Olá, alunos! Como
estão?
Espero que estejam todos bem!
Esta é a primeira lição do 2º bimestre.
Enviem-me, por favor, a foto da atividade realizada no caderno até
21/05/2021.
Esta atividade também está no Google Classroom.
Os códigos de acesso para as salas são:
6º
ano A: dsh2qoh
6º
ano C: n5ieb6b
Caprichem! Bom trabalho!
Profª Regina
ATIVIDADE
1 – 2º BIMESTRE
Copie no seu caderno os exercícios e
responda-os . (Copie tudo o que
está nesta atividade).
SUBSTANTIVO
1) Observe bem a pintura abaixo:
https://www.cultseraridades.com.br/arte-naif/
2) Imagine que você tenha passado suas férias num lugar
como esse da pintura. Usando sua sensibilidade e seu poder de observação,
escreva os nomes dos seres (coisas, objetos, animais, pessoas, lugares...) que
você observou na pintura.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) As palavras que você escreveu servem para:
( ) indicar ação
( ) indicar uma característica
( ) dar
nomes a lugares, objetos, animais...
Essas palavras classificam-se como substantivos.
Substantivo é a palavra que dá nome às pessoas,
aos animais, aos lugares, aos sentimentos, aos objetos, enfim, a todos os
seres reais ou imaginários. |
4) Leia o texto:
Gravadores
emplumados
(Por que os
papagaios repetem o que falamos?)
Os _____________________ são aves que vivem em
________________ numerosos e têm uma _________________ social complexa. A comunicação vocal tem um _______________
importante em vários aspectos dessa vida social: no reconhecimento de
______________________ da mesma espécie, na manutenção da coesão do
________________, na procura de ________________ para o acasalamento. Como muitas vezes esses __________________
têm de se incorporar a novos grupos, a capacidade de aprender novos “dialetos”
é fundamental. Os animais mantidos em
___________________ estão privados de uma vida social normal – e por isso
repetem as _______________________ de quem encontram por perto: os
__________________.
Se esses animais tivessem outro
papagaio com quem interagir, ignorariam as ___________________. É importante
lembrar que, além de este ______________________ social ser uma
____________________ cruel, é ilegal manter em cativeiro _________________
nativas brasileiras.
Eduardo B. Ottoni, professor do Departamento de
Psicologia Experimental da USP.
O Globo. Rio de Janeiro, 14/7/2002
a)
Você entendeu o
que leu? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Agora complete o
texto com os substantivos abaixo. Atenção ao sentido do texto.
pessoas – prática – isolamento –
espécies – papagaios – grupos – papel – vida – parceiros – indivíduos – grupo
– animais – cativeiro – vocalizações – humanos |
5)
Releia o texto
com os substantivos. E agora? Deu para entender? Qual é o assunto principal do
texto?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) O que se pode concluir a respeito do emprego dos
substantivos no texto? Eles são importantes para o entendimento do texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nas próximas aulas estudaremos um pouco mais sobre os
substantivos, como sua classificação.
Mantenham sempre suas atividades em ordem!
Até a próxima!
Fiquem bem!
Profª Regina
2 comentários:
Professora a 4 tem quinze linhas mas só tem 14 respostas
Professora agente pode só colocar a resposta ou tem que por a pergunta?
Postar um comentário