POESIA, POEMA, LINGUAGEM POÉTICA.
(Blog Frases sobre a
vida)
Olá,
galerinha querida do 7º ANO!!
Como estão!
Estamos todos torcendo muito para que a vida volte
rapidamente ao ritmo normal, não é? Parece que estamos quase lá! Tomara!!
As aulas atuais do CMSP estão sendo muito úteis, abordando a
alimentação saudável. Espero que estejam aproveitando bem os ensinamentos que
são passados e que compartilhem com toda
a família.
Nesta atividade para nota, vamos fazer uma revisão de POEMA
e POESIA, conteúdo trabalhado em 04/06. Caso queiram rever a aula ou se ainda
não a assistiram, poderão acessá-la pelo repositório do CMSP ou pelo link do
Youtube sugerido abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=cKrq9iaI1A8
04/06 – VERSEJANDO
Nossa publicação será dividida em duas etapas: na
primeira haverá explicação do assunto e, na segunda, vocês deverão realizar,
fotografar e entregar a atividade para nota.
Para
iniciarmos, tentem explicar:
O QUE É POESIA? |
O QUE É POEMA? |
PARA QUE SERVE A POESIA? |
Alguma dificuldade? Provavelmente, sim. Afinal, para a
maioria das pessoas, poesia e poema são iguais, inclusive, quando temos um
texto em versos, geralmente o chamamos de poesia. Mas há diferenças entre poesia
e poema, como veremos.
POESIA
E POEMA É
importante que todos entendam a
diferença entre poesia e poema: apesar de serem tratadas como palavras sinônimas, apresentam diferenças. |
POESIA A poesia fala aos sentimentos, possui um
caráter que toca a sensibilidade e busca nos emocionar através da linguagem. |
POEMA De maneira geral, é a obra escrita que se
apresenta em forma de versos. |
POESIA |
Embora tratemos todos os textos em versos como poesia, o
entendimento sobre o que é poético vai muito além dos versos. A poesia é muito mais
abrangente, pois se refere a um estado de alma, de sentir, de se emocionar.
Sendo assim, podemos encontrar poesia em
diversas formas e textos, desde olharmos um belo pôr-do-sol, uma noite enluarada,
no olhar de crianças, nas ondas do mar, até em uma notícia, filme ou cartaz de escola desde
que despertem alguma sensação emotiva em nós.
Vejam como há poesia nos exemplos abaixo, notem a força da
linguagem poética, mesmo não sendo mensagens transmitidas através de versos:
Prosa:
“Além, muito além daquela serra, que
ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel,
que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu
talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu
sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a ema selvagem, a morena
virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo
da grande nação tabajara, o pé grácil e nu, mal roçando alisava apenas a
verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas. (Iracema – José de
Alencar) |
Cartas:
Meu
querido amigo! Quanto sinto a tua ausência! Fazem-me
falta teus sábios conselhos, tuas doces palavras de conforto, tua cúmplice presença
ao segredar-te os meus segredos! Volta ligeiro, volta como a doce brisa de
uma manhã ensolarada que acalma a alma (...) |
Imagens
Poesia pode ser
transmitida através de imagens:
a) a) em quadros
Pintura de Cândido Portinari, da série “Meninos de Brodowski”
(prestem atenção ao tema, ao foco, ao jogo de cores e luzes)
Fotógrafo: Theo Peekstok
Foto de Ana Terra Oliveira - Vida e Consciência
Foto de Mariana Moraes
c) c) em gravuras,
capas de livro, ilustrações, desenhos, etc...
Observem a cor verde, a imagem da árvore em sentido
oposto, tentando dar uma expressão poética à capa.
Leia um trecho do
poema “Presságio”, de Fernando Pessoa.
O amor, quando se revela, |
Quem quer dizer o que sente |
Ah, mas se ela adivinhasse, |
Enfim, a poesia pode ser transmitida pelas mais diversas
formas, inclusive em músicas e danças.
POEMA |
Vamos insistir e relembrar que poesia e poema
podem ser usados como sinônimos, mas a poesia vai além do poema e pode se
manifestar em outras formas de texto, como já vimos.
O
poema se caracteriza como um gênero textual com linguagem poética e que se apresenta,
tradicionalmente, em forma de versos.
Outras características são associadas ao poema, como rimas, estrofe,
ritmo, jogo de palavras, etc.
(slide share)
EU - LÍRICO
No
poema não temos narrador. Quem fala na poesia é o EU-LÍRICO, que é a voz que
se manifesta, que expressa as sensações. Vale
lembrar que o eu-lírico não é o autor. Autor
é quem escreve o poema, o poeta. Eu-lírico
é quem se manifesta no poema, como se fosse o narrador das sensações. |
(Elo 7) |
Como
o poema é uma linguagem literária, ligada à intenção de fazer arte, usa do
sentido conotativo das palavras para causar sensações, ou seja, utiliza muitas palavras
e expressões no sentido figurado.
DENOTAÇÃO Palavras
usadas em seu sentido real, objetivo, próprio ou seja, no sentido original do
dicionário. Exemplos:
O pássaro voou sobre o telhado. Choverá amanhã. |
CONOTAÇÃO Palavras usadas em sentido figurado,
subjetivo, criativo, buscando trazer uma sensação. Exemplos:
Voava como louco em sua bike! Seus olhos choviam
tristezas! |
(Blog oitavos anos portuguesando)
A poesia ou o poema centralizam a mensagem no uso conotativo
das palavras, em seu sentido figurado para causar sensações.
ESTRUTURA DO POEMA
A
estrutura dos poemas tradicionais pode apresentar verso, estrofe e rima.
ESTRUTURA
DO POEMA |
VERSO: Cada linha do
poema. |
ESTROFE: É um conjunto de
versos que se separa de outro grupo
de versos por um espaço em branco. |
RIMA: É combinação de
sons que ocorre, geralmente ao final dos versos. |
VERSOS BRANCOS: São versos sem
rima. |
Atualmente, o mais interessante é que na poesia ou no poema,
as regras não são tão rígidas como eram antigamente, dando ao escritor muito
mais liberdade para usar sua criatividade artística, podendo inventar e
reinventar novas formas e significados, quebrar estruturas de versos, brincar
com as palavras ou combiná-las com outros meios.
Um exemplo é o vídeo poema “Entredentes” que une poesia,
música e imagem, conforme mostra o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=dZQBdyfsUuM&list=TLPQMTgwNjIwMjEcdm6_x5tstA&index=2
O
poema visual ou a poesia concreta há muitos anos está modificando completamente
a estrutura tradicional dos versos. Os poemas cinéticos de Millôr Fernandes são
um exemplo muito divertido:
O poeta concretista, Augusto de Campos, faz um trocadilho
com as palavras LIXO/LUXO: não parece, mas é poesia:
Vejam mais exemplos de poesias visuais:
Para encerrar, vale lembrar que a poesia não precisa ser
sentimental, romântica, ela pode representar várias outras sensações.
(in
Toda Poesia, Ferreira Gullar)
(Funeral do lavrador. João Cabral de Melo Neto)
POESIA OU POEMA, NÃO IMPORTA O NOME!
O IMPORTANTE É POETIZAR!!!
ATIVIDADES PARA
NOTA |
1) Uma
pergunta não foi respondida em nossa explicação: Afinal, para que serve a
poesia? Responda com suas palavras e opinião.
2) Com
relação ao texto abaixo:
“Prezados senhores,
Infelizmente, o aparelho que comprei
apresentou defeito, mas, quando fui trocá-lo, a loja não atendeu a garantia prometida.
Peço resolver o caso com urgência.
Maria Batista Santos”
A- Pode-se
afirmar que o texto lido é um/a
a) ( ) poema
b) ( ) crônica
c) ( ) carta
d) ( )
notícia
B- Há
linguagem poética neste texto?
( )
sim -
( ) não
3) Responda
se a frase está empregada no sentido denotativo ou conotativo.
a) As
flores lindas da primavera já apareceram.
( )
denotação - (
) conotação
b) Mulheres
são frágeis flores.
( )
denotação - (
) conotação
c) Pobres
homens, cães das noites perdidas e vãs.
( )
denotação -
( ) conotação
d) Os
cães ferozes latem pouco.
(
) denotação -
( ) conotação
e) Seu
olhar ilumina o seu rosto.
( )
denotação - (
) conotação
f) A
luz que ilumina o dia é natural.
( )
denotação - (
) conotação
g) Meu
coração queima como o fogo.
( )
denotação - (
) conotação
h) Joana
me aborreceu muito, hoje
( )
denotação - (
) conotação
i) Joana
deixou-me sem rumo, hoje.
( )
denotação - (
) conotação
j) Aquele
homem tem um coração de pedra.
( )
denotação - (
) conotação
4) “A
poesia só pode acontecer em forma de poema.”
Esta afirmação é: ( )
verdadeira - ( ) falsa.
5) Há
linguagem poética nesta foto? Explique.
6)
Leia a primeira estrofe do poema “Meus oito anos”, de Casemiro de Abreu.
Em seguida, responda sim ou não para cada questão.
Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais
Como são belos os dias
(...)
a- Há linguagem poética no texto? ( )
sim -
( ) não
b- Temos um poema em forma de
versos? ( ) sim -
( ) não
c- O poema apresenta versos brancos? ( ) sim
- ( ) não
d- O poema apresenta ritmo marcado pelo som das palavras?
( )
sim -
( ) não
e- A linguagem é objetiva, não procura despertar emoções?
(
) sim - ( )
não
f- O autor do texto é Casemiro de
Abreu? ( ) sim -
( ) não
g- Lembrando o significado de conotação, " Aurora da minha vida" é uma expressão em sentido figurado para dizer infância? (
) sim - ( )
não
h- O eu-lírico lembra com saudades
de sua infância, um tempo que não pode voltar mais? ( )
sim -
( ) não
i- Pela leitura do poema, é póssivel deduzir que o eu-lírico morava em um apartamento? (
) sim - ( )
não
j- Palavras que rimam: vida/querida,
fagueiras/bananeiras, mais/laranjais, certo? ( ) sim -
( ) não
7- Envie uma imagem que represente um momento
poético. Pode ser uma foto, um desenho, uma ilustração, um vídeo. etc.
ORIENTAÇÕES:
Copie as perguntas em seu caderno, responda e envie para sua professora pelo e-mail ou pelo classroom. Entregar até dia 30/06
7º ano A - reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br
7º ano B - lugui@prof.educacao.sp.gov.br
7º ano C - vitoriapaterna@prof.educacao.sp.gov.br
Não deixem de enviar as atividades atrasadas. É importante , também, que realizem as tarefas do CMSP, bem como fazer a AAP no site da SED
https://sed.educacao.sp.gov.br
Aba Caed
No final deste mês, encerramos o segundo bimestre.
Até mais e cuidem-se!
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