foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


sexta-feira, 7 de maio de 2021

Língua Portuguesa e Literatura 2º B, 2º C e 2ºD Prof. Vera

 

Olá, alunos, tudo bem com vocês? Espero que todos estejam bem!

Atividade de Literatura

Orientações:

  • Copiar ou colar o texto, Romantismo, no caderno de Língua Portuguesa e Literatura;
  • Faça o mapa mental usando as informações mais importantes do texto.
  • Faça à mão, no caderno ou em uma folha de sulfite. 
  • Coloque nome e série na folha!
  • Enviar as imagens para avaliação por e-mail, pelo Classroom ou entregá-las na escola em folha separada, identificando-a com nome e série/ano.
  • Entregar até dia 14 de maio.


O Romantismo

Neste bimestre, estudaremos a estética Romântica, o Romantismo com letra maiúscula. E por que com letra maiúscula? Porque é importante distinguirmos o movimento literário do sentimento, da atitude espiritual, do modo de agir e pensar caracterizado pelo sonho e pela atitude emotiva diante das coisas. Esse comportamento romântico sempre existiu e vai existir – é atemporal. É neste sentido que falamos de um filme ou de uma música romântica. É o romantismo com letra minúscula. Já o Romantismo enquanto estética, enquanto movimento literário teve início na Alemanha e na Inglaterra no final do século XVIII, passando pela França, e aos poucos se espalhou por toda Europa de onde se difundiu para a América. O Romantismo permanece no cenário literário até por volta da primeira metade do século XIX, quando apareceram as primeiras manifestações realistas.

No Brasil, o Romantismo teve início em 1836 com a publicação de “Suspiros Poéticos e Saudades”, livro de Gonçalves de Magalhães. Por ser um movimento complexo, não é possível construir uma teoria única que dê conta de todos os detalhes que envolvem a obra de cada autor. Por isso, é possível dividir tal estética em três fases ou gerações, cada qual com seus escritores e características predominantes.

Romantismo: Poesia

Cada período romântico no Brasil apresenta suas peculiaridades sobretudo, no conteúdo da produção literária. Veja abaixo as principais características da poesia romântica em cada fase:

 Primeira Geração

A primeira geração romântica é intitulada “indianista”. Isso porque nela se elege a figura do índio como herói do mito de formação da sociedade brasileira. De fato, uma das principais bandeiras dessa fase é o forte tom nacionalista, que procura refundar a identidade cultural brasileira. Essa refundação, é bom lembrar, tem total relação com o contexto histórico da época, marcado pela chegada da família real ao Brasil, em 1808, e pela independência do país, em 1822. Os principais autores dessa geração são, na prosa, José de Alencar; na poesia, Gonçalves Dias.

Algumas Características:

  • Busca da identidade Nacional (nacionalismo);
  • Índio como herói brasileiro (indianismo);
  • Exaltação da natureza;
  • Retorno ao passado.

·   

Segundo Geração

 A segunda geração romântica é marcada por um intenso sentimentalismo e uma perspectiva bastante egocêntrica acerca da vida. Em outras palavras, nas obras dessa fase, encontra-se uma exagerada valorização das experiências pessoais – até mesmo algumas consideradas imorais ou grotescas –, e a idealização de sentimentos, como o amor e a tristeza, está muito presente.

Por essa razão, é comum chamar tal geração de ultrarromântica. Álvares de Azevedo é o principal autor do grupo, que conta também com nomes como o de Casimiro de Abreu. Por ser possível perceber referências claras ao estilo de Lord Byron, escritor romântico inglês, a segunda geração romântica também é chamada de byroniana.

Algumas características

  • Presença de intenso sentimentalismo;
  • Predominância do Individualismo e egocentrismo;
  • Tematização do amor, da tristeza, morte, medo;
  • Fuga da realidade.

  • Terceira Geração

 A terceira geração romântica é conhecida como aquela que aborda temas de cunho social. Nesse sentido, a obra de Castro Alves é considerada o principal expoente dessa vertente, pois, em seus poemas, o autor denuncia a escravidão praticada no Brasil e constrói um forte discurso abolicionista.

Para além disso, é interessante lembrar que a idealização amorosa – ou seja, a presença de um sentimentalismo irrealizável – diminui significativamente nessa geração, que passa a representar o amor enquanto sentimento real, possível e, em muitos casos, já realizado. Outros nomes da fase são geração “condoreira”, “social”, ou “hugoana” (em virtude da influência do escritor francês Victor Hugo).

Algumas características

  • Poesia social e libertária;
  • Erotismo e pecado;
  • Negação do amor platônico.

·   Romantismo: Prosa

 Os romances em prosa que começaram a ser produzidos no Brasil buscaram retratar e se identificar com seu público leitor: a burguesia feminina que estava presente principalmente nos grandes centros.

Essas publicações, antes de se formatarem em livros, foram publicadas nos jornais da época, capítulo a capítulo, chamados de folhetins. O primeiro romance brasileiro é a Moreninha, de Joaquim Manuel Macedo, publicado em 1844.

É importante lembrar que diferente da poesia romântica que se divide em gerações, a prosa se divide em núcleos temáticos. São eles: romance indianista, romance urbano, histórico e regionalista. Confira a seguir suas principais características:

 

  • Indianista: o protagonista é o índio herói e o passado nacional é retratado de modo idealizado.
  • Romance social-urbano: nessas obras o cenário são as cidades e os costumes e dilemas burgueses são retratados.
  • Romance histórico: o foco desse núcleo temático é retratar o passado histórico do Brasil, podendo possuir características da prosa indianista.
  • Prosa regionalista: as paisagens, bem como os costumes e valores regionais das mais distintas regiões do Brasil, são o foco na prosa regionalista.

Os principais autores do período são:

  • Joaquim Manoel de Macedo
  • Manuel Antônio de Almeida
  • José de Alencar
  • Martins Pena (constituindo o teatro nacional)

Atividade 01 (2º Bimestre): Romantismo/Mapa Mental

Um mapa mental é um diagrama utilizado para organizar informações de maneira visual. Pode ser utilizado para estudos, para organização de tarefas ou estruturação de um planejamento. No centro de um mapa mental coloca-se o objetivo ou a ideia central, de onde partem outras informações a ela relacionadas. É possível fazer diversas ramificações a partir de cada palavra-chave.

 Veja um exemplo com outro tema:


Bons estudos! Qualquer dúvida, estou à disposição!

veraferreiras@prof.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário