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ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


sexta-feira, 31 de julho de 2020

ATIVIDADES 2 BIMESTRE Prof Ricardo 7 Ano C

BOM DIA, ALUNOS
ESTOU POSTANDO EM UM ÚNICO ARQUIVO TODAS AS ATIVIDADES DESTE 2 BIMETRE

7ºC- MATÉMATICA - PROF Ricardo - TODAS AS ATIVIDADES DO 2º BIMESTRE ( REPOSTANDO PORCENTAGEM, ATIV 4, ATIV 5, ATIV 6, ATIV 7)

ESTOU REENVIANDO AS 5 ATIVIDADES QUE POSTEI NESSE BLOG REFERENTE AO 2º BIMESTRE.

AGUARDO O ENVIO DAS ATIVIDADES , POIS ESTAMOS FECHANDO O BIMESTRE. 

 

terça-feira, 16 de junho de 2020

 

Porcentagem

 

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO E ENVIO DAS ATIVIDADES NO BLOG E NAS SALAS GOOGLE

 

Para realizar a atividade, o aluno deve seguir instruções nas aulas enviadas, porém além das descritas temos algumas listadas abaixo que todos devem seguir, como:

 

a)   Para alunos do blog, enviar as respostas conforme orientado no mesmo.

b)   Para alunos da sala Google, você envia as respostas como desejar, porém deve ter alguns critérios a seguir:

1.   Não esqueça sempre de identificar as atividades com nome, número e turma.

2.   Tome cuidado de não enviar atividade de um professor na sala do outro, ou seja de disciplinas erradas.

3.   Você pode enviar foto do caderno, mas a foto deve estar legível, na forma retrato (celular em pé).

4.   Você pode criar um arquivo e digitar as respostas e a resolução, descrevendo a solução passo a passo.

5.   Você pode utilizar a própria atividade, mas as respostas devem estar digitadas em vermelho.

c)   Não esquecer que a sala Google é monitorada, então respeito e responsabilidade.

d)   Tente manter contato com os professores e colegas para sanar dúvidas e utilize a internet como meio de informação e conhecimento.

e)   Cuidado com as fake News, elas desinformam.

 

AULA

1º dia AULAS 1 E 2

PORCENTAGEM E SUAS APLICAÇÕES

A porcentagem é sem dúvida um dos assuntos mais conhecidos da matemática, ela está presente nos juros de um empréstimo, no desconto de uma loja ou até na possibilidade do seu time ser campeão.

Entendemos porcentagem como sendo a razão entre um número qualquer e 100, sendo representada pelo símbolo %. Utilizamos a ideia de porcentagem para representar partes de algo inteiro.

Dessa forma quando escrevemos 5%, lemos como “ 5 em cada 100” ou “ 5 centésimos”

5% = 

7ºC- MATÉMATICA - PROF Ricardo - TODAS AS ATIVIDADES DO 2º BIMESTRE ( REPOSTANDO PORCENTAGEM, ATIV 4, ATIV 5, ATIV 6, ATIV 7)

ESTOU REENVIANDO AS 5 ATIVIDADES QUE POSTEI NESSE BLOG REFERENTE AO 2º BIMESTRE.

AGUARDO O ENVIO DAS ATIVIDADES , POIS ESTAMOS FECHANDO O BIMESTRE. 

 

terça-feira, 16 de junho de 2020

 

Porcentagem

 

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO E ENVIO DAS ATIVIDADES NO BLOG E NAS SALAS GOOGLE

 

Para realizar a atividade, o aluno deve seguir instruções nas aulas enviadas, porém além das descritas temos algumas listadas abaixo que todos devem seguir, como:

 

a)   Para alunos do blog, enviar as respostas conforme orientado no mesmo.

b)   Para alunos da sala Google, você envia as respostas como desejar, porém deve ter alguns critérios a seguir:

1.   Não esqueça sempre de identificar as atividades com nome, número e turma.

2.   Tome cuidado de não enviar atividade de um professor na sala do outro, ou seja de disciplinas erradas.

3.   Você pode enviar foto do caderno, mas a foto deve estar legível, na forma retrato (celular em pé).

4.   Você pode criar um arquivo e digitar as respostas e a resolução, descrevendo a solução passo a passo.

5.   Você pode utilizar a própria atividade, mas as respostas devem estar digitadas em vermelho.

c)   Não esquecer que a sala Google é monitorada, então respeito e responsabilidade.

d)   Tente manter contato com os professores e colegas para sanar dúvidas e utilize a internet como meio de informação e conhecimento.

e)   Cuidado com as fake News, elas desinformam.

 

AULA

1º dia AULAS 1 E 2

PORCENTAGEM E SUAS APLICAÇÕES

A porcentagem é sem dúvida um dos assuntos mais conhecidos da matemática, ela está presente nos juros de um empréstimo, no desconto de uma loja ou até na possibilidade do seu time ser campeão.

Entendemos porcentagem como sendo a razão entre um número qualquer e 100, sendo representada pelo símbolo %. Utilizamos a ideia de porcentagem para representar partes de algo inteiro.

Dessa forma quando escrevemos 5%, lemos como “ 5 em cada 100” ou “ 5 centésimos”

5% = 5 / 100 = 0,05

Em revistas e jornais, as informações são apresentadas de muitas maneiras, e uma delas é com o uso de porcentagem. A porcentagem facilita o entendimento da informação e do contexto no qual está inserida, pois possibilita a comparação com o todo.

Observe atentamente o gráfico abaixo:

 


Fonte: Mundo educação

No gráfico, a porcentagem foi utilizada para abordar a questão da preferência esportiva dos alunos de uma determinada escola.

Analisando os dados percebemos claramente que futebol com 40% é o esporte preferido dos alunos, seguido do vôlei com 30%.

Vamos então supor que esta pesquisa foi feita em uma escola com 100 alunos.

Quantos alunos preferem vôlei?

💭 Relembrando o cálculo de porcentagem, temos que encontrar quanto é 30% de 100 alunos.


Lembrou?

Para “refrescar” ainda mais a memória, assista o vídeo abaixo sobre o cálculo de porcentagens.

https://www.youtube.com/watch?v=nUgAGtEBleM

 

 

Agora é com você

 

EXERCÍCIO 01. Observando ainda o gráfico acima, responda no seu caderno:

🔶 Quantos alunos preferem Futebol? __________________

🔶 Quantos alunos preferem Basquete? ____________________

🔶 Quantos alunos preferem Natação? _________________

🔶 Quantos alunos preferem outros esportes? ___________

EXERCÍCIO 02. No seu caderno, calcule os seguintes percentuais:

a)                 5% de R$ 1200,00 __________ 

b)                 1% de 3000 _______________  

c)                  7% de R$ 4500,00__________                      

d)                 1,2% de R$ 8000,00_________  

            DESCONTOS E ACRÉSCIMOS

A porcentagem também pode ser utilizada para discutir descontos e acréscimos em valores.

 

Desconto

A todo momento nos deparamos com situações que envolvem descontos em produtos. Esse tema é abordado em diversos meios de comunicação.

 

Será que você ou sua família já se depararam com essa situação no dia a dia?

 

Já imagino sua resposta. Acompanhe abaixo a promoção na Loja Paquepi.

 

Nesta semana, a Loja Paquepi está oferecendo vantagens aos clientes que comprarem com pagamento à vista.

Veja o anúncio:

 


 

               Fonte: A matemática tem razão

 

 

 

Vamos calcular o valor do preço da calça, à vista, que está sendo oferecida pela loja Paquepi. O anúncio diz que a loja oferece um desconto de 12% sobre as compras à vista. Uma calça custa R$ 75,00. Calculemos 12% de 75.

 

12/100 de 75 = 12 x 75 / 100= 900 / 100 = 9

 

O desconto é de R$ 9,00. Então, dos R$ 75,00, subtraindo o desconto, obteremos o preço da calça à vista:

 

R$ 75,00 - R$ 9,00 = R$ 66,00

 

Resposta: A calça custará R$ 66,00 com o desconto.

 

Uma outra maneira de se calcular esse desconto seria fazer 75 . 0,12, pois 12% é igual a 0,12.

E se você utilizar a calculadora, a operação torna-se ainda mais fácil. Basta apertar as teclas na sequência:

 

 

Para facilitar o uso das calculadoras, temos algumas dicas:

 

➨ Quando escrever 0,12 nas calculadoras, escreva .12, uma vez que a vírgula dos números

decimais é indicada por um ponto nas calculadoras.

➨ Não há necessidade de digitar o 0 (zero) que precede a vírgula.

     Por exemplo, para digitar .12 podemos digitar apenas .12(ponto 12).

 

Agora para utilizar a tecla %, esse cálculo pode ser feito do seguinte modo:

 

 

 Veja como calcular rapidamente o valor a ser pago pela calça, à vista.

 

O valor da calça corresponde a 100%.

 

Subtraindo o desconto de 12%, obtemos:

 

100% - 12% = 88%

 

Se quisermos calcular diretamente o valor a ser pago, sem conhecer o valor do desconto, devemos calcular: 88% de 75.

 


 

Faça o passo a passo na sua calculadora também!!

Agora é com você:

Utilizando a calculadora, resolva a seguinte situação (Registre no caderno):

EXERCÍCIO 03. Um par de tênis foi anunciado numa loja por R$ 230,00. Entretanto, se o comprador pagar à vista, terá um desconto de 5%. Como calcular o valor desse desconto? E como obter diretamente, com uma só operação na calculadora, o valor a ser pago à vista?

EXERCÍCIO 04. Crie um problema que envolva uma porcentagem de desconto e compartilhe com seus amigos e com o professor no fórum.

 

 

 

 

2º dia AULA 3 E 4

 

Acréscimo

Os acréscimos financeiros acontecem quando um produto tem seu preço aumentado em determinadas condições de pagamento. Essas condições pode ser uma compra parcelada, uma compra com o cartão de crédito ou outras situações variadas.

Acompanhe o seguinte exemplo:

Mário vai viajar e precisa comprar uma mala. Ele foi até uma loja e gostou de uma que custa R$ 380,00. O vendedor lhe informou que, se quisesse comprar a mala em prestações, o valor final será 15% maior. Se Mário comprar a mala em prestações, quanto vai pagar por ela?

 

Resolução

 

Primeira maneira:

 

Encontrar quanto é 15% de 380

 15 / 100 x 380 = 15 * 380 / 100 = 5700 / 100 = 57

 

 

Como trata-se de acréscimo, basta adicionar o valor inicial aos 15% do acréscimo.

 

R$ 380,00 + R$ 75,00 = R$ 437,00

 

A mala custará R$ 437,00 com o acréscimo.

 

 

 

Segunda maneira:

 

Como trata-se de acréscimo, podemos adicionar utilizando a porcentagem.

 

100% + 15% = 115% (o cliente paga o valor integral da mala mais os 15%)

 

115 / 100 x 380 = 115 x 380 / 100 = 43700 / 100 = 437

 

 

A mala custará R$ 437,00 com o acréscimo.

 

 

 

Mário pode até comprar a mala...mas vai ter que pagar um pouco a mais.

 

 

 

 

Dê o play e assista esse vídeo com a explicação passo a passo de como calcular acréscimos e descontos.


 

https://www.youtube.com/watch?v=ZeB4i1ns_ns

https://www.youtube.com/watch?v=Xd4m6E9M30Y

 

Organizando Conhecimento


Fonte: Nova Escola


EXERCÍCIO 05. Agora, pesquise e escreva no seu caderno o significados das palavras abaixo (aproveite para conversar com sua família sobre em quais situações do dia a dia essas palavras aparecem).

 


Vocês conhecem outros termos que também podem ser utilizados para se referir a acréscimos e a descontos?

3º dia AULAS 5 E 6

VAMOS TREINAR UM POUCO MAIS?


FAÇA COM ATENÇÃO E NO CADERNO AS ATIVIDADES PROPOSTAS ABAIXO, QUE ENVOLVEM SITUAÇÕES DE ACRÉSCIMOS E DESCONTOS:

EXERCÍCIO 06. André pagava R$ 1.500,00 de aluguel, porém em seu contrato há uma cláusula dizendo que após um ano, esse valor sofrerá um reajuste de 11%. Qual será o novo valor do aluguel?

EXERCÍCIO 07. Ao comprar um produto que custava R$ 1.800,00, Bento obteve um desconto de 15%. Quanto ele pagou pelo produto? 

EXERCÍCIO 08. O valor da conta de energia elétrica na casa de Lucas totalizou R$ 125,00 no último mês. Entretanto, como Lucas pagou a conta apenas alguns dias depois do vencimento, ela teve um acréscimo de 4%. Responda:

a)                 Qual é o valor do acréscimo?

b)                 Quanto ele pagou no total?

EXERCÍCIO 09. Em uma liquidação, um vestido de R$ 550,00 foi vendido por R$ 440,00. De quantos por cento foi o desconto?

EXERCÍCIO 10. Luciana deseja comprar uma geladeira nova e, para isso, fez uma pesquisa de preço em duas lojas para um mesmo modelo:

🔶 na loja Preço Legal, a geladeira custa R$ 1200,00, mas para pagamento à vista a loja oferece um desconto de 15%.

🔶 na loja Barato Mesmo, a geladeira custa R$ 1400,00, mas para pagamento à vista a loja oferece um desconto de 23%.

Sabendo que Luciana deseja fazer o pagamento a vista, em qual das duas lojas a geladeira sairá por um preço menor?

EXERCÍCIO 11. Eliana esqueceu de pagar sua conta de luz do mês de julho, no valor de R$ 60,00. Na sua conta de agosto, havia a cobrança de multa de 12,5% sobre o valor da conta do mês anterior mais o consumo do mês de agosto, que foi R$ 63,00. Qual é o valor que Eliana pagará na conta de agosto?

EXERCÍCIO 12. No final do ano, é comum as lojas fazerem promoções. Observando a ilustração abaixo e sabendo que em janeiro o valor do computador estará 22% mais caro, qual será o preço do computador depois do reajuste?

EXERCÍCIO 13. DESAFIO

 

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!!

 

  

 

Se Joana comprar hoje um computador de R$ 2000,00, ela conseguirá um desconto de 5%. Se ela deixar para amanhã, irá conseguir o mesmo desconto de 5%, mas o computador irá aumentar 5%. Se ela esperar o que acontecerá?

 

 

  

 

 

 

 

-  Atividades   4, 5, 6 e 7.

Fotografem e enviem no email : rreche@prof.educacao.sp.gov.br 
                                                    

Instruções para a realização de todas as Atividades não presenciais:

 

a-    Vocês deverão consultar os materiais como caderno de sala de aula, caderno do aluno, livro didático e  sites da internet. Para auxiliar o estudo de vocês, irei postar textos quando for necessário para consulta ou vídeo aulas, quando houver. 

 

b-    Assistam às aulas de biologia no Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), sendo necessário baixar no celular ou assistam pela TV Educação canal 2.2.  Verifiquem a programação semanal das aulas.

 

c-    Enviar foto das atividades, no email abaixo. Elas deverão ser entregues também depois no retorno, para arquivarmos as atividades. 
       Caso houver dúvida enviem mensagens no meu email que assim que puder, responderei.

                        
 d-    Todos os exercícios deverão ser resolvidos numa folha de caderno, seguindo o modelo de identificação abaixo. Você poderá imprimir as questões ou copiá-las com caneta azul ou preta. A resolução deverá ser feita à tinta azul  ou preta de forma legível.

 

e-    Colocar a identificação na folha:

 


    NOME: __________________________Nº __________ Série: ______

  DATA:____/____/2020                                         PROFª RICARDO

  ATIVIDADE Nº ____ DE MATEMÁTICA – NÃO PRESENCIAL

 

Atividades para a semana de 10 a 17 de junho

ATIVIDADE 4

 

 

 

 

 

 

Porcentagem

 

-Objetivo :  Resolver e elaborar  problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples.

- Deixar a resolução ao lado.

 

Abaixo,  seguem dois links de aulas do Centro de Mídias de SP desse conteúdo.

 

Assistam:    https://youtu.be/heS3MHGHFfU

 

                   https://youtu.be/IFV4QJu33_g

 

Texto

 

 

 

 

Resolver os exercícios abaixo:

 

 

________________________________________________________________________

 

Atividades para a semana de 18 a 25 de junho

 

 

ATIVIDADE 5

 

Porcentagem

 

-Objetivo :  Resolver e elaborar  problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples.

- Deixar a resolução ao lado.

 

Abaixo,  segue um vídeo do Centro de Mídias de SP desse conteúdo.

 

Assistam:   

 

 


OBS: Deixem a resolução na folha.


1.
 Calcule o valor das porcentagens abaixo:

a) 25% de 200

b) 15% de 150

c) 50% de 1200

d) 38% de 389

e) 12% de 275

f) 11,5% de 250

g) 75% de 345

h) 124% de 450

 

2. Se 35% dos 40 alunos da 5ª série de um colégio são garotos, quantas garotas existem na 5ª série?

3. Anne foi comprar uma blusa que custava R$ 32,00 e conseguiu um desconto de 12%. Quanto Anne pagou pela blusa?

4. Guilbert comprou um sítio e vai dar como entrada 25% do preço total, que corresponde a R$ 28.000,00. Qual é o preço do sítio?

_______________________________________________________________________________

Atividades para a semana de 26 a 03 de julho

 

 

ATIVIDADE 6

 


NÙMEROS INTEIROS NEGATIVOS

 

-Objetivos : Introduzir o conceito de números inteiros negativos; Identificar e compreender o uso dos números negativos em situações do cotidiano; Solucionar situações-problema que envolvam números negativos, utilizando- se de diferentes estratégias de resolução

 

Abaixo,  segue um vídeo do Centro de Mídias de SP desse conteúdo.

 

Assistam:   





Leiam o texto com atenção: 

Os números inteiros positivos foram os primeiros números trabalhados pela humanidade e eram utilizados para contagem.

conjunto dos números inteiros não negativos recebe o nome de conjunto dos números naturais, sendo ele:

={0,1,2,3,4,5,6…}

O conjunto dos números inteiros contempla também os inteiros negativos:

={…,-8,-7,-6,-5,-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,5,6,7,8…}

 

Para entender melhor os números negativos podemos observar uma linha ou reta numéricaPara cada número positivo há um número negativo.Você deve ter percebido que, à medida que a linha numérica aumenta, os números negativos também parecem ser maiores, mas, na realidade, eles são menores.

 

Os números inteiros estão presentes até hoje em diversas situações do cotidiano da humanidade, como para medir temperaturas, contar dinheiro, marcar as horas etc. Sua importância é indiscutível.

 

Existem situações em nossas vidas diárias que usamos números menores que zero. Por exemplo, você sabia que as temperaturas médias no Monte Everest variam de -20 e -30 ? Isso é muito frio!

 

 

 

Com a temperatura também funciona assim, por exemplo, imagine que em um dia de inverno, em Santiago do Chile, eles estejam a -8 e na Patagônia, a -15 . Podemos perceber que na Patagônia está mais frio que em Santiago do Chile, porque -15 é menor que -8 .

 

 

 

Os números negativos  também podem ser considerados o oposto dos números positivos. Assim, o oposto de 5 é -5.

 

 

 

EXPLORANDO A IDEIA DE NÚMERO POSITIVO E NEGATIVO

 

Acompanhe alguns exemplos de situações do cotidiano nas quais usamos números positivos, números negativos e o zero.

 


TEMPERATURA


A medida de temperatura padrão usada no Brasil é o grau Celsius (ºC).
As medidas de temperatura maiores do que 0º C são positivas. Podemos dizer que temperaturas como + 3ºC, + 1ºC são “mais quentes” do que 0º C.
As medidas de temperatura menores do que 0º C são negativas. Podemos dizer que temperaturas como - 4ºC, -2ºC são “mais frias” do que 0º C.


ALTITUDE


Os números inteiros também são usados para indicar medidas de altitude. Essa é a grandeza que indica a medida vertical entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar.
Medidas de altitude acima do nível do mar são indicadas por números positivos e medidas de altitude abaixo do nível do mar são indicadas por números negativos. para o nível do mar, usamos o 0 (zero).
Por exemplo, o ponto mais alto da superfície terrestre é o monte Everest, na fronteira entre a China e o Nepal, com medida de altitude de aproximadamente 8848 metros acima do nível do mar ( + 8848 m), e o ponto mais baixo é a fossa das Marianas, localizada no oceano Pacífico, a leste da Filipinas, cuja medida de altitude é de aproximadamente 11034 metros abaixo do nível do mar. (11034 m).


MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS

Esta situação talvez é a que seja mais evidente o uso das operações com números inteiros.
José está com saldo negativo de R$ 35,00, isto é ele deve R$ 35,00 ao banco.

 

 

 

 

 

 

CRIANDO PROBLEMAS DE MATEMÁTICA

 

Uma das principais funções da Matemática é resolver problemas. Podemos elaborar um problema a partir de um conjunto de dados e informações, de situações que ocorrem no nosso cotidiano ou de operações matemáticas.Quando elaboramos um problema, é importante que ele apresente algo a ser solucionado e que seja possível encontrar esta solução a partir da leitura do enunciado deste problema.
Também faz parte do processo, identificar o que é relevante para a resolução daquela situação, considerar as relações entre os dados do enunciado, as relações entre esses e a pergunta e o modo de respondê-la (operações e estratégias a adotar).

 

Exercícios

ELABORE UM PROBLEMA ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS PARA CADA SITUAÇÃO APRESENTADA (TEMPERATURA, ALTITUDE, e MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS). FAÇA ESTA ATIVIDADE NO SEU CADERNO.

 

NÃO ESQUEÇA DE FAZER A RESOLUÇÃO!

 

 

_________________________________________________________________________

Atividades para a semana de 08 a 15 de julho

 

 

ATIVIDADE 7

 


NÙMEROS INTEIROS NEGATIVOS

 

-Objetivos :  Resolução de exercícios utilizando os números negativos.
Na aula anterior, iniciamos o estudo dos números negativos, assim como da reta numérica. Nesta atividade vocês deverão aplicar os conhecimentos obtidos e realizar os exercícios abaixo.

 

Abaixo,  segue um vídeo do Centro de Mídias de SP desse conteúdo de 29/6.

 

Assistam:   



 

 

 

 

 

1) O termômetro abaixo está marcando - 1° C ( Celsius) . Determine: 

 

2) Indique o número inteiro com sinal que representa:
A) O saldo obtido por um crédito de 20 e um débito de 30.
B) O saldo obtido por um débito de 50 e um crédito de 90 e um débito de 60. 
C) O saldo de gols de um time que marcou 23 gols e sofreu 30.
D) O saldo de gols de uma equipe após uma partida que perdeu de 7 a 1. 
 
3) Escreva os números inteiros conforme a representação na reta numérica:

 A) Compreendidos entre 1 e 7;
 B) C5ompreendidos entre −3 e 3;
 C) Compreendidos entre −4 e 2;
 D) Compreendidos entre −2 e 4; 
 

4)  Responda:
 A) Qual é o sucessor de +8? 
 B) Qual é o sucessor de – 6? 
 C) Qual é o sucessor de 0? 
 D) Qual é o antecessor de +8? 

 

 

 

Bom estudo!!= 0,05

Em revistas e jornais, as informações são apresentadas de muitas maneiras, e uma delas é com o uso de porcentagem. A porcentagem facilita o entendimento da informação e do contexto no qual está inserida, pois possibilita a comparação com o todo.

Observe atentamente o gráfico abaixo:

 

Fonte: Mundo educação

No gráfico, a porcentagem foi utilizada para abordar a questão da preferência esportiva dos alunos de uma determinada escola.

Analisando os dados percebemos claramente que futebol com 40% é o esporte preferido dos alunos, seguido do vôlei com 30%.

Vamos então supor que esta pesquisa foi feita em uma escola com 100 alunos.

Quantos alunos preferem vôlei?

💭 Relembrando o cálculo de porcentagem, temos que encontrar quanto é 30% de 100 alunos.

Lembrou?

Para “refrescar” ainda mais a memória, assista o vídeo abaixo sobre o cálculo de porcentagens.

https://www.youtube.com/watch?v=nUgAGtEBleM

 

 

Agora é com você

 

EXERCÍCIO 01. Observando ainda o gráfico acima, responda no seu caderno:

🔶 Quantos alunos preferem Futebol? __________________

🔶 Quantos alunos preferem Basquete? ____________________

🔶 Quantos alunos preferem Natação? _________________

🔶 Quantos alunos preferem outros esportes? ___________

EXERCÍCIO 02. No seu caderno, calcule os seguintes percentuais:

a)                 5% de R$ 1200,00 __________ 

b)                 1% de 3000 _______________  

c)                  7% de R$ 4500,00__________                      

d)                 1,2% de R$ 8000,00_________  

            DESCONTOS E ACRÉSCIMOS

A porcentagem também pode ser utilizada para discutir descontos e acréscimos em valores.

 

Desconto

A todo momento nos deparamos com situações que envolvem descontos em produtos. Esse tema é abordado em diversos meios de comunicação.

 

Será que você ou sua família já se depararam com essa situação no dia a dia?

 

Já imagino sua resposta. Acompanhe abaixo a promoção na Loja Paquepi.

 

Nesta semana, a Loja Paquepi está oferecendo vantagens aos clientes que comprarem com pagamento à vista.

Veja o anúncio:

 

 

               Fonte: A matemática tem razão

 

 

 

Vamos calcular o valor do preço da calça, à vista, que está sendo oferecida pela loja Paquepi. O anúncio diz que a loja oferece um desconto de 12% sobre as compras à vista. Uma calça custa R$ 75,00. Calculemos 12% de 75.

 

de 75 = = = 9

 

O desconto é de R$ 9,00. Então, dos R$ 75,00, subtraindo o desconto, obteremos o preço da calça à vista:

 

R$ 75,00 - R$ 9,00 = R$ 66,00

 

Resposta: A calça custará R$ 66,00 com o desconto.

 

Uma outra maneira de se calcular esse desconto seria fazer 75 . 0,12, pois 12% é igual a 0,12.

E se você utilizar a calculadora, a operação torna-se ainda mais fácil. Basta apertar as teclas na sequência:

 

 

Para facilitar o uso das calculadoras, temos algumas dicas:

 

➨ Quando escrever 0,12 nas calculadoras, escreva .12, uma vez que a vírgula dos números

decimais é indicada por um ponto nas calculadoras.

➨ Não há necessidade de digitar o 0 (zero) que precede a vírgula.

     Por exemplo, para digitar .12 podemos digitar apenas .12(ponto 12).

 

Agora para utilizar a tecla %, esse cálculo pode ser feito do seguinte modo:

 

 

 Veja como calcular rapidamente o valor a ser pago pela calça, à vista.

 

O valor da calça corresponde a 100%.

 

Subtraindo o desconto de 12%, obtemos:

 

100% - 12% = 88%

 

Se quisermos calcular diretamente o valor a ser pago, sem conhecer o valor do desconto, devemos calcular: 88% de 75.

 

 

Faça o passo a passo na sua calculadora também!!

Agora é com você:

Utilizando a calculadora, resolva a seguinte situação (Registre no caderno):

EXERCÍCIO 03. Um par de tênis foi anunciado numa loja por R$ 230,00. Entretanto, se o comprador pagar à vista, terá um desconto de 5%. Como calcular o valor desse desconto? E como obter diretamente, com uma só operação na calculadora, o valor a ser pago à vista?

EXERCÍCIO 04. Crie um problema que envolva uma porcentagem de desconto e compartilhe com seus amigos e com o professor no fórum.

 

 

 

 

2º dia AULA 3 E 4

 

Acréscimo

Os acréscimos financeiros acontecem quando um produto tem seu preço aumentado em determinadas condições de pagamento. Essas condições pode ser uma compra parcelada, uma compra com o cartão de crédito ou outras situações variadas.

Acompanhe o seguinte exemplo:

Mário vai viajar e precisa comprar uma mala. Ele foi até uma loja e gostou de uma que custa R$ 380,00. O vendedor lhe informou que, se quisesse comprar a mala em prestações, o valor final será 15% maior. Se Mário comprar a mala em prestações, quanto vai pagar por ela?

 

 

Resolução

 

Primeira maneira:

 

Encontrar quanto é 15% de 380

 

. 380 = = = 57

 

 

Como trata-se de acréscimo, basta adicionar o valor inicial aos 15% do acréscimo.

 

R$ 380,00 + R$ 75,00 = R$ 437,00

 

A mala custará R$ 437,00 com o acréscimo.

 

 

 

Segunda maneira:

 

Como trata-se de acréscimo, podemos adicionar utilizando a porcentagem.

 

100% + 15% = 115% (o cliente paga o valor integral da mala mais os 15%)

 

. 380 = = = 437

 

 

A mala custará R$ 437,00 com o acréscimo.

 

 

 

Mário pode até comprar a mala...mas vai ter que pagar um pouco a mais.

 

 

 

 

Dê o play e assista esse vídeo com a explicação passo a passo de como calcular acréscimos e descontos.

 

https://www.youtube.com/watch?v=ZeB4i1ns_ns

https://www.youtube.com/watch?v=Xd4m6E9M30Y

 

Organizando Conhecimento

Fonte: Nova Escola

EXERCÍCIO 05. Agora, pesquise e escreva no seu caderno o significados das palavras abaixo (aproveite para conversar com sua família sobre em quais situações do dia a dia essas palavras aparecem).

 

Vocês conhecem outros termos que também podem ser utilizados para se referir a acréscimos e a descontos?

3º dia AULAS 5 E 6

VAMOS TREINAR UM POUCO MAIS?

FAÇA COM ATENÇÃO E NO CADERNO AS ATIVIDADES PROPOSTAS ABAIXO, QUE ENVOLVEM SITUAÇÕES DE ACRÉSCIMOS E DESCONTOS:

EXERCÍCIO 06. André pagava R$ 1.500,00 de aluguel, porém em seu contrato há uma cláusula dizendo que após um ano, esse valor sofrerá um reajuste de 11%. Qual será o novo valor do aluguel?

EXERCÍCIO 07. Ao comprar um produto que custava R$ 1.800,00, Bento obteve um desconto de 15%. Quanto ele pagou pelo produto? 

EXERCÍCIO 08. O valor da conta de energia elétrica na casa de Lucas totalizou R$ 125,00 no último mês. Entretanto, como Lucas pagou a conta apenas alguns dias depois do vencimento, ela teve um acréscimo de 4%. Responda:

a)                 Qual é o valor do acréscimo?

b)                 Quanto ele pagou no total?

EXERCÍCIO 09. Em uma liquidação, um vestido de R$ 550,00 foi vendido por R$ 440,00. De quantos por cento foi o desconto?

EXERCÍCIO 10. Luciana deseja comprar uma geladeira nova e, para isso, fez uma pesquisa de preço em duas lojas para um mesmo modelo:

🔶 na loja Preço Legal, a geladeira custa R$ 1200,00, mas para pagamento à vista a loja oferece um desconto de 15%.

🔶 na loja Barato Mesmo, a geladeira custa R$ 1400,00, mas para pagamento à vista a loja oferece um desconto de 23%.

Sabendo que Luciana deseja fazer o pagamento a vista, em qual das duas lojas a geladeira sairá por um preço menor?

EXERCÍCIO 11. Eliana esqueceu de pagar sua conta de luz do mês de julho, no valor de R$ 60,00. Na sua conta de agosto, havia a cobrança de multa de 12,5% sobre o valor da conta do mês anterior mais o consumo do mês de agosto, que foi R$ 63,00. Qual é o valor que Eliana pagará na conta de agosto?

EXERCÍCIO 12. No final do ano, é comum as lojas fazerem promoções. Observando a ilustração abaixo e sabendo que em janeiro o valor do computador estará 22% mais caro, qual será o preço do computador depois do reajuste?

EXERCÍCIO 13. DESAFIO

 

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!!

 

 

 

Se Joana comprar hoje um computador de R$ 2000,00, ela conseguirá um desconto de 5%. Se ela deixar para amanhã, irá conseguir o mesmo desconto de 5%, mas o computador irá aumentar 5%. Se ela esperar o que acontecerá?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-  Atividades   4, 5, 6 e 7.

Fotografem e enviem no email : rreche@prof.educacao.sp.gov.br 
                                                    

Instruções para a realização de todas as Atividades não presenciais:

 

a-    Vocês deverão consultar os materiais como caderno de sala de aula, caderno do aluno, livro didático e  sites da internet. Para auxiliar o estudo de vocês, irei postar textos quando for necessário para consulta ou vídeo aulas, quando houver. 

 

b-    Assistam às aulas de biologia no Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), sendo necessário baixar no celular ou assistam pela TV Educação canal 2.2.  Verifiquem a programação semanal das aulas.

 

c-    Enviar foto das atividades, no email abaixo. Elas deverão ser entregues também depois no retorno, para arquivarmos as atividades. 
       Caso houver dúvida enviem mensagens no meu email que assim que puder, responderei.

                        
 d-    Todos os exercícios deverão ser resolvidos numa folha de caderno, seguindo o modelo de identificação abaixo. Você poderá imprimir as questões ou copiá-las com caneta azul ou preta. A resolução deverá ser feita à tinta azul  ou preta de forma legível.

 

e-    Colocar a identificação na folha:

 


    NOME: __________________________Nº __________ Série: ______

  DATA:____/____/2020                                         PROFª RICARDO

  ATIVIDADE Nº ____ DE MATEMÁTICA – NÃO PRESENCIAL

 

Atividades para a semana de 10 a 17 de junho

ATIVIDADE 4

 

 

 

 

 

 

Porcentagem

 

-Objetivo :  Resolver e elaborar  problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples.

- Deixar a resolução ao lado.

 

Abaixo,  seguem dois links de aulas do Centro de Mídias de SP desse conteúdo.

 

Assistam:    https://youtu.be/heS3MHGHFfU

 

                   https://youtu.be/IFV4QJu33_g

 

Texto

 

 

 

 

Resolver os exercícios abaixo:

 

 

________________________________________________________________________

 

Atividades para a semana de 18 a 25 de junho

 

 

ATIVIDADE 5

 

Porcentagem

 

-Objetivo :  Resolver e elaborar  problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples.

- Deixar a resolução ao lado.

 

Abaixo,  segue um vídeo do Centro de Mídias de SP desse conteúdo.

 

Assistam:   

 

 


OBS: Deixem a resolução na folha.


1.
 Calcule o valor das porcentagens abaixo:

a) 25% de 200

b) 15% de 150

c) 50% de 1200

d) 38% de 389

e) 12% de 275

f) 11,5% de 250

g) 75% de 345

h) 124% de 450

 

2. Se 35% dos 40 alunos da 5ª série de um colégio são garotos, quantas garotas existem na 5ª série?

3. Anne foi comprar uma blusa que custava R$ 32,00 e conseguiu um desconto de 12%. Quanto Anne pagou pela blusa?

4. Guilbert comprou um sítio e vai dar como entrada 25% do preço total, que corresponde a R$ 28.000,00. Qual é o preço do sítio?

_______________________________________________________________________________

Atividades para a semana de 26 a 03 de julho

 

 

ATIVIDADE 6

 


NÙMEROS INTEIROS NEGATIVOS

 

-Objetivos : Introduzir o conceito de números inteiros negativos; Identificar e compreender o uso dos números negativos em situações do cotidiano; Solucionar situações-problema que envolvam números negativos, utilizando- se de diferentes estratégias de resolução

 

Abaixo,  segue um vídeo do Centro de Mídias de SP desse conteúdo.

 

Assistam:   





Leiam o texto com atenção: 

Os números inteiros positivos foram os primeiros números trabalhados pela humanidade e eram utilizados para contagem.

conjunto dos números inteiros não negativos recebe o nome de conjunto dos números naturais, sendo ele:

={0,1,2,3,4,5,6…}

O conjunto dos números inteiros contempla também os inteiros negativos:

={…,-8,-7,-6,-5,-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,5,6,7,8…}

 

Para entender melhor os números negativos podemos observar uma linha ou reta numéricaPara cada número positivo há um número negativo.Você deve ter percebido que, à medida que a linha numérica aumenta, os números negativos também parecem ser maiores, mas, na realidade, eles são menores.

 

Os números inteiros estão presentes até hoje em diversas situações do cotidiano da humanidade, como para medir temperaturas, contar dinheiro, marcar as horas etc. Sua importância é indiscutível.

 

Existem situações em nossas vidas diárias que usamos números menores que zero. Por exemplo, você sabia que as temperaturas médias no Monte Everest variam de -20 e -30 ? Isso é muito frio!

 

 

 

Com a temperatura também funciona assim, por exemplo, imagine que em um dia de inverno, em Santiago do Chile, eles estejam a -8 e na Patagônia, a -15 . Podemos perceber que na Patagônia está mais frio que em Santiago do Chile, porque -15 é menor que -8 .

 

 

 

Os números negativos  também podem ser considerados o oposto dos números positivos. Assim, o oposto de 5 é -5.

 

 

 

EXPLORANDO A IDEIA DE NÚMERO POSITIVO E NEGATIVO

 

Acompanhe alguns exemplos de situações do cotidiano nas quais usamos números positivos, números negativos e o zero.

 


TEMPERATURA


A medida de temperatura padrão usada no Brasil é o grau Celsius (ºC).
As medidas de temperatura maiores do que 0º C são positivas. Podemos dizer que temperaturas como + 3ºC, + 1ºC são “mais quentes” do que 0º C.
As medidas de temperatura menores do que 0º C são negativas. Podemos dizer que temperaturas como - 4ºC, -2ºC são “mais frias” do que 0º C.


ALTITUDE


Os números inteiros também são usados para indicar medidas de altitude. Essa é a grandeza que indica a medida vertical entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar.
Medidas de altitude acima do nível do mar são indicadas por números positivos e medidas de altitude abaixo do nível do mar são indicadas por números negativos. para o nível do mar, usamos o 0 (zero).
Por exemplo, o ponto mais alto da superfície terrestre é o monte Everest, na fronteira entre a China e o Nepal, com medida de altitude de aproximadamente 8848 metros acima do nível do mar ( + 8848 m), e o ponto mais baixo é a fossa das Marianas, localizada no oceano Pacífico, a leste da Filipinas, cuja medida de altitude é de aproximadamente 11034 metros abaixo do nível do mar. (11034 m).


MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS

Esta situação talvez é a que seja mais evidente o uso das operações com números inteiros.
José está com saldo negativo de R$ 35,00, isto é ele deve R$ 35,00 ao banco.

 

 

 

 

 

 

CRIANDO PROBLEMAS DE MATEMÁTICA

 

Uma das principais funções da Matemática é resolver problemas. Podemos elaborar um problema a partir de um conjunto de dados e informações, de situações que ocorrem no nosso cotidiano ou de operações matemáticas.Quando elaboramos um problema, é importante que ele apresente algo a ser solucionado e que seja possível encontrar esta solução a partir da leitura do enunciado deste problema.
Também faz parte do processo, identificar o que é relevante para a resolução daquela situação, considerar as relações entre os dados do enunciado, as relações entre esses e a pergunta e o modo de respondê-la (operações e estratégias a adotar).

 

Exercícios

ELABORE UM PROBLEMA ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS PARA CADA SITUAÇÃO APRESENTADA (TEMPERATURA, ALTITUDE, e MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS). FAÇA ESTA ATIVIDADE NO SEU CADERNO.

 

NÃO ESQUEÇA DE FAZER A RESOLUÇÃO!

 

 

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Atividades para a semana de 08 a 15 de julho

 

 

ATIVIDADE 7

 


NÙMEROS INTEIROS NEGATIVOS

 

-Objetivos :  Resolução de exercícios utilizando os números negativos.
Na aula anterior, iniciamos o estudo dos números negativos, assim como da reta numérica. Nesta atividade vocês deverão aplicar os conhecimentos obtidos e realizar os exercícios abaixo.

 

Abaixo,  segue um vídeo do Centro de Mídias de SP desse conteúdo de 29/6.

 

Assistam:   



 

 

 

 

 

1) O termômetro abaixo está marcando - 1° C ( Celsius) . Determine: 

 

2) Indique o número inteiro com sinal que representa:
A) O saldo obtido por um crédito de 20 e um débito de 30.
B) O saldo obtido por um débito de 50 e um crédito de 90 e um débito de 60. 
C) O saldo de gols de um time que marcou 23 gols e sofreu 30.
D) O saldo de gols de uma equipe após uma partida que perdeu de 7 a 1. 
 
3) Escreva os números inteiros conforme a representação na reta numérica:

 A) Compreendidos entre 1 e 7;
 B) Compreendidos entre −3 e 3;
 C) Compreendidos entre −4 e 2;
 D) Compreendidos entre −2 e 4; 
 

4)  Responda:
 A) Qual é o sucessor de +8? 
 B) Qual é o sucessor de – 6? 
 C) Qual é o sucessor de 0? 
 D) Qual é o antecessor de +8? 

 

 

 

Bom estudo!!

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