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ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


quarta-feira, 8 de julho de 2020

6ºs A/ B/ C/ D - MATEMÁTICA - Profª Mirley - professoramirley@gmail.com



6ºs A/ B/ C/ D - MATEMÁTICA -  Profª Mirley
 ATIVIDADE 4  - 2º BIMESTRE
Período de 24/06 à 10/07/2020
ÂNGULOS E PLANO CARTESIANO 

Olá meus queridos, como vocês estão? Espero que todos estejam bem.

Para essa  ATIVIDADE  vamos utilizar o CADERNO DO ALUNO – SP FAZ ESCOLA–VOLUME 2 – Parte 1.


 Caso vocês não tenham assistido às videoaulas nos dias 30/06/2020 e 06/07/2020, ou queiram assistí-las novamente, clique nos links abaixo:



 Habilidades: EF06MA27 - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
EF06MA20 – Identificar característica dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.

 Vamos iniciar:
 Para a ATIVIDADE de hoje realizem os seguintes exercícios:
 Página 66 – 2.2 e 2.3
Página 67 – 1.1
Página 68 – 1.2 e 2.1
Página 69 – 2.2
Página 70 – 2.3

Resolver os exercícios no caderno do aluno e a lápis. Ao final, tirem as fotos e envie para o e-mail:
 professoramirley@gmail.com
ou
mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br

Não esqueçam de colocar nome, série e o número da Atividade.
 Bons estudos!!

 Esse texto não precisa ser copiado, é somente para uma maior compreensão da atividade, ok!
 Ângulos

 Ângulo é a abertura formada entre duas semirretas de mesma origem. Observe:

A unidade de representação do ângulo é o grau (º). Classificamos um ângulo em agudo, reto ou obtuso.

Como medir os ângulos?
Para medir os ângulos, precisamos de um transferidor, um instrumento em círculo (360º) ou semicírculo (180º) que é dividido em graus, e seguir os seguintes passos:
1. Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo.
2. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
3. O outro lado do ângulo apontará para a sua medida.
O ângulo é a unidade de medida mais utilizada. Minuto e segundo são os seus múltiplos.


Observe que um dos lados do ângulo aponta para a medida 0º e a outra para a medida 50º, portanto o ângulo é agudo e mede 50º.

Nesse caso, um dos lados do ângulo está voltado para 0º e outro para 90º, dessa forma, o ângulo mede 90º e é denominado reto.

Um dos lados aponta para a medida 0º e o outro para a medida 120º, portanto, o ângulo é obtuso, medindo 120º.


Toda medição de ângulos deve ocorrer como foi demonstrado, um dos lados fica apontado para o zero e outro lado apontará para a medida da abertura do ângulo. O vértice dos ângulos, que é o local onde as semirretas se originam, deve ficar no centro da base do transferidor.

Par ordenado

Um par ordenado é um conjunto formado por dois números reais usados para determinar localizações de pontos no plano cartesiano.
Assim:
Indicamos por (x, y) o par ordenado formado pelos elementos x e y, onde x é o 1º elemento e y é o 2º elemento.

 Plano cartesiano e pares ordenados
Sobre o plano cartesiano, qualquer localização marcada pode ser representada por um conjunto formado por dois números reais: o primeiro referente a uma das retas numéricas e o segundo, à outra.
Para evitar confusões, fica estabelecido que uma das retas numéricas é horizontal e é chamada de eixo x, ou eixo das abscissas, e que a reta vertical é chamada de eixo y, ou eixo das ordenadas. Fica definido ainda que o par de números reais é representado entre parênteses e separados por vírgula, se forem números inteiros, ou por ponto e vírgula, se forem números decimais.
Exemplos: (2, 7) e (1,5; 2).
Além disso, o primeiro número de um par ordenado sempre está ligado ao eixo x e o segundo sempre está ligado ao eixo y. Por isso, um par ordenado qualquer que representa a localização do ponto A é o seguinte:
A (x, y)
Localizações no plano cartesiano
Suponha que queremos encontrar a localização do ponto 
(2, 3) no plano cartesiano.
 Já sabemos que x = 2 e y = 3, portanto, no eixo x, encontre o número 2 e faça uma reta perpendicular ao eixo x passando por esse número.
Faça também uma reta perpendicular ao eixo y passando pelo número 3.
O ponto de encontro dessas duas retas é a localização do ponto (2, 3).
Essa construção é exemplificada na imagem a seguir:


BONS ESTUDOS!!!
Saudades de vocês!

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