foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


sexta-feira, 21 de maio de 2021

Filosofia - Prof. Rodrigo Alonso - Atividade 02 do 2º Bimestre - A Música Como Linguagem da Alma

 "É também por isto que sempre se afirmou ser a música a linguagem do sentimento e da paixão, assim como as palavras são a língua da razão; já Platão a designa 'O movimento da melodia, imitando a paixão da alma', e também Aristóteles afirma: 'Por que os ritmos e as melodias, que são apenas tons, se mostram semelhantes aos estados da alma?'

Como a essência do homem consiste em que sua vontade deseja, é satisfeito e deseja novamente, e assim indefinidamente, e como sua felicidade e bem-estar consistem apenas em que a transição do desejo à satisfação, e desta ao novo desejo, prossiga com rapidez, uma vez que a ausência da satisfação é sofrimento, e a do novo desejo, ansiedade vazia, langor, tédio; assim em conformidade, a essência da melodia é um vagar contínuo, um desvio do tom fundamental, por caminhos mil, não somente em direção aos graus harmônicos, terço e dominante, mas a todo tom, à sétima dissonante e graus ulteriores; mas sempre segue um retorno finito ao tom fundamental; em todos estes caminhos a melodia exprime o impulsionar múltiplo da vontade, porém sempre também mediante o reencontro finito de um grau harmônico, e mais ainda do tom fundamental, a satisfação."

- Arthur Schopenhauer em O Mundo Como Vontade e Como Representação


Olá, alunos.

A nossa segunda atividade deste bimestre é baseada na aula do dia 20/05 do CMSP: Filosofia - Coisa de Bater, em que o professor fala um pouco sobre música e arte.

O desafio dessa redação é produzir um discurso acerca de um tema que é melhor demonstrado: é difícil explicar a música, frequentemente sendo melhor deixá-la falar por si. Mas aqui, não faremos isso.

Nesta redação, sem esquecer de produzir um argumento estruturado, com introdução, desenvolvimento e conclusão, você irá falar sobre a música e os sentimentos que ela causa. Pode falar de modo genérico, sobre uma música que você gosta, um grupo ou artista específico.

Enviar a atividade pelo google classroom ou pelo e-mail: rodrigobraga@prof.educacao.sp.gov.br

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário