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ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


quarta-feira, 23 de junho de 2021

1.os ANOS A E B - PORTUGUÊS - ATIVIDADE 2 - 2 BIM LINGUAGEM LITERÁRIA - Prof.as Izabel e Vitória

 




(Mundo Educação – UOL)

 

 

Olá, pessoal!

De volta para mais um circuito de estudos baseados nas últimas quatro aulas de Língua e Literatura exibidas pelo CMSP. O conteúdo destas aulas, também poderá ser acompanhado pela apostila Aprender Sempre, volume 2, sequência de atividades 3,  páginas 28 à 38. Para quem deixou de acompanhar às videoaulas ou precisar revê-las, poderão acessá-las pelo repositório ou pelo Youtube, através dos links sugeridos:

  https://www.youtube.com/watch?v=DOvv8c2tlM8&t=533s

08/06 – Ser pássaro

 https://www.youtube.com/watch?v=rTaJ0JJnxwg

10/08 – Ser poeta

https://www.youtube.com/watch?v=zHjfgY-Vv6E

15/06 – Figuras de linguagem

 https://www.youtube.com/watch?v=_OtUbLhNsgQ

17/06 Emergência literária

 

         ATENÇÃO:  As atividades para nota destas vídeo aulas serão divididas em duas etapas de publicação e avaliação.

              1ª etapa -       LINGUAGEM  LITERÁRIA (publicação atual)

               2ª etapa -      INTERPRETAÇÃO DE POEMA  (próxima publicação)

 

 

 

 

Nesta fase, estamos revendo  e nos aprofundando em muitos dos conteúdos estudados no Ensino Fundamental tanto nos aspectos gramaticais, semânticos ou textuais, mas com ênfase maior para os estudos literários, começando a conceber a Literatura como a arte da escrita.

Em publicação do bimestre passado, tivemos a oportunidade de discutir o que é ser poeta, através do poema de Fernando Pessoa, “Autopsicografia”. Mas como distinguir POEMA e POESIA? Embora as palavras possam ser usadas com o mesmo sentido peal, maioria das pessoas, há uma distinção entre poema e poesia.

Quando falamos em POESIA, referimo-nos a algo que ultrapassa um texto escrito em versos. Refere-se mais a um estado de encantamento que nos desperta sensações e emoções, muitas vezes ligado ao belo. A poesia pode ser transmitida em versos, em prosa, por uma imagem, um pôr-do-sol, um olhar, uma música, uma dança, uma estátua, enfim, podemos sentir a linguagem poética por diferentes meios. Quantas vezes não ouvimos uma canção em outro idioma e que nos deixa absolutamente emocionados mesmo sem entender uma palavra? Porque sentimos a linguagem poética que ela nos passa.

O POEMA se refere a um texto, geralmente escrito em versos. Ou seja, poema é uma forma de se escrever um texto, um gênero textual, enquanto a poesia é muito mais abrangente, ultrapassa o espaço do poema e atinge outros meios.

 

 

POESIA E POEMA

 

É importante que  todos entendam a diferença entre poesia e poema: apesar de serem tratadas  como palavras  sinônimas, apresentam diferenças.

 

POESIA

 

     A poesia fala aos sentimentos, possui um caráter que toca a sensibilidade e busca nos emocionar através da linguagem.



    

POEMA

    De maneira geral, é a obra escrita que se apresenta em forma de versos.



 

O poema é uma das partes mais da literatura e é uma das usas primeiras manifestações: a humanidade já fazia poesia há muitos séculos antes do surgimento da escrita, cerca de 2000 AC já se expressava em forma de poemas: por exemplo, os Vedas indianos são datados até 1700 AC, quase 4000 anos atrás.

Mas, o que é LITERATURA?

Literatura é quando usamos as palavras com a intenção de produzir arte, quando pensamos na linguagem com senso estético, belo, figurado, buscando a criatividade. A linguagem literária é subjetiva e simbólica e busca despertar sensações, emoções. Enfim, LITERATURA É A ARTE DA PALAVRA!


                                                               (O professor tira dúvida)

 



                                        http://saladelinguaportuguesablog.blogspot.com/

 


                      (saladelinguaportuguesablog.blogspot.com/2017/03/texto-literario-e-nao-literario.html)

 

 Entretanto, definir se um texto é literário ou não, pode ser discutível, dependendo da percepção subjetiva do que é arte para cada um, da intenção que se percebe no texto, da linguagem literária empregada, seja uma carta, um poema, um conto. Uma letra de música pode estar impregnada de alto valor literário. A carta de Caminha, além de ser o nosso primeiro documento, tem grande valor literário pelo modo que ele descreveu a terra e as pessoas, pela escolha de palavras que fez.

Quando lemos o livro “O robô e o futuro do emprego”, que discute sobre o impacto entre o emprego humano e uso da Inteligência artificial, não temos uso da linguagem literária, pois prevalece o sentido literal das palavras. Entretanto, na leitura dos contos do livro “Eu, Robô”, escrito por Isaac Asimov, temos uma bela e rica ficção literária.

Outro exemplo:

Havia uma pedra no meio do caminho.

a)   Não será linguagem literária se entendermos a pedra em seu sentido literal: como um objeto, pedaço mínimo de rocha.

b)   É uma frase de grande valor literário quando lemos o poema de Carlos Drummond de Andrade, em que a pedra tem a intenção de representar um obstáculo, uma dificuldade.

 

 

No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra

Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
.

 

 

 

Outro ponto que devemos observar quando estudamos textos literários, é que os homens escrevem mostrando características próprias de seu tempo, sendo influenciados pelo contexto do mundo em que vivem, mesmo que mantenham seu estilo individual. Conforme a época dos textos, conforme suas características, temos as chamadas Escolas Literárias: Em 1500, Camões escrevia de acordo com as influências do Classicismo, Machado de Assis (1800) conforme o Realismo e, Fernando Pessoa, já foi influenciado pelo modernismo do século XX.

Cruz e Souza, autor estudado nas videoaulas indicadas do CMSP, era um poeta simbolista, movimento literário do final do século XIX, início de século XX (poesia simbolista está repleta de misticismo e musicalidade, característica explorada, sobretudo, pelo uso das figuras de som: aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia, e ainda, pela escolha de temas como o amor, o tédio, a morte e a espiritualidade humana./ Toda a Matéria)

 

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

 

Para fazer arte com as palavras, a linguagem literária busca despertar sensações e emoções, busca a subjetividade, a criatividade, expressões simbólicas e, para isso, faz uso predominante da linguagem conotativa, aquela que dá um significado figurado e diferenciado aos vocábulos ou expressões. Vamos relembrar o que é denotação e conotação:

 

                         

 

DENOTAÇÃO

Palavras usadas em seu sentido literal, real, objetivo, próprio ou seja, no sentido original do dicionário.

Exemplos: O pássaro voou sobre o telhado.

                   Choverá amanhã.

 

 

CONOTAÇÃO

 Palavras usadas em sentido figurado, subjetivo, criativo, buscando trazer uma sensação.

Exemplos: Voava como louco em sua bike!

                   Seus olhos choviam tristezas!

 

 



                                                                        (Slide Share)


 

FIGURAS DE LINGUAGEM

 

Em relação a trabalhar as palavras em seu sentido conotativo, empregamos figuras de linguagem para trazer as sensações e fazer jogos de palavras que enriquecem o significado da mensagem, já que são usadas para despertar imagens e sentidos.

As figuras de linguagem foram trabalhadas nos oitavos e nonos anos. Vamos relembrá-las:

 



                                                (https://br.pinterest.com/pin/72761350220248684)

 

Achou muitas? Pois há mais, rsrsrsrs. Vamos ver algumas que mais nos interessam neste momento:

 

 

FIGURAS DE LINGUAGEM

São recursos, estratégias que usamos para ampliar o sentido das palavras, tornando nossas mensagens mais criativas, explorando efeitos através de imagens e sensações e, por isso, são muito usadas na linguagem literária.

 

 

METÁFORA

Muitos a consideram a mais importante figura de linguagem. Traz uma comparação implícita: Maria é o sol em nossas vidas.

 

HIPÉRBOLE

É um exagero:

Ganhou rios de dinheiro!

 

PERSONIFICAÇÃO

Dá qualidades ou ações humanas para objetos, animais, seres inanimados.

O gato ria, debochado.

A manhã chorava.

ANTÍTESE

       E

PARADOXO

A antítese relaciona palavras opostas:

Vida e morte, este é o resumo de nossa história.

O paradoxo relaciona ideias contrárias, fugindo à lógica:

De tão feio, era bonito.

 

SINESTESIA

A sinestesia mistura sentidos diferentes (tato, olfato, visão, paladar, audição)

Sua voz era doce e aveludada. (doce = paladar + aveludada = tato)

 

ONAMATOPEÍA

Representa o som de algo:

Trimmmm = som do despertador

Grrrrrrr = braveza

Bruhummm= motor do carro

 

 

ALITERAÇÃO

        E

ASSONÂNCIA

Aliteração é a repetição do som de consoantes:

“Vozes veladas, veludosas vozes” (Cruz e Souza) = repetição do som de /v/ e /z/

 

Assonância é a repetição do som de vogais:

“Berro pelo aterro, pelo desterro,

Berro pelo seu berro, pelo seu erro.” (Caetano Veloso) = repetição das vogais /e/, /o/

 

METONÍMIA

Temos metonímia quando há substituição de um termo por outro, preservando uma relação entre os dois termos:

Comeu todo o prato. (Não comeu o prato, mas o conteúdo,)

Ouvia Raul Seixas. (ouvia a música de Raul Seixas.)

Suas mãos acenavam um triste adeus. (a pessoa acenava, a mão é apenas parte dela)

 

IRONIA

Temos ironia quando se diz o oposto do que realmente pretendemos dizer:

- Derramou a tinta? Que belo trabalho, hein?

 

Duas últimas observações:

1ª) Uma mesma palavra ou expressão pode conter mais de uma figura de linguagem:

         Em “Seu coração ardia de paixão”, temos metáfora, hipérbole e metonímia.

2ª) Lembre-se de que a linguagem literária não é empregada apenas em poemas, na poesia. É utilizada em prosa, cartas ou qualquer texto que queira emocionar ou trazer sensações com a intenção de fazer arte.

 

 

 

ATIVIDADE PARA NOTA


(solinguagem.blogspot.com/2019/02/linguagem-literaria-e-nao-literaria.html)


Copie os exercícios em seu caderno, responda, fotografe e nos envie:

 

Questão 1:

Sobre a linguagem não literária é correto afirmar, exceto:

a) É utilizada, sobretudo, em textos cujo caráter seja essencialmente informativo.

b) Sua principal característica é a objetividade.

c) Utiliza recursos como a conotação para conferir às palavras sentidos mais amplos do que elas realmente possuem.

d) Utiliza a linguagem denotativa para expressar o real significado das palavras, sem metáforas ou preocupações artísticas.

(exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-literatura/exercicios-sobre-linguagem-literaria-nao-literaria.htm)

 

Questão 2:

Não é característica da linguagem literária:

a)    Multiplicidade de significados.

b)    Linguagem figurada

c)    Criatividade e arte

d)    Denotação

 

Questão 3:

Qual das opções abaixo apresenta o sentido figurado:

a)    As apostilas estão com preços exorbitantes.

b) Não conseguimos o atendimento no banco.
 

c) O funcionário estava muito confuso com os dados.
 

d) Ele foi muito doce e atencioso comigo.
 

e) No caminho de casa, encontramos um filhote de gato.

 

              (https://www.todamateria.com.br/denotacao-e-conotacao-exercicios/)

 

Questão 4:



A imagem acima é uma propaganda do dicionário Aurélio. Sobre isso, podemos afirmar que:

a) o anúncio utiliza a linguagem formal e denotativa para enfatizar a importância do dicionário.
 

b) o anúncio emprega uma expressão coloquial com sentido conotativo para alertar sobre a importância do dicionário.

c) o destaque dado à palavra “burro” indica que o termo foi utilizado indevidamente e de maneira grosseira.
 

d) o termo “burro” foi utilizado no sentido denotativo, indicando que as pessoas menos espertas precisam do dicionário.
 

e) a metáfora utilizada no anúncio indica que as pessoas que são espertas devem continuar usando o dicionário.

 

(https://www.todamateria.com.br/denotacao-e-conotacao-exercicios/)

 

Questão 5:

Indique se as orações abaixo apresentam o sentido denotativo (D) ou conotativo (C).

a. (    ) Meu tio era muito rico e nadava em ouro.
 

b. (    ) O nadador brasileiro ganhou a medalha de ouro.
 

c. (    ) Ela tinha um coração de pedra.
 

d. (    ) Caiu e machucou a cabeça na pedra.
 

e. (    ) Engoliu muito sapo no trabalho.

 

(https://www.todamateria.com.br/denotacao-e-conotacao-exercicios/)

 

 

Questão 6:

 

Reconheça a figura de linguagem empregada em cada frase:

 

a)    Minha irmã sempre foi um verdadeiro anjo.

b)    Seus pés o levavam para caminhos desconhecidos.

c)    Aproveite o momento e beba esta taça!

d)    O pássaro na gaiola reclamava sua liberdade.

e)    O tum-tum de seu coração acelerado quase a impedia de respirar.

f)     Aquele guloso comeu uma tonelada de chocolates.

g)    Suas palavras eram ásperas e amargas.

h)   Você me insultou? Que bela atitude!

i)     Dia e noite, tudo era igual.

j)      O som de seus passos descalços desciam pela serra.

 

 

ORIENTAÇÕES:

 

Não envie apenas as  respostas, mas copie as questões e as responda.

Fotografe a atividade realizada e envie pelo classroom ou pelo e-mail de sua professora.

 

1.o A: lugui@prof.educacao.sp.gov.br

 

1.B: vitoriapaterna@prof.educacao.sp.gov.br

 

LEMBRETES:

 

Estamos encerrando o segundo bimestre, não deixem de enviar as atividades para nota e de fazer as tarefas do CMSP.

Não deixem de responder a AAP de Português e Matemática na Secretaria Digital de Educação!

https://sed.educacao.sp.gov.br/CAEd

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