Oi queridos, tudo bem?
Estamos postando a primeira atividade do 2º Bimestre.
Também contaremos a participação de cada um nas aulas do CMSP que ocorrem
quinzenalmente às sextas feiras às 8:30hs (6ºAno) e às 10:00hs (7ºAno) e
a entrega das atividades do CMSP!!
ENVIAR ATÉ 20/5
Mande a Atividade pelos e-mails correspondentes a sua classe:
6º A
vitoriapaterna@prof.educacao.sp.gov.br
6º B , 6º C, 7º A e 7º B
elisanamendes@prof.educacao.sp.gov.br
7º C
cassiogiordano@prof.educacao.sp.gov.br
E-mail, mais um gênero para ensinar à garotada
Tal como as cartas e bilhetes, as mensagens trocadas via internet precisam ser exploradas em sala de aula. Além de analisar as características delas, é importante estimular os alunos a escrevê-las.
Encaminhar os estudantes a participar de atividades da vida social que têm a ver com ler e escrever é a base do bom trabalho de produção de texto. Para isso, é fundamental que eles trabalhem com biografias, artigos, poesias, receitas, notícias, contos, fábulas, cartas, bilhetes, e-mails... A mensagem eletrônica também deve ser estudada na escola porque faz parte do rol dos gêneros escritos, tal como os outros tipos de texto, de acordo com a definição do filósofo russo Mikhail Bakthin (1895-1975). Segundo ele, todo gênero envolve um tema (ou seja, um conteúdo que lhe é característico), um estilo (que é o tom do discurso) e uma forma composicional (organização e estrutura do texto). E mais: um gênero se constitui para atender a demandas de comunicação e expressão próprias de situações típicas de determinada esfera de atividades, pública ou privada. Por ser um tipo textual novo, é normal que algumas pessoas questionem se o e-mail é realmente um gênero, ainda que preencha os requisitos do conceito de Bakthin. Os alunos precisam aprender a fazer bom uso da comunicação virtual, e para isso o professor deve ensinar o e-mail da mesma forma que a carta e o bilhete, por exemplo.
Etiquetas e boas maneiras no uso do e-mail
Nos dias de hoje o correio eletrônico é uma das ferramentas mais utilizadas como meio de comunicação entre empresas e até mesmo no nosso dia a dia e nos nossos circuitos mais informais. No entanto, se para estes últimos o grau de informalidade nos permite ter qualquer conversa, dar erros quando escrevemos ou fazer abreviaturas hieroglíficas que só os mais perspicazes percebem ao mesmo tempo que incluímos uns "smiles" aqui e ali, outros níveis de relacionamento não permitem tamanho à vontade e obrigam mesmo a algumas regras de conduta e de boa educação. Acima de tudo, há que saber distinguir entre trabalho e vida pessoal. Nunca ouviu dizer "Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque"? No que diz respeito à sua vida pessoal e aos seus amigos íntimos você pode escrever tudo o que quiser, da maneira que for melhor; pode mandar "e-mails" picantes, contar anedotas ou encher a "caixa" com vídeos enormes. Não pode é fazer o mesmo quando se tratar de trabalho e de assuntos com uma certa responsabilidade. Não se esqueça nunca de que: E vai ficar seriamente afetada se você cometer o erro de não respeitar as mais elementares regras de conduta para o bom uso do seu correio eletrônico. Por exemplo: Letras maiúsculas - nunca se deve escrever com letras maiúsculas, exceto no que é obrigatório, porque vai ser interpretado como sinal de quem GRITA com a pessoa para quem envia o e-mail. Se cumprir estas pequenas regras, vai ver como a sua vida vai ficar muito mais simplificada e escrever um e-mail vai deixar de ser um bicho de sete cabeças. |
A palavra e-mail constitui a redução de eletronic mail, cuja significância é correio eletrônico, sua estrutura pauta-se pela seguinte forma: nome@provedor.com.br
O nome representa o usuário; @ é o símbolo que passa ao computador a mensagem de que o conjunto de informações é de um endereço de e-mail; o provedor é a empresa que viabiliza o acesso à Internet de forma gratuita ou mediante o pagamento de uma taxa. O termo “com” tem o sentido de comercial e “br” de Brasil.
O e-mail pode ser usado para convidar, notificar, solicitar, comprar, denunciar, relatar e noticiar, entre uma infinidade de possibilidades.
ATIVIDADE
Com base no texto acima , ESCREVA um email com o Tema:
" O que eu aprendi na pandemia".
Envie para o seu PROFESSOR, seguindo as normas de escrita desse gênero
textual, conforme as instruções abaixo:
- uso do email institucional (escolar é diferente de pessoal)
- assunto no corpo da mensagem
- saudação ao professor
- quem é você (seu nome, nº, série) e o assunto bem explicado e com ortografia correta
- despedida
- anexo com foto ou imagem
OBS: Não se esqueça de anexar a foto antes de enviar!!
Bom estudo!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário