MATEMÁTICA - 6ºs ANOS A/B/C - PROFª MIRLEY
3ª ATIVIDADE – 2º
BIMESTRE
Olá, queridos alunos! Espero que todos estejam bem.
UNIDADE TEMÁTICA: GEOMETRIA
HABILIDADE DO CURRÍCULO PAULISTA: EF05MA20: Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Caso vocês não tenham assistido às videoaulas no CMSP, ou queiram
assisti-las novamente, cliquem nos links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=YPdf-FthwCc
17/05
https://www.youtube.com/watch?v=YPdf-FthwCc
18/05
https://www.youtube.com/watch?v=cdcuxZ-28i4
19/05
https://www.youtube.com/watch?v=tTPrtr79Fa0
24/05
https://www.youtube.com/watch?v=PCjWSKXvfK4
25/05
https://www.youtube.com/watch?v=7wyzI1Qspsk
26/05
ÁREA
E PERÍMETRO DE FIGURAS PLANAS
Perímetro: É a medida do comprimento de um contorno.
Área: É a medida de uma
superfície.
Agora é a sua vez:
QUESTÕES:
1º) Observe as figuras poligonais desenhadas na malha quadriculada a seguir.
Se cada lado do quadradinho mede 2 cm, o PERÍMETRO de cada superfície poligonal desenhada na malha quadriculada é:
2º) O lado de cada quadradinho da malha quadriculada, a seguir, mede 1 cm.
Das figuras desenhadas na malha, a que possui PERÍMETRO igual a 12 cm é?
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) IV.
3º) Considere que o lado de cada quadradinho representa uma unidade de
medida u de comprimento. Dentre as figuras desenhadas a seguir a de maior
PERÍMETRO é?
4º) Observe as figuras poligonais desenhadas na malha quadriculada a seguir:
Se cada quadradinho equivale a uma unidade de medida u², a ÁREA de cada figura é?
5º) A área de cada quadradinho da malha, a seguir, mede 1 cm². Qual é a medida da área, em cm², da figura desenhada na malha?
6º) Observe, a seguir, o desenho que Lukas fez representando a planta baixa do seu apartamento.
a) Qual é a ÁREA total do apartamento de Lukas?
b) Quais cômodos têm ÁREAS de 6
unidades?
c) Qual é o PERÍMETRO da COZINHA?
d) Qual é a ÁREA do CORREDOR?
7º) As figuras, a seguir, representam modelos de canteiros de flores.
Calcule o PERÍMETRO de cada canteiro e
registre esse valor no quadro a seguir:
8º) Carla, Ana e Paula estão prontas para iniciar um jogo. Observando a maneira como se organizaram, podemos notar que suas posições formam um triângulo. Sabendo que o triângulo tem 30 cm de perímetro e Carla está a 8 cm de distância de Ana e Ana está a 12 cm de distância de Paula, qual a distância de Carla e Paula?
(A) 10 cm
(B) 11 cm
(C) 12 cm
(D) 13 cm
9º) Maria caminha todos os dias em volta de um parque que tem o formato e as medidas representados na figura a seguir. Quantos metros Maria percorre ao completar uma volta?
10º) Na malha quadriculada abaixo,
todos os quadradinhos possuem o mesmo tamanho e o lado de cada um deles
corresponde a 1 cm. Duplicando- se as medidas dos lados desse polígono, podemos
concluir que o perímetro do novo polígono será:
(A) metade do atual
(B) o dobro do atual
(C) um terço do atual
(D) o triplo do atual
ATENÇÃO
👉Data de entrega: até 18/06/2021
👉Copiem e resolvam as questões em seu caderno de Matemática. Peço que ao final da atividade tirem as fotos no sentido vertical, e me enviem.
Qualquer dúvida entre em contato
através do e-mail:
mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br
Bons estudos!
Profª Mirley
Essa atividade também foi postada no Google
Classroom.
CÓDIGOS DE ACESSO PARA AS SALAS:
6º A = 4yavltu
6º B = owzoh7m
6º C = sqwnsqt
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