foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


sexta-feira, 7 de maio de 2021

7ºs ANOS A,B,C – PORTUGUÊS – 2 BIM – NOTÍCIA – ATIVIDADE 1 e 2 – Prof.as Izabel, Regina e Vitória

 


Olá, alunos!

 

         Já estamos no início do segundo bimestre, o tempo passa rápido, não é mesmo?

      Nesta atividade, nos aprofundaremos no estudo do gênero textual NOTÍCIA, em suas características e em sua estrutura.  

    

Você lê notícias em jornais, sites, blogs?

Ou, geralmente, acompanha notícias através do rádio e da televisão?

Ou, ainda, não tem o hábito de ler, nem de ouvir notícias?


                         

                                                                      (istockphoto,com)

         É a notícia que nos mantém informados sobre os fatos que acontecem no mundo e ao nosso redor. Mas, o que é notícia? Leia algumas características sobre este gênero textual:

 

                                            

NOTÍCIA

 

 

- Gênero textual jornalístico, com informações atuais sobre acontecimentos reais, ou seja, a notícia é um tipo textual que possui o objetivo de informar o leitor sobre determinado assunto.

 

- Está presente no cotidiano, ou seja, faz parte do dia a dia.

 

- É veiculada nos meios de comunicação, como jornais, televisão, internet, revistas, blogs, rádio e outros.

 

- Os textos possuem aspectos informativos, podendo ser, ao mesmo tempo, descritivos e narrativos (descrevem os fatos, ao mesmo tempo em que contam uma história)

 

- Esse tipo textual vai tratar dos mais diversos conteúdos, como política, acontecimentos pelo mundo, questões relacionadas à saúde e muitos outros.

 

- Apresenta as pessoas envolvidas, o tempo e o espaço dos acontecimentos de relevância imediata.

 

- Os textos são curtos e possuem data de validade, ou seja, o fato é imediato, acabado de acontecer. Um fato do passado, sem repercussão atual, não causa mais interesse ao leitor.

 

- A notícia vai buscar trazer o maior número de informações possível, respondendo às seguintes perguntas: “O quê?”, “Como?”, “Quando?”, “Onde?”, “Quem?” e “Por quê?”. 

 

- A notícia dever se IMPARCIAL, ou seja, os fatos devem ser apresentados de maneira impessoal, sem expressar a intenção ou opinião do jornal ou jornalista. 

  

 

         Sabemos que, em teoria, a notícia tem a função de ser impessoal, imparcial, sem tomar partido ou dar opiniões, mas será que isso realmente ocorre? Existe imparcialidade?

Na realidade, se lermos com atenção, muitas vezes nós podemos perceber uma tendência para destacar um determinado lado do acontecimento. Em alguns casos, o jornalista chega até a ignorar a orientação para manter a neutralidade da informação, expressando a opinião pessoal sobre o fato.

 

         Outro detalhe que devemos observar é que a notícia, via de regra, deve obedecer a determinados padrões de linguagem. Vamos observar alguns:

 

 

LINGUAGEM DA NOTÍCIA

 

- A linguagem deve ser clara e objetiva.

 

- Deve fazer uso da linguagem formal, ou seja, da norma-padrão. Entretanto, a linguagem deve ser simples, sem muito “rebuscamento” para melhor entendimento dos fatos.

 

- Uso do narrador em terceira pessoa. O autor da notícia ocupa a perspectiva de observador externo que relata aquilo que vê e ouve, evitando todo tipo de expressão pessoal e julgamento subjetivo.

 

- Uso de conteúdo sintético (claro e objetivo), ou seja, a notícia deve evitar todo o tipo de informação que não seja relevante ao fato, o texto deve ser conciso e objetivo.

 

- A linguagem, também, deve considerar para que público ela é destinada. Se for mais jovem, por exemplo, deve ter linguagem adequada para essa faixa etária. Se for para o público feminino, a linguagem e o vocabulário podem mudar.

 

 

 

 

         Você já conhece a palavra lead (lide)? Ela é muito importante na estrutura da notícia. O lide ou “cabeça” é a parte inicial do texto, que mostra ao leitor as principais informações do acontecimento. Comumente, o lide responde às perguntas: “Quem?”; “O quê?”; “Quando?”; “Onde?”; “Como?”; “Por quê?”. Como está, normalmente, no primeiro parágrafo da notícia, o leitor pode saber rapidamente de qual assunto trata e as informações principais. Se quiser saber de mais detalhes sobre o acontecimento,  continuará a leitura dos parágrafos seguintes.

         Veja no quadro, a estrutura de uma notícia.

 

 


                                                                                                     (Slideshare.com)



Observação: - Podemos usar título ou manchete.

                      - O subtítulo é opcional, pode haver ou não.

                      - Estamos trabalhando com a estrutura da notícia tradicional, ela pode ter variações.

                      - As características apresentadas pertencem, principalmente, a notícia escrita. A notícia falada pode ter alguns elementos diferentes.

 

 

Podemos conferir  essa estrutura na notícia abaixo:

 

               


 

 

 

 

MÃOS À OBRA!

AGORA É SUA VEZ!!

 

 

 

ATIVIDADE 1

Copie as questões e responda em seu caderno:

 

Ônibus atropela e mata onça parda em rodovia 


                                  (Paraná Portal)

Uma onça-parda de quase 90 quilos morreu atropelada por um ônibus na manhã de quinta-feira, 6, na rodovia PR-239, em Roncador, no centro-oeste do Paraná. De acordo com a Polícia Ambiental, o animal era um macho de aproximadamente dois anos. A espécie corre risco de extinção. O corpo foi encaminhado à Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Ainda segundo a polícia, essa espécie tem sido vista com frequência em propriedades rurais da região buscando por alimento. “É uma puma concolor ou onça-parda, como é conhecido. Ele tem uma área de domínio de mais ou menos 10 quilômetros. Então as matas são insuficientes” - explicou o sargento Elessandro Eduardo Pinha.

O motorista do ônibus, que levava trabalhadores, contou que tentou desviar do animal, mas não conseguiu evitar a batida. “O dó foi esse. A gente quase não vê esse animal porque ele é raro. A gente ouve relato de quem viu, mas aí quando vê, é desse jeito” - lamentou Paulo Cesar Almeida.

(G1-Paraná). Fonte:  Acesso em: 07 nov. 2014.)

 

1-   Qual é o título da notícia?

 

2-   Há subtítulo nesta notícia?

 

 

3-   Leia o lead (lide) com atenção e responda:

a)   O que aconteceu?

b)   Com quem aconteceu?

c)   Onde aconteceu?

d)   Quando aconteceu?

 

4-   Lendo o corpo da notícia, cite mais duas informações que foram acrescentadas ao fato principal.

 

5-   Em relação à linguagem empregada na notícia, assinale a alternativa verdadeira.

         a-   (    ) linguagem clara e objetiva.

b-   (    ) vocabulário de fácil entendimento.

c-   (    ) uso formal da linguagem.

d-   (    ) narrador em 3ª pessoa.

e-   (    ) todas são verdadeiras.

 

6-   Há depoimentos no corpo da notícia? De quem?

 

7-   Qual o motivo da onça estar fora da mata?

 

8-   Você considera o motorista responsável pela morte da onça? Explique.

 

9-   Para onde foi encaminhado o corpo da onça?

 

10-              Você considera que a notícia foi apresentada de modo imparcial? Justifique.

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 2

 

Vamos criar a notícia?

 

         Com as informações dadas, produza um texto do gênero notícia. Seu texto deve ter título e você poderá acrescentar ou não um subtítulo. Não se esqueça de que seu primeiro parágrafo deve ser o lide.

 

 

(Administradores,com)

 

Título: praça inaugurada.

            (acrescente mais alguma pequena informação ao título)


Lide:

 o quê = inauguração de Praça Fraternidade

onde?  = no Jardim do Alvorecer, cidade Estrela do Norte.

quem?  = o prefeito João Hermínio inaugura.

quando? =  domingo, dia 25 de abril

 

Corpo da notícia

por quê? = a população reclamava da falta de um espaço recreativo e de convivência segura

 como? =  as crianças, os adolescentes e idosos, principalmente, precisavam de um espaço seguro  para encontros, lazer e praticar esportes.

para quê? = praticarem exercícios físicos, frequentarem o playground, praticarem jogos, conversarem ( você pode  acrescentar outros benefícios que pode haver na praça).

Depoimentos de moradores:

- Ernesto Silva, mecânico (o que ele falou sobre a praça?)

- Maria Souza Nazaré, dois filhos (o que ela falou sobre a praça?)



Façam as atividades no caderno conforme as orientações e enviem para suas respectivas professoras, conforme os e-mails abaixo:



7º ano Areginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br

              7º ano B: lugui@prof.educacao.sp.gov.br

             7º ano C: vitoriapaterna@prof.educacao.sp.gov.br

 

                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário