foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


sexta-feira, 26 de junho de 2020

7ºA e 7ºC MATÉMATICA - PROF ª ELISANA ATIVIDADE 6 e PROFº RICARDO 2º BIMESTRE

INSTRUÇÕES 7A


Olá meus queridos alunos, espero que estejam bem. Esta é a terceira atividade do 2º Bimestre. 
Muitos alunos ainda não me enviaram a atividade 4 e 5 e as demais atividades 1, 2 e 3 relativas ao 1º Bimestre.


                Enviar a Atividade  para o email abaixo
                                ⇓⇓

                       elisanamendes20@gmail.com    

 Em caso de dúvidas, encaminhem os questionamentos por email.
                                                      
  Instruções:

a-    Todos os exercícios deverão ser resolvidos numa folha de caderno, seguindo o modelo de identificação abaixo. Você poderá imprimir as questões ou copiá-las com caneta azul ou preta. A resolução deverá ser feita à lápis e estar de forma legível.
b-    Colocar a identificação na folha: 

  NOME: __________________________Nº __________ Série: ______
  DATA:____/____/2020                                         PROFª ELISANA
  ATIVIDADE Nº ____ DE MATEMÁTICA – NÃO PRESENCIAL


INSTRUÇÕES 7B


                                  Enviar a Atividade  para o email abaixo
                                ⇓⇓

                                  rreche@prof.educacao.sp.gov.br

                     


Atividades para a semana de 26 a 03 de julho


ATIVIDADE 6


NÙMEROS INTEIROS NEGATIVOS




-Objetivos : Introduzir o conceito de números inteiros negativos;Identificar e compreender o uso dos números negativos em situações do cotidiano; Solucionar situações-problema que envolvam números negativos, utilizando- se de diferentes estratégias de resolução

Abaixo,  segue um vídeo do Centro de Mídias de SP desse conteúdo.

Assistam:   
Leiam o texto com atenção: 
Os números inteiros positivos foram os primeiros números trabalhados pela humanidade e eram utilizados para contagem.
conjunto dos números inteiros não negativos recebe o nome de conjunto dos números naturais, sendo ele:
={0,1,2,3,4,5,6…}
O conjunto dos números inteiros contempla também os inteiros negativos:
={…,-8,-7,-6,-5,-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,5,6,7,8…}

Para entender melhor os números negativos podemos observar uma linha ou reta numéricaPara cada número positivo há um número negativo.Você deve ter percebido que, à medida que a linha numérica aumenta, os números negativos também parecem ser maiores, mas, na realidade, eles são menores.





Os números inteiros estão presentes até hoje em diversas situações do cotidiano da humanidade, como para medir temperaturas, contar dinheiro, marcar as horas etc. Sua importância é indiscutível.

Existem situações em nossas vidas diárias que usamos números menores que zero. Por exemplo, você sabia que as temperaturas médias no Monte Everest variam de -20 ℃ e -30 ℃ ? Isso é muito frio!



Com a temperatura também funciona assim, por exemplo, imagine que em um dia de inverno, em Santiago do Chile, eles estejam a -8 ℃ e na Patagônia, a -15 ℃. Podemos perceber que na Patagônia está mais frio que em Santiago do Chile, porque -15 ℃ é menor que -8 ℃.



Os números negativos  também podem ser considerados o oposto dos números positivos. Assim, o oposto de 5 é -5.




EXPLORANDO A IDEIA DE NÚMERO POSITIVO E NEGATIVO


Acompanhe alguns exemplos de situações do cotidiano nas quais usamos números positivos, números negativos e o zero.


TEMPERATURA

A medida de temperatura padrão usada no Brasil é o grau Celsius (ºC).
As medidas de temperatura maiores do que 0º C são positivas. Podemos dizer que temperaturas como + 3ºC, + 1ºC são “mais quentes” do que 0º C.
As medidas de temperatura menores do que 0º C são negativas. Podemos dizer que temperaturas como - 4ºC, -2ºC são “mais frias” do que 0º C.


ALTITUDE


Os números inteiros também são usados para indicar medidas de altitude. Essa é a grandeza que indica a medida vertical entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar.
Medidas de altitude acima do nível do mar são indicadas por números positivos e medidas de altitude abaixo do nível do mar são indicadas por números negativos. para o nível do mar, usamos o 0 (zero).
Por exemplo, o ponto mais alto da superfície terrestre é o monte Everest, na fronteira entre a China e o Nepal, com medida de altitude de aproximadamente 8848 metros acima do nível do mar ( + 8848 m), e o ponto mais baixo é a fossa das Marianas, localizada no oceano Pacífico, a leste da Filipinas, cuja medida de altitude é de aproximadamente 11034 metros abaixo do nível do mar. (11034 m).


MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS

Esta situação talvez é a que seja mais evidente o uso das operações com números inteiros.
José está com saldo negativo de R$ 35,00, isto é ele deve R$ 35,00 ao banco.



CRIANDO PROBLEMAS DE MATEMÁTICA


Uma das principais funções da Matemática é resolver problemas. Podemos elaborar um problema a partir de um conjunto de dados e informações, de situações que ocorrem no nosso cotidiano ou de operações matemáticas.Quando elaboramos um problema, é importante que ele apresente algo a ser solucionado e que seja possível encontrar esta solução a partir da leitura do enunciado deste problema.
Também faz parte do processo, identificar o que é relevante para a resolução daquela situação, considerar as relações entre os dados do enunciado, as relações entre esses e a pergunta e o modo de respondê-la (operações e estratégias a adotar).



Exercícios

ELABORE UM PROBLEMA ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS PARA CADA SITUAÇÃO APRESENTADA (TEMPERATURA, ALTITUDE, e MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS). FAÇA ESTA ATIVIDADE NO SEU CADERNO.

NÃO ESQUEÇA DE FAZER A RESOLUÇÃO!






Nenhum comentário:

Postar um comentário