Oi pessoal, estou postando novamente as atividades do 2ºBimestre, pois
estamos fechando as NOTAS!!
As notas serão digitadas até dia 01/7, quem enviar após 29/6, não terá as
Atividades corrigidas há tempo e lançadas!! Peço a gentileza que enviem
o mais rápido possível!!
Aguardo!!!
Enviar pelo email:
elisanamendes@prof.educacao.sp.gov.br
ou google sala de aula (classroom)
E-mail, mais um gênero para ensinar à garotada
Tal como as cartas e bilhetes, as mensagens trocadas via internet precisam ser exploradas em sala de aula. Além de analisar as características delas, é importante estimular os alunos a escrevê-las.
Encaminhar os estudantes a participar de atividades da vida social que têm a ver com ler e escrever é a base do bom trabalho de produção de texto. Para isso, é fundamental que eles trabalhem com biografias, artigos, poesias, receitas, notícias, contos, fábulas, cartas, bilhetes, e-mails... A mensagem eletrônica também deve ser estudada na escola porque faz parte do rol dos gêneros escritos, tal como os outros tipos de texto, de acordo com a definição do filósofo russo Mikhail Bakthin (1895-1975). Segundo ele, todo gênero envolve um tema (ou seja, um conteúdo que lhe é característico), um estilo (que é o tom do discurso) e uma forma composicional (organização e estrutura do texto). E mais: um gênero se constitui para atender a demandas de comunicação e expressão próprias de situações típicas de determinada esfera de atividades, pública ou privada. Por ser um tipo textual novo, é normal que algumas pessoas questionem se o e-mail é realmente um gênero, ainda que preencha os requisitos do conceito de Bakthin. Os alunos precisam aprender a fazer bom uso da comunicação virtual, e para isso o professor deve ensinar o e-mail da mesma forma que a carta e o bilhete, por exemplo.
Etiquetas e boas maneiras no uso do e-mail
Nos dias de hoje o correio eletrônico é uma das ferramentas mais utilizadas como meio de comunicação entre empresas e até mesmo no nosso dia a dia e nos nossos circuitos mais informais. No entanto, se para estes últimos o grau de informalidade nos permite ter qualquer conversa, dar erros quando escrevemos ou fazer abreviaturas hieroglíficas que só os mais perspicazes percebem ao mesmo tempo que incluímos uns "smiles" aqui e ali, outros níveis de relacionamento não permitem tamanho à vontade e obrigam mesmo a algumas regras de conduta e de boa educação. Acima de tudo, há que saber distinguir entre trabalho e vida pessoal. Nunca ouviu dizer "Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque"? No que diz respeito à sua vida pessoal e aos seus amigos íntimos você pode escrever tudo o que quiser, da maneira que for melhor; pode mandar "e-mails" picantes, contar anedotas ou encher a "caixa" com vídeos enormes. Não pode é fazer o mesmo quando se tratar de trabalho e de assuntos com uma certa responsabilidade. Não se esqueça nunca de que: E vai ficar seriamente afetada se você cometer o erro de não respeitar as mais elementares regras de conduta para o bom uso do seu correio eletrônico. Por exemplo: Letras maiúsculas - nunca se deve escrever com letras maiúsculas, exceto no que é obrigatório, porque vai ser interpretado como sinal de quem GRITA com a pessoa para quem envia o e-mail. Se cumprir estas pequenas regras, vai ver como a sua vida vai ficar muito mais simplificada e escrever um e-mail vai deixar de ser um bicho de sete cabeças. |
A palavra e-mail constitui a redução de eletronic mail, cuja significância é correio eletrônico, sua estrutura pauta-se pela seguinte forma: nome@provedor.com.br
O nome representa o usuário; @ é o símbolo que passa ao computador a mensagem de que o conjunto de informações é de um endereço de e-mail; o provedor é a empresa que viabiliza o acesso à Internet de forma gratuita ou mediante o pagamento de uma taxa. O termo “com” tem o sentido de comercial e “br” de Brasil.
O e-mail pode ser usado para convidar, notificar, solicitar, comprar, denunciar, relatar e noticiar, entre uma infinidade de possibilidades.
ATIVIDADE
Com base no texto acima , ESCREVA um email com o Tema:
" O que eu aprendi na pandemia".
Envie para o seu PROFESSOR, seguindo as normas de escrita desse gênero
textual, conforme as instruções abaixo:
- uso do email institucional (escolar é diferente de pessoal)
- assunto no corpo da mensagem
- saudação ao professor
- quem é você (seu nome, nº, série) e o assunto bem explicado e com ortografia correta
- despedida
- anexo com foto ou imagem
OBS: Não se esqueça de anexar a foto antes de enviar!!
