foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


terça-feira, 4 de maio de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA - 6ºs anos A/B/C - Profª Regina

 

Olá, alunos! Como estão?
Espero que estejam todos bem!
Esta é a primeira lição do 2º bimestre.
Enviem-me, por favor, a foto da atividade realizada no caderno até 21/05/2021.

Esta atividade também está no Google Classroom.

Os códigos de acesso para as salas são: 

6º ano A: dsh2qoh

 6º ano B: uzqhs64 

6º ano C: n5ieb6b


Caprichem! Bom trabalho!

Profª Regina


ATIVIDADE 1 – 2º BIMESTRE

 

Copie no seu caderno os exercícios e responda-os . (Copie tudo o que está nesta atividade).

 

SUBSTANTIVO

 

1)      Observe bem a pintura abaixo:

 

https://www.cultseraridades.com.br/arte-naif/ 

 

2)      Imagine que você tenha passado suas férias num lugar como esse da pintura. Usando sua sensibilidade e seu poder de observação, escreva os nomes dos seres (coisas, objetos, animais, pessoas, lugares...) que você observou na pintura.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3)      As palavras que você escreveu servem para:

(    ) indicar ação

(    ) indicar uma característica

(    ) dar nomes a lugares, objetos, animais...

 

Essas palavras classificam-se como substantivos.

 

Substantivo é a palavra que dá nome às pessoas, aos animais, aos lugares, aos sentimentos, aos objetos, enfim, a todos os seres reais ou imaginários.

 


4)      Leia o texto:

 

Gravadores emplumados

(Por que os papagaios repetem o que falamos?)

 

Os _____________________ são aves que vivem em ________________ numerosos e têm uma _________________ social complexa.  A comunicação vocal tem um _______________ importante em vários aspectos dessa vida social: no reconhecimento de ______________________ da mesma espécie, na manutenção da coesão do ________________, na procura de ________________ para o acasalamento.  Como muitas vezes esses __________________ têm de se incorporar a novos grupos, a capacidade de aprender novos “dialetos” é fundamental.  Os animais mantidos em ___________________ estão privados de uma vida social normal – e por isso repetem as _______________________ de quem encontram por perto: os __________________.

            Se esses animais tivessem outro papagaio com quem interagir, ignorariam as ___________________. É importante lembrar que, além de este ______________________ social ser uma ____________________ cruel, é ilegal manter em cativeiro _________________ nativas brasileiras.

Eduardo B. Ottoni, professor do Departamento de Psicologia Experimental da USP.

O Globo. Rio de Janeiro, 14/7/2002

 

a)      Você entendeu o que leu? Por quê?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)      Agora complete o texto com os substantivos abaixo. Atenção ao sentido do texto.

pessoas – prática – isolamento – espécies – papagaios – grupos – papel – vida – parceiros – indivíduos – grupo – animais – cativeiro – vocalizações – humanos

 

 

5)      Releia o texto com os substantivos. E agora? Deu para entender? Qual é o assunto principal do texto?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6)      O que se pode concluir a respeito do emprego dos substantivos no texto? Eles são importantes para o entendimento do texto?

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Nas próximas aulas estudaremos um pouco mais sobre os substantivos, como sua classificação.

 

Mantenham sempre suas atividades em ordem!

Até a próxima!

Fiquem bem!

 

Profª Regina

 

2 comentários:

Unknown disse...

Professora a 4 tem quinze linhas mas só tem 14 respostas

Unknown disse...

Professora agente pode só colocar a resposta ou tem que por a pergunta?

Postar um comentário