7º A e 7º C – PROJETO DE VIDA - PROFª MIRLEY e PROFª REGINA
ATIVIDADE 1 – 2º BIMESTRE
Olá meus queridos, como vocês estão?
Estamos com saudades de todos!
Caso vocês não tenham assistido as vídeoaulas dos dias 03/03 e 14/04, ou queiram assisti-las novamente, cliquem nos links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=_lijGwZS6cI – 03/03
https://www.youtube.com/watch?v=5hwWRca9AhM – 14/04
Material necessário:
Caderno Diário de Práticas e Vivências / Pasta / Portfólio
Lápis ou caneta
Caderno do Aluno – Volume 1 – Página 292
TEMA: DESAFIO DOS SUPER PODERES
Objetivos da aula:
Promover autoconhecimento e desenvolvimento socioemocional a partir da atividade gamificada de avaliação formativa de competências socioemocionais.
Competências em foco:
Determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, iniciativa social, curiosidade para aprender e imaginação criativa.
Missão 1: Descobrindo Superpoderes
Autoconhecimento: Conhecimento de si próprio, levando em consideração tanto as qualidades quanto às imperfeições. Levar em conta aquilo que nos torna nós mesmos.
Exemplos de super poderes: Ser uma pessoa organizada, saber guardar segredos, tocar um instrumento, desenhar, praticar esportes e outros.
Missão 2: Nomeando competências
As competências socioemocionais estão ligadas a um conjunto de habilidades necessárias para podermos lidar melhor com as nossas emoções.
Elas são como “poderes” que irão nos ajudar em nosso dia a dia. Estão ligadas ao modo como pensamos, agimos, sentimos e decidimos. São elas que nos ajudam a enfrentar os obstáculos e a não desistirmos.
Missão 3: Identificando minhas competências
Já ouviu falar no conceito de “atenção plena”?
Quantas vezes nós nos focamos em entender o que estávamos sentindo em determinado momento? Por que aquele sentimento veio naquele momento? Quais situações nos deixam com raiva, tristes ou alegres?
Tudo isso faz parte da “atenção plena”, isto é, permite você perceber que não são os seus pensamentos. Dessa forma, você poderá desenvolver a habilidade de agir sobre seus pensamentos.
Essa forma de agir está ligada ao desenvolvimento de nosso autoconhecimento.
Missão 4: Onde estamos e para onde queremos ir
Agora é a hora da ação: se sabemos quais competências já temos mais desenvolvidas, agora é o momento de pensar em nossas fragilidades. Como podemos nos aperfeiçoar? Uma dessas formas é a criação de um plano de desenvolvimento pessoal!
Um plano de desenvolvimento pessoal é, como o próprio nome diz, um plano. Para simplificar: um passo a passo. Assim, você poderá alcançar suas metas pessoais. No seu caso, são as duas competências socioemocionais que você escolheu para serem desenvolvidas.
Vamos a atividade, responda as questões:
1º) Complete
a) Eu sou bom (a) em _____________.
b) Eu preciso aprender a ___________.
c) Eu tenho medo de ______________.
d) Eu me animo quando ___________.
e) Eu não gosto de _______________.
2º) Quais superpoderes você já tem?
3º) Relacione as competências socioemocionais abaixo às atitudes corretas.
4º) Quais competências você acredita já ter desenvolvido ao longo de sua vida?
5º) Escolha abaixo duas competências que você pretende desenvolver: Entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, iniciativa social, assertividade e imaginação criativa.
6º) Planeje, pelo menos, uma ação que você deverá praticar para conseguir desenvolver cada uma das duas competências que você escolheu.
7º) Qual atitude você irá tomar para alcançar seu objetivo?
8º) Crie seu plano pessoal.
Ao final, tirem as fotos da atividade e enviem para:
Alunos do 7ºA - Profª Mirley
👉mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br
Alunos do 7ºC - Profª Regina
👉reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br
Boas reflexões e bons estudos!
Saudades de vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário