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ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


quarta-feira, 2 de junho de 2021

Língua Portuguesa 2ºA, 2ºB, 2ºB Prof. Vera

  Olá, alunos! Tudo bem com vocês? Espero que todos estejam bem!


ATIVIDADE 02 (2º BIM.): A MORENINHA

Orientações:

  • Façam a atividade no caderno de Língua Portuguesa com letra legível;
  • Poderão enviá-la por e-mail ou pela sala do Google Classroom (para isso, deverão anexar imagens nítidas), ou entregá-la na escola em folha separada, identificando-a com nome e série/ano.
  • Entregar até dia 11 de junho.

Objetivos:

  • Reconhecer o gênero textual romance;
  • Ler o texto literário associando-o ao contexto de produção social e político.

 O Sarau

(...)

E o mais é que nós estamos num sarau. Inúmeros batéis conduziram da Corte para a ilha de... senhoras e senhores, recomendáveis por caráter e qualidades; alegre, numerosa e escolhida sociedade enche a grande casa, que brilha e mostra em toda a parte borbulhar o prazer e o bom gosto.

 Entre todas essas elegantes e agradáveis moças, que com aturado empenho se esforçam por ver qual delas vence em graça, encantos e donaires, certo que sobrepuja a travessa Moreninha, princesa daquela festa.

Hábil menina é ela! nunca seu amor-próprio produziu com tanto estudo seu toucador e, contudo, dir-se-ia que o gênio da simplicidade a penteara e vestira. Enquanto as outras moças haviam esgotado a paciência de seus cabeleireiros, posto em tributo toda a habilidade das modistas da Rua do Ouvidor e coberto seus colos com as mais ricas e preciosas joias, D. Carolina dividiu seus cabelos em duas tranças, que deixou cair pelas costas: não quis adornar o pescoço com seu adereço de brilhantes, nem com seu lindo colar de esmeraldas; vestiu um finíssimo, mas simples vestido de garça, que até pecava contra a moda reinante, por não ser sobejamente comprido. E vindo assim aparecer na sala, arrebatou todas as vistas e atenções.

Porém, se um atento observador a estudasse, descobriria que ela adrede se mostrava assim, para ostentar as longas e ondeadas madeixas negras, em belo contraste com a alvura de seu vestido branco, para mostrar, todo nu, o elevado colo de alabastro, que tanto a formoseia, e que seu pecado contra a moda reinante não era senão um meio sutil de que se aproveitara para deixar ver o pezinho mais bem-feito e mais pequeno que se pode imaginar.

Sobre ela estão conversando agora mesmo Fabrício e Leopoldo. Terminam sem dúvida a sua prática. Não importa; vamos ouvi-los.

- Está na verdade encantadora!... repetiu pela quarta vez aquele.

- Danças com ela? perguntou Leopoldo.

- Não, já estava engajada para doze quadrilhas.

- Oh! lá vai ter com ela o nosso Augusto. Vamos apreciá-lo.

Os dois estudantes aproximaram-se de Augusto, que acabava de rogar à linda Moreninha a mercê da terceira quadrilha.

- Leva de tábua, disse Fabrício ao ouvido de Leopoldo... é a mesma que eu lhe havia pedido.

Mas a jovenzinha pensou um momento antes de responder ao pretendente; olhou para Fabrício e com particular mover de lábios pareceu mostrar-se descontente; depois riu-se e respondeu a Augusto:

- Com muito prazer.

 - Mas, minha senhora, disse Fabrício, vermelho de despeito e aturdido com um beliscão que lhe dera Leopoldo; há cinco minutos que já estava engajada até a duodécima.

 - É verdade, tornou D. Carolina; e agora só acabo de ratificar uma promessa: o Sr. Augusto poderá dizer se ontem pediu-me ou não a terceira contradança?

- Juro... balbuciou Augusto.

- Basta! acudiu Fabrício interrompendo-o; é inútil qualquer juramento de homem, depois das palavras de uma senhora.

Fabrício e Leopoldo retiraram-se; D. Carolina, que tinha iludido o primeiro, vendo brilhar o prazer na face de Augusto, e temendo que daquela ocorrência tirasse este alguma explicação lisonjeira demais, quis aplicar um corretivo e, erguendo-se, tomou o braço de Augusto. Aproveitando o passeio, disse:

- Agradeço-lhe a condescendência com que ia tomar parte na minha mentira... foi necessário que eu praticasse assim; quero antes dançar com qualquer, do que com aquele seu amigo.

- Ofendeu-lhe, minha senhora?

- Certo que não, mas... diz-me coisas que não quero saber.

- Então... que diz ele?...

- Fala tantas vezes em amor...

- Meu Deus! é um crime que eu tenho estado bem perto de cometer!

- Pois bem, foi esta a única razão.

- Mas eu temo perder a minha contradança... alguns momentos mais e serei réu como Fabrício.

- A culpa será de seus lábios.

- Antes dos seus olhos, minha senhora.

- Cuidado, Sr. Augusto! lembre-se da contradança!

- Pois será preciso dizer que a detesto?...

- Basta não dizer que me ama.

- É não dizer o que sinto, eu... não sei mentir.

- Ainda há pouco ia jurar falso...

- Nas palavras de um anjo ou de uma...

- Acabe.

- Tentaçãozinha.

- Perdeu a terceira contradança.

- Misericórdia! eu não falei em amor!...

Neste momento a orquestra assinalou o começo do sarau.

 

MACEDO. J.M.  A Moreninha. São Paulo, FTD, 1991. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/ texto/bn000008.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.

 

  1. A obra de Joaquim Manuel de Macedo retrata o cotidiano de determinada classe social do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX. Caracterize o nível social em que ocorre a cena transcrita. Justifique sua resposta com passagens do texto.
  2. Que características da personagem de Carolina podem ser percebidas nesse texto?
  3. Identifique o foco narrativo do texto lido. Comprove com um trecho do texto.
  4. Os gêneros literários românticos apresentam características e peculiaridades que identificam toda uma geração, em especial aspectos relacionados à condição e comportamentos humanos. Retire do texto dois trechos que evidenciam comportamentos sociais característicos à época e explique quais são esses comportamentos.
  5. E, na atualidade, é comum presenciar comportamentos nos moldes que em se apresentam as personagens da narrativa? Justifique.
  6. A Moreninha, primeiro romance brasileiro publicado em 1844, foi o grande sucesso de Joaquim Manuel de Macedo. Sobre ele, responda:
a) Quem era seu público leitor?
b) O que esse público leitor buscava na literatura?
c) De que forma esses romances chegavam até seus leitores?


Bons estudos! 

Qualquer dúvida, entre em contato!
Prof. Vera: veraferreiras@prof.educacao.sp.gov.br 

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