foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


segunda-feira, 29 de junho de 2020

1º ANO A, B,C,D, Introdução à filosofia da ciência parte-2, Prof. Telma Maria

Bom dia alunos (as)

O texto abaixo complementa  a atividade  do dia 22.
Anotem nos cadernos os principais tópicos do texto e escrevam uma redação de no mínimo 10 linhas conforme o item reflexão.

Qualquer dúvida estou à disposição no email telmaduarte@prof.educacao.sp.gov.br.



INTRODUÇÃO À FILOSOFIA A CIÊNCIA - PARTE 2

POR UMA VISÃO CRÍTICA DA CIÊNCIA

1- David Hume e o conceito não crítico da ciência quando se usa a indução
 Segundo o filósofo escocês David Hume( 1711-1776), as ideias nascem da experiência e a mente  se constitui de percepções que se dividem em : impressões que são as percepções mais vivas (experiência) como ouvir, ver, tocar… e as ideias que são recordações, percepções mais fracas (lembrar o gosto do chocolate ou lembrar de uma dor. Suas obras abordam os seguintes temas fundamentais: a) não é possível nenhuma teoria geral da realidade: o homem não pode criar ideias, pois está inteiramente submetido aos sentidos: todos os nossos conhecimentos vêm dos sentidos; b) a ciência só consegue atingir certezas morais: suas verdades são de ordem da probabilidade; c) não há causalidade objetiva, pois nem sempre as mesmas causas produzem os mesmos efeitos; d) convém que substituamos toda certeza pela probabilidade. Trata-se de um ceticismo teórico, não válido na vida  prática.

2- Karl Popper (1902-1994) - O falsificacionismo
Para Karl Popper, o valor de um conhecimento científico não vem da observação  de experiências, mas da possibilidade da teoria ser contrariada ou  falseada. Com a ideia de que toda teoria precede a experiência, os falsificacionistas admitem que toda explicação científica é hipotética; no entanto é o melhor que temos. Quanto mais uma teoria for falseada melhor ela seria pois o cientista tentará melhorá-la ou a abandonará. O fundamental é que tenhamos em mente o seu limite.
São critérios para uma boa teoria: a) tem que ser clara e precisa, quanto mais específica melhor; b) deve permitir falsificabilidade, quanto mais melhor; c) deve ser ousada, para conseguir progredir em busca de um conhecimento mais aprofundado sobre a realidade.

3-Thomas Khun (1922-1996) - O progresso  da ciência
Segundo Thomas Khun a ciência é uma atividade racional e humana e é influenciada por problemas de natureza variada como emocionais, políticos, linguísticos, sociais e religiosos motivo pelo qual se propôs a pensar a ciência com base nelas e propôs uma linha que mostra o processo do desenvolvimento científico: 1 - pré-ciência, 2 - ciência normal, 3- crise, 4- revolução científica e 5 - nova ciência normal.
Para Thomas Kuhn o conceito principal é o de paradigma que é o modelo de ciência normal. Os cientistas orientam suas pesquisas nestes modelos para preservar a verdade científica e tudo o que não se encaixa neste paradigma é considerado anomalia.

Reflexão

1  Reescreva com sua palavras , com base em exemplos e na atualidade a seguinte afirmação:
“É importante salientar que a ciência é uma atividade racional e humana. Essa atividade, como muitas outras, é influenciada por problemas humanos de natureza variada, como emocionais, políticos, linguísticos, sociais e religiosos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário