foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


quarta-feira, 23 de junho de 2021

TECNOLOGIA- 6ºB, 6ºC, 7ºA, 7ºB PROF ª ELISANA - TODAS AS ATIVIDADES DO 2º BIMESTRE ( REPOSTANDO ATIV 2 e ATIV 3)


Oi pessoal, estou postando novamente as atividades do 2ºBimestre, pois 

estamos fechando as NOTAS!! 

As notas serão digitadas até dia 01/7, quem enviar após 29/6, não terá as 

Atividades corrigidas há tempo e lançadas!! Peço a gentileza que enviem 

o mais rápido possível!!


Aguardo!!! 


Enviar pelo email:

elisanamendes@prof.educacao.sp.gov.br


ou google sala de aula (classroom)


 ATIVIDADE 2

 E-mail, mais um gênero para ensinar à garotada



Tal como as cartas e bilhetes, as mensagens trocadas via internet precisam ser exploradas em sala de aula. Além de analisar as características delas, é importante estimular os alunos a escrevê-las. 

Encaminhar os estudantes a participar de atividades da vida social que têm a ver com ler e escrever é a base do bom trabalho de produção de texto. Para isso, é fundamental que eles trabalhem com biografias, artigos, poesias, receitas, notícias, contos, fábulas, cartas, bilhetes, e-mails... A mensagem eletrônica também deve ser estudada na escola porque faz parte do rol dos gêneros escritos, tal como os outros tipos de texto, de acordo com a definição do filósofo russo Mikhail Bakthin (1895-1975). Segundo ele, todo gênero envolve um tema (ou seja, um conteúdo que lhe é característico), um estilo (que é o tom do discurso) e uma forma composicional (organização e estrutura do texto). E mais: um gênero se constitui para atender a demandas de comunicação e expressão próprias de situações típicas de determinada esfera de atividades, pública ou privada. Por ser um tipo textual novo, é normal que algumas pessoas questionem se o e-mail é realmente um gênero, ainda que preencha os requisitos do conceito de Bakthin. Os alunos precisam aprender a fazer bom uso da comunicação virtual, e para isso o professor deve ensinar o e-mail da mesma forma que a carta e o bilhete, por exemplo. 

Etiquetas e boas maneiras no uso do e-mail


 

Nos dias de hoje o correio eletrônico é uma das ferramentas mais utilizadas como meio de comunicação entre empresas e até mesmo no nosso dia a dia e nos nossos circuitos mais informais. No entanto, se para estes últimos o grau de informalidade nos permite ter qualquer conversa, dar erros quando escrevemos ou fazer abreviaturas hieroglíficas que só os mais perspicazes percebem ao mesmo tempo que incluímos uns "smiles" aqui e ali, outros níveis de relacionamento não permitem tamanho à vontade e obrigam mesmo a algumas regras de conduta e de boa educação.
 

Saber trabalhar com o e-mail é essencial. Faz parte do nosso cotidiano e é rara a pessoa que não manda todos os dias os seus "mails", quer sejam de caráter pessoal ou profissional. No entanto, esta ferramenta tem as suas "regras" próprias e exige alguns cuidados de modo a não ser apanhado desprevenido e acabar por cometer erros crassos.

Acima de tudo, há que saber distinguir entre trabalho e vida pessoal. Nunca ouviu dizer "Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque"? No que diz respeito à sua vida pessoal e aos seus amigos íntimos você pode escrever tudo o que quiser, da maneira que for melhor; pode mandar "e-mails" picantes, contar anedotas ou encher a "caixa" com vídeos enormes. Não pode é fazer o mesmo quando se tratar de trabalho e de assuntos com uma certa responsabilidade.

Não se esqueça nunca de que:

É a sua imagem que está em jogo!

E vai ficar seriamente afetada se você cometer o erro de não respeitar as mais elementares regras de conduta para o bom uso do seu correio eletrônico.

Por exemplo:

Letras maiúsculas - nunca se deve escrever com letras maiúsculas, exceto no que é obrigatório, porque vai ser interpretado como sinal de quem GRITA  com a pessoa para quem envia o e-mail.

Profissionalismo - quando escrever um e-mail faça-o de uma forma tão profissional quanto uma carta normal

Erros ortográficos - antes de enviar o e-mail, certifique-se de que está escrito da forma correta, sem qualquer tipo de erros e bastante legível e compreensível.

Conteúdo - cuidado com o que escreve num e-mail. Não escreva o que não gostaria de ler em voz alta numa reunião. Os e-mails são muitas vezes reenviados para outros e, por isso, fique atento ao que escreve.

Anexos - antes de enviar qualquer tipo de anexos verifique se ele tem algum tipo de vírus.

Tamanho - tome cuidado com o tamanho dos anexos que envia. Anexos muito grandes, como arquivos com áudio ou vídeo podem entupir o sistema do receptor do e-mail.

Assunto - não se esqueça sempre de escrever qual é o assunto do seu e-mail.

Acentos - Os e-mail não têm acentos, til, cedilhas. Em vez de ser, por exemplo, 
conceição.gonçalves@empresa.net, seria conceicao.goncalves@empresa.net.

Se cumprir estas pequenas regras, vai ver como a sua vida vai ficar muito mais simplificada e escrever um e-mail vai deixar de ser um bicho de sete cabeças.



A palavra e-mail constitui a redução de eletronic mail, cuja significância é correio eletrônico, sua estrutura pauta-se pela seguinte forma: nome@provedor.com.br 


O nome representa o usuário; @ é o símbolo que passa ao computador a mensagem de que o conjunto de informações é de um endereço de e-mail; o provedor é a empresa que viabiliza o acesso à Internet de forma gratuita ou mediante o pagamento de uma taxa. O termo “com” tem o sentido de comercial e “br” de Brasil.



  • e-mail pode ser usado para convidar, notificar, solicitar, comprar, denunciar, relatar e noticiar, entre uma infinidade de possibilidades.



ATIVIDADE



Com base no texto acima , ESCREVA um email com o Tema:  


 " O que eu aprendi na pandemia" 


Envie para o seu PROFESSOR, seguindo as  normas de escrita desse gênero

textual, conforme as instruções abaixo:  

  • uso do email institucional (escolar é diferente de pessoal)
  • assunto no corpo da mensagem
  • saudação  ao professor
  • quem é você (seu nome, nº, série)  e o assunto bem explicado e com ortografia correta
  • despedida
  • anexo com foto ou imagem

OBS: Não se esqueça de anexar a foto antes de enviar!! 




Bom estudo!!



ATIVIDADE 3


                     CRIATURAS FANTÁSTICAS

 

(br.pinterest.com)

Olá, galera!

 É um prazer conhecê-los!

Como vocês estão?

Eu sou a Robotrice! Tenho superpoderes: estudar e ler livros. Leio os livros de uma biblioteca inteira em dez minutos, resolvo os problemas mais complicados em segundos e falo 238 idiomas. Adoro ajudar os estudantes!

        

     Você já se imaginou sendo outra coisa? Os filmes e desenhos sempre trazem ideias que nos colocam a pensar em outras formas de ser e existir, como seres e criaturas fantásticas, monstros, super-heróis e até mesmo ciborgues. Imagine que você vive em outro mundo, e pode ser diferente do que você é. Como você seria? Como seria essa Criatura Fantástica e quais das suas características você gostaria que ela tivesse? Essas características poderiam se transformar em superpoderes?

Pensando nisso, vamos nos reinventar nessa Situação de Aprendizagem!  (caderno do Aluno, 7 ano, vol. 2, pg.165)

Esta aula está na apostila do 7º ano, mas, por ser divertida e interessante, estamos estendendo a atividade para os alunos dos 6ºs anos, também.

Vai ser divertido!!!

 

ATIVIDADE PARA NOTA

 – CRIATURAS FANTÁSTICAS –

 


(aficionados.com.br/newt-scamander-animais-fantasticos)

                                                       

Nesta aula, iremos inventar Criaturas Fantásticas com superpoderes e ajudá-las a transformar o mundo. Você poderá acompanhar a videoaula do CMSP que explica esta atividade pelo repositório ou pelo link do youtube indicado abaixo:

     https://www.youtube.com/watch?v=MmeRxiPkiO8

28/05/21 - 7º ano EF - Tecnologia - Clube das artesaneiras: Criatura fantástica

 

         Para quem não assistiu, não deixem de ver o passo a passo com as professoras Fabiana e Juliana: elas são bem engraçadas!


 

         SUGESTÃO DE MATERIAIS QUE VOCÊ PODERÁ USAR

 

Tesoura

Lápis

Borracha

Canetas hidrográficas

Cola

Cola quente

 

Papel

Barbante

Fita adesiva

Tinta guache

Aquarela

Giz de cera

 

 

Tecidos

Clips

Retalhos de roupa

Palitos de roupa

Algodão

Papelão

 

Poderá utilizar, também, alguns componentes e dispositivos eletrônicos: pilha, computador ou celular, motor DC...


IMAGINE!

 

Você já se pegou à noite observando ao seu redor e vendo criaturas imaginárias e logo em seguida percebeu que havia sido enganado por sua imaginação? Em seguida percebeu que a criatura nada mais era que do que o cobertor dobrado sobre a cama ou uma sombra que formou uma imagem distorcida.

E ainda, já ficou, durante o dia, observando as nuvens no céu com diferentes formatos ou passeou por um jardim ou parque e, ao observar as folhas e flores, as confundiu com pequenos animais?

Inspirado por essas ideias, observe e imagine como seria uma criatura fantástica, que pudesse ser inventada por você.

Veja algumas sugestões que podem lhe ajudar a organizar suas ideias:

 

 

Como seria a sua criatura fantástica?

 

 

Do que é constituída sua criatura fantástica?

 

 

Qual qualidade sua gostaria que ela tivesse?

 

 

Quais poderes extraordinários gostaria que ela tivesse?

 

                           Fonte: Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

 

Antes de construir sua criatura fantástica, faça um desenho ou registre suas ideias de como ela será.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora, mãos à obra: vamos criar sua criatura fantástica! Construção!!!

 

Pensando em todas as características que você levantou para sua criatura fantástica, que tal explorar alguns materiais e ferramentas para construí-la?

Você sabe o que os seres fantásticos e os super-heróis têm em comum? O superpoder! E você? Qual seu superpoder? Como irá representá-lo em na sua invenção?

 

 

ORIENTAÇÕES PARA ENTREGA DA ATIVIDADE:

 

 

Após construir sua criatura fantástica, tire uma foto, ao seu lado ( não aceitaremos fotos da internet) e nos escreva as seguintes informações:

 Faça essa Tabela numa folha!!

Nome do aluno:                                           Turma:

Nome da criatura fantástica:

Principais poderes:

 

 

Objetos utilizados:

 

Data da criação:

 

 

A Atividade somente será validada com a tabela preenchida e a FOTO da Criatura ao seu lado!! 


 ENVIAR ATÉ 25/6

 

Enviar pelo classroom preferencialmente ou pelo e-mail de seu professor:

 

elisanamendes@prof.educacao.sp.gov.br

  • 6º B

    ds4goka

https://classroom.google.com/c/Mjc4Mzc4NDM1NDY3?cjc=ds4goka


  • 6º C

     nnzzs7u

https://classroom.google.com/c/Mjc4NTk0NjQ3MDc2?cjc=nnzzs7u


  • 7º A
    bys7bmh





viajante do espaço              



(br.pinterest.com)


Super Cérebro



(heloisatolipan.com)



Devorador de vírus




(Estadão.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário