Olá, alunos dos nonos anos!
Desejamos que todos estejam bem.
Aqui deixamos Atividade 4 deste 2º bimestre.
Façam, seguindo as recomendações, e enviem foto (até 25/06/2021) para o e.mail de sua professora:
9º ano A - Profª Regina - reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br
9ºs anos B/C - Profª Izabel - lugui@prof.educacao.sp.gov.br
Esta atividade também está no Google Classroom.
Bom trabalho!
Atividade 4 – 2º Bimestre
Artigo de Divulgação Científica
O Artigo de divulgação científica tem por propósito
comunicativo explicar assuntos diversos e divulgar ciência à população. Como não é para especialistas na área, a
linguagem do texto deve ser clara e objetiva, evitando-se termos técnicos. Há uma questão ética muito importante nos
artigos de divulgação científica: é preciso verificar a natureza das
informações para não divulgar informações que podem comprometer o trabalho
científico. O artigo de divulgação
científica é escrito, geralmente, de forma impessoal, ou seja, o enunciador
procura manter-se distante do conteúdo abordado; isso é observado pelo uso de
verbos na 3ª pessoa. Ele é veiculado na
mídia (impressa ou digital) para popularizar a ciência.
O Artigo de divulgação científica pode apresentar a
seguinte estrutura composicional:
1)
Introdução: Ideia principal.
2) Desenvolvimento: Apresentação de provas, exemplos, comparações,
resultados de experiências, dados estatísticos, fala de especialistas no
assunto.
3)
Conclusão: Apresentação da ideia que sintetiza a discussão. É o
fechamento do texto.
Observe essas características no texto abaixo:
POR QUE SALIVAMOS DIANTE DE UMA COMIDA APETITOSA? A visão do prato e seu cheiro estimulam o
cérebro, que aciona as glândulas produtoras de saliva
Isso acontece porque o organismo já está se
preparando antecipadamente para a digestão. A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que,
por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva, secreção que tem a
função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida. Essa reação é um exemplo de reflexo condicionado,
descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) em um experimento
clássico. Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia
soar antes uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro
começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro, prova de que
havia sido criada, em seu cérebro, uma associação entre a campainha e a hora
em que o alimento era servido. O curioso é que a quantidade de salivação varia de
acordo com o estado motivacional da pessoa. “Um indivíduo faminto tende a
salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos
fome”, afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São
Paulo (USP).
(https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-salivamos-diante-de-uma-comida-apetitosa/) |
(Apenas responda as questões no seu
caderno e envie foto)
1. Após
a leitura do texto , responda:
a) Que gênero textual é esse?
____________________________________________________
b) Em que meio de comunicação esse texto é veiculado para o leitor?
____________________________________________________
c) Qual o tema tratado no texto que acabamos de ler?
______________________________________________________
d) Que explicação o texto mostra ao fato de salivarmos diante de um
alimento saboroso?
_______________________________________________________
e) A partir de que o texto pode comprovar essa explicação para o leitor?
___________________________________________________________
2. A partir da leitura do texto acima, assinale V para
verdadeiro e F para falso sobre o gênero em análise:
( ) Esse texto apresenta
uma linguagem clara, objetiva e impessoal (destituído de marcas pessoais) de
acordo com as normas da língua.
( ) Na leitura, é notório
a presença de termos técnicos da área, essenciais da linguagem científica e
ainda, verbos predominantemente no presente do indicativo.
( ) Por se tratar de um
artigo de divulgação científica, o autor tem a finalidade de apresentar determinado
tema e seu ponto de vista, e por isso recebe esse nome.
( ) O texto em análise é
um artigo de divulgação científica. Esses textos possuem uma função primordial
para o desenvolvimento da sociedade, posto que são divulgados conhecimentos
diversos baseados em experimentos, estudos de caso, dentre outros.
( ) O gênero Artigo de
divulgação científica a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou
seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo assim diversos
informações de valor indiscutível.
3. Sobre o título e o subtítulo do texto, responda:
a) Qual a possível intenção do autor de construir o título em forma de
pergunta?
______________________________________________________________
b) Qual a função do subtítulo no artigo lido acima?
______________________________________________________________
c) Que tipo de informação (juízo de valor, científica, casual, estatística)
o subtítulo apresenta ao leitor?
______________________________________________________________
d) O título deste texto pode ser considerado objetivo(previsível) ou
subjetivo(imprevisível) em relação ao tema?
_______________________________________________________________
e) Que outro título você daria a esse texto?
_______________________________________________________________
4. De acordo com o texto, salivamos diante de um alimento saboroso porque:
a) a salivação é a primeira etapa da
digestão dos alimentos.
b) a visão do prato e seu cheiro
desregulam o cérebro.
c) é uma forma de apreciação do
alimento saboroso.
d) é uma reação involuntária do
organismo humano.
e) a imagem e o cheiro do alimento
faz o cérebro ativar glândulas produtoras de saliva.
5. Sobre a linguagem utilizada no texto, é CORRETO afirmar:
a) Apresenta uma linguagem rebuscada,
marcada por palavra de difícil compreensão do leitor.
b) Apresenta uma linguagem regional,
marcada por palavra típicas de certas regiões do país.
c) É notória a presença de termos
técnicos da área da biologia.
d) Contém palavras e expressões
exageradamente da linguagem científica.
e) É possível perceber algumas
expressões populares, da linguagem coloquial como, por exemplo, “alimentava
um cão com um pedaço de carne”.
6. No fragmento:
“Um
indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do
que alguém com menos fome”, afirma a fisiologista Sara Shammah
Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP). |
As ASPAS são usadas para:
a) explicar, por meio do discurso
direto, a preocupação da autora em relação à fome no Brasil.
b) destacar, de forma indireta, a
explicação da especialista sobre o fenômeno da salivação.
c) acentuar, por meio do discurso
indireto livre, que a salivação acontece em pessoas que estão com menos fome.
d) reproduzir o discurso do outro, de
forma indireta, sobre como acontece a salivação nas pessoas a depender do grau
de fome.
e) citar o discurso alheio, de forma
direta, reproduzindo literalmente a fala da fisiologista da USP.
7. Ainda sobre a fala da fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade
de São Paulo (USP) no último parágrafo, é CORRETO afirmar:
a) Trata-se de uma informação
desnecessária, pois o texto em si já está esclarecedor.
b) Trata-se de citação de uma fonte
confiável, já que a citada é uma especialista no assunto.
c) Consiste no relato de um pequeno
fato real.
d) É um argumento que contradiz o que
vinha sendo explicado no texto.
e) Trata-se de um argumento que não
enriquece o assunto, pois não é comprovado cientificamente.
8. No trecho:
Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia
soar antes uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro
começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro [...] |
Assinale a alternativa que melhor
caracteriza a estratégia que o cientista utilizou para chegar a sua conclusão.
a) Ele
utilizou a comprovação por meio de dados estatísticos.
b) Ele
baseia-se em um caso isolado.
c) O
autor sustenta-se por meio do argumento da causa e consequência, ou seja, “toda
ação gera uma reação”.
d) Esse
fisiologista cita um exemplo como forma de sustentar sua tese.
e) O
russo Ivan Pavlov constrói sua tese a partir da experimentação e observação de
um fato ocorrido apenas uma vez.
9. Observe o trecho abaixo:
Isso acontece PORQUE o
organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão. |
A palavra em destaque pode ser
substituída sem alterar o sentido original do texto, por:
a) então
b) Sendo assim
c) Porém
d) Portanto
e) tendo em vista
10. No trecho:
ESSA REAÇÃO é um exemplo de reflexo condicionado,
descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) em um experimento
clássico. |
A expressão em destaque REFERE-SE
dentro do texto:
a) “Toda
vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma
campainha”
b) “sempre
que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar”
c) “O
curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado
motivacional da pessoa”
d) “A
visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as
glândulas produtoras de saliva”
e) Um
indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do
que alguém com menos fome”
Nenhum comentário:
Postar um comentário