colunas que separam os dados.

Três dicas para ler e interpretar gráficos

Agora que já sabemos o que são e como são, vamos ver o que pode nos ajudar na leitura e interpretação.

1. Confira se as informações do gráfico batem com as do enunciado do exercício

Muitas vezes esquecemos de nos atentar a essa parte e seguimos direto para o gráfico. O enunciado pode ter informações complementares que vão facilitar muito a resolução da questão.
Portanto, leia sempre e circule as informações principais.

2. Entenda qual tipo de informação está destacada no eixo vertical e qual está no eixo horizontal

Antes de analisar alguma informação, precisamos entender o gráfico como um todo. Veja o exemplo abaixo:



Esse gráfico está falando sobre a desvalorização de veículos após a sua compra.
No eixo vertical, temos a informação do preço que cada automóvel foi comprado. Já no eixo horizontal, temos a quantidade de anos que determinada pessoa ficou com o carro.
Só de observar as informações de cada eixo, já conseguimos identificar que a perda do carro Y foi muito maior, pois foi comprado a 55 mil reais e foi vendido a 10 mil, depois de 14 anos. Já o carro X, foi comprado a 30 mil reais e vendido a 15 mil.
No enunciado, a questão não fala o preço que ela comprou e vendeu o carro, mas a informação está explícita no gráfico.

3. Interprete com calma, pois geralmente as questões são contextualizadas

Se antes mesmo de você ler o gráfico, você já se assustou: relaxe! Normalmente, esse recurso é abordado de forma contextualizada, o que facilita sua resolução.
É muito comum conter dados estatísticos de pesquisas para eleições e outros temas presentes na vida dos cidadãos. Então, lembre-se que nem sempre será matemática pura. Nessas horas, é mais importante você pensar de forma lógica e resolver com calma a questão.












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