6ºs A/ B/ C/ D -
MATEMÁTICA - Profª Mirley
ATIVIDADE 1 - 3º
BIMESTRE
Período de 03/08 à 07/08/2020
Olá meus queridos, como vocês estão?
Espero que todos estejam bem.
INTERPRETANDO INFORMAÇÕES EM TABELAS E GRÁFICOS
Para essa ATIVIDADE vamos
utilizar o CADERNO DO ALUNO – SP FAZ ESCOLA–VOLUME 2 – Parte 1.
Caso vocês não tenham assistido as
videoaulas, ou queiram assistí-las novamente, clique no link abaixo:
Habilidade: EF06MA31 – Identificar as variáveis e suas frequências e
os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em
diferentes tipos de gráfico.
Vamos iniciar:
Para essa ATIVIDADE realizem os exercícios
das páginas, 77,78,79 e 80.
Ao final, tirem as fotos e enviem para
o e-mail:
ou
Não esqueçam de colocar nome, série e o
número da atividade que está enviando.
Bons estudos!!
Esse texto não precisa ser copiado, é
somente para uma maior compreensão da atividade.
O que são gráficos?
Gráficos são representações de dados por meio de
recursos visuais, com o objetivo de destacar informações para que fique mais
fácil a sua compreensão.
Normalmente, o gráfico é usado para cruzar
informações e demonstrar desempenhos, como crescimento ou queda, por
exemplo.
Os gráficos mais frequentes são: setores, barras, colunas e linhas.
Elementos
dos Gráficos
- Título: geralmente possuem um título a respeito da informação que será apresentada.
- Fonte: muitos gráficos, sobretudo os da área de estatística, apresentam a fonte, ou seja, de onde as informações foram retiradas. Também podem apresentar o ano de publicação da fonte referida.
- Números: estes são essenciais para comparar as informações dadas pelos gráficos. A maior parte deles utilizam números, seja para indicar quantidade ou tempo (mês, ano, trimestre).
- Legendas: grande parte dos gráficos apresentam legendas que auxiliam na leitura das informações apresentadas. Junto a ela, cores que destacam diferentes informações, dados ou períodos, são utilizadas.
Classificação dos Gráficos
Vejamos agora as diversas maneiras de exibir os dados num gráfico, de acordo com o objetivo pretendido:
Gráficos:
Também conhecido como “Gráfico de Barra”, eles são usados para comparar quantidades ou mesmo demostrar valores pontuais de determinado período.
Horizontal: Barras
Vertical : Colunas


Gráficos de Linha
Também chamado de “Gráfico de Segmento”, ele é usado para apresentar valores (sequência numérica) em determinado espaço de tempo. Ou seja, mostra as evoluções ou diminuições de algum fenômeno.

Gráfico de Setores - Pizza
Também chamado de “Gráfico de Setores”, esse modelo recebe esse nome pois tem a forma de uma pizza, ou seja, é circular. Eles são utilizados para reunir valores a partir de um todo, segundo o conceito de proporcionalidade.

Gráfico de Área
Esse tipo de gráfico é utilizado para demostrar as alterações ou comparar valores ao longo de um tempo. Ele é formado por um conjunto de linhas e pontos, onde a área é preenchida.

Tabelas
As tabelas são usadas para organizar algumas informações ou dados. Da mesma forma que os gráficos, elas facilitam o entendimento, por meio de linhas e colunas que separam os dados.
Três dicas para ler e interpretar gráficos
Agora que já sabemos o que são e como são, vamos ver o que pode
nos ajudar na leitura e interpretação.
1. Confira se as informações do gráfico batem
com as do enunciado do exercício
Muitas vezes esquecemos de nos atentar a essa parte e seguimos
direto para o gráfico. O enunciado pode ter informações
complementares que vão facilitar muito a resolução da
questão.
Portanto, leia sempre e circule as informações principais.
2. Entenda qual tipo de informação está
destacada no eixo vertical e qual está no eixo horizontal
Antes de analisar alguma informação, precisamos entender o
gráfico como um todo. Veja o exemplo abaixo:
Esse gráfico está falando sobre a desvalorização de veículos
após a sua compra.
No eixo vertical, temos a informação do preço que
cada automóvel foi comprado. Já no eixo horizontal, temos a quantidade
de anos que determinada pessoa ficou com o carro.
Só de observar as informações de cada eixo, já conseguimos
identificar que a perda do carro Y foi muito maior, pois foi comprado a 55 mil
reais e foi vendido a 10 mil, depois de 14 anos. Já o carro X, foi comprado a
30 mil reais e vendido a 15 mil.
No enunciado, a questão não fala o preço que ela comprou e
vendeu o carro, mas a informação está explícita no gráfico.
3. Interprete com calma, pois geralmente as
questões são contextualizadas
Se antes mesmo de você ler o gráfico, você já se assustou:
relaxe! Normalmente, esse recurso é abordado de forma contextualizada, o que
facilita sua resolução.
É muito comum conter dados estatísticos de pesquisas para
eleições e outros temas presentes na vida dos cidadãos. Então, lembre-se que
nem sempre será matemática pura. Nessas horas, é mais importante você pensar de
forma lógica e resolver com calma a questão.
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