Olá, alunos!
Como estão?
Espero que bem!
Estou enviando esta atividade sobre Substantivo para vocês realizarem no caderno.
Após realizarem, por favor, tirem uma foto e enviem para um dos meus e.mails: reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br ou profreginaaguirre@gmail.com
Estamos no segundo bimestre já e cada atividade valerá um conceito, uma nota.
Estou postando as atividades no Google Classroom também. Se você tem o acesso, poderá visualizar por lá.
Os códigos de acesso para o Classroom são:
6º ano A: dqjw57y
6º ano B: 6nljin5
6º ano C: bxpw3on
6º ano D: acrbykg
Só mais um recado: Quem ainda não enviou o gabarito da AAP, por favor encaminhe foto para um dos e.mails acima, ok?
Vamos lá?
Bom trabalho a todos!
SUBSTANTIVO
1)
Observe bem a
pintura abaixo:
Copie no seu caderno os exercícios e
responda-os . (Copie tudo o que
está nesta atividade).
2) Imagine que você tenha passado suas férias num lugar
como esse. Usando sua sensibilidade e seu poder de observação, escreva os nomes
dos seres (coisas, objetos, animais, pessoas, lugares...) que você observou na
pintura.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) As palavras que você escreveu servem para:
( ) indicar ação
( ) indicar uma característica
( ) dar nomes a lugares, objetos, animais...
Essas palavras classificam-se como substantivos.
Substantivo é a palavra que dá nome às pessoas,
aos animais, aos lugares, aos sentimentos, aos objetos, enfim, a todos os
seres reais ou imaginários.
|
4) Leia o texto:
Gravadores
emplumados
(Por que os
papagaios repetem o que falamos?)
Os _____________________ são aves que vivem em
________________ numerosos e têm uma _________________ social complexa. A comunicação vocal tem um _______________
importante em vários aspectos dessa vida social: no reconhecimento de
______________________ da mesma espécie, na manutenção da coesão do
________________, na procura de ________________ para o acasalamento. Como muitas vezes esses __________________
têm de se incorporar a novos grupos, a capacidade de aprender novos “dialetos”
é fundamental. Os animais mantidos em
___________________ estão privados de uma vida social normal – e por isso
repetem as _______________________ de quem encontram por perto: os
__________________.
Se esses animais tivessem outro
papagaio com quem interagir, ignorariam as ___________________. É importante
lembrar que, além de este ______________________ social ser uma
____________________ cruel, é ilegal manter em cativeiro _________________
nativas brasileiras.
Eduardo B. Ottoni, professor do Departamento de
Psicologia Experimental da USP.
O Globo. Rio de Janeiro, 14/7/2002
a)
Você entendeu o
que leu? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Agora complete o
texto com os substantivos abaixo. Atenção ao sentido do texto.
pessoas – prática – isolamento –
espécies – papagaios – grupos – papel – vida – parceiros – indivíduos – grupo
– animais – cativeiro – vocalizações – humanos
|
5)
Releia o texto
com os substantivos. E agora? Deu para entender? Qual é o assunto principal do
texto?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) O que se pode concluir a respeito do emprego dos
substantivos no texto? Eles são importantes para o entendimento do texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nas próximas aulas estudaremos um pouco mais sobre os
substantivos, como sua classificação.
Mantenham sempre suas atividades em ordem!
Até a próxima!
Fiquem bem!
Profª Regina
Nenhum comentário:
Postar um comentário