OLÁ, ALUNOS!!
Neste
tempo em que a realidade tornou nossos dias tão diferentes, espero que estejam
firmes e tranquilos, sem perderem o entusiasmo pelos estudos. Sabemos que não é
fácil manter o ritmo.
Como
devemos seguir em frente e conforme anunciado, até segunda ordem, estamos em
tempo de ensino híbrido, ou seja, haverá aulas alguns dias na escola de forma
não obrigatória, enquanto seguimos com os estudos online, seja pelo CMSP, pelo
blog, pelo classroom, não deixem de fazer as atividades!
Nesta publicação, iremos desenvolver o assunto crônica, trabalhado na vídeoaula do CMSP, em 25/05.
Caso não a tenha assistido ou queira revê-la, poderá acessá-la no repositório
ou pelo link do Youtube indicado abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=kNKy6cejpYM
Crônica: um profissional em tempos de
pandemia
Vamos
lá!
Habilidades correspondentes: (EF69LP47)
Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição
próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do
tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a
caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido
decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de
enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver)
empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se
estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido
decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos
espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das
diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e
indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas
e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios
a cada gênero. EF89LP33A
– Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados. EF67LP37
- Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de
recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências
descritivas e expositivas e ordenação de eventos. EF08LP04A
- Identificar aspectos linguísticos e gramaticais (ortografia, regências e
concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação,
acentuação, hifenização, estilo etc.) em funcionamento em um texto. EF08LP08B
- Inferir, em gêneros textuais, os efeitos de sentido proporcionados pelo
sujeito ativo, passivo e reflexivo. |
CRÔNICA
Você se lembra de ter lido crônicas? Sabe as características
deste gênero textual? Provavelmente, não se lembrará de imediato, mas já leu
várias em nossos livros didáticos, pois são textos mais breves e simples, muito
utilizados nos estudos escolares.
As crônicas, tradicionalmente, são publicadas em jornais e
revistas, mas, hoje, podem ser lidas em sites, blogs ou em outros contextos da
Internet. Nos jornais, são publicadas na seção de lazer para dar um descanso às
leituras de notícias e reportagens, já que são textos leves que têm como
objetivo divertir e/ou fazer refletir sobre a vida, acontecimentos ou comportamento
humano. Enfim, a crônica relata de forma
artística e pessoal fatos colhidos no noticiário jornalístico e no cotidiano. (parágrafo
adaptado de Slide Share)
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA |
-
narração curta; |
-
descreve fatos da vida cotidiana; |
-
pode ter caráter humorístico, crítico, irônico ou reflexivo; |
-
possui personagens comuns; |
-
segue um tempo cronológico determinado, um tempo curto, um determinado
momento do cotidiano; |
-
linguagem simples, informal, coloquial; |
-
pode fazer uso da oralidade na fala das personagens; |
-
apresenta os elementos da narrativa (narrador, personagens, tempo, espaço,
etc). |
(Slide
share – adaptado)
Vamos relembrar os elementos
da narrativa:
ELEMENTOS QUE COMPÕEM A NARRAÇÃO |
|
NARRADOR |
1.a
pessoa: narrador personagem, conta e participa da história. 3.a
pessoa: narrador observador, apenas conta a história, sem participar dos fatos |
PERSONAGEM |
Atuam
na história. |
TEMPO |
Cronólogico:
sequência
do tempo, horas, dias, meses. Psicológico:
os
acontecimentos vão e voltam conforme as lembranças e a memória. |
ESPAÇO |
Lugar
onde se passa a ação. |
ÊNREDO |
Sucessão
dos fatos que contam a história. |
No
vídeo abaixo, você poderá rever o que é crônica e se aprofundar um pouco mais.
https://www.youtube.com/watch?v=nJWjTP71Jto
|
ATIVIDADE
1 – 2º bimestre – CRÔNICA
Leia
o texto e, em seu caderno, copie e responda às questões, fotografe e envie.
MANEIRA
DE AMAR O
jardineiro conversava com as flores, e elas se habituaram ao diálogo. Passava
manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um
gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem
bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza. Em
vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a
voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação
bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto,
o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na
ocasião devida. O
dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos
canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois
de assinar a carteira de trabalho. Depois
que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não
tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o
girassol, que não se conformava com a ausência do homem. “Você
o tratava mal, agora está arrependido?” “Não”, respondeu, “estou triste
porque agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia
disso, e gostava”. (Carlos
Drummond de Andrade – Aprender Sempre, 2020, vol 3 – pg 44) |
(Aprender Sempre – 2020- vol 3)
1-
Nesta crônica, temos um texto que tem a intenção de:
a)
( ) divertir, com
humor.
b)
( ) divertir
através de texto irônico.
c)
( ) faz um reflexão
sobre um acontecimento político.
d)
( ) é um texto que,
embora fale de flores, é uma reflexão sobre o comportamento humano.
2-
Assinale as características que indicam tratar-se de uma
crônica:
b)
( ) linguagem simples, sem palavras complexas.
c)
( ) linguagem rebuscada, de difícil entendimento.
d)
( ) trata-se de um poema.
3-
Identifique todos os elementos da narrativa, presentes no
texto lido.
•
personagens –
•
tempo –
•
espaço -
•
conflito –
•
desfecho –
4-
No texto, temos um narrador:
b)
( ) em 3.a pessoa,
que observa e narra os acontecimentos, sem participar dos fatos.
5-
Só para reforçar, o texto é uma narrativa que pertence ao
gênero:
b) ( ) crônica – narração curta, de linguagem
simples e leve e, geralmente, aborda assuntos do dia a dia.
c)
( ) notícia de
jornal – texto informativo sobre fato recente e de interesse público.
d)
( ) texto de
curiosidade.
6- Ao atribuir
sentidos ao texto, percebe-se que o jardineiro, em relação às flores:
a) ( ) cumpria friamente sua função de regá-las
e de renovar a terra.
b) ( ) conversava com elas como forma de
disfarçar sua preguiça.
c) ( ) cumpria sua função com pouco interesse.
d) ( ) tratava-as como se fossem humanas.
(https://www.passeidireto.com/arquivo/71736025/)
7-
Segundo o autor, “... elas se habituaram ao diálogo”. Isso
significa que:
a)
( ) as flores não
gostavam de dialogar com o jardineiro.
b)
( ) o jardineiro
não dava atenção às flores.
c)
( ) as flores se
acostumaram com o diálogo do jardineiro.
d)
( ) as flores não
queriam ouvir o diálogo do jardineiro.
(https://armazemdetexto.blogspot.com/2019/08/cronica)
8-
“Em vão o jardineiro tentava captar-lhes as graças...” – o
autor nos revela que:
a)
( ) o jardineiro
não procurava o girassol.
b)
( ) o girassol
demonstrava sentir simpatia pelo jardineiro.
c)
( ) apesar da
indiferença, o girassol recebia de vez em quando a atenção do jardineiro.
d)
( ) mesmo sem
obter bons resultados, o jardineiro procura chamar a atenção do girassol.
(https://armazemdetexto.blogspot.com/2019/08/cronica)
9-
“É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava.”
A- Que
ideia o autor quis transmitir com este trecho?
a)
( ) Todas as flores
amam da mesma maneira.
b)
( ) O girassol
demonstrou sua maneira própria de amar.
c)
( ) as flores amam
aqueles que lhes dão carinho.
d)
( ) O girassol, de
natureza orgulhosa, não amava o jardineiro.
(https://armazemdetexto.blogspot.com/2019/08/cronica)
B- Neste
trecho, temos um exemplo de:
a)
( ) discurso
direto.
b)
( ) discurso
indireto.
10-
Em “O jardineiro conversava com as flores...”, o verbo conversava
está:
a)
( ) no presente
do indicativo para mostrar um ação atual.
b)
( ) no pretérito
mais-que-perfeito, pois é uma ação anterior ao passado.
c)
( ) no pretérito
imperfeito para indicar uma ação que se repetia durante o passado.
d)
( ) no pretérito
perfeito, o que significa que a ação do verbo aconteceu em determinado momento
do passado e se encerrou.
11-
Lembrando a sequência
de aulas do CMSP e as atividades da apostila Aprender Sempre, escreva um
pequeno artigo de opinião, ou seja, diga qual é o seu sentimento em relação às
flores e à natureza? Faça uma reflexão, colocando o seu ponto de vista em
relação à natureza e ao meio ambiente. Não se esqueça de explicar suas ideias, de
argumentar.
ORIENTAÇÕES:
vitoriapaterna@prof.educacao.sp.gov.br
|
TEXTO
EXTRA: Leia a crônica de Luís Fernando Veríssimo, cuja característica é ter uma
abordagem divertida, bem humorística. Observe a predominância de diálogos
(discurso direto).
O
Homem Trocado
O homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda
está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado. Ele pergunta se foi
tudo bem.
– Tudo perfeito - diz a enfermeira, sorrindo.
– Eu estava com medo desta operação...
– Por quê? Não havia risco nenhum.
– Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos... E conta
que os enganos começaram com seu nascimento.
Houve uma troca de bebês no berçário e ele foi
criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato
de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver
com seus verdadeiros pais. Ou com sua verdadeira mãe, pois o pai abandonara a
mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.
– E o meu nome? Outro engano.
– Seu nome não é Lírio?
– Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e... Os enganos se sucediam.
Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não
fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na
universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.
– Há anos que a minha conta do telefone vem com
cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de R$ 3 mil.
– O senhor não faz chamadas interurbanas?
– Eu não tenho telefone!
Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira
com outro. Não foram felizes.
– Por quê?
– Ela me enganava.
Fora preso por engano. Várias vezes. Recebia
intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca
alegria, quando ouvira o médico dizer: - O senhor está desenganado. Mas também
fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.
– Se você diz que a operação foi bem...
A enfermeira parou de sorrir.
– Apendicite? - perguntou, hesitante.
– É. A operação era para tirar o apêndice.
– Não era para trocar de sexo?
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