O texto abaixo complementa a atividade do dia 22.
Anotem nos cadernos os principais tópicos do texto e escrevam uma redação de no mínimo 10 linhas conforme o item reflexão.
Qualquer dúvida estou à disposição no email telmaduarte@prof.educacao.sp.gov.br.
INTRODUÇÃO À
FILOSOFIA A CIÊNCIA - PARTE 2
POR UMA VISÃO CRÍTICA
DA CIÊNCIA
1- David Hume e o conceito não crítico da ciência quando se usa a
indução
Segundo o filósofo escocês David Hume(
1711-1776), as ideias nascem da experiência e a mente se constitui de percepções que se dividem em
: impressões que são as percepções mais vivas (experiência) como ouvir, ver,
tocar… e as ideias que são recordações, percepções mais fracas (lembrar o gosto
do chocolate ou lembrar de uma dor. Suas obras abordam os seguintes temas
fundamentais: a) não é possível nenhuma teoria geral da realidade: o homem não
pode criar ideias, pois está inteiramente submetido aos sentidos: todos os
nossos conhecimentos vêm dos sentidos; b) a ciência só consegue atingir
certezas morais: suas verdades são de ordem da probabilidade; c) não há
causalidade objetiva, pois nem sempre as mesmas causas produzem os mesmos
efeitos; d) convém que substituamos toda certeza pela probabilidade. Trata-se
de um ceticismo teórico, não válido na vida
prática.
2- Karl Popper (1902-1994) - O falsificacionismo
Para Karl Popper, o valor de um
conhecimento científico não vem da observação
de experiências, mas da possibilidade da teoria ser contrariada ou falseada. Com a ideia de que toda teoria
precede a experiência, os falsificacionistas admitem que toda explicação
científica é hipotética; no entanto é o melhor que temos. Quanto mais uma
teoria for falseada melhor ela seria pois o cientista tentará melhorá-la ou a
abandonará. O fundamental é que tenhamos em mente o seu limite.
São critérios para uma boa
teoria: a) tem que ser clara e precisa, quanto mais específica melhor; b) deve
permitir falsificabilidade, quanto mais melhor; c) deve ser ousada, para
conseguir progredir em busca de um conhecimento mais aprofundado sobre a
realidade.
3-Thomas Khun (1922-1996) - O progresso
da ciência
Segundo Thomas Khun a ciência é
uma atividade racional e humana e é influenciada por problemas de natureza
variada como emocionais, políticos, linguísticos, sociais e religiosos motivo
pelo qual se propôs a pensar a ciência com base nelas e propôs uma linha que
mostra o processo do desenvolvimento científico: 1 - pré-ciência, 2 - ciência
normal, 3- crise, 4- revolução científica e 5 - nova ciência normal.
Para Thomas Kuhn o conceito
principal é o de paradigma que é o modelo de ciência normal. Os cientistas
orientam suas pesquisas nestes modelos para preservar a verdade científica e
tudo o que não se encaixa neste paradigma é considerado anomalia.
Reflexão
1 Reescreva com sua palavras ,
com base em exemplos e na atualidade a seguinte afirmação:
“É importante salientar que a ciência é uma atividade racional e
humana. Essa atividade, como muitas outras, é influenciada por problemas
humanos de natureza variada, como emocionais, políticos, linguísticos, sociais
e religiosos”.
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