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segunda-feira, 7 de junho de 2021

MATEMÁTICA - PROFª MIRLEY - 6ºs ANOS A/B/C

 


MATEMÁTICA - 6ºs ANOS A/B/C - PROFª MIRLEY

 3ª ATIVIDADE – 2º BIMESTRE

 

Olá, queridos alunos!  Espero que todos estejam bem.

 UNIDADE TEMÁTICA: GEOMETRIA

HABILIDADE DO CURRÍCULO PAULISTA: EF05MA20: Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

 

Caso vocês não tenham assistido às videoaulas no CMSP, ou queiram assisti-las novamente, cliquem nos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=YPdf-FthwCc        17/05

https://www.youtube.com/watch?v=YPdf-FthwCc        18/05

https://www.youtube.com/watch?v=cdcuxZ-28i4          19/05

https://www.youtube.com/watch?v=tTPrtr79Fa0           24/05

https://www.youtube.com/watch?v=PCjWSKXvfK4      25/05

https://www.youtube.com/watch?v=7wyzI1Qspsk         26/05

 

ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS PLANAS

Perímetro:  É a medida do comprimento de um contorno.

Área: É a medida de uma superfície.

 

Agora é a sua vez:

QUESTÕES:

 1º) Observe as figuras poligonais desenhadas na malha quadriculada a seguir.

 


 Se cada lado do quadradinho mede 2 cm, o PERÍMETRO de cada superfície poligonal desenhada na malha quadriculada é:

 


 2º) O lado de cada quadradinho da malha quadriculada, a seguir, mede 1 cm.

 


Das figuras desenhadas na malha, a que possui PERÍMETRO igual a 12 cm é?

 (A) I.

(B) II.

(C) III.

(D) IV.

 

3º) Considere que o lado de cada quadradinho representa uma unidade de medida u de comprimento. Dentre as figuras desenhadas a seguir a de maior PERÍMETRO é?

 


 

4º) Observe as figuras poligonais desenhadas na malha quadriculada a seguir:


Se cada quadradinho equivale a uma unidade de medida u², a ÁREA de cada figura é?


5º) A área de cada quadradinho da malha, a seguir, mede 1 cm². Qual é a medida da área, em cm², da figura desenhada na malha?


6º) Observe, a seguir, o desenho que Lukas fez representando a planta baixa do seu apartamento.


a) Qual é a ÁREA total do apartamento de Lukas?  

b) Quais cômodos têm ÁREAS de 6 unidades? 

c) Qual é o PERÍMETRO da COZINHA?

d) Qual é a ÁREA do CORREDOR?

7º) As figuras, a seguir, representam modelos de canteiros de flores.

Calcule o PERÍMETRO de cada canteiro e registre esse valor no quadro a seguir:


8º) Carla, Ana e Paula estão prontas para iniciar um jogo. Observando a maneira como se organizaram, podemos notar que suas posições formam um triângulo. Sabendo que o triângulo tem 30 cm de perímetro e Carla está a 8 cm de distância de Ana e Ana está a 12 cm de distância de Paula, qual a distância de Carla e Paula?

(A) 10 cm

(B) 11 cm

(C) 12 cm

(D) 13 cm

9º) Maria caminha todos os dias em volta de um parque que tem o formato e as medidas representados na figura a seguir. Quantos metros Maria percorre ao completar uma volta?

10º) Na malha quadriculada abaixo, todos os quadradinhos possuem o mesmo tamanho e o lado de cada um deles corresponde a 1 cm. Duplicando- se as medidas dos lados desse polígono, podemos concluir que o perímetro do novo polígono será:

 


(A) metade do atual

(B) o dobro do atual

(C) um terço do atual

(D) o triplo do atual

 

ATENÇÃO

👉Data de entrega: até 18/06/2021

👉Copiem e resolvam as questões em seu caderno de Matemática. Peço que ao final da atividade tirem as fotos no sentido vertical, e me enviem.

Qualquer dúvida entre em contato através do e-mail:

mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br

Bons estudos!  

Profª Mirley


Essa atividade também foi postada no Google Classroom.

CÓDIGOS DE ACESSO PARA AS SALAS:

6º A = 4yavltu

 

6º B = owzoh7m

 

6º C = sqwnsqt


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