Olá, alunos!
Já estamos
no início do segundo bimestre, o tempo passa rápido, não é mesmo?
Nesta atividade, nos aprofundaremos no estudo do gênero textual NOTÍCIA, em suas características e em sua estrutura.
Você
lê notícias em jornais, sites, blogs?
Ou,
geralmente, acompanha notícias através do rádio e da televisão?
Ou,
ainda, não tem o hábito de ler, nem de ouvir notícias?
É a notícia que nos mantém informados sobre os fatos que
acontecem no mundo e ao nosso redor. Mas, o que é notícia? Leia algumas
características sobre este gênero textual:
|
NOTÍCIA -
Gênero textual jornalístico, com informações atuais sobre acontecimentos
reais, ou seja, a
notícia é um tipo textual que possui o objetivo de informar o leitor sobre
determinado assunto. -
Está presente no cotidiano, ou seja, faz parte do dia a dia. -
É veiculada nos meios de comunicação, como jornais, televisão, internet,
revistas, blogs, rádio e outros. -
Os textos possuem aspectos informativos, podendo ser, ao mesmo tempo,
descritivos e narrativos (descrevem os fatos, ao mesmo tempo em que contam
uma história) -
Esse
tipo textual vai tratar dos mais diversos conteúdos, como política,
acontecimentos pelo mundo, questões relacionadas à saúde e muitos outros. -
Apresenta as pessoas envolvidas, o tempo e o espaço dos acontecimentos de
relevância imediata. -
Os textos são curtos e possuem data de validade, ou seja, o fato é imediato,
acabado de acontecer. Um fato do passado, sem repercussão atual, não causa
mais interesse ao leitor. -
A notícia vai buscar trazer o maior número de informações
possível, respondendo às seguintes perguntas: “O quê?”, “Como?”, “Quando?”, “Onde?”, “Quem?” e “Por quê?”. - A notícia dever se IMPARCIAL, ou seja, os fatos devem ser
apresentados de maneira impessoal, sem expressar
a intenção ou opinião do jornal ou jornalista. |
Sabemos que, em teoria, a notícia tem a função de ser
impessoal, imparcial, sem tomar partido ou dar opiniões, mas será que isso
realmente ocorre? Existe imparcialidade?
Na
realidade, se lermos com atenção, muitas vezes nós podemos perceber uma
tendência para destacar um determinado lado do acontecimento. Em alguns casos,
o jornalista chega até a ignorar a orientação para manter a neutralidade da
informação, expressando a opinião pessoal sobre o fato.
Outro detalhe que devemos observar é que a notícia, via de
regra, deve obedecer a determinados padrões de linguagem. Vamos observar
alguns:
|
LINGUAGEM
DA NOTÍCIA -
A linguagem deve ser clara e objetiva. -
Deve fazer uso da linguagem formal, ou seja, da norma-padrão. Entretanto, a
linguagem deve ser simples, sem muito “rebuscamento” para melhor entendimento
dos fatos. - Uso do narrador em terceira pessoa. O autor da notícia ocupa a
perspectiva de observador externo que relata aquilo que vê e ouve, evitando
todo tipo de expressão pessoal e julgamento subjetivo. -
Uso de conteúdo sintético (claro e objetivo), ou seja, a notícia deve evitar
todo o tipo de informação que não seja relevante ao fato, o texto deve ser conciso
e objetivo. -
A linguagem, também, deve considerar para que público ela é destinada. Se for
mais jovem, por exemplo, deve ter linguagem adequada para essa faixa etária. Se
for para o público feminino, a linguagem e o vocabulário podem mudar. |
Você já conhece a palavra lead (lide)? Ela é muito
importante na estrutura da notícia. O lide ou “cabeça” é a parte inicial do texto, que mostra ao leitor as
principais informações do acontecimento. Comumente, o lide responde às
perguntas: “Quem?”; “O quê?”; “Quando?”;
“Onde?”; “Como?”; “Por quê?”. Como está, normalmente, no primeiro parágrafo da notícia, o leitor
pode saber rapidamente de qual assunto trata e as informações principais. Se
quiser saber de mais detalhes sobre o acontecimento, continuará a leitura dos parágrafos seguintes.
Veja no quadro, a
estrutura de uma notícia.
(Slideshare.com)
Observação: - Podemos usar título
ou manchete.
- O
subtítulo é opcional, pode haver ou não.
- Estamos trabalhando com a
estrutura da notícia tradicional, ela pode ter variações.
- As características apresentadas
pertencem, principalmente, a notícia escrita. A notícia falada pode ter alguns
elementos diferentes.
Podemos conferir essa estrutura
na notícia abaixo:
|
|
MÃOS À OBRA!
AGORA É SUA VEZ!!
|
|
ATIVIDADE 1
Copie as questões e responda em seu
caderno:
Ônibus atropela e mata onça parda em rodovia
(Paraná Portal)
Uma
onça-parda de quase 90 quilos morreu atropelada por um ônibus na manhã de
quinta-feira, 6, na rodovia PR-239, em Roncador, no centro-oeste do Paraná. De
acordo com a Polícia Ambiental, o animal era um macho de aproximadamente dois
anos. A espécie corre risco de extinção. O corpo foi encaminhado à Faculdade
Integrado de Campo Mourão.
Ainda
segundo a polícia, essa espécie tem sido vista com frequência em propriedades
rurais da região buscando por alimento. “É uma puma concolor ou onça-parda,
como é conhecido. Ele tem uma área de domínio de mais ou menos 10 quilômetros.
Então as matas são insuficientes” - explicou o sargento Elessandro Eduardo
Pinha.
O
motorista do ônibus, que levava trabalhadores, contou que tentou desviar do
animal, mas não conseguiu evitar a batida. “O dó foi esse. A gente quase não vê
esse animal porque ele é raro. A gente ouve relato de quem viu, mas aí quando
vê, é desse jeito” - lamentou Paulo Cesar Almeida.
(G1-Paraná).
Fonte: Acesso em: 07 nov. 2014.)
1- Qual é o título da notícia?
2- Há subtítulo nesta notícia?
3- Leia o lead (lide) com atenção e responda:
a)
O que aconteceu?
b)
Com quem aconteceu?
c)
Onde aconteceu?
d)
Quando aconteceu?
4- Lendo o corpo da notícia, cite mais duas informações que foram
acrescentadas ao fato principal.
5- Em relação à linguagem empregada na notícia, assinale a alternativa verdadeira.
b-
(
) vocabulário de fácil entendimento.
c-
(
) uso formal da linguagem.
d-
(
) narrador em 3ª pessoa.
e-
(
) todas são verdadeiras.
6- Há depoimentos no corpo da notícia? De quem?
7- Qual o motivo da onça estar fora da mata?
8- Você considera o motorista responsável pela morte da onça? Explique.
9- Para onde foi encaminhado o corpo da onça?
10-
Você considera que a notícia foi
apresentada de modo imparcial? Justifique.
|
|
ATIVIDADE 2
Vamos criar a notícia?
Com
as informações dadas, produza um texto do gênero notícia. Seu texto deve ter
título e você poderá acrescentar ou não um subtítulo. Não se esqueça de que seu
primeiro parágrafo deve ser o lide.
(Administradores,com)
Título:
praça inaugurada.
(acrescente mais alguma pequena informação ao título)
Lide:
o quê =
inauguração de Praça Fraternidade
onde? = no Jardim
do Alvorecer, cidade Estrela do Norte.
quem? = o prefeito
João Hermínio inaugura.
quando? = domingo,
dia 25 de abril
Corpo
da notícia
por quê? = a população reclamava da falta de um espaço
recreativo e de convivência segura
como? = as crianças, os adolescentes e idosos,
principalmente, precisavam de um espaço seguro para encontros, lazer e praticar esportes.
para quê? = praticarem exercícios físicos, frequentarem o
playground, praticarem jogos, conversarem ( você pode acrescentar outros benefícios que pode haver
na praça).
Depoimentos de moradores:
- Ernesto Silva, mecânico (o que ele falou sobre a
praça?)
- Maria Souza Nazaré, dois filhos (o que ela falou sobre
a praça?)
Façam as atividades no caderno conforme as orientações e enviem para suas respectivas professoras, conforme os e-mails abaixo:
7º ano A: reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br
7º ano B: lugui@prof.educacao.sp.gov.br
7º ano C: vitoriapaterna@prof.educacao.sp.gov.br





Nenhum comentário:
Postar um comentário