FATO, OPINIÃO, ARGUMENTO: VAMOS DISCUTIR?
SERÁ QUE CONFUNDIMOS DISCUSSÃO COM BRIGA?
leopadilha95.justabrasil.com.br
Olá, alunos do 8º ano!
Sejam bem vindos a mais uma aula!
Como estão?
Acompanhando as aulas do CMSP, bem como a apostila
Aprender Sempre, pudemos observar o tempo dedicado ao tema “argumentação”. Nos
dias atuais, em que há tanta polarização sobre os mais diversos assuntos, é
muito importante conhecermos os fatos e saber argumentar sobre eles de forma
crítica. Isso nos auxilia a nos protegermos de tantas fakes que se espalham,
principalmente, nas redes sociais.
Após termos assistido várias vídeoaulas e realizado tarefas
do CMSP, nesta publicação iremos apontar os principais aspectos sobre o
assunto. Se tiver dúvidas, consulte o repositório e assista aos vídeos que
abordam os temas que destacaremos.
É muito importante saber argumentar porque precisamos defender
nossos pontos de vistas em vários momentos de nossas vidas, seja em uma simples
conversar, seja em um debate, seminário, seja na linguagem oral ou escrita
(artigo de opinião, dissertações, cartas, etc.)
FATO – OPINIÃO – ARGUMENTO
O QUE É?
Para iniciar, é preciso ter
clareza sobre o que é fato, opinião e argumento. Vejamos:
(pt-br.facebook.com)
Para maior entendimento veja os vídeos indicados:
https://www.youtube.com/watch?v=qX8qIWERU_g
https://www.youtube.com/watch?v=-VbykZuJFuU
Assista ao vídeo abaixo e
observe as ótimas observações e conselhos de Renan Wilbert. Ele coloca pontos
muito interessantes.
https://www.youtube.com/watch?v=ImPPQV42qKI
Leia
agora, o que nos diz Walter
Carnielli, matemático, professor de lógica na Unicamp (Universidade Estadual de
Campinas) e autor de “Pensamento crítico - o poder da lógica e da argumentação”
(Editora Rideel), livro escrito em parceria com o economista e jurista
americano Richard Epstein.
“Não é fácil vencer uma discussão.
Especialmente em um contexto inflamado, em que as opiniões se polarizam,
notícias falsas se proliferam, debatedores recorrem a ofensas e sarcasmo e
festas de fim de ano criam ambientes propícios para a briga. Uma boa discussão,
ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, não serve para a disputa -
e, sim, para a construção do conhecimento. Nesse sentido, saber sustentar uma
boa argumentação é fundamental. “Um argumento é uma ‘viagem lógica’”,
Segundo Carnielli, os brasileiros têm uma
“péssima educação argumentativa”. Para
ele, nós confundimos discussão com briga e não sabemos lidar bem com as
críticas.
CONCLUINDO:
Opinião: é pessoal, é a maneira individual de
ver um assunto, é um ponto de vista particular. Não é, necessariamente, provado e não apresenta
argumentos que comprovem a opinião.
Como é pessoal, a opinião
mostra a maneira particular que cada um tem ao olhar para um fato e vai variar
de acordo com fatores socioculturais: fatores religiosos, grau de estudo,
ambiente em que vive, tendências políticas, etc., podem fazer com que pessoas
tenham um ponto de vista particular sobre um assunto.
Fato: algo cuja existência pode ser comprovada de
modo indiscutível. O acontecimento é inquestionável, pode ser provado.
Argumento: opinião fundamentada com provas ou
estratégias argumentativas. Deixa de ser
simples opinião porque usa fatos, dados, pesquisas, provas concretas,
informações de fontes confiáveis para comprovar seus argumentos, para
justificar seu ponto de vista sobre o fato.
(https://manoelneves.com/2015/03/29/fato-opiniao-e-argumento
- adaptado)
O QUE É TESE?
(https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-tese.htm)
(https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-tese.htm)
Tese: é o que, comumente,
chamamos de opinião, ponto de vista, posicionamento crítico. Apresenta o ponto
de vista que vai ser defendido na argumentação e ela é a parte fundamental para
a existência de um texto argumentativo.
(https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-tese.htm)
Tese = “A vida no campo torna as pessoas
mais calmas e solidárias.” – essa frase resume o ponto de vista, o
posicionamento que será defendido. Os argumentos que serão utilizados deverão
comprovar esse ponto de vista.
Entretanto, a tese pode apresentar, também contra-argumentos, ou
seja, fatos que contradizem o posicionamento inicial
Abaixo,
leia com atenção, exemplo de uma tese com argumentação e contra argumentação
sobre o tema descriminalização do aborto:
(Slide Share)
Para encerrar, cuidado com os boatos, cuidado com as fake News.
Lembre-se de sempre se certificar dos fatos para defender suas opiniões!
|
ATIVIDADES PARA NOTA
Exercício
1
Leia as afirmações abaixo e
diga se são fatos ou opiniões. Lembre-se de que fatos precisam ser amplamente
divulgados ou serem pesquisados para ter certeza de que são verdadeiros.
AFIRMAÇÃO |
FATO |
OPINIÃO |
Brasil
aproxima-se de 500 mil óbitos por Covid-19. |
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Acredito
que não haveria mortes com uso da cloroquina. |
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Concordo
com as declarações deste político. |
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O
Estado de São Paulo tem a maior população do país. |
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Os
bailes funks devem ser proibidos. |
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O
presidente autoriza a realização da Copa América no Brasil. |
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Com
os dados da pandemia, a Copa América não deve ser realizada no Brasil. |
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Faleceu
o comediante Paulo Gustavo. |
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Há
perigo de falta de energia pela escassez de chuvas. |
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Filmes
de terror são chatos. |
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Exercício
2:
Colocado o tema, escreva sua tese sobre o assunto e apresente,
pelo menos, um argumento e um contra argumento:
TEMA |
RETORNO
ÀS AULAS PRESENCIAIS |
TESE |
|
ARGUMENTOS |
|
CONTRA-ARGUMENTOS |
|
ORIENTAÇÕES:
Envie sua
atividade pelo classroom ou pelo e-mail
vitoriapaterna@prof.educacao.sp.gov.br
(Qualquer
dúvida, estou à disposição para auxiliar pelo e-mail ou whatsapp.)
Até
a próxima!!
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