Semana de 22 a 26/06/2020
Olá, alunos!
Tudo bem com vocês?
Estão acompanhando as aulas do Centro de Mídias SP?
E as atividades do Blog?
É muito importante acompanhar a todas as aulas e postagens, realizando os exercícios solicitados e enviando-os para os professores.
Como vocês sabem, estamos no segundo bimestre.
As atividades aqui postadas vão compor a nota bimestral.
Esta é a terceira atividade de Língua Portuguesa do 2º Bimestre.
Se você ainda não enviou as atividades anteriores, realize (procure em "postagens mais antigas") e envie para meu e.mail.
E.mail para envio de atividades: reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br ou profreginaaguirre@gmail.com
Esta atividade também estará no Google Classroom.
Códigos de acesso:
6º ano A : dqjw57y
6º ano B : 6nljin5
6º ano C : bxpw3on
6º ano D : acrbykg
Então, vamos lá?
Copie tudo no seu caderno, responda aos exercícios e, como já falado, envie a atividade.
Substantivos - Classificação (parte 1)
Como já vimos, substantivo é a palavra que dá nome às pessoas, aos animais, aos lugares, aos sentimentos, aos objetos, enfim, a todos os seres reais ou imaginários.
Os substantivos, de acordo com aquilo que nomeiam, possuem classificações.
Hoje vamos estudar algumas dessas classificações do substantivo.
1) Comuns e Próprios
Comuns são os substantivos que servem para nomear todos os seres da mesma espécie. Não particulariza o substantivo.
Exemplos: cidade, menino, cachorro, carro.
Próprios são os substantivos que nomeiam um ser particular dentro da espécie, destaca dentro da espécie ou do grupo, por isso são escritos com letra inicial maiúscula.
Exemplos: Santo André, Felipe, Totó, Jeep.
2) Simples e Composto
Simples são os substantivos formados por apenas uma palavra.
Exemplos: vento, pé, roda, flor.
Compostos são os substantivos formados por mais de uma palavra.
Exemplos: cata-vento, pé-de-moleque, roda-gigante, couve-flor.
Exercícios
1) Copie o poema.
O doce mais doce
O doce mais doce
não é o de batata-doce
é o seu nome - flor de açúcar -
que em silêncio despetalo
bem no céu da minha boca.
Elza Beatriz. Caderno de Segredos.
São Paulo. FTD, 1992
Agora, retire do poema, os substantivos simples e o composto (só há um) e escreva-os no quadro. Depois, complete a coluna da direita com outros substantivos compostos.
Substantivos
Simples
|
Substantivos
Compostos
|
Chulé psicológico
Uma equipe japonesa do Centro de Pesquisa Shisedo, de Yokohama, foi premiada pelas valiosas pesquisas sobre as causas do chulé.
De fato, a pesquisa, em si, é séria. O engraçado foi a conclusão do trabalho, que parece não concluir nada: "Quem acha que tem chulé, sempre tem, e quem acha que não, não tem mesmo."
(Superinteressante, abril 1995).
Retire do texto:
a) dois substantivos próprios: _____________________________________________________
b) três substantivos comuns: ______________________________________________________
3) Separe os substantivos abaixo, colocando-o nas colunas adequadas.
girassol ** para-raios ** blusa ** autoescola ** passatempo ** vira-lata
presente ** pássaro ** bicho-da-seda **chuva ** peixe ** bate-papo
sabão ** bem-te-vi ** planta ** aro-íris
Substantivo
simples
|
Substantivo
composto com hífen (-)
|
Substantivo
composto sem hífen
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário