foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


quarta-feira, 23 de junho de 2021

9º B- ELETIVAS PROF ª ELISANA - TODAS AS ATIVIDADES DO 2º BIMESTRE ( REPOSTANDO ATIV 2, ATIV 3 e ATIV 4)

 Oi pessoal, estou postando novamente as atividades do 2ºBimestre, pois 

estamos fechando as NOTAS!! 

As notas serão digitadas até dia 01/7, quem enviar após 29/6, não terá as 

Atividades corrigidas há tempo e lançadas!! Peço a gentileza que enviem 

o mais rápido possível!!


Aguardo!!! 


Enviar pelo email:

elisanamendes@prof.educacao.sp.gov.br


ou google sala de aula (classroom)


https://classroom.google.com/c/Mjc5NDgzMjA4MjEw?cjc=ljfc6xs

 


ATIVIDADE 2

2ºBimestre

Objetivos:

  • Despertar a atenção para a questão do lixo e do consumo desenfreado, que afeta diretamente o meio ambiente.
  • Promover a reflexão sobre hábitos de consumo, bem como sobre a forma que cada um utiliza os recursos oferecidos pela natureza.

Que tal um convite para que você repense seus hábitos em prol do meio ambiente? Para começar, conheça os 7 R’s da sustentabilidade.

 

Esse conceito começou com apenas 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), em 1992 com a Conferência da Terra no Rio de Janeiro.  Nesse primeiro momento era denominada Política de Sustentabilidade. O assunto também foi tema no 5º Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento.

O objetivo dos R’s da sustentabilidade era a criação de soluções ambientais, já que a sociedade se mostrava altamente consumidora, produtora de grande quantidade de lixo e não fazia a destinação correta dos resíduos. Posteriormente foram incluídos os conceitos de Reaproveitar e o Repensar passando a receber o nome de Política dos 5 R’s. E com a realização da maior Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), em 2012, somaram-se mais 2 conceitos, completando os 7’s. Foram agregados Reeducar e o Recuperar.

 Mas afinal, o que são os 7 R’s?

 

Repensar: Convida você a repensar seus hábitos, avaliar se está sendo muito consumista, já que o consumo excessivo tem como consequência a degradação ambiental.

Respeite: Existem diversos selos de produtos “seguros”, “saudáveis” e “sustentáveis”, busque uma alternativa que combine com você. Mas é bom ter atenção para selos conferidos por instituições sérias e independentes e os autodeclaratórios feitos pelos próprios fabricantes.

Responsabilize-se: Pergunte e pesquise sobre a origem dos produtos que você consome como a origem da carne que você consome, a madeira dos móveis que você pretende comprar, assim como as roupas. Evite o desperdício de alimentos e planeje melhor suas compras.

Recuse: O conceito busca nos educar basicamente para dizer não a todos os produtos que podem agredir o meio ambiente. Alguns exemplos são: dizer não ao máximo ao consumo de petróleo, recusar plástico, dê sempre preferência às bolsas retornáveis, assim como produtos que utilizam embalagens em excesso como as pastas de dente que vem no tubo e em caixinhas.

Reduza: Reduzir consiste em adotar ações que diminuam a quantidade de resíduos. Portanto, esse processo começa no momento da compra e na escolha dos produtos. A preferência deve ser por produtos com maior durabilidade de longevidade, que são embalados em papel no lugar de plástico. É muito importante também optar por bolsas reutilizáveis.

Reaproveite: Tente reaproveitar aquele equipamento que não está funcionando no lugar de substituí-lo imediatamente. Muitas vezes reparar sai mais barato que comprar um novo produto, além de ser sustentável e econômico.  Reaproveitar itens que seriam descartados e dar a eles uma nova função. Com a reutilização evitamos o descarte e, com isso, geramos menos lixo. Outra opção é retornar as embalagens para as empresas para que possam ser reutilizadas.

Recicle: Evitar que tantos produtos sejam descartados e causem impactos ao meio ambiente. Esse é o conceito de reciclar e é bem simples colocar em prática a começar por dê preferência a compra de produtos recicláveis ou que sejam fabricados com materiais recicláveis. Também separando materiais descartáveis do lixo orgânico em sua casa.


QUESTÕES

1) E aí, gostou dos 7R’s da Sustentabilidade? Quais e quantos deles você já coloca em prática?

2) Construa uma tabela e escreva as atitudes que você pode adotar para cada um dos 7-Rs, após refletir sobre seus hábitos e atitudes do cotidiano.


Orientações:


Faça a atividade no caderno de Eletiva (copiar as perguntas);

Coloque seu nome e série;

Envie por e-mail ou pela sala do Google Classroom (para isso, deverá anexar imagens nítidas);


Bons Estudos! Qualquer dúvida, estamos à disposição!



ATIVIDADE 3

2ºBimestre

 


Objetivos:

  • Despertar a atenção para a questão do lixo e do consumo desenfreado, que afeta diretamente o meio ambiente.      
  • Promover a reflexão sobre hábitos de consumo, bem como sobre a forma que cada um utiliza os recursos oferecidos pela natureza.

 

Na atividade passada, falamos sobre os 7 Rs: repense, respeite, responsabilize-se, recuse, reduza, reaproveite e recicle.  Aprendemos sobre as diferentes formas de transformar os nossos padrões de consumo através de ações conscientes que contribuam para diminuir ao máximo os impactos ao meio ambiente.

Atividades práticas podem ser realizadas principalmente quando nos referimos a 2 Rs: reutilizar e reciclar.  Para isso, apresentamos três oficinas onde serão desenvolvidas atividades criativas com o intuito de despertar a atenção para a questão do lixo e do consumo desenfreado. Vocês deverão escolher uma oficina para desenvolver as próximas atividades.

1. Oficina de reaproveitamento de embalagens

Esta oficina tem o intuito de conscientizá-los sobre o problema da produção e destino do lixo produzido e que nem tudo que se diz lixo é lixo, ele pode ser reaproveitado de várias maneiras, como a reciclagem e o reaproveitamento. A proposta é transformar o lixo em luxo através de atividades criativas, como por exemplo:  a confecção de brinquedos, utensílios de decoração, porta-lápis, vasos para plantas, porta-joias, quadros, caixas organizadoras etc., ajudando assim a manter um ambiente sadio e sustentável.

2. Oficina de customização de roupas, sapatos, bolsa, cinto etc.

Uma peça velha de roupa pode ter um destino bem melhor do que o lixo. Além da doação e dos bazares, elas podem ser modificadas e configurar, assim, uma oportunidade para o uso da imaginação e da criatividade, dando a elas utilidade por um maior período de tempo. Que tal modificar peças usadas e criar, com elas, peças únicas e muito estilosas?  Esse processo se chama customização! Vocês deverão escolher uma peça de roupa, um sapato ou um acessório e personalizá-lo usando sua criatividade!

3. Oficina de reaproveitamento de alimentos


Esta oficina tem como objetivo conscientizá-los sobre a importância do reaproveitamento de alimentos (ou partes dos alimentos) que, geralmente, são descartados e junto a eles vários nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento do organismo humano. Desta forma, vocês deverão desenvolver novas receitas, reaproveitando alimentos que geralmente são descartados e, também, levando-se em consideração o custo final. O intuito é conscientizá-los da importância desse reaproveitamento de alimentos, de forma que possam disseminar essa ideia em sua rotina familiar.


Respondam às questões abaixo: 

1. Escolha uma das três oficinas e explique o motivo por ter optado por ela.

2. Faça uma pesquisa sobre o tema da oficina escolhida e escreva quais são os benefícios desta ação para o meio ambiente.

3. Descreva qual a  atividade/ação que você pretende desenvolver na oficina escolhida. 


Orientações:

  • Façam a atividade no caderno de Eletiva (copiar ou colar o texto e responder à mão);


  • Poderão enviá-la por e-mail ou pela sala do Google Classroom (para isso, deverão anexar imagens nítidas), ou entregá-la na escola em folha separada, identificando-a com nome e série/ano

 

  • 9º B

 https://classroom.google.com/c/Mjc5NDgzMjA4MjEw?cjc=ljfc6xs


Bons Estudos! Qualquer dúvida, estamos à disposição!


  ATIVIDADE 4

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE FINAL

 

Na atividade anterior, vocês escolheram a oficina/atividade que irão desenvolver em nossa eletiva.

 

Oficina 1: Reaproveitamento de embalagens











Oficina 2: Customização de roupas/acessórios






Oficina 3: Reaproveitamento de alimentos


  • Como conclusão dos trabalhos realizados em nossa eletiva, vocês deverão apresentar um RELATÓRIO com a descrição da atividade desenvolvida na oficina escolhida.

  • O relatório deverá conter as seguinte Etapas: 
     1- Título, 
     2- Objetivos, 
     3- Materias utilizados, 
     4- Procedimentos, 
     5- Resultado final 
     6- Imagens das etapas. 

Por exemplo, quem escolheu uma embalagem para reutilização,  deverá apresentar imagens de como ela era, inicialmente, do processo de  transformação e do resultado final.

  • O mesmo será feito no desenvolvimento da oficina de customização de roupas ou acessórios.

  • Para quem escolheu a oficina de reaproveitamento de alimentos, deverá apresentar no relatório a RECEITA e de sua elaboração.

  • Vocês, também, poderão apresentar esse relatório em outros formatos, como: vídeo, cartaz ou PowerPoint, mas devem seguir as ETAPAS do relatório.

  • A exposição/socialização dos trabalhos desenvolvidos, será realizada em um MURAL VIRTUAL colaborativo: PEDLET.


Agora é com vocês! Não esqueçam que o envolvimento familiar é muito importante nesta atividade! Afinal, as práticas de consumo consciente devem ser compartilhadas e constantes em nosso cotidiano.

 


Qualquer dúvida, entrem em contato!


Nenhum comentário:

Postar um comentário