foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


quarta-feira, 24 de junho de 2020

3º ANOS BIOLOGIA - PROF ª ELISANA - ATIVIDADE 5 2º BIMESTRE

Olá meus queridos alunos, espero que estejam bem. Esta é a terceira atividade do 2ºBimestre.

Leiam com atenção as instruções da pesquisa e assistam ao vídeo.

Enviem a atividade para o email abaixo:


                       elisanamendes20@gmail.com  

Em caso de dúvidas, encaminhem os questionamentos por email.

                                                      
Atividades para a semana de 24 a 03 de julho

ATIVIDADE 5  

Esta atividade é individual. Você poderá imprimir ou copiar e responder os exercícios.  ( pode copiar a questão e colocar a resposta correta, escrevendo-a)


TÍTULO:    EXERCÍCIOS  DE  TAXONOMIA

-Objetivo : A partir da pesquisa realizada, resolver os exercícios sobre a classificação dos seres vivos, regras de nomenclatura e conceito de espécie. 

Segue um vídeo bem interessante sobre esse assunto. 




1)
  Leptodactylus labyrinthicus é o nome aparentemente complicado para um anfíbio que ocorre em brejos do estado de São Paulo. Justifique o uso do nome científico em vez de identificar o anfíbio como “rã pimenta”, como fazem os  pescadores. 




2) Qual foi a importância do sistema de classificação proposto por Lineu no início do séculoXVIII?”



3) O cão doméstico ('Canis familiaris'), o lobo ('Canis lupus') e o coiote ('Canis latrans') pertencem a uma mesma categoria taxonômica. Esses animais fazem parte de um(a) mesmo(a) : 

a) gênero
b) espécie
c) subespécie
d) raça


4) Ao andar por uma área de Cerrado, um rapaz avistou algumas árvores típicas da região. Dentre elas, o Pequi (Caryocar brasiliense), árvore muito conhecida em virtude da utilização do seu fruto na culinária; uma linda palmeira chamada de Buriti (Mauritia flexuosa) e um florido Ipê roxo (Handroanthus impetiginosus).
A respeito dessas três espécies, é possível concluir que:

a) Essas árvores possuem o mesmo gênero.
b) Essas árvores são da mesma espécie.
c) Essas árvores apresentam o mesmo epíteto específico.
d) Essas árvores não pertencem ao mesmo gênero e, consequentemente, à mesma espécie.
e) Essas árvores não pertencem ao mesmo reino.

5) O homem e o gorila pertencem à mesma ordem. São primatas. Pertencem também, obrigatoriamente: 

a) à mesma espécie;
b) ao mesmo gênero;
c) à mesma espécie e ao mesmo gênero;
d) ao mesmo: reino, filo e classe;
e) ao mesmo reino e à mesma espécie.

6)  Observe o esquema abaixo e responda: 



a)  Os animais abaixo, pertencem às mesmas categorias taxonômicas até_________________.

b) Felidae, Canidae e Ursidae, correspondem à categoria taxonômica conhecida como__________________.

c) Quais são os gêneros mostrados no esquema?


d) Quantas espécies existem no esquema? 



7) Os nomes científicos são extremamente importantes para a ciência, uma vez que permitem a identificação de um organismo independentemente da língua utilizada em um país. Isso é possível porque os nomes científicos: 

a) sempre são escritos em grego ou em palavras derivadas dessa língua.
b) sempre são escritos em português.
c) sempre são escritos em inglês, a língua mais falada no mundo.
d) são escritos em uma língua criada pela coordenação do Código Internacional de Nomenclatura Biológica.
e) sempre são escritos em latim ou os termos são latinizados.

8) Têm maior grau de semelhança entre si dois organismos que estão colocados dentro de uma das seguintes categorias taxonômicas: 

a) classe
b) divisão
c. família
d) gênero
e) ordem

9) Após Lineu, outros sistemas de classificação surgiram, porém o edifício lineano continua de pé. Pesquise e comente sobre outro sistema de classificação dos seres vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário