Olá a todos. Esta atividade é baseada na aula do dia 06/05 do CMSP.
Fazer uma redação com o seguinte tema: Ciência e Senso Comum
Essa atividade está no Google Sala de Aula e eu prefiro que seja feita por lá. Caso haja dificuldade de acesso, aceito no e-mail rodrigobraga@prof.educacao.sp.gov.br
Link de convite para as turmas:
1A - https://classroom.google.com/c/Mjg0NjY5MjE1Njcw?cjc=mjeiawc
1B - https://classroom.google.com/c/Mjg1MDMwOTk0NDA5?cjc=rtdm63k
1C - https://classroom.google.com/c/MzIyMTg5NDYyODk2?cjc=zfozz6s
1D - https://classroom.google.com/c/MzIyMjExNDc0OTk3?cjc=wotingx
1E - https://classroom.google.com/c/Mjg1NjIyODY5Mjc5?cjc=4cvu3qo
É um tema bem amplo e pode ser abordado de várias maneiras, mas eu quero que vocês se atentem bastante ao fato de que é um texto argumentativo, ou seja, ele defende uma ideia com razões e argumentos. Então não simplesmente digam as coisas, justifiquem. Os melhores textos são aqueles dedicados a justificar uma única ideia central.Se atentem também à estrutura do texto. Ele se inicia com uma introdução - que é onde o tema é apresentado - então o tema é desenvolvido nos próximos parágrafos e este desenvolvimento devem levar, enfim, à conclusão.
“O mundo da percepção, isto é, o mundo que nos é revelado por nossos sentidos
e pela experiência de vida, parece-nos à primeira vista o que melhor conhecemos, já que não são necessários instrumentos nem cálculos para ter
acesso a ele e, aparentemente, basta-nos abrir os olhos e nos deixarmos viver
para nele penetrar. Contudo, isso não passa de uma falsa aparência. Eu gostaria de mostrar nessas conversas que esse mundo é em grande medida ignorado por nós enquanto permanecemos em uma postura prática ou utilitária, que foram necessários muito tempo, esforços e cultura para desnudá-lo (...).
O mundo verdadeiro não são essas cores, essas luzes, esse espetáculo sensorial que meus olhos me fornecem, o mundo são as ondas e os corpúsculos dos quais a ciência me fala e que ela encontra por trás dessas fantasias sensíveis" (Merleau-Ponty, Conversas)
Eu só queria atentar para que não escrevam o que vocês acham que eu quero ler, pensem sinceramente sobre o assunto. Eu não vou avaliar sua devoção à ciência, nem nada do tipo, eu vou avaliar apenas se o texto está bem escrito, argumentado e estruturado.
Este é um tema muito complexo e realmente gostaria de tê-lo trabalhado em sala de aula. A ciência é um conjunto de práticas de investigação do mundo por meio de métodos, mas ela não é uma voz única. Na comunidade científica existem consensos, mas também existem debates. E para tornar tudo mais complexo, nos dias de hoje existem debates legítimos e debates de charlatães que se escondem atrás da pluralidade de ideias para simplesmente desinformar.
É muito difícil saber qual é qual e no que confiar. Nessa crise de confiança e incerteza, sobretudo naquilo que deveria ser tão correto como a ciência, é comum decidir que esses cabeções não entendem mais do que eu e você e se refugiar no senso comum.
Há valor no senso comum: práticas, crenças e costumes que, embora não derivados de um método, pode-se argumentar que até então funcionam e que é preciso no mínimo cautela em arriscar a estabilidade social erigida neste senso comum. Mas se a ciência, com seu enorme esforço e trabalho dos seus profissionais, chegam à conclusões que desafiam este senso comum, aí há de se perguntar que tipo de estabilidade é esta que precisa ser preservada às custas dos fatos.
Cautela e humildade também são necessárias na ciência. Os cientistas, por sua vez, também são pessoas e é, enfim, racional criticar a razão.
Aqui parecemos então ir pra lá e pra cá em cima do muro, sem ter certeza no que acreditar e onde depositar a confiança. Por isso é necessário uma reflexão sincera e não apenas tentar adivinhar a resposta que o professor talvez queira ler.
Aguardo seus trabalhos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário