foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


domingo, 6 de junho de 2021

8.os ANOS A,B,C - PORTUGUÊS - Ativ 2, 2 BIM - OPINIÃO, FATO E ARGUMENTO - Prof.a Vitória

 

FATO, OPINIÃO, ARGUMENTO: VAMOS DISCUTIR?

SERÁ QUE CONFUNDIMOS DISCUSSÃO COM BRIGA?





                                                          leopadilha95.justabrasil.com.br

 

Olá, alunos do 8º ano!

Sejam bem vindos a mais uma aula!

Como estão?

 

        Acompanhando as aulas do CMSP, bem como a apostila Aprender Sempre, pudemos observar o tempo dedicado ao tema “argumentação”. Nos dias atuais, em que há tanta polarização sobre os mais diversos assuntos, é muito importante conhecermos os fatos e saber argumentar sobre eles de forma crítica. Isso nos auxilia a nos protegermos de tantas fakes que se espalham, principalmente, nas redes sociais.

         Após termos assistido várias vídeoaulas e realizado tarefas do CMSP, nesta publicação iremos apontar os principais aspectos sobre o assunto. Se tiver dúvidas, consulte o repositório e assista aos vídeos que abordam os temas que destacaremos.

         É muito importante saber argumentar porque precisamos defender nossos pontos de vistas em vários momentos de nossas vidas, seja em uma simples conversar, seja em um debate, seminário, seja na linguagem oral ou escrita (artigo de opinião, dissertações, cartas, etc.)

 



 

 

FATO – OPINIÃO – ARGUMENTO

 

O QUE É?

 

Para iniciar, é preciso ter clareza sobre o que é fato, opinião e argumento. Vejamos:



                                                       (pt-br.facebook.com)

 

Para maior entendimento veja os vídeos indicados:

https://www.youtube.com/watch?v=qX8qIWERU_g

https://www.youtube.com/watch?v=-VbykZuJFuU

 

Assista ao vídeo abaixo e observe as ótimas observações e conselhos de Renan Wilbert. Ele coloca pontos muito interessantes.

https://www.youtube.com/watch?v=ImPPQV42qKI

 

Leia agora, o que nos diz Walter Carnielli, matemático, professor de lógica na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e autor de “Pensamento crítico - o poder da lógica e da argumentação” (Editora Rideel), livro escrito em parceria com o economista e jurista americano Richard Epstein.

“Não é fácil vencer uma discussão. Especialmente em um contexto inflamado, em que as opiniões se polarizam, notícias falsas se proliferam, debatedores recorrem a ofensas e sarcasmo e festas de fim de ano criam ambientes propícios para a briga. Uma boa discussão, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, não serve para a disputa - e, sim, para a construção do conhecimento. Nesse sentido, saber sustentar uma boa argumentação é fundamental. “Um argumento é uma ‘viagem lógica’”,

Segundo Carnielli, os brasileiros têm uma “péssima educação argumentativa”.  Para ele, nós confundimos discussão com briga e não sabemos lidar bem com as críticas.

 

 




 



        Abaixo, temos um exemplo radical, mas que esclarece bem o que é opinião e o que é fato. 

 



                          

                                                           CONCLUINDO:

 

Opinião: é pessoal, é a maneira individual de ver um assunto, é um ponto de vista particular. Não é, necessariamente, provado e não apresenta argumentos que comprovem a opinião. 

Como é pessoal, a opinião mostra a maneira particular que cada um tem ao olhar para um fato e vai variar de acordo com fatores socioculturais: fatores religiosos, grau de estudo, ambiente em que vive, tendências políticas, etc., podem fazer com que pessoas tenham um ponto de vista particular sobre um assunto.

 

Fato: algo cuja existência pode ser comprovada de modo indiscutível. O acontecimento é inquestionável, pode ser provado.

 

Argumento: opinião fundamentada com provas ou estratégias argumentativas.  Deixa de ser simples opinião porque usa fatos, dados, pesquisas, provas concretas, informações de fontes confiáveis para comprovar seus argumentos, para justificar seu ponto de vista sobre o fato.

           (https://manoelneves.com/2015/03/29/fato-opiniao-e-argumento - adaptado)

 

O QUE É TESE?


                      (https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-tese.htm)



                                      (https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-tese.htm)

 

Tese: é o que, comumente, chamamos de opinião, ponto de vista, posicionamento crítico. Apresenta o ponto de vista que vai ser defendido na argumentação e ela é a parte fundamental para a existência de um texto argumentativo.

                                       (https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-tese.htm)

 



         Tese = “A vida no campo torna as pessoas mais calmas e solidárias.” – essa frase resume o ponto de vista, o posicionamento que será defendido. Os argumentos que serão utilizados deverão comprovar esse ponto de vista.

 

Entretanto, a tese pode apresentar, também contra-argumentos, ou seja, fatos que contradizem o posicionamento inicial

 

 

 





 

         Abaixo, leia com atenção, exemplo de uma tese com argumentação e contra argumentação sobre o tema descriminalização do aborto:

 

                                                                                         (Slide Share)

 

Para encerrar, cuidado com os boatos, cuidado com as fake News. Lembre-se de sempre se certificar dos fatos para defender suas opiniões!

 

 




                                                      (boato – blog da Kikacastro)

 

 

 

 

ATIVIDADES PARA NOTA

 

Exercício 1

 

Leia as afirmações abaixo e diga se são fatos ou opiniões. Lembre-se de que fatos precisam ser amplamente divulgados ou serem pesquisados para ter certeza de que são verdadeiros.

 

 

 

AFIRMAÇÃO

 

 

FATO

 

OPINIÃO

 

Brasil aproxima-se de 500 mil óbitos por Covid-19.

 

 

 

Acredito que não haveria mortes com uso da cloroquina.

 

 

 

Concordo com as declarações deste político.

 

 

 

O Estado de São Paulo tem a maior população do país.

 

 

 

Os bailes funks devem ser proibidos.

 

 

 

O presidente autoriza a realização da Copa América no Brasil.

 

 

 

Com os dados da pandemia, a Copa América não deve ser realizada no Brasil.

 

 

 

Faleceu o comediante Paulo Gustavo.

 

 

 

Há perigo de falta de energia pela escassez de chuvas.

 

 

 

Filmes de terror são chatos.

 

 

 

 

Exercício 2:

Colocado o tema, escreva sua tese sobre o assunto e apresente, pelo menos, um argumento e um contra argumento:

 

 

TEMA

 

RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

 

TESE

 

 

ARGUMENTOS

 

 

CONTRA-ARGUMENTOS

 

 

 

 

ORIENTAÇÕES:

 

         Envie sua atividade pelo classroom  ou pelo e-mail

vitoriapaterna@prof.educacao.sp.gov.br

 

(Qualquer dúvida, estou à disposição para auxiliar pelo e-mail ou whatsapp.)

 

Até a próxima!!







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário