(Mundo
Educação – UOL)
Olá,
pessoal!
De volta para mais um circuito de estudos baseados nas últimas quatro aulas de Língua e Literatura exibidas pelo CMSP. O conteúdo destas aulas, também poderá ser acompanhado pela apostila Aprender Sempre, volume 2, sequência de atividades 3, páginas 28 à 38. Para quem deixou de acompanhar às videoaulas ou precisar revê-las, poderão acessá-las pelo repositório ou pelo Youtube, através dos links sugeridos:
https://www.youtube.com/watch?v=DOvv8c2tlM8&t=533s
08/06 – Ser pássaro
10/08 – Ser poeta
https://www.youtube.com/watch?v=zHjfgY-Vv6E
15/06 – Figuras de linguagem
17/06 Emergência literária
ATENÇÃO: As atividades para nota destas vídeo aulas
serão divididas em duas etapas de publicação e avaliação.
1ª etapa
- LINGUAGEM LITERÁRIA (publicação atual)
2ª etapa
- INTERPRETAÇÃO DE POEMA (próxima publicação)
|
Nesta
fase, estamos revendo e nos aprofundando
em muitos dos conteúdos estudados no Ensino Fundamental tanto nos aspectos
gramaticais, semânticos ou textuais, mas com ênfase maior para os estudos
literários, começando a conceber a Literatura como a arte da escrita.
Em
publicação do bimestre passado, tivemos a oportunidade de discutir o que é ser
poeta, através do poema de Fernando Pessoa, “Autopsicografia”. Mas como
distinguir POEMA
e POESIA?
Embora as palavras possam ser usadas com o mesmo sentido peal, maioria das
pessoas, há uma distinção entre poema e poesia.
Quando
falamos em POESIA,
referimo-nos a algo que ultrapassa um texto escrito em versos. Refere-se mais a
um estado de encantamento que nos desperta sensações e emoções, muitas vezes
ligado ao belo. A poesia pode ser transmitida em versos, em prosa, por uma
imagem, um pôr-do-sol, um olhar, uma música, uma dança, uma estátua, enfim,
podemos sentir a linguagem poética por diferentes meios. Quantas vezes não
ouvimos uma canção em outro idioma e que nos deixa absolutamente emocionados
mesmo sem entender uma palavra? Porque sentimos a linguagem poética que ela nos
passa.
O
POEMA se refere a um texto, geralmente escrito em versos. Ou seja, poema é uma
forma de se escrever um texto, um gênero textual, enquanto a poesia é muito
mais abrangente, ultrapassa o espaço do poema e atinge outros meios.
POESIA
E POEMA É importante
que todos entendam a diferença entre poesia e poema: apesar de
serem tratadas como palavras sinônimas, apresentam
diferenças. |
POESIA A
poesia fala aos sentimentos, possui um caráter que toca a sensibilidade e
busca nos emocionar através da linguagem.
|
POEMA De
maneira geral, é a obra escrita que se apresenta em forma de versos.
|
O
poema é uma das partes mais da literatura e é uma das usas primeiras
manifestações: a humanidade já fazia poesia há muitos séculos antes do surgimento
da escrita, cerca de 2000 AC já se expressava em forma de poemas: por exemplo,
os Vedas indianos são datados até 1700 AC, quase 4000 anos atrás.
Mas,
o que é LITERATURA?
Literatura
é quando usamos as palavras com a intenção de produzir arte, quando pensamos na
linguagem com senso estético, belo, figurado, buscando a criatividade. A
linguagem literária é subjetiva e simbólica e busca despertar sensações,
emoções. Enfim, LITERATURA
É A ARTE DA PALAVRA!
(O professor tira dúvida)
http://saladelinguaportuguesablog.blogspot.com/
(saladelinguaportuguesablog.blogspot.com/2017/03/texto-literario-e-nao-literario.html)
Quando
lemos o livro “O robô e o futuro do emprego”, que discute sobre o impacto entre
o emprego humano e uso da Inteligência artificial, não temos uso da linguagem
literária, pois prevalece o sentido literal das palavras. Entretanto, na
leitura dos contos do livro “Eu, Robô”, escrito por Isaac Asimov, temos uma
bela e rica ficção literária.
Outro
exemplo:
Havia uma
pedra no meio do caminho.
a) Não
será linguagem literária se entendermos a pedra em seu sentido literal: como um
objeto, pedaço mínimo de rocha.
b) É
uma frase de grande valor literário quando lemos o poema de Carlos Drummond de
Andrade, em que a pedra tem a intenção de representar um obstáculo, uma
dificuldade.
No meio do caminho tinha uma pedra Nunca me esquecerei desse acontecimento |
Outro
ponto que devemos observar quando estudamos textos literários, é que os homens
escrevem mostrando características próprias de seu tempo, sendo influenciados
pelo contexto do mundo em que vivem, mesmo que mantenham seu estilo individual.
Conforme a época dos textos, conforme suas características, temos as chamadas Escolas
Literárias: Em 1500, Camões escrevia de acordo com as influências do
Classicismo, Machado de Assis
(1800) conforme o Realismo e, Fernando
Pessoa, já foi influenciado pelo modernismo
do século XX.
Cruz
e Souza, autor estudado nas videoaulas indicadas do CMSP, era um poeta simbolista, movimento literário
do final do século XIX, início de século XX (poesia simbolista está repleta de misticismo e musicalidade,
característica explorada, sobretudo, pelo uso das figuras de som: aliteração,
assonância, onomatopeia e paronomásia, e ainda, pela escolha de temas como o
amor, o tédio, a morte e a espiritualidade humana./ Toda a Matéria)
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
Para
fazer arte com as palavras, a linguagem literária busca despertar sensações e
emoções, busca a subjetividade, a criatividade, expressões simbólicas e, para
isso, faz uso predominante da linguagem conotativa, aquela que dá um
significado figurado e diferenciado aos vocábulos ou expressões. Vamos
relembrar o que é denotação e conotação:
DENOTAÇÃO Palavras usadas em seu sentido
literal, real, objetivo, próprio ou seja, no sentido original do dicionário. Exemplos: O pássaro voou sobre o
telhado. Choverá
amanhã. |
CONOTAÇÃO Palavras usadas em sentido figurado,
subjetivo, criativo, buscando trazer uma sensação. Exemplos: Voava como louco em sua
bike! Seus
olhos choviam tristezas! |
(Slide Share)
FIGURAS DE LINGUAGEM
Em
relação a trabalhar as palavras em seu sentido conotativo, empregamos figuras de
linguagem para trazer as sensações
e fazer jogos de palavras que enriquecem o significado da mensagem, já que são
usadas para despertar imagens e sentidos.
As
figuras de linguagem foram trabalhadas nos oitavos e nonos anos. Vamos relembrá-las:
(https://br.pinterest.com/pin/72761350220248684)
Achou
muitas? Pois há mais, rsrsrsrs. Vamos ver algumas que mais nos interessam neste
momento:
FIGURAS
DE LINGUAGEM São
recursos, estratégias que usamos para ampliar o sentido das palavras,
tornando nossas mensagens mais criativas, explorando efeitos através de imagens
e sensações e, por isso, são muito usadas na linguagem literária. |
|
METÁFORA |
Muitos
a consideram a mais importante figura de linguagem. Traz uma comparação implícita:
Maria é o sol em nossas vidas. |
HIPÉRBOLE |
É
um exagero: Ganhou
rios de dinheiro! |
PERSONIFICAÇÃO |
Dá
qualidades ou ações humanas para objetos, animais, seres inanimados. O
gato ria, debochado. A
manhã chorava. |
ANTÍTESE
E PARADOXO |
A
antítese relaciona palavras
opostas: Vida
e morte, este é o resumo de nossa história. O
paradoxo relaciona ideias
contrárias, fugindo à lógica: De
tão feio, era bonito. |
SINESTESIA |
A
sinestesia mistura sentidos
diferentes (tato, olfato, visão, paladar, audição) Sua
voz era doce e aveludada. (doce = paladar + aveludada = tato) |
ONAMATOPEÍA |
Representa
o som de algo: Trimmmm
= som do despertador Grrrrrrr
= braveza Bruhummm=
motor do carro |
ALITERAÇÃO E ASSONÂNCIA |
Aliteração é a repetição do
som de consoantes: “Vozes
veladas, veludosas vozes” (Cruz e Souza) = repetição do som de /v/ e /z/ Assonância é a repetição do
som de vogais: “Berro
pelo aterro, pelo desterro, Berro
pelo seu berro, pelo seu erro.” (Caetano Veloso) = repetição das vogais /e/,
/o/ |
METONÍMIA |
Temos metonímia quando há
substituição de um termo por outro, preservando uma relação entre os dois termos: Comeu todo o prato. (Não comeu o prato, mas o conteúdo,) Ouvia Raul Seixas. (ouvia a música de Raul Seixas.) Suas mãos acenavam um triste adeus. (a pessoa acenava, a mão é apenas
parte dela) |
IRONIA |
Temos ironia quando se diz o
oposto do que realmente
pretendemos dizer: - Derramou a tinta? Que belo trabalho, hein? |
Duas últimas observações:
1ª) Uma mesma palavra ou
expressão pode conter mais de uma figura de linguagem:
Em “Seu coração ardia de paixão”, temos metáfora, hipérbole
e metonímia.
2ª) Lembre-se de que a
linguagem literária não é empregada apenas em poemas, na poesia. É utilizada em
prosa, cartas ou qualquer texto que queira emocionar ou trazer sensações com a
intenção de fazer arte.
|
ATIVIDADE PARA NOTA
(solinguagem.blogspot.com/2019/02/linguagem-literaria-e-nao-literaria.html)
Copie os exercícios em seu caderno, responda, fotografe e nos envie:
Questão 1:
Sobre a linguagem não
literária é correto afirmar, exceto:
a)
É utilizada, sobretudo, em textos cujo caráter seja essencialmente informativo.
b)
Sua principal característica é a objetividade.
c)
Utiliza recursos como a conotação para conferir às palavras sentidos mais
amplos do que elas realmente possuem.
d)
Utiliza a linguagem denotativa para expressar o real significado das palavras,
sem metáforas ou preocupações artísticas.
(exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-literatura/exercicios-sobre-linguagem-literaria-nao-literaria.htm)
Questão 2:
Não é característica da linguagem literária:
a) Multiplicidade de significados.
b) Linguagem figurada
c) Criatividade e arte
d) Denotação
Questão 3:
Qual das opções abaixo apresenta o sentido figurado:
a)
As apostilas estão com preços exorbitantes.
b) Não conseguimos o atendimento no banco.
c) O funcionário estava muito confuso com os dados.
d) Ele foi muito doce e atencioso comigo.
e) No caminho de casa, encontramos um filhote de gato.
(https://www.todamateria.com.br/denotacao-e-conotacao-exercicios/)
Questão 4:
A imagem acima é uma propaganda do dicionário Aurélio. Sobre
isso, podemos afirmar que:
a) o anúncio utiliza a
linguagem formal e denotativa para enfatizar a importância do dicionário.
b) o anúncio emprega uma expressão coloquial com sentido conotativo para alertar sobre a importância do dicionário.
c) o destaque dado à palavra “burro” indica que o termo foi utilizado
indevidamente e de maneira grosseira.
d) o termo “burro” foi utilizado no sentido denotativo, indicando que as
pessoas menos espertas precisam do dicionário.
e) a metáfora utilizada no anúncio indica que as pessoas que são espertas devem
continuar usando o dicionário.
(https://www.todamateria.com.br/denotacao-e-conotacao-exercicios/)
Questão 5:
Indique se as orações abaixo apresentam o sentido denotativo (D) ou conotativo (C).
a. ( ) Meu tio era muito rico e nadava em ouro.
b. ( ) O nadador brasileiro ganhou a medalha de
ouro.
c. ( ) Ela tinha um coração de pedra.
d. ( ) Caiu e machucou a cabeça na
pedra.
e. ( ) Engoliu muito sapo no trabalho.
(https://www.todamateria.com.br/denotacao-e-conotacao-exercicios/)
Questão
6:
Reconheça a figura de
linguagem empregada em cada frase:
a) Minha irmã sempre foi um
verdadeiro anjo.
b) Seus pés o levavam para
caminhos desconhecidos.
c) Aproveite o momento e
beba esta taça!
d) O pássaro na gaiola
reclamava sua liberdade.
e) O tum-tum de seu coração
acelerado quase a impedia de respirar.
f) Aquele guloso comeu uma
tonelada de chocolates.
g) Suas palavras eram
ásperas e amargas.
h) Você me insultou? Que
bela atitude!
i) Dia e noite, tudo era
igual.
j) O som de seus passos descalços
desciam pela serra.
ORIENTAÇÕES:
Não
envie apenas as respostas, mas copie as
questões e as responda.
Fotografe
a atividade realizada e envie pelo classroom ou pelo e-mail de sua professora.
1.o
A: lugui@prof.educacao.sp.gov.br
1.B: vitoriapaterna@prof.educacao.sp.gov.br
LEMBRETES:
Estamos encerrando o segundo bimestre, não deixem de
enviar as atividades para nota e de fazer as tarefas do CMSP.
Não deixem de
responder a AAP de Português e Matemática na Secretaria Digital de Educação!
https://sed.educacao.sp.gov.br/CAEd
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