Galera,
olá!!
Vamos dar continuidade aos estudos referentes às últimas
quatro aulas de Língua e Literatura exibidas pelo CMSP e a sequência 3 de
atividades da apostila Aprender Sempre,
volume 2, páginas 28 à 38. Para quem deixou de acompanhar às videoaulas ou
precisar revê-las, poderão acessá-las pelo repositório ou pelo Youtube, através
dos links sugeridos:
https://www.youtube.com/watch?v=DOvv8c2tlM8&t=533s
08/06 – Ser pássaro
https://www.youtube.com/watch?v=rTaJ0JJnxwg
10/08 – Ser poeta
https://www.youtube.com/watch?v=zHjfgY-Vv6E
15/06 – Figuras de linguagem
https://www.youtube.com/watch?v=_OtUbLhNsgQ
17/06 Emergência literária
ATENÇÃO: Lembre-se de que estamos dividindo estas atividades
para nota em duas etapas de publicação e respectiva avaliação.
1ª etapa - LINGUAGEM LITERÁRIA (já publicada)
2ª
etapa - INTREPRETAÇÃO DE POEMA (atual
publicação)
Nesta
segunda parte, vamos interpretar um poema.
Nas
vídeoaulas, pudemos acompanhar a vida e obra do poeta simbolista Cruz e Souza,
bem como ouvir a interpretação de seu poema “Ser pássaro”, em que se percebe as
características da escola literária que introduziu no Brasil, o Simbolismo.
Cruz
e Sousa |
João
da Cruz e Sousa nasceu em Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis,
Santa Catarina, no dia 24 de novembro de 1861. Filho de escravos alforriados
nasceu livre. Foi criado como filho adotivo do Marechal de Campo, Guilherme
Xavier de Sousa e Clarinda Fagundes de Sousa. Por ter nascido no dia de São
João da Cruz, recebeu o nome do santo, e o sobrenome da família que o criou. Em
1865, começou a aprender as primeiras letras com sua protetora. Com sete
anos, Cruz e Souza escreveu seus primeiros versos. Em 1869 entrou para uma
escola pública, onde se destacava. Nessa época já declamava em salões e
teatrinhos. Em 1871, com dez anos, matriculou-se no colégio Ateneu Provincial
Catarinense, onde estudou francês, latim, matemática e ciências naturais. Amante
das letras, em 1877, Cruz e Sousa dedicou-se ao magistério e começou a
publicar seus versos em jornais da província. Empenhado na campanha
abolicionista, com o amigo Virgílio Várzea, durante vários anos redige para o
jornal Tribuna Popular. Passa a sofrer perseguições por ser negro. Em
1885, Cruz e Sousa estreia na literatura com o livro de poemas em
prosa: "Tropos e Fantasias", em parceria com Virgílio Várzea, em
que já se reconhecem algumas características marcantes do Simbolismo. Nesse
mesmo ano assumiu a direção do jornal "O Moleque", cujo título se
deve à sua rebeldia contra o preconceito de cor, de que sempre foi alvo. Em 1890, o poeta vai para o Rio de Janeiro e passa a
colaborar no jornal Cidade do Rio, de José do Patrocínio, e trabalha como
arquivista na Central do Brasil. Em 1893, casa-se com Gavita Rosa Gonçalves. Conhecido como o “poeta negro”, Cruz e Sousa viveu seus
últimos anos numa luta contra a miséria e a infelicidade, quando poucos
reconheceram seu valor como poeta. Sua esposa tem crises nervosas. Dos seus
quatro filhos apenas dois sobreviveram. Vítima da tuberculose, em 1898,
muda-se para a cidade de Sítio, em Minas Gerais, à procura de alívio para o
mal, mas falece logo depois. Seu corpo foi transladado para o Rio, num vagão
de transporte de animais. |
Cruz e Sousa
(1861-1898) foi o mais importante poeta simbolista brasileiro. Com os livros: Missal (poemas em prosa) e Broquéis (versos) inaugurou
oficialmente o Simbolismo no
Brasil. Culto, inteligente
e sensível, teve sua
vida e arte prejudicadas
pelo preconceito racial. |
(https://www.ebiografia.com/cruz_e_sousa/)
Uma
escola literária classifica escritores de acordo com a época em que escrevem, o
contexto social e histórico que representam e que os influenciam, os temas, os
valores estéticos e a linguagem que têm em comum.
Por exemplo, o Simbolismo foi um movimento Literário que teve sua origem na França
em 1870. Verlaine, Mallarmé e Rimbaud formam a famosa tríade do Simbolismo
francês. No Brasil, Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens são os dois nomes
mais significativos do Simbolismo. O simbolismo apresenta uma linguagem
carregada de símbolos, em clara oposição à literatura de linguagem mais
impessoal. Suas características são:
·
Musicalidade – onde as palavras
têm um valor sonoro, fazendo uma comparação da poesia com a música.
Nestes versos de Cruz e Sousa,
podemos ver o emprego da aliteração (repetição do som da consoantes /v/) para
criar o efeito musical:
“Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”
·
Subjetividade – a valorização do
inconsciente e do subconsciente, do estado da alma, da busca do vago e do
sonho.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo Espaço da Pureza (Cruz e Sousa)
·
Espiritualidade – apresenta uma
atmosfera de delírio, o caráter ideológico do verso e o mistério são
constantes, traduzidas pelos temas da morte, desencanto pela vida, fé cristã e
transcendentalismo.
“Abandonar os lânguidos rugidos
O infinito gemido dos gemidos
Que vai no lodo a carne chafurdando.(Cruz
e Sousa)
·
Sugestão – afastando a
descrição, criam-se novas imagens, novos símbolos que acentuam a carga emotiva
das palavras, na tentativa de expressar o vago, o incorpóreo e o não concreto.
Chegado é o tempo em que, vibrando o caule virgem,
Cada flor se evapora igual a um incensório;
Sons e perfumes pulsam no ar quase incorpóreo;
Melancólica valsa e lânguida vertigem!
(Charles Baudelaire)
(https://www.ebiografia.com/cruz_e_sousa/)
adaptado
É natural que cada época tenha suas características
literárias, pois um escritor de hoje não escreverá como Camões escrevia em
1.500, no Classicismo, como José de Alencar, em 1800, no Romantismo e, assim
por diante.
Por outro lado, quando falamos no “belo” em termos de poesia,
não significa só representar a beleza, pois, também faz parte da arte, romper
com os padrões. Poderemos constatar isso no poema que será interpretado.
|
ATIVIDADE PARA NOTA – 3
Leia
o poema de outro poeta, Augusto dos Anjos (1884-1914), que vai se inserir no
pré-modernismo, já que ele escreve em uma época que vem do simbolismo e se
encaminha para o modernismo do século XX. Observe como a temática, o trato com
as palavras vai se modificando, assim como o mundo e o homem estão mudando.
|
Versos Íntimos (quimera = fantasia, ilusão, esperança
que não se alcança) Vil = desprezível |
Augusto dos
Anjos (1884-1914) foi um poeta brasileiro, considerado um dos poetas
mais críticos de sua época. Foi identificado como o mais importante poeta do
pré-modernismo, embora revele em sua poesia, raízes do simbolismo, retratando
o gosto pela morte, a angústia e o uso de metáforas. https://www.ebiografia.com/augusto_anjos/ |
https://www.youtube.com/watch?v=MQ-ETt3h7ro
Após
a leitura deste poema, podemos questionar: o que é o belo em relação à poesia?
São versos fortes e carregados de imagens e sugestões.
Para
realizar a atividade, copie as perguntas e as responda em seu caderno.
Questão
1:
“Vês!”
– O eu-lírico está falando com alguém. A quem ele se dirige? Assinale a melhor
opção.
a)
( ) ao leitor que
está a ler o poema.
b)
( ) às feras, à
pantera.
c)
( ) ao ser amado que
o abandonou.
d)
( ) pode ser que se
dirija ao leitor, mas, provavelmente, converse consigo mesmo, fazendo uma auto
reflexão.
Questão 2:
“Vês! Ninguém assistiu ao formidável/Enterro de tua última
quimera” – os versos destacados exprimem:
a)
( ) uma constatação.
b)
( ) um
questionamento.
c)
( ) uma solução.
d)
( ) uma hipótese.
(http://naslinhaseentrelinhasdostextos-cris.blogspot.com/)
Questão
3:
De
acordo com a primeira estrofe do poema,
a)
( ) o ser humano só pode contar com a
lealdade dos animais.
b)
( ) O ser humano abandona os outros em
momentos difíceis.
c)
( ) O ser humano tem amigos que o acompanham por
toda a vida.
d)
( ) O ser humano é solidário nos
momentos difíceis.
(http://naslinhaseentrelinhasdostextos-cris.blogspot.com/)
Questão
4:
“Acostuma-te à lama que te espera!” – o
tom imperativo no verso expressa:
a)
Um desejo.
b)
Um pedido.
c)
Uma ordem.
d)
Um conselho.
e)
(http://naslinhaseentrelinhasdostextos-cris.blogspot.com/)
Questão 5:
O poema cria imagens e símbolos que acentuam a carga emotiva das
palavras, na tentativa de expressar o desencanto e visão pessimista pela vida.
a-
( ) verdadeiro b- ( ) falso
Questão 6:
Percebe-se no poema, por parte do eu-lírico, um sentimento
de:
a)
( ) angústia.
b)
( ) decepção.
c)
( ) inveja.
d)
( ) culpa.
(http://naslinhaseentrelinhasdostextos-cris.blogspot.com/)
Questão 7:
Comparando o título “Versos íntimos” com o conteúdo do poema,
percebemos que o título sugere um poema subjetivo, sentimental, quando, na
realidade, temos um conteúdo agressivo, quase grotesco. Qual figura de linguagem
foi empregada?
a)
( )A sinestesia que
provoca os sentidos.
b)
( )A metonímia que
trata parte pelo todo.
c)
( )A personificação
que humaniza os versos.
d)
( )A ironia que consiste em dizer o contrário
do que se pensa.
(adaptado de armazemdetexto.blogspot.com/2018/04/poesia-versos-intimos-augusto-dos-anjos.html)
Questão 8-
“O autor aconselha a acabar em definitivo com o problema,
para precaver a aflição do amanhã, uma
decepção futura. Para isso, ele precisa escarrar na boca de quem o beija e
ferir a mão de quem o acaricia. Tudo porque acredita que, cedo ou tarde, as
pessoas o irão frustrar e ferir”. Essa afirmação sobre o poema é:
a)
( ) verdadeira b) ( ) falsa
(adaptado de armazemdetexto.blogspot.com/2018/04/poesia-versos-intimos-augusto-dos-anjos.html)
Questão 9-
O vocabulário do poema escandaliza o leitor acostumado
com o belo na poesia, incluindo expressões que, do seu ponto de vista, podem
ser consideradas “não poéticas”.
a)
Identifique expressões desse tipo na terceira e
quarta estrofes.
b)
Explique por que não poderiam ser consideradas poéticas,
no contexto da poesia tradicional dos séculos anteriores ao XX.
Questão 10-
ORIENTAÇÕES:
Não
envie apenas as respostas, mas copie as questões e as responda.
Fotografe
a atividade realizada e envie pelo classroom ou pelo e-mail de sua professora.
1.o A: lugui@prof.educacao.sp.gov.br
1.B: vitoriapaterna@prof.educacao.sp.gov.br
LEMBRETES:
Estamos encerrando o segundo bimestre, não deixem de enviar as
atividades para nota e de fazer as tarefas do CMSP.
Não deixem de responder a AAP de
Português e Matemática na Secretaria Digital de Educação!
https://sed.educacao.sp.gov.br/CAEd
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