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ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Recuperação de Ciências do 1º bim. 6º ano

Os alunos em recuperação de ciências devem entregar as atividades abaixo. 
Como saber se está de recuperação?
É simples, se não entregou as 3 atividades do 1º bimestre está de recuperação deste período. 
Deve cumprir as atividades abaixo e postar as fotos no meu email monicameira@prof.educacao.sp.gov.br até 31/08/20

Atividade 1 - 1º Bim.

Sempre copiar a caneta e responder a lápis com traço forte.
Enviar para o meu e mail monicameira@prof.sp.gov.br foto vertical, bem focada e em local bem iluminado.

Começaremos relendo o cap. 1 do livro Observatório de Ciências, p. 12 a 15. 
Valor de 0 a 10 pontos. A entrega conta como presença.

Questões

1. Em sua casa escolha 3 objetos, sendo 1 na cozinha, um no quarto e um no banheiro. Escreva de cada objeto em uma linha, na frente dos nomes de cada objeto coloque os nomes dos materiais a qual estes objetos são feitos.  

2. Observe as imagens de objetos do exercício 3 da página 16 do livro de Ciências e responda às questões:

a) Qual objeto você usaria para conseguir 100 g de farinha de trigo? Justifique sua escolha.

b) Qual objeto você usaria para medir o comprimento de um corredor? Justifique sua escolha.

c) Qual objeto você usaria para marcar o tempo de uma corrida de 100 m? Justifique sua escolha.

d) Qual objeto você usaria para medir a temperatura de uma pessoa? Justifique sua escolha.

e) Qual objeto você usaria para medir 10 ml de remédio? Justifique sua escolha.

f) Qual objeto você usaria para verificar a temperatura do dia? Justifique sua escolha.

3. Você já imaginou se não existissem as unidades de medidas? Como seria comprar farinha, açúcar, sucos, leite, construir casas, medir distâncias? O sistema internacional de medidas cuida de padronizar as medidas no mundo todo. Por que é importante padronizar as medidasPode explicar citando exemplos.

4. Faça uma lista de 3 objetos feitos com vidro. Explique as vantagens de cada um ser feito com vidro.

5. Convido você a assistir no youtube o vídeo da kika -  De onde vem o vidro?

https://youtu.be/gj9R3nmB67Q

6. Explique como o vidro é fabricado citando os materiais da qual é feito.

Atividade 2 -  1º Bim - valor de 0 a 5 pontos 
  a entrega conta como presença

A atividade a seguir se relaciona com o Cap. 2 do livro de Ciências p. 18 a 23. É preciso ter lido o capítulo .
Revisando a leitura e acrescentando novos conceitos:

·        A matéria pode ser encontrada no planeta em três estados físicos, sólidolíquido e gasoso.       Por exemplo com a água:




 Pela imagem podemos ver a água em três estados físicos, mas também podemos ver a representação das moléculas de água.
Obs.: toda a matéria é formada por partículas infinitamente pequenas chamadas de átomos. Os átomos podem se unir formando moléculas que só são visíveis com microscópios superpotentes. Tudo que existe no planeta vem de ligações químicas entre os diferentes tipos de átomos.
Observe atentamente o desenho e responda às questões.
1      1.  Como chamamos a água quando está no estado sólido?
2       2.  Como chamamos a água quando está no estado gasoso?
3       3.  Há diferenças na disposição das moléculas de água em cada um dos três estados                físicos da água? Se sim, quais diferenças?
4      4. Pesquise quais são os átomos que formam a molécula da água. Anote seus nomes e           símbolos.
5      5.  Faça um desenho colorido da molécula da água, pesquise no Google imagens.

                           Atividade 3 -  1º Bim - valor de 0 a 10 pontos 
  a entrega conta como presença

Se você leu o cap. 2 conforme orientações da segunda atividade. anote a observação no caderno e responda às questões.

Obs.: quando um material recebe calor suas moléculas se agitam e vão se separando, por exemplo com a água, acima de 0ºC (zero graus célsius) as moléculas da água no gelo começam a agitar e o gelo sofre derretimento (fusão) e se torna água líquida, se continuarmos fornecendo calor para as moléculas da água chegando a temperatura de 100ºC, as moléculas se agitam tanto e se separam, transformando assim a água em vapor (Vaporização). Porém se retirarmos o calor das moléculas de água do vapor, caindo a temperatura abaixo de 100ºC, as moléculas menos agitadas se juntam e o vapor vira gotas de água líquida, assim como quando chove. Se continuarmos a abaixar a temperatura chegando a 0ºC, as moléculas se agitam menos ainda, se juntam e a água vira gelo (solidifica).
A Vaporização pode ser lenta e ser chamada de evaporação, como roupas secando no varal, pode ser rápida e chamada de ebulição, como água fervendo sob o fogo ou imediata, chamada calefação, como uma chapa de metal quente sob a água.
Sublimação é quando um material passa do estado sólido para o gasoso sem ficar líquido, é o que acontece com a bolinha de naftalina para eliminar traças nos armários. A sublimação também pode ser quando um gás sobre pressão se solidifica, como o gás de iodo metálico pode virar sólido. Neste caso costuma-se dizer ressublimação.
Observe a imagem anexa e responda às questões:


1. Qual é o papel do calor nas mudanças de estados físicos da matéria?
2. O que é fusão? Cite um exemplo de fusão.
3. O que é vaporização? Cite um exemplo de vaporização.
4. O que é condensação? Cite um exemplo de condensação.
5. O que é solidificação? Cite um exemplo de solidificação.
6. Explique com suas palavras a diferença entre evaporação, ebulição e calefação.

Para encerrar assista ao vídeo A água e Suas Transformações acessando o link abaixo.



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