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ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


quarta-feira, 26 de maio de 2021

PORTUGUÊS 8.os ANOS A,B,C, ATIVIDADE 1 - 2.o BIEMSTRE - CRÔNICA - Profa. Vitória

 

OLÁ, ALUNOS!!

         Neste tempo em que a realidade tornou nossos dias tão diferentes, espero que estejam firmes e tranquilos, sem perderem o entusiasmo pelos estudos. Sabemos que não é fácil manter o ritmo.

Como devemos seguir em frente e conforme anunciado, até segunda ordem, estamos em tempo de ensino híbrido, ou seja, haverá aulas alguns dias na escola de forma não obrigatória, enquanto seguimos com os estudos online, seja pelo CMSP, pelo blog, pelo classroom, não deixem de fazer as atividades!

Nesta publicação, iremos desenvolver o assunto crônica, trabalhado na vídeoaula do CMSP, em 25/05. Caso não a tenha assistido ou queira revê-la, poderá acessá-la no repositório ou pelo link do Youtube indicado abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=kNKy6cejpYM

Crônica: um profissional em tempos de pandemia

 

Vamos lá!

 

 

 

Habilidades correspondentes:

 

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero.

 

EF89LP33A – Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.

 

EF67LP37 - Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

 

EF08LP04A - Identificar aspectos linguísticos e gramaticais (ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização, estilo etc.) em funcionamento em um texto.

 

EF08LP08B - Inferir, em gêneros textuais, os efeitos de sentido proporcionados pelo sujeito ativo, passivo e reflexivo.

 

                                                   

 

CRÔNICA


(youtube.com)



         Você se lembra de ter lido crônicas? Sabe as características deste gênero textual? Provavelmente, não se lembrará de imediato, mas já leu várias em nossos livros didáticos, pois são textos mais breves e simples, muito utilizados nos estudos escolares.

         As crônicas, tradicionalmente, são publicadas em jornais e revistas, mas, hoje, podem ser lidas em sites, blogs ou em outros contextos da Internet. Nos jornais, são publicadas na seção de lazer para dar um descanso às leituras de notícias e reportagens, já que são textos leves que têm como objetivo divertir e/ou fazer refletir sobre a vida, acontecimentos ou comportamento humano.  Enfim, a crônica relata de forma artística e pessoal fatos colhidos no noticiário jornalístico e no cotidiano. (parágrafo adaptado de Slide Share)

 

 

CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA

 

- narração curta;

- descreve fatos da vida cotidiana;

- pode ter caráter humorístico, crítico, irônico ou reflexivo;

- possui personagens comuns;

- segue um tempo cronológico determinado, um tempo curto, um determinado momento do cotidiano;

- linguagem simples, informal, coloquial;

- pode fazer uso da oralidade na fala das personagens;

- apresenta os elementos da narrativa (narrador, personagens, tempo, espaço, etc).

                                           (Slide share – adaptado)

 

                        Vamos relembrar os elementos da narrativa:

 

 

ELEMENTOS QUE COMPÕEM A NARRAÇÃO

 

 

NARRADOR

1.a pessoa: narrador personagem, conta e participa da história.

 

3.a pessoa: narrador observador, apenas conta a história, sem participar dos fatos      

 

PERSONAGEM

 

Atuam na história.

 

TEMPO

Cronólogico: sequência do tempo, horas, dias, meses.

 

Psicológico: os acontecimentos vão e voltam conforme as lembranças e a memória.

 

ESPAÇO

 

Lugar onde se passa a ação.

 

ÊNREDO

 

Sucessão dos fatos que contam a história.

 

 

No vídeo abaixo, você poderá rever o que é crônica e se aprofundar um pouco mais.

https://www.youtube.com/watch?v=nJWjTP71Jto

 

        

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 1 – 2º bimestre – CRÔNICA

 

 

Leia o texto e, em seu caderno, copie e responda às questões, fotografe e envie.

 

 

 

 

MANEIRA DE AMAR

 

O jardineiro conversava com as flores, e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.

Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasião devida.

O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.

Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem.

“Você o tratava mal, agora está arrependido?” “Não”, respondeu, “estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”.

                                 (Carlos Drummond de Andrade – Aprender Sempre, 2020, vol 3 – pg 44)

         

 



 

 

 

                                                       (Aprender Sempre – 2020- vol 3)

 

 

 

 

1-   Nesta crônica, temos um texto que tem a intenção de:

a)   (     ) divertir, com humor.

b)   (     ) divertir através de texto irônico.

c)   (     ) faz um reflexão sobre um acontecimento político.

d)   (     ) é um texto que, embora fale de flores, é uma reflexão sobre o comportamento humano.

 

2-   Assinale as características que indicam tratar-se de uma crônica:

 a)   (     )  narrativa breve, de leitura rápida.

b)   (     )  linguagem simples, sem palavras complexas.

c)   (     )  linguagem rebuscada, de difícil entendimento.

d)   (     )  trata-se de um poema.

 

3-   Identifique todos os elementos da narrativa, presentes no texto lido.

 • narrador –         

• personagens –  

• tempo –            

• espaço  -

• conflito –  

• desfecho –    

 

 

4-   No texto, temos um narrador:

 a)   (      ) em 1.a pessoa, que conta e participa dos acontecimentos.

b)   (      ) em 3.a pessoa, que observa e narra os acontecimentos, sem participar dos fatos.

 

 

5-   Só para reforçar, o texto é uma narrativa que pertence ao gênero:

 a)   (       ) conto - narrativa breve escrita em prosa, sendo mais curto que o romance e a novela. Apresenta narrador, enredo, personagens, tempo e espaço e conflito, com começo, meio e fim.

b)  (       ) crônica – narração curta, de linguagem simples e leve e, geralmente, aborda assuntos do dia a dia.

c)   (       ) notícia de jornal – texto informativo sobre fato recente e de interesse público.

d)   (       ) texto de curiosidade.

 

 

6-   Ao atribuir sentidos ao texto, percebe-se que o jardineiro, em relação às flores:

a) (     ) cumpria friamente sua função de regá-las e de renovar a terra. 

b) (     ) conversava com elas como forma de disfarçar sua preguiça.

c) (      ) cumpria sua função com pouco interesse.

d) (      ) tratava-as como se fossem humanas.

                      (https://www.passeidireto.com/arquivo/71736025/)

 

 

7-   Segundo o autor, “... elas se habituaram ao diálogo”. Isso significa que:

a)   (     ) as flores não gostavam de dialogar com o jardineiro.

b)   (      ) o jardineiro não dava atenção às flores.

c)   (      ) as flores se acostumaram com o diálogo do jardineiro.

d)   (      ) as flores não queriam ouvir o diálogo do jardineiro.

                               (https://armazemdetexto.blogspot.com/2019/08/cronica)

 

 

8-   “Em vão o jardineiro tentava captar-lhes as graças...” – o autor nos revela que:

a)   (      ) o jardineiro não procurava o girassol.

b)   (      ) o girassol demonstrava sentir simpatia pelo jardineiro.

c)   (     ) apesar da indiferença, o girassol recebia de vez em quando a atenção do jardineiro.

d)   (      ) mesmo sem obter bons resultados, o jardineiro procura chamar a atenção do girassol.  

                              (https://armazemdetexto.blogspot.com/2019/08/cronica)

 

 

9-   “É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava.”

A-  Que ideia o autor quis transmitir com este trecho?

a)   (    ) Todas as flores amam da mesma maneira.

b)   (     ) O girassol demonstrou sua maneira própria de amar.

c)   (     ) as flores amam aqueles que lhes dão carinho.

d)   (     ) O girassol, de natureza orgulhosa, não amava o jardineiro.

                              (https://armazemdetexto.blogspot.com/2019/08/cronica)

 

B-  Neste trecho, temos um exemplo de:

a)   (      ) discurso direto.

b)   (      ) discurso indireto.

 

10-   Em “O jardineiro conversava com as flores...”, o verbo conversava está:

a)   (       ) no presente do indicativo para mostrar um ação atual.

b)   (       ) no pretérito mais-que-perfeito, pois é uma ação anterior ao passado.

c)   (      ) no pretérito imperfeito para indicar uma ação que se repetia durante o passado.

d)   (        ) no pretérito perfeito, o que significa que a ação do verbo aconteceu em determinado momento do passado e se encerrou.

 

 

11-    Lembrando a sequência de aulas do CMSP e as atividades da apostila Aprender Sempre, escreva um pequeno artigo de opinião, ou seja, diga qual é o seu sentimento em relação às flores e à natureza? Faça uma reflexão, colocando o seu ponto de vista em relação à natureza e ao meio ambiente. Não se esqueça de explicar suas ideias, de argumentar.

 

 

ORIENTAÇÕES:

 Mande sua atividade pelo classroom ou pelo e-mail

 

vitoriapaterna@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

 

 

TEXTO EXTRA: Leia a crônica de Luís Fernando Veríssimo, cuja característica é ter uma abordagem divertida, bem humorística. Observe a predominância de diálogos (discurso direto).

 

 

O Homem Trocado

O homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado. Ele pergunta se foi tudo bem.

– Tudo perfeito - diz a enfermeira, sorrindo.
– Eu estava com medo desta operação...
– Por quê? Não havia risco nenhum.
– Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos... E conta que os enganos começaram com seu nascimento.

Houve uma troca de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.

– E o meu nome? Outro engano.
– Seu nome não é Lírio?
– Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e... Os enganos se sucediam.

Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.

– Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de R$ 3 mil.
– O senhor não faz chamadas interurbanas?
– Eu não tenho telefone!

Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.

– Por quê?
– Ela me enganava.

Fora preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca alegria, quando ouvira o médico dizer: - O senhor está desenganado. Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.

– Se você diz que a operação foi bem...
A enfermeira parou de sorrir.
– Apendicite? - perguntou, hesitante.
– É. A operação era para tirar o apêndice.
– Não era para trocar de sexo?

 

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