6ºs A / B / C / D
PROFª
MIRLEY – MATEMÁTICA
ATIVIDADE 5
Referente ao período de 29/05 à 12/06/2020
Olá queridos alunos, como vocês estão? Espero que todos estejam
bem.
Estou com saudades.
Estou com saudades.
Caso vocês não tenham assistido à videoaula
no dia 18/05/2020, ou queiram assistí-la novamente, clique no link abaixo:
Aula CMSP 6º Ano – Matemática: Fluxograma: Conceitos parte I – 18/05/2020
Habilidades: (EF06MA34) Interpretar
e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos
representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as
unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).
FLUXOGRAMA
O fluxograma é um tipo de diagrama gráfico que tem como
função apresentar as etapas de um processo de forma resumida. Para construir um
fluxograma, são necessárias algumas figuras geométricas com as respectivas
funções a seguir:
Retângulo de cantos arredondados: representa os pontos
iniciais e finais. Pode conter a palavra “Início” ou “Fim” dentro da forma.
Losango: indica uma decisão a ser tomada e qual direção o fluxo do processo seguirá.
Retângulo: indica a ação ou função do processo. É um símbolo
amplamente usado em fluxogramas
Seta: indica o sentido das sequências das etapas.
Para essa atividade vamos utilizar o Caderno do Aluno –
Volume 1 – Páginas 29 e 30, e caderno para copiar e resolver os exercícios abaixo.
Exercícios:
1.1) Uma empresa que fabrica bombons guarda toda a produção
de um dia dentro de uma cesta na geladeira. Ao final de uma semana de produção,
inicia o processo para embalar os bombons em embalagens de duas unidades cada.
Para que os funcionários responsáveis pelo processo não se esqueça de nenhum
bombom, elaborou-se um esquema referente aos procedimentos em um fluxograma.
Quando a quantidade de bombons na cesta é um número par, o funcionário conclui que os bombons
estão prontos para serem embalados. Quando a quantidade na cesta é um número
ímpar, o funcionário retira um bombom da cesta e conclui que o restante está
pronto para ser embalado.
1.2) O que o funcionário deveria fazer quando o número de
bombons não era um número par?
1.3) Agora você deve fazer um fluxograma para atendimento ao
cliente na loja que irá vender os bombons.
2º) Responda:
Qual é o nome do País?
3º) Observe o fluxograma e
responda:
Quanto deverá pagar uma
pessoa que passou 3 horas no estacionamento?
4º) Qual a informação apresentada por esse fluxograma?
5º) Carlos decidiu realizar algumas compras pela Internet e adquiriu os seguintes
itens:
Tênis R$ 420,00
Camiseta R$ 39,90
Bermuda R$ 79,90
Determine
o gasto de Carlos nessa compra e preencha o fluxograma com as informações sobre
a estratégia para a resolução substituindo os números pelas informações que faltam.
Bons estudos e cuidem-se!!
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