foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


quarta-feira, 16 de junho de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA - 6ºs anos A/B/C - Profª Regina

 

Olá, alunos dos sextos anos!

Espero que todos estejam bem!

Esta é a quarta lição do segundo bimestre.

Façam, seguindo as recomendações, e enviem foto do caderno, até 25/06/2021, para o e.mail 

reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br

Esta atividade também está no Google Classroom.

Bom trabalho!

Profª Regina



Língua Portuguesa

Atividade 4 – 2º Bimestre


Artigo de Divulgação Científica

Como vimos nas aulas do CMSP, os textos de divulgação científica são aqueles que buscam compartilhar informações, pesquisas e conceitos científicos a um público leigo, ou seja, um público que desconhece ou pouco sabe sobre o assunto. Sendo assim, esses textos se estruturam de modo a garantir a compreensão do leitor, utilizando exemplos, comparações e explicações sempre que necessário.

São apresentados com uma linguagem clara, objetiva e impessoal (destituído de marcas pessoais, com verbos na terceira pessoa) de acordo com as normas da língua. . É notório a presença de termos técnicos da área, essenciais da linguagem científica e ainda, verbos predominantemente no presente do indicativo.

Leia o texto:


 

Entendimento do texto

(apenas responda no seu caderno as questões e envie foto)

1)      Esse texto é:

 

a)      (    ) uma fábula

b)      (    ) de divulgação científica

c)      (    ) um poema

d)      (    ) um conto

 

2)      Quantos parágrafos há no texto?

 

3)      Quem o escreveu?

 

4)      Onde é comum encontrarmos textos como este?

 

5)      Qual é sua função?

 

6)      Qual é o assunto do texto?

 

7)      Como a girafa adquiriu a característica de ser tão alta?

 

8)      Segundo o texto, o que são genes?

 

9)      Quais as vantagens das girafas que nasciam mais “esticadas”?

 

10)  Segundo o texto, o que é seleção natural?

 

11)  Leia:

“Assim, esses filhotes mostraram maior capacidade de sobreviver do que os outros.”

A palavra sublinhada pode ser substituída sem alterar o sentido da frase é:

( ) capacitação

( ) chance
( ) vontade
( ) segurança

 

12)   Leia:


“Cada vez que os indivíduos se reproduzem, pequenas alterações no material genético acontecem espontaneamente.”

A palavra grifada da ideia de:

(  ) lugar (  ) causa (  ) modo (  ) tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário