ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)

sexta-feira, 18 de junho de 2021

7A,B,C - PORTUGUÊS - 2 BIM - ATIV 4 - POESIA, POEMA, LINGUAGEM POÉTICA - Prof.as Izabel, Regina, Vitória

 

POESIA, POEMA, LINGUAGEM POÉTICA.

 

 

(Blog Frases sobre a vida)

 

                Olá, galerinha querida do 7º ANO!!

         Como estão!

         Estamos todos torcendo muito para que a vida volte rapidamente ao ritmo normal, não é? Parece que estamos quase lá! Tomara!!

         As aulas atuais do CMSP estão sendo muito úteis, abordando a alimentação saudável. Espero que estejam aproveitando bem os ensinamentos que são passados e  que compartilhem com toda a família.

         Nesta atividade para nota, vamos fazer uma revisão de POEMA e POESIA, conteúdo trabalhado em 04/06. Caso queiram rever a aula ou se ainda não a assistiram, poderão acessá-la pelo repositório do CMSP ou pelo link do Youtube sugerido abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=cKrq9iaI1A8

04/06 – VERSEJANDO

 

                   Nossa publicação será dividida em duas etapas: na primeira haverá explicação do assunto e, na segunda, vocês deverão realizar, fotografar e entregar a atividade para nota.

 

Para iniciarmos, tentem explicar:

 

 

O QUE É POESIA?

 

O QUE É POEMA?

 

PARA QUE SERVE A POESIA?

 

 

         Alguma dificuldade? Provavelmente, sim. Afinal, para a maioria das pessoas, poesia e poema são iguais, inclusive, quando temos um texto em versos, geralmente o chamamos de poesia. Mas há diferenças entre poesia e poema, como veremos.

 

 

 

 

POESIA E POEMA

 

É importante que  todos entendam a diferença entre poesia e poema: apesar de serem tratadas  como palavras  sinônimas, apresentam diferenças.

 

POESIA

 

     A poesia fala aos sentimentos, possui um caráter que toca a sensibilidade e busca nos emocionar através da linguagem.


    

POEMA

    De maneira geral, é a obra escrita que se apresenta em forma de versos.


 

 

 

POESIA

 

         Embora tratemos todos os textos em versos como poesia, o entendimento sobre o que é poético vai muito além dos versos. A poesia é muito mais abrangente, pois se refere a um estado de alma, de sentir, de se emocionar. Sendo assim, podemos encontrar poesia  em diversas formas e textos, desde olharmos um belo pôr-do-sol, uma noite enluarada, no olhar de crianças, nas ondas do mar,  até em uma notícia, filme ou cartaz de escola desde que despertem alguma sensação emotiva em nós.

         Vejam como há poesia nos exemplos abaixo, notem a força da linguagem poética, mesmo não sendo mensagens transmitidas através de versos:

 

Prosa:

 

     “Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.

      Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.

      O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.

     Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo da grande nação tabajara, o pé grácil e nu, mal roçando alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.

                          (Iracema – José de Alencar)

 

 

Cartas:

 

Meu querido amigo!

 

     Quanto sinto a tua ausência! Fazem-me falta teus sábios conselhos, tuas doces palavras de conforto, tua cúmplice presença ao segredar-te os meus segredos! Volta ligeiro, volta como a doce brisa de uma manhã ensolarada que acalma a alma (...)

 

 

Imagens

 Poesia pode ser transmitida através de imagens:

a)   a) em quadros




Pintura de Cândido Portinari, da série “Meninos de Brodowski”

 

 b)   em fotos 

(prestem atenção ao tema, ao foco, ao jogo de cores e luzes)




                              Fotógrafo: Theo Peekstok

 

 

 



                    Foto de Ana Terra Oliveira  - Vida e Consciência

 

 

 


                                    Foto de Mariana Moraes


 

c)   c)  em gravuras, capas de livro, ilustrações, desenhos, etc...



Observem a cor verde, a imagem da árvore em sentido oposto, tentando dar uma expressão poética à capa.




  Entretanto, o poema é a poesia em sua morada mais comum, sua linguagem mais reconhecida.

 Leia um trecho do poema “Presságio”, de Fernando Pessoa.

 

O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p'ra ela,
Mas não lhe sabe falar.

 

 

 

Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente...
Cala: parece esquecer...

 

Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
P'ra saber que a estão a amar!

 

 

 

Enfim, a poesia pode ser transmitida pelas mais diversas formas, inclusive em músicas e danças.

 

 

 

POEMA

 

         Vamos insistir e relembrar que poesia e poema podem ser usados como sinônimos, mas a poesia vai além do poema e pode se manifestar em outras formas de texto, como já vimos.

         O poema se caracteriza como um gênero textual com linguagem poética e que se apresenta, tradicionalmente, em forma de versos.  Outras características são associadas ao poema, como rimas, estrofe, ritmo, jogo de palavras, etc.

 

                          

                                                  (slide share)

 

 

EU - LÍRICO

 

No poema não temos narrador. Quem fala na poesia é o EU-LÍRICO, que é a voz que se manifesta, que expressa as sensações.

Vale lembrar que o eu-lírico não é o autor.

Autor é quem escreve o poema, o poeta.

Eu-lírico é quem se manifesta no poema, como se fosse o narrador das sensações.




                         (Elo 7)

 

 

Como o poema é uma linguagem literária, ligada à intenção de fazer arte, usa do sentido conotativo das palavras para causar sensações, ou seja, utiliza muitas palavras e expressões no sentido figurado.

 

DENOTAÇÃO

Palavras usadas em seu sentido real, objetivo, próprio ou seja, no sentido original do dicionário.

Exemplos: O pássaro voou sobre o telhado.

                   Choverá amanhã.

 

 

CONOTAÇÃO

 Palavras usadas em sentido figurado, subjetivo, criativo, buscando trazer uma sensação.

Exemplos: Voava como louco em sua bike!

                   Seus olhos choviam tristezas!

 

 


                                                      (Blog oitavos anos portuguesando)


 

         A poesia ou o poema centralizam a mensagem no uso conotativo das palavras, em seu sentido figurado para causar sensações.

 

        

ESTRUTURA DO POEMA

A estrutura dos poemas tradicionais pode apresentar verso, estrofe e rima.

                              

 

ESTRUTURA DO POEMA

 

VERSO: Cada linha do poema.

ESTROFE: É um conjunto de versos que se separa de outro grupo de versos por um espaço em branco.

RIMA: É combinação de sons que ocorre, geralmente ao final dos versos.

VERSOS BRANCOS: São versos sem rima.

 

 

         Atualmente, o mais interessante é que na poesia ou no poema, as regras não são tão rígidas como eram antigamente, dando ao escritor muito mais liberdade para usar sua criatividade artística, podendo inventar e reinventar novas formas e significados, quebrar estruturas de versos, brincar com as palavras ou combiná-las com outros meios.

         Um exemplo é o vídeo poema “Entredentes” que une poesia, música e imagem, conforme mostra o link abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=dZQBdyfsUuM&list=TLPQMTgwNjIwMjEcdm6_x5tstA&index=2

 

 

O poema visual ou a poesia concreta há muitos anos está modificando completamente a estrutura tradicional dos versos. Os poemas cinéticos de Millôr Fernandes são um exemplo muito divertido:


 


                    

         O poeta concretista, Augusto de Campos, faz um trocadilho com as palavras LIXO/LUXO: não parece, mas é poesia:






 

 

         Vejam mais exemplos de poesias visuais:

                      



 

 



 

 

         Para encerrar, vale lembrar que a poesia não precisa ser sentimental, romântica, ela pode representar várias outras sensações.

 



 



(in Toda Poesia, Ferreira Gullar)



                                                          (Funeral do lavrador. João Cabral de Melo Neto)

 


     POESIA OU POEMA, NÃO IMPORTA O NOME!

                  O IMPORTANTE É POETIZAR!!!

 

 

ATIVIDADES PARA NOTA

 

 

 

1)   Uma pergunta não foi respondida em nossa explicação: Afinal, para que serve a poesia? Responda com suas palavras e opinião.

 

2)   Com relação ao texto abaixo:

 

“Prezados senhores,

 

Infelizmente, o aparelho que comprei apresentou defeito, mas, quando fui trocá-lo, a loja não atendeu a garantia prometida.

Peço resolver o caso com urgência.

                           Maria Batista Santos”

 

A-  Pode-se afirmar que o texto lido é um/a

a)   (     ) poema   

b)   (     ) crônica

c)   (     ) carta

d)   (    ) notícia

 

B-  Há linguagem poética neste texto?

(  ) sim  -   (   ) não

 

 

3)   Responda se a frase está empregada no sentido denotativo ou conotativo.

 

a)   As flores lindas da primavera já apareceram.

    (        )  denotação           -     (      ) conotação

b)   Mulheres são frágeis flores.

    (        )  denotação           -     (      ) conotação

c)   Pobres homens, cães das noites perdidas e vãs.

    (        )  denotação           -     (      ) conotação

d)   Os cães ferozes latem pouco.

 (        )  denotação           -     (      ) conotação

 

e)   Seu olhar ilumina o seu rosto.

    (        )  denotação           -     (      ) conotação

f)    A luz que ilumina o dia é natural.

    (        )  denotação           -     (      ) conotação

 

g)   Meu coração queima como o fogo.

(        )  denotação           -     (      ) conotação

 

h)   Joana me aborreceu muito, hoje

(        )  denotação           -     (      ) conotação

 

i)     Joana deixou-me sem rumo, hoje.

    (        )  denotação           -     (      ) conotação

j)     Aquele homem tem um coração de pedra.

     (        )  denotação           -     (      ) conotação

 

 

 

4)   “A poesia só pode acontecer em forma de poema.”

 Esta afirmação é:  (    ) verdadeira  - (    ) falsa.

 

 

5)   Há linguagem poética nesta foto? Explique.

 



 

 

6)   Leia a primeira estrofe do poema “Meus oito anos”, de Casemiro de Abreu. Em seguida, responda sim ou não para cada questão.

 

Oh! Que saudades que tenho

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais!

Que amor, que sonhos, que flores,

Naquelas tardes fagueiras

À sombra das bananeiras,

Debaixo dos laranjais

 

Como são belos os dias

(...)

 

 

a-   Há linguagem poética no texto?  (  ) sim  -   (   ) não

 

b-   Temos um poema em forma de versos? (  ) sim  -   (   ) não

 

c-   O poema apresenta versos brancos? (  ) sim  -   (   ) não

 

d-   O poema apresenta ritmo marcado pelo som das palavras?       

 (    ) sim  -   (   ) não

 

e-   A linguagem é objetiva, não procura despertar emoções?           

(  ) sim  -   (   ) não

 

f-    O autor do texto é Casemiro de Abreu? (  ) sim  -   (   ) não

 

g-  Lembrando o significado de conotação,  " Aurora da minha vida" é uma expressão em sentido figurado para dizer infância?  (  ) sim  -   (   ) não

 

h-   O eu-lírico lembra com saudades de sua infância, um tempo que não pode voltar mais?  (  ) sim  -   (   ) não

 

i-     Pela leitura do poema, é póssivel deduzir que o eu-lírico morava em um apartamento?          (  ) sim  -   (   ) não

 

j-     Palavras que rimam: vida/querida, fagueiras/bananeiras, mais/laranjais, certo?       (  ) sim  -   (   ) não

 

 

7- Envie uma imagem que represente um momento poético. Pode ser uma foto, um desenho, uma ilustração, um vídeo. etc.





ORIENTAÇÕES:


Copie as perguntas em seu caderno, responda e envie para sua professora pelo e-mail ou pelo classroom. Entregar até dia 30/06 


7º ano A - reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br

7º ano B - lugui@prof.educacao.sp.gov.br

7º ano C - vitoriapaterna@prof.educacao.sp.gov.br


Não deixem de enviar as atividades atrasadas. É importante , também, que realizem as tarefas do CMSP, bem como fazer a AAP no site da SED 

https://sed.educacao.sp.gov.br 

Aba Caed


No final deste mês, encerramos o segundo bimestre.


Até mais e cuidem-se!

 

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