P.V.
9ºs. A,B,C,D – 2º BIMESTRE – PROF.as KAREN E VITÓRIA
ÁRVORE
GENEALÓGICA
2ª atividade – 2º Bimestre
Período
de 22/06 a 26/06
Olá, como estão?
Esta é a primeira lição do caderno do aluno,
volume 2, que corresponde ao segundo bimestre e se inicia na página 68, cujo
assunto é ÁRVORE
GENEALÓGICA.
Sugestão
de link:
ÁRVORE GENEALÓGICA
Material necessário:
- Caderno do
aluno, 2º Bimestre – parte Projeto de Vida.
- Diário de
práticas e vivências ou portfolio.
- Caneta,
lápis de cor.
- folha de
sulfite, caso não use o caderno de desenho.
Por favor, se possível, faça esta
atividade na folha sulfite.
(caso não use o caderno de desenho)
No início da apresentação, há uma retomada do que foi
visto no primeiro bimestre. Você se lembra dos assuntos tratados?
- Eu e meu propósito de vida.
- Autoconhecimento.
- Pontos fortes e minhas fragilidades.
- Gestão dos meus projetos
Mas,
vamos compreender a origem da palavra GENEALÓGICA?
GENEALOGIA
GENESE - origem
(desenvolvimento da vida)
+
LOGIA – estudo
Portanto, a genealogia estuda a origem de nossas vidas.
|
A
árvore genealógica tradicional tem a função de mostrar quem são nossos
antepassados, ou seja, é uma árvore que mostra o histórico dos ancestrais de
uma pessoa ou família, desenvolvendo-se numa linha de tempo que une o presente
e o passado.
Antigamente,
era muito importante saber quem eram seus antepassados, principalmente, para os
nobres que, através da sua árvore genealógica, podiam confirmar a “importância”
de sua linhagem.
No
mundo atual, entretanto, a noção de família sofreu alterações, ganhou novos significados e nem todos sabemos
quem foram nossos bisavós, tataravós. Além disso, os modelos de família são muito diversificados e a figura dos responsáveis vem sofrendo transformações. Assistindo a aula, você poderá ver o
exemplo da própria Professora Luanda que não corresponde à ideia de família
tradicional.
Para
a nossa atividade, vamos entender ÁRVORE
GENEALÓGICA como “representação das pessoas que tiveram participação
na existência de uma pessoa ou família, ou seja, um histórico que levanta as
conexões estabelecidas entre as pessoas”.
Veja
alguns modelos de árvore genealógica:
(Pinterest)
(Pinterest)
Os
modelos apresentados mostram a composição de famílias tradicionais, mas sabemos
que, hoje, esse modelo pode ser bem diferente. Além disso, não só a família,
mas vizinhos e amigos podem desempenhar papel importante em nossa vivência.
Como seria a sua árvore genealógica?
Na
vídeo aula, há uma visão bastante interessante e reflexiva sobre o assunto,
você irá gostar! Quem são as pessoas importantes para nós? Quem participa de
nosso desenvolvimento?
Por
isso, a proposta para esta semana é que você faça uma árvore genealógica um
pouco diferente.
Atividade1 –
Faça
a sua árvore genealógica.
Lembre-se
de que você deve colocar as pessoas com as quais convive.
Ao
longo da semana, anote em sua árvore genealógica a trajetória de estudos de
cada pessoa registrada.
Atividade 2 –
Responda:
1) Quais
pessoas colocadas na sua árvore concluíram o Ensino Médio?
2) Até
que série eles cursaram?
3) Como
os estudos influenciaram a vida dessas pessoas em relação ao trabalho e
profissão?
Atividade
3 –
Agora, reflita:
1) Todos
os brasileiros com idade para cursar o Ensino Médio estão matriculados na
escola?
2) Qual
é o impacto do Ensino Médio na carreira profissional das pessoas?
Ao
final, tire uma foto de sua atividade e envie para:
Professora
Vitória: alunos do 9º s anos A/B/C
-
google classroom
-
msg Facebook – Vitória Paterna
Professora
Karen: alunos do 9.o ano D
Boas
reflexões e bons estudos!
Fique
em casa pelo bem de sua saúde e pelo bem da saúde de todos.
Saudades
de vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário