foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


segunda-feira, 29 de junho de 2020

Jenifer - Educação Física - Capacidades Físicas - 2 bimestre – 7 ano

7A, 7B, 7C

SOMENTE PARA LEITURA E CONHECIMENTO

Capacidades Físicas: As capacidades físicas são qualidades próprias de cada indivíduo, correspondente à parte física corporal do movimento. Estas capacidades podem ser aprimoradas com atividades físicas específicas que favoreçam o desenvolvimento motor. Relacionadas ao Futebol.

1.            Força: É a capacidade de produzir tensão muscular. Exemplo: carregar halteres, pesos, musculação, carregar caixas, carregar cadernos na mochila. Futebol: chutar a bola, arremesso do goleiro, arremesso lateral.

2.            Flexibilidade: É a capacidade de amplitude das articulações. Alongamentos, ballet, ginástica artística, pegar algo em um local alto e distante, movimentações amplas. Futebol: movimentos amplos para cabecear, o goleiro em uma defesa com amplitude.

3.            Agilidade: É a capacidade de realizar mudanças rápidas de direção, com grande velocidade. Exemplo: corrida em zig zag, pega pega, corrida com circuito de obstáculos. Futebol: Correr desviando dos adversários, famoso drible.

4.            Velocidade: consiste na capacidade de execução de determinada atividade com alta intensidade e em curto espaço de tempo. Exemplo: Corridas curtas, desafios de corrida com os colegas para ver quem chega mais rápido ao local marcado, estafetas, corrida do saco, corrida passando o bastão, etc. Futebol: Conseguir a posse de bola, correr e organizar uma jogada rapidamente, se adiantar para a meta na tentativa do gol, correr e atravessar o campo no menor tempo possível.

5.            Equilíbrio: É a capacidade física obtida em virtude de uma combinação de ações musculares, com o propósito de assumir e sustentar o corpo, posicionado sobre uma base contra a ação de forças externas, de maneira estática ou com movimento. Exemplo, caminhar por uma superfície de pequena amplitude; andar na fita do slackline, skate, bicicleta, aviãozinho da ginástica artística, etc. Futebol: equilibrar-se após a subida para cabecear a bola, ao retornar de saltar de um carrinho do adversário.

6.            Coordenação motora: é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente, prática e econômica. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes. Podemos perceber uma boa coordenação motora verificando a agilidade, velocidade e a energia que se demonstra. Ex.: andar, correr, pular, rastejar, escrever, rolar, etc. Futebol: correr com a bola alternando os pés de domínio, correr com a bola e desviar a marcação, correr com a bola olhando para frente organizando a jogada.

7.            Resistência: É a capacidade de suportar e recuperar-se da fadiga, ou seja, a capacidade de manter o esforço físico em um maior espaço de tempo. Exemplo: corridas longas (corrida são silvestre), maratonas, triatlo, partida completa de futebol, ciclismo de longa distância, etc. Futebol: jogar os 90 minutos de jogo.

No caso de dúvidas, estou à disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário