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quarta-feira, 16 de junho de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA - 9ºs anos A/B/C/D - Profªs Regina e Izabel

Olá, alunos dos nonos anos!

Desejamos que todos estejam bem.

Aqui deixamos Atividade 4 deste 2º bimestre.

Façam, seguindo as recomendações, e enviem foto (até 25/06/2021) para o e.mail de sua professora:

9º ano A - Profª Regina - reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br

9ºs anos B/C - Profª Izabel - lugui@prof.educacao.sp.gov.br

Esta atividade também está no Google Classroom.

Bom trabalho!


Atividade 4 – 2º Bimestre

 

Artigo de Divulgação Científica

 

O Artigo de divulgação científica tem por propósito comunicativo explicar assuntos diversos e divulgar ciência à população.  Como não é para especialistas na área, a linguagem do texto deve ser clara e objetiva, evitando-se termos técnicos.  Há uma questão ética muito importante nos artigos de divulgação científica: é preciso verificar a natureza das informações para não divulgar informações que podem comprometer o trabalho científico.  O artigo de divulgação científica é escrito, geralmente, de forma impessoal, ou seja, o enunciador procura manter-se distante do conteúdo abordado; isso é observado pelo uso de verbos na 3ª pessoa.  Ele é veiculado na mídia (impressa ou digital) para popularizar a ciência.

O Artigo de divulgação científica pode apresentar a seguinte estrutura composicional:

1)      Introdução: Ideia principal.

2)   Desenvolvimento: Apresentação de provas, exemplos, comparações, resultados de experiências, dados estatísticos, fala de especialistas no assunto.

3)      Conclusão: Apresentação da ideia que sintetiza a discussão. É o fechamento do texto.

 

Observe essas características no texto abaixo:

           

POR QUE SALIVAMOS DIANTE DE UMA COMIDA APETITOSA?




A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que aciona as glândulas produtoras de saliva

 

   Isso acontece porque o organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão.

   A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva, secreção que tem a função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.

  Essa reação é um exemplo de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) em um experimento clássico. Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro, prova de que havia sido criada, em seu cérebro, uma associação entre a campainha e a hora em que o alimento era servido.

   O curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa. “Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”, afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP).

 

(https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-salivamos-diante-de-uma-comida-apetitosa/)

 

 

(Apenas responda as questões no seu caderno e envie foto)

 

1. Após a leitura do texto , responda:

 

a)      Que gênero textual é esse?

____________________________________________________

 

 

b)      Em que meio de comunicação esse texto é veiculado para o leitor?

____________________________________________________

 

 

c)      Qual o tema tratado no texto que acabamos de ler?

______________________________________________________

 

 

d)      Que explicação o texto mostra ao fato de salivarmos diante de um alimento saboroso?

_______________________________________________________

 

 

e)      A partir de que o texto pode comprovar essa explicação para o leitor?

___________________________________________________________

 

 

 

2. A partir da leitura do texto acima, assinale V para verdadeiro e F para falso sobre o gênero em análise:

 

(  ) Esse texto apresenta uma linguagem clara, objetiva e impessoal (destituído de marcas pessoais) de acordo com as normas da língua.

 

(  ) Na leitura, é notório a presença de termos técnicos da área, essenciais da linguagem científica e ainda, verbos predominantemente no presente do indicativo.

 

(  ) Por se tratar de um artigo de divulgação científica, o autor tem a finalidade de apresentar determinado tema e seu ponto de vista, e por isso recebe esse nome.

 

(  ) O texto em análise é um artigo de divulgação científica. Esses textos possuem uma função primordial para o desenvolvimento da sociedade, posto que são divulgados conhecimentos diversos baseados em experimentos, estudos de caso, dentre outros.

 

(  ) O gênero Artigo de divulgação científica a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo assim diversos informações de valor indiscutível.

 

 

3. Sobre o título e o subtítulo do texto, responda:

 

a)      Qual a possível intenção do autor de construir o título em forma de pergunta?

______________________________________________________________

 

 

b)      Qual a função do subtítulo no artigo lido acima?

______________________________________________________________

 

 

c)      Que tipo de informação (juízo de valor, científica, casual, estatística) o subtítulo apresenta ao leitor?

______________________________________________________________

 

 

d)      O título deste texto pode ser considerado objetivo(previsível) ou subjetivo(imprevisível) em relação ao tema?

_______________________________________________________________

 

 

e)      Que outro título você daria a esse texto?

_______________________________________________________________

 

 

 

4. De acordo com o texto, salivamos diante de um alimento saboroso porque:

 

a) a salivação é a primeira etapa da digestão dos alimentos.

b) a visão do prato e seu cheiro desregulam o cérebro.

c) é uma forma de apreciação do alimento saboroso.

d) é uma reação involuntária do organismo humano.

e) a imagem e o cheiro do alimento faz o cérebro ativar glândulas produtoras de saliva.

 

5.  Sobre a linguagem utilizada no texto, é CORRETO afirmar:

 

a) Apresenta uma linguagem rebuscada, marcada por palavra de difícil compreensão do leitor.

b) Apresenta uma linguagem regional, marcada por palavra típicas de certas regiões do país.

c) É notória a presença de termos técnicos da área da biologia.

d) Contém palavras e expressões exageradamente da linguagem científica.

e) É possível perceber algumas expressões populares, da linguagem coloquial como, por exemplo, “alimentava um cão com um pedaço de carne”.

 

 

6. No fragmento:

 

Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome, afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP).

 

As ASPAS são usadas para:

 

a) explicar, por meio do discurso direto, a preocupação da autora em relação à fome no Brasil.

b) destacar, de forma indireta, a explicação da especialista sobre o fenômeno da salivação.

c) acentuar, por meio do discurso indireto livre, que a salivação acontece em pessoas que estão com menos fome.

d) reproduzir o discurso do outro, de forma indireta, sobre como acontece a salivação nas pessoas a depender do grau de fome.

e) citar o discurso alheio, de forma direta, reproduzindo literalmente a fala da fisiologista da USP.

 

 

7. Ainda sobre a fala da fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP) no último parágrafo, é CORRETO afirmar:

 

a) Trata-se de uma informação desnecessária, pois o texto em si já está esclarecedor.

b) Trata-se de citação de uma fonte confiável, já que a citada é uma especialista no assunto.

c) Consiste no relato de um pequeno fato real.

d) É um argumento que contradiz o que vinha sendo explicado no texto.

e) Trata-se de um argumento que não enriquece o assunto, pois não é comprovado cientificamente.  

 

 

8. No trecho:

 

Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro [...]

 

Assinale a alternativa que melhor caracteriza a estratégia que o cientista utilizou para chegar a sua conclusão.

 

a)   Ele utilizou a comprovação por meio de dados estatísticos.

b)   Ele baseia-se em um caso isolado.

c)  O autor sustenta-se por meio do argumento da causa e consequência, ou seja, “toda ação gera uma reação”.

d)   Esse fisiologista cita um exemplo como forma de sustentar sua tese.

e) O russo Ivan Pavlov constrói sua tese a partir da experimentação e observação de um fato ocorrido apenas uma vez.

 

 

9. Observe o trecho abaixo:

 

Isso acontece PORQUE o organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão.

 

A palavra em destaque pode ser substituída sem alterar o sentido original do texto, por:

 

a) então

b) Sendo assim

c) Porém

d) Portanto

e) tendo em vista

 

 

10. No trecho:

 

ESSA REAÇÃO é um exemplo de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) em um experimento clássico.

 

A expressão em destaque REFERE-SE dentro do texto:

 

a)    “Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha”

b)    “sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar”

c)    “O curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa”

d)    “A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva”

e)    Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”



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