Olá meus queridos alunos, espero que estejam bem. Esta é a terceira atividade do 2ºBimestre.
Leiam com atenção as instruções da pesquisa e assistam ao vídeo.
Enviem a atividade para o email abaixo:
elisanamendes20@gmail.com
Em caso de dúvidas, encaminhem os questionamentos por email.
Atividades para a semana de 24 a 03 de julho
ATIVIDADE 5
Esta atividade é individual. Você poderá imprimir ou copiar e responder os exercícios. ( pode copiar a questão e colocar a resposta correta, escrevendo-a)
TÍTULO: EXERCÍCIOS DE TAXONOMIA
-Objetivo : A partir da pesquisa realizada, resolver os exercícios sobre a classificação dos seres vivos, regras de nomenclatura e conceito de espécie.
Segue um vídeo bem interessante sobre esse assunto.
1) Leptodactylus labyrinthicus é o nome aparentemente complicado para um anfíbio que ocorre em brejos do estado de São Paulo. Justifique o uso do nome científico em vez de identificar o anfíbio como “rã pimenta”, como fazem os pescadores.
Segue um vídeo bem interessante sobre esse assunto.
1) Leptodactylus labyrinthicus é o nome aparentemente complicado para um anfíbio que ocorre em brejos do estado de São Paulo. Justifique o uso do nome científico em vez de identificar o anfíbio como “rã pimenta”, como fazem os pescadores.
2) Qual foi a
importância do sistema de classificação proposto por Lineu no início do séculoXVIII?”
3) O cão doméstico ('Canis
familiaris'), o lobo ('Canis lupus')
e o coiote ('Canis latrans')
pertencem a uma mesma categoria taxonômica. Esses animais fazem parte de um(a)
mesmo(a) :
a) gênero
b) espécie
c) subespécie
d) raça
4) Ao andar por uma área de Cerrado, um
rapaz avistou algumas árvores típicas da região. Dentre elas, o Pequi (Caryocar brasiliense), árvore muito conhecida em
virtude da utilização do seu fruto na culinária; uma linda palmeira chamada de
Buriti (Mauritia flexuosa) e um florido Ipê roxo (Handroanthus impetiginosus).
A respeito dessas três espécies, é
possível concluir que:
a) Essas árvores possuem o mesmo gênero.
b) Essas árvores são da mesma espécie.
c) Essas árvores apresentam o mesmo
epíteto específico.
d) Essas árvores não pertencem ao mesmo
gênero e, consequentemente, à mesma espécie.
e) Essas árvores não pertencem ao mesmo
reino.
5) O homem e o gorila pertencem à mesma
ordem. São primatas. Pertencem também, obrigatoriamente:
a) à mesma espécie;
b) ao mesmo gênero;
c) à mesma espécie e ao mesmo gênero;
d) ao mesmo: reino, filo e classe;
e) ao mesmo reino e à mesma espécie.
b) ao mesmo gênero;
c) à mesma espécie e ao mesmo gênero;
d) ao mesmo: reino, filo e classe;
e) ao mesmo reino e à mesma espécie.
6) Observe o esquema abaixo e responda:
a) Os animais abaixo, pertencem às mesmas
categorias taxonômicas até_________________.
b)
Felidae, Canidae e Ursidae, correspondem à categoria taxonômica conhecida
como__________________.
c)
Quais são os gêneros mostrados no esquema?
d) Quantas
espécies existem no esquema?
7)
Os nomes
científicos são extremamente importantes para a ciência, uma vez que permitem a
identificação de um organismo independentemente da língua utilizada em um país.
Isso é possível porque os nomes científicos:
a) sempre
são escritos em grego ou em palavras derivadas dessa língua.
b) sempre
são escritos em português.
c) sempre
são escritos em inglês, a língua mais falada no mundo.
d) são
escritos em uma língua criada pela coordenação do Código Internacional de
Nomenclatura Biológica.
e) sempre
são escritos em latim ou os termos são latinizados.
8)
Têm maior grau de
semelhança entre si dois organismos que estão colocados dentro de uma das
seguintes categorias taxonômicas:
a) classe
b) divisão
c. família
d) gênero
e) ordem
9) Após Lineu, outros sistemas de classificação surgiram, porém o edifício lineano continua de pé. Pesquise e comente sobre outro sistema de classificação dos seres vivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário