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ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


sábado, 15 de agosto de 2020

 

                              Matemática

                      8ºA, 8ºB, 8ºC e 8ºD
  Professora Simone e professor Ricardo
Olá!
Espero que estejam bem.

Segue correção dos exercícios da semana passada, links das aulas do centro de mídias, explicações e exercícios para serem realizados até o dia 21/8/20.


Correção dos exercícios da semana passada

 

1-   A = π·r2

         A = 3,14 · 72

         A = 3,14 · 49

         A = 153,86 cm2

 

È importante lembrar que os valores encontrados são aproximados, uma vez que estamos utilizando o valor aproximado de  π.

 

2-        A = π·r2                                d = 2 · r

     A = 3,14 · 92                                        18= 2 · r

     A = 3,14 · 81                                 18/2 = r   

     A = 254,34 cm2                                   9  cm = r

 

È importante lembrar que os valores encontrados são aproximados, uma vez que estamos utilizando o valor aproximado de  π.

 

 

3-    C = 2 · π · r
9420 = 2 · 3,14 · r
9420 = 6,28 · r
6,28 · r = 9420
r = 9420
     6,28
r = 1500 m

Logo, o raio da praça circular em questão mede 1500 m.

 

4-Pode-se usar a fórmula a seguir:

A = π(R2 – r2)

Ou calcular a área das duas circunferências e subtrair a área da menor da área da maior. Optamos pelo primeiro método:

A = 3,14·(152 – 102)

A = 3,14·(225 – 100)

A = 3,14·(125)

A = 392,5 cm2

Alternativa D                          

 

 

5- Para calcular o raio desse lote, devemos utilizar a fórmula da área do círculo:

A = π·r2

Substitua os valores conhecidos na fórmula:

70650 = 3,14·r2

70650 = r2
3,14       

r2 = 22500

√r2 = √22500

r = 150 m

Alternativa D.

6- Se o diâmetro equivale a 120 metros, temos que o raio é 60 metros.

Para resolver a questão precisamos apenas calcular o valor do comprimento da circunferência, que equivale a uma volta ao redor da praça, e multiplica-lo por 9.

C = 2πr
C = 2 · 3 · 60
C = 360 m
360 · 9 = 3240 metros

Alternativa B

Links das aulas:

https://www.youtube.com/watch?v=1nXP9TCl8sg&t=4s

https://www.youtube.com/watch?v=YM4akntlQzQ&t=1s

https://www.youtube.com/watch?v=R6V6mfy-Ff8


Gráficos

 Gráficos de coluna

 Juntamente aos gráficos em barra, são os mais utilizados. Indicam, geralmente, um dado quantitativo sobre diferentes variáveis, lugares ou setores e não dependem de proporções. Os dados são indicados na posição vertical, enquanto as divisões qualitativas apresentam-se na posição horizontal.


Gráfico em colunas apontando as maiores populações do mundo por país

 

 

Gráficos em barra


 Possuem basicamente a mesma função dos gráficos em colunas, com os dados na posição horizontal e as informações e divisões na posição vertical.



Gráfico em barras indicando a taxa de mortalidade infantil no Brasil

Gráficos de Linha

O gráfico de linhas (ou de segmentos) é utilizado, em geral, para representar a evolução dos valores de uma variável no decorrer do tempo.

Veja exemplo de gráfico de linha a seguir: 


A linha acima mostra a evolução da população residente em Portugal 1861 – 2007

Gráficos de setores

Esse gráfico consiste em representar informações na forma de setor circular. Para tanto, basta considerar que 100% dos dados equivalem a um setor circular de 360°.

ângulo do setor circular corresponde a uma porcentagem dos dados. A totalidade do gráfico sempre será uma circunferência.

Exemplo: Um candidato A, em uma pesquisa eleitoral, possui 50% das intenções de votos dos eleitores, e o candidato B possui 25%. Em um gráfico de setores, as intenções de voto do candidato A seriam representadas por um setor circular de 180°, as intenções de voto do candidato B seriam representadas por um setor circular de 90° e o último setor circular, usado para completar os 100%, seria relativo à soma dos votos brancos, nulos e de outros candidatos.


Exercícios

 

1-   O gráfico abaixo mostra a produção diária de lixo orgânico de duas pessoas. Em que dia da semana que o gráfico mostra que as produções de lixo das duas pessoas foram iguais.

 


2) Observe o gráfico a seguir e responda:

       a)      Em qual dia da semana houve a maior quantidade de visitantes?

b)      Em qual dia da semana houve menos visitantes?

c)      Quantas pessoas, ao todo, visitaram o Parque do Ibirapuera nos cinco dias?

3) O gráfico de linhas abaixo mostra a produção de leite na Fazenda do Senhor Augusto no primeiro semestre do ano de 2006. Quantos litros de leite foram produzidos nesse semestre?


 

4- Uma rede de supermercados resolveu fazer uma pesquisa para saber qual horário as pessoas mais gostavam de ir ao supermercado. Foram entrevistadas 2000 pessoas e o resultado está no gráfico abaixo.Durante qual horário a maioria das pessoas entrevistadas preferem ir ao supermercado?



A(   ) 8h às 12h

B(   ) 12h às 16h

C(   ) 16h às 20h

D(   ) 20h às 23h


5-


  •     A(  ) 2

     

    • B(  ) 3

     

    • C(  ) 4

     

    • D(  ) 5














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