Bom estudo!!
ATIVIDADE 3
CRIATURAS FANTÁSTICAS
Olá, galera!
É um prazer conhecê-los!
Como vocês estão?
Eu sou a Robotrice! Tenho superpoderes: estudar e ler livros. Leio os livros de uma biblioteca inteira em dez minutos, resolvo os problemas mais complicados em segundos e falo 238 idiomas. Adoro ajudar os estudantes!
Pensando nisso, vamos nos reinventar nessa Situação de Aprendizagem! (caderno do Aluno, 7 ano, vol. 2, pg.165)
Esta aula está na apostila do 7º ano, mas, por ser divertida e interessante, estamos estendendo a atividade para os alunos dos 6ºs anos, também.
Vai ser divertido!!!
ATIVIDADE PARA NOTA
– CRIATURAS FANTÁSTICAS –
(aficionados.com.br/newt-scamander-animais-fantasticos)
Nesta aula, iremos inventar Criaturas Fantásticas com superpoderes e ajudá-las a transformar o mundo. Você poderá acompanhar a videoaula do CMSP que explica esta atividade pelo repositório ou pelo link do youtube indicado abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=MmeRxiPkiO8
28/05/21 - 7º ano EF - Tecnologia - Clube das artesaneiras: Criatura fantástica
Para quem não assistiu, não deixem de ver o passo a passo com as professoras Fabiana e Juliana: elas são bem engraçadas!
SUGESTÃO DE MATERIAIS QUE VOCÊ PODERÁ USAR
Tesoura Lápis Borracha Canetas hidrográficas Cola Cola quente |
Papel Barbante Fita adesiva Tinta guache Aquarela Giz de cera
|
Tecidos Clips Retalhos de roupa Palitos de roupa Algodão Papelão |
Poderá utilizar, também, alguns componentes e dispositivos eletrônicos: pilha, computador ou celular, motor DC...
IMAGINE!
Você já se pegou à noite observando ao seu redor e vendo criaturas imaginárias e logo em seguida percebeu que havia sido enganado por sua imaginação? Em seguida percebeu que a criatura nada mais era que do que o cobertor dobrado sobre a cama ou uma sombra que formou uma imagem distorcida.
E ainda, já ficou, durante o dia, observando as nuvens no céu com diferentes formatos ou passeou por um jardim ou parque e, ao observar as folhas e flores, as confundiu com pequenos animais?
Inspirado por essas ideias, observe e imagine como seria uma criatura fantástica, que pudesse ser inventada por você.
Veja algumas sugestões que podem lhe ajudar a organizar suas ideias:
Como seria a sua criatura fantástica?
|
Do que é constituída sua criatura fantástica?
|
Qual qualidade sua gostaria que ela tivesse?
|
Quais poderes extraordinários gostaria que ela tivesse?
|
Fonte: Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.
Antes de construir sua criatura fantástica, faça um desenho ou registre suas ideias de como ela será.
|
Agora, mãos à obra: vamos criar sua criatura fantástica! Construção!!!
Pensando em todas as características que você levantou para sua criatura fantástica, que tal explorar alguns materiais e ferramentas para construí-la?
Você sabe o que os seres fantásticos e os super-heróis têm em comum? O superpoder! E você? Qual seu superpoder? Como irá representá-lo em na sua invenção?
ORIENTAÇÕES PARA ENTREGA DA ATIVIDADE:
Após construir sua criatura fantástica, tire uma foto, ao seu lado ( não aceitaremos fotos da internet) e nos escreva as seguintes informações:
Nome do aluno: Turma: |
Nome da criatura fantástica: |
Principais poderes: |
Objetos utilizados: |
Data da criação: |
A Atividade somente será validada com a tabela preenchida e a FOTO da Criatura ao seu lado!!
Enviar pelo classroom preferencialmente ou pelo e-mail de seu professor:
elisanamendes@prof.educacao.sp.gov.br
- 6º B
ds4goka
https://classroom.google.com/c/Mjc4Mzc4NDM1NDY3?cjc=ds4goka
- 6º C
nnzzs7u
https://classroom.google.com/c/Mjc4NTk0NjQ3MDc2?cjc=nnzzs7u
- 7º A
viajante do espaço (br.pinterest.com) | Super Cérebro (heloisatolipan.com) | Devorador de vírus (Estadão.com) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário