7ºC- MATÉMATICA - PROF Ricardo - TODAS AS ATIVIDADES DO
2º BIMESTRE ( REPOSTANDO PORCENTAGEM, ATIV 4, ATIV 5, ATIV 6, ATIV 7)
ESTOU REENVIANDO
AS 5 ATIVIDADES QUE POSTEI NESSE BLOG REFERENTE AO 2º BIMESTRE.
AGUARDO O ENVIO DAS ATIVIDADES , POIS ESTAMOS FECHANDO O BIMESTRE.
terça-feira, 16 de junho de 2020
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO E ENVIO
DAS ATIVIDADES NO BLOG E NAS SALAS GOOGLE
Para realizar a atividade, o aluno deve seguir instruções nas aulas
enviadas, porém além das descritas temos algumas listadas abaixo que todos
devem seguir, como:
a) Para alunos do
blog, enviar as respostas conforme orientado no mesmo.
b) Para alunos da
sala Google, você envia as respostas como desejar, porém deve ter alguns critérios
a seguir:
1. Não esqueça
sempre de identificar as atividades com nome, número e turma.
2. Tome cuidado de
não enviar atividade de um professor na sala do outro, ou seja de disciplinas
erradas.
3. Você pode enviar
foto do caderno, mas a foto deve estar legível, na forma retrato (celular em
pé).
4. Você pode criar
um arquivo e digitar as respostas e a resolução, descrevendo a solução passo a
passo.
5. Você pode
utilizar a própria atividade, mas as respostas devem estar digitadas em vermelho.
c) Não esquecer que
a sala Google é monitorada, então respeito e responsabilidade.
d) Tente manter
contato com os professores e colegas para sanar dúvidas e utilize a internet
como meio de informação e conhecimento.
e) Cuidado com as
fake News, elas desinformam.
AULA
1º
dia AULAS 1 E 2
PORCENTAGEM E SUAS APLICAÇÕES
A porcentagem é sem dúvida um dos
assuntos mais conhecidos da matemática, ela está presente nos juros de um
empréstimo, no desconto de uma loja ou até na possibilidade do seu time ser
campeão.
Entendemos porcentagem
como sendo a razão entre um número qualquer e 100,
sendo representada pelo símbolo %. Utilizamos a ideia de porcentagem para
representar partes de algo inteiro.
Dessa forma quando
escrevemos 5%, lemos como “ 5 em cada 100” ou “ 5 centésimos”
5% =
7ºC- MATÉMATICA - PROF Ricardo - TODAS AS ATIVIDADES DO
2º BIMESTRE ( REPOSTANDO PORCENTAGEM, ATIV 4, ATIV 5, ATIV 6, ATIV 7)
ESTOU REENVIANDO
AS 5 ATIVIDADES QUE POSTEI NESSE BLOG REFERENTE AO 2º BIMESTRE.
AGUARDO O ENVIO DAS ATIVIDADES , POIS ESTAMOS FECHANDO O BIMESTRE.
terça-feira, 16 de junho de 2020
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO E ENVIO
DAS ATIVIDADES NO BLOG E NAS SALAS GOOGLE
Para realizar a atividade, o aluno deve seguir instruções nas aulas
enviadas, porém além das descritas temos algumas listadas abaixo que todos
devem seguir, como:
a) Para alunos do
blog, enviar as respostas conforme orientado no mesmo.
b) Para alunos da
sala Google, você envia as respostas como desejar, porém deve ter alguns critérios
a seguir:
1. Não esqueça
sempre de identificar as atividades com nome, número e turma.
2. Tome cuidado de
não enviar atividade de um professor na sala do outro, ou seja de disciplinas
erradas.
3. Você pode enviar
foto do caderno, mas a foto deve estar legível, na forma retrato (celular em
pé).
4. Você pode criar
um arquivo e digitar as respostas e a resolução, descrevendo a solução passo a
passo.
5. Você pode
utilizar a própria atividade, mas as respostas devem estar digitadas em vermelho.
c) Não esquecer que
a sala Google é monitorada, então respeito e responsabilidade.
d) Tente manter
contato com os professores e colegas para sanar dúvidas e utilize a internet
como meio de informação e conhecimento.
e) Cuidado com as
fake News, elas desinformam.
AULA
1º
dia AULAS 1 E 2
PORCENTAGEM E SUAS APLICAÇÕES
A porcentagem é sem dúvida um dos
assuntos mais conhecidos da matemática, ela está presente nos juros de um
empréstimo, no desconto de uma loja ou até na possibilidade do seu time ser
campeão.
Entendemos porcentagem
como sendo a razão entre um número qualquer e 100,
sendo representada pelo símbolo %. Utilizamos a ideia de porcentagem para
representar partes de algo inteiro.
Dessa forma quando
escrevemos 5%, lemos como “ 5 em cada 100” ou “ 5 centésimos”
5% = 5 / 100 = 0,05
Em revistas e jornais, as informações são apresentadas de
muitas maneiras, e uma delas é com o uso de porcentagem. A porcentagem facilita
o entendimento da informação e do contexto no qual está inserida, pois possibilita
a comparação com o todo.
Observe
atentamente o gráfico abaixo:
Fonte: Mundo educação
No gráfico, a porcentagem foi utilizada para abordar a
questão da preferência esportiva dos alunos de uma determinada escola.
Analisando os dados percebemos claramente que futebol com 40%
é o esporte preferido dos alunos, seguido do vôlei com 30%.
Vamos então supor que esta pesquisa foi feita em uma escola
com 100 alunos.
Quantos alunos preferem vôlei?
💭
Relembrando o cálculo de porcentagem, temos que encontrar quanto é 30% de 100
alunos.
Lembrou?
Para
“refrescar” ainda mais a memória, assista o vídeo abaixo sobre o cálculo de
porcentagens.
https://www.youtube.com/watch?v=nUgAGtEBleM
Agora é com você
EXERCÍCIO 01. Observando ainda o gráfico acima,
responda no seu caderno:
🔶
Quantos alunos preferem Futebol? __________________
🔶
Quantos alunos preferem Basquete? ____________________
🔶
Quantos alunos preferem Natação? _________________
🔶
Quantos alunos preferem outros esportes? ___________
EXERCÍCIO 02. No seu caderno, calcule os seguintes
percentuais:
a)
5%
de R$ 1200,00 __________
b)
1%
de 3000 _______________
c)
7%
de R$ 4500,00__________
d)
1,2%
de R$ 8000,00_________
DESCONTOS E ACRÉSCIMOS
A
porcentagem também pode ser utilizada para discutir descontos e acréscimos em
valores.
A todo momento nos deparamos com situações que envolvem
descontos em produtos. Esse tema é abordado em diversos meios de comunicação.
Será que você ou sua família já se depararam com essa
situação no dia a dia?
Já imagino sua resposta. Acompanhe abaixo a promoção na Loja
Paquepi.
Nesta semana, a Loja Paquepi está oferecendo vantagens aos
clientes que comprarem com pagamento à vista.
Veja o anúncio:
Fonte: A matemática tem razão
Vamos calcular o valor do preço da calça, à vista, que está
sendo oferecida pela loja Paquepi. O anúncio diz que a loja oferece um desconto
de 12% sobre as compras à vista. Uma calça custa R$ 75,00. Calculemos 12% de
75.
12/100 de 75 = 12 x 75 / 100= 900 / 100 = 9
O desconto é
de R$ 9,00. Então, dos R$ 75,00, subtraindo o desconto, obteremos o preço da
calça à vista:
R$ 75,00 -
R$ 9,00 = R$ 66,00
Resposta:
A calça custará R$ 66,00 com o desconto.
Uma outra
maneira de se calcular esse desconto seria fazer 75 . 0,12, pois 12% é igual a
0,12.
E se você
utilizar a calculadora, a operação torna-se ainda mais fácil. Basta apertar as
teclas na sequência:
Para facilitar o uso das calculadoras, temos algumas dicas:
➨ Quando escrever 0,12 nas
calculadoras, escreva 0.12,
uma vez que a vírgula dos números
decimais é indicada por um ponto nas calculadoras.
➨ Não há necessidade de digitar o 0
(zero) que precede a vírgula.
Por exemplo, para digitar 0.12 podemos digitar apenas .12(ponto 12).
Agora para utilizar a tecla %, esse cálculo pode ser feito do
seguinte modo:
Veja como calcular rapidamente o
valor a ser pago pela calça, à vista.
O valor da calça corresponde a 100%.
Subtraindo o desconto de 12%, obtemos:
100% - 12% = 88%
Se quisermos calcular diretamente o valor a ser pago, sem
conhecer o valor do desconto, devemos calcular: 88% de 75.
Faça o passo a passo na sua calculadora
também!!
Agora é com você:
Utilizando a calculadora, resolva a seguinte situação
(Registre no caderno):
EXERCÍCIO 03. Um par de tênis foi anunciado numa
loja por R$ 230,00. Entretanto, se o comprador pagar à vista, terá um desconto
de 5%. Como calcular o valor desse desconto? E como obter diretamente, com uma
só operação na calculadora, o valor a ser pago à vista?
EXERCÍCIO 04. Crie um problema que envolva uma
porcentagem de desconto e compartilhe com seus amigos e com o professor no
fórum.
2º
dia AULA 3 E 4
Os acréscimos financeiros acontecem quando um produto tem seu
preço aumentado em determinadas condições de pagamento. Essas condições pode
ser uma compra parcelada, uma compra com o cartão de crédito ou outras
situações variadas.
Mário vai viajar e precisa comprar uma mala. Ele foi até uma
loja e gostou de uma que custa R$ 380,00. O vendedor lhe informou que, se
quisesse comprar a mala em prestações, o valor final será 15% maior. Se Mário
comprar a mala em prestações, quanto vai pagar por ela?
Resolução
Primeira maneira:
Encontrar quanto é 15% de 380
15 / 100 x 380 = 15 * 380 / 100 = 5700 / 100 = 57
Como trata-se de acréscimo, basta adicionar o valor inicial
aos 15% do acréscimo.
R$ 380,00 + R$ 75,00 = R$ 437,00
A mala custará
R$ 437,00 com o acréscimo.
Segunda maneira:
Como
trata-se de acréscimo, podemos adicionar utilizando a porcentagem.
100% + 15% =
115% (o cliente paga o valor integral da mala mais os 15%)
115 / 100 x 380 = 115 x 380 / 100 = 43700 / 100 = 437
A mala custará
R$ 437,00 com o acréscimo.
Mário pode até comprar a mala...mas vai ter que pagar um
pouco a mais.
Dê o play e assista esse vídeo com a explicação passo a passo
de como calcular acréscimos e descontos.
https://www.youtube.com/watch?v=ZeB4i1ns_ns
https://www.youtube.com/watch?v=Xd4m6E9M30Y
Fonte: Nova Escola
EXERCÍCIO 05. Agora, pesquise e escreva no seu
caderno o significados das palavras abaixo (aproveite para conversar com sua
família sobre em quais situações do dia a dia essas palavras aparecem).
Vocês
conhecem outros termos que também podem ser utilizados para se referir a
acréscimos e a descontos?
3º dia AULAS 5 E 6
VAMOS TREINAR UM POUCO MAIS?
FAÇA COM ATENÇÃO E NO CADERNO AS
ATIVIDADES PROPOSTAS ABAIXO, QUE ENVOLVEM SITUAÇÕES DE ACRÉSCIMOS E DESCONTOS:
EXERCÍCIO 06. André pagava R$ 1.500,00 de aluguel,
porém em seu contrato há uma cláusula dizendo que após um ano, esse valor
sofrerá um reajuste de 11%. Qual será o novo valor do aluguel?
EXERCÍCIO 07. Ao comprar um produto que custava R$
1.800,00, Bento obteve um desconto de 15%. Quanto ele pagou pelo produto?
EXERCÍCIO 08. O valor da conta de energia elétrica
na casa de Lucas totalizou R$ 125,00 no último mês. Entretanto, como Lucas
pagou a conta apenas alguns dias depois do vencimento, ela teve um acréscimo de
4%. Responda:
a)
Qual
é o valor do acréscimo?
b)
Quanto
ele pagou no total?
EXERCÍCIO 09. Em uma liquidação, um vestido de R$
550,00 foi vendido por R$ 440,00. De quantos por cento foi o desconto?
EXERCÍCIO 10. Luciana deseja comprar uma geladeira
nova e, para isso, fez uma pesquisa de preço em duas lojas para um mesmo
modelo:
🔶 na loja Preço Legal, a geladeira custa R$ 1200,00,
mas para pagamento à vista a loja oferece um desconto de 15%.
🔶 na loja Barato Mesmo, a geladeira custa R$ 1400,00,
mas para pagamento à vista a loja oferece um desconto de 23%.
Sabendo que Luciana deseja fazer o pagamento a vista, em qual
das duas lojas a geladeira sairá por um preço menor?
EXERCÍCIO 11. Eliana esqueceu de pagar sua conta de
luz do mês de julho, no valor de R$ 60,00. Na sua conta de agosto, havia a
cobrança de multa de 12,5% sobre o valor da conta do mês anterior mais o
consumo do mês de agosto, que foi R$ 63,00. Qual é o valor que Eliana pagará na
conta de agosto?
EXERCÍCIO 12. No final do ano, é comum as lojas
fazerem promoções. Observando a ilustração abaixo e sabendo que em janeiro o
valor do computador estará 22% mais caro, qual será o preço do computador
depois do reajuste?
EXERCÍCIO 13. DESAFIO
Não deixe para amanhã o que você pode fazer
hoje!!
Se Joana comprar
hoje um computador de R$ 2000,00, ela conseguirá um desconto de 5%. Se ela
deixar para amanhã, irá conseguir o mesmo desconto de 5%, mas o computador irá
aumentar 5%. Se ela esperar o que acontecerá?
- Atividades 4, 5, 6 e 7.
Fotografem e enviem no email : rreche@prof.educacao.sp.gov.br
Instruções
para a realização de todas as Atividades não presenciais:
a- Vocês deverão consultar os
materiais como caderno de sala de aula, caderno do aluno, livro didático
e sites da internet. Para auxiliar o estudo de vocês, irei postar
textos quando for necessário para consulta ou vídeo aulas, quando houver.
b- Assistam às aulas de
biologia no Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), sendo necessário baixar no
celular ou assistam pela TV Educação canal 2.2. Verifiquem a
programação semanal das aulas.
c- Enviar foto das atividades, no email abaixo. Elas deverão ser
entregues também depois no retorno, para arquivarmos as atividades.
Caso houver dúvida enviem mensagens no meu email que assim que
puder, responderei.
d- Todos os exercícios
deverão ser resolvidos numa folha de caderno, seguindo o modelo de
identificação abaixo. Você poderá imprimir as questões ou copiá-las com caneta
azul ou preta. A resolução deverá ser feita à tinta azul ou preta de
forma legível.
e- Colocar a identificação na
folha:
⇓ |
NOME: __________________________Nº
__________ Série: ______
DATA:____/____/2020 PROFª
RICARDO
ATIVIDADE Nº ____ DE MATEMÁTICA – NÃO PRESENCIAL
Atividades
para a semana de 10 a 17 de junho
ATIVIDADE 4
Porcentagem
-Objetivo : Resolver e elaborar problemas
que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos
simples.
- Deixar a resolução ao lado.
Abaixo, seguem dois links de aulas do Centro de
Mídias de SP desse conteúdo.
Assistam: https://youtu.be/heS3MHGHFfU
Texto
Resolver os exercícios abaixo:
________________________________________________________________________
Atividades
para a semana de 18 a 25 de junho
ATIVIDADE
5
Porcentagem
-Objetivo : Resolver e elaborar problemas
que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos
simples.
- Deixar a resolução ao lado.
Abaixo, segue um vídeo do Centro de Mídias de SP
desse conteúdo.
Assistam:
OBS: Deixem a resolução na
folha.
1. Calcule
o valor das porcentagens abaixo:
a) 25% de 200
b) 15% de 150
c) 50% de 1200
d) 38% de 389
e) 12% de 275
f) 11,5% de 250
g) 75% de 345
h) 124% de 450
2. Se 35% dos 40 alunos da 5ª
série de um colégio são garotos, quantas garotas existem na 5ª série?
3. Anne foi comprar uma blusa
que custava R$ 32,00 e conseguiu um desconto de 12%. Quanto Anne pagou pela
blusa?
4. Guilbert comprou um sítio e
vai dar como entrada 25% do preço total, que corresponde a R$ 28.000,00. Qual é
o preço do sítio?
_______________________________________________________________________________
Atividades para a semana de 26 a 03 de julho
ATIVIDADE
6
NÙMEROS INTEIROS NEGATIVOS
-Objetivos
: Introduzir o conceito de números inteiros negativos;
Identificar e compreender o uso dos números negativos em
situações do cotidiano; Solucionar situações-problema que envolvam números
negativos, utilizando- se de diferentes estratégias de resolução
Abaixo, segue um vídeo do Centro de Mídias de SP
desse conteúdo.
Assistam:
Leiam o texto com atenção:
Os números
inteiros positivos foram os primeiros números trabalhados
pela humanidade e eram utilizados para contagem.
O conjunto dos números
inteiros não negativos recebe o nome de conjunto dos números naturais, sendo ele:
={0,1,2,3,4,5,6…}
O conjunto dos números
inteiros contempla também os inteiros negativos:
={…,-8,-7,-6,-5,-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,5,6,7,8…}
Para entender melhor os números negativos podemos
observar uma linha ou reta numérica. Para
cada número positivo há um número negativo.Você deve
ter percebido que, à medida que a linha numérica aumenta, os números
negativos também parecem ser maiores, mas, na realidade, eles são menores.
Os números
inteiros estão presentes até hoje em diversas situações do
cotidiano da humanidade, como para medir temperaturas, contar dinheiro, marcar
as horas etc. Sua importância é indiscutível.
Existem
situações em nossas vidas diárias que usamos números menores que zero. Por
exemplo, você sabia que as temperaturas médias no Monte Everest variam de -20 ℃ e -30 ℃
? Isso é muito frio!
Com
a temperatura também funciona assim, por exemplo, imagine que em um dia de
inverno, em Santiago do Chile, eles estejam a -8 ℃ e na Patagônia, a -15 ℃.
Podemos perceber que na Patagônia está mais frio que em Santiago do Chile,
porque -15 ℃ é
menor que -8 ℃.
Os números negativos também podem ser considerados o
oposto dos números positivos. Assim, o oposto de 5 é
-5.
EXPLORANDO
A IDEIA DE NÚMERO POSITIVO E NEGATIVO
Acompanhe alguns exemplos
de situações do cotidiano nas quais usamos números positivos, números
negativos e o zero.
TEMPERATURA
A medida de temperatura padrão usada no Brasil é o grau Celsius (ºC).
As medidas de temperatura maiores do que 0º C são positivas. Podemos dizer que
temperaturas como + 3ºC, + 1ºC são “mais quentes” do que 0º C.
As medidas de temperatura menores do que 0º C são negativas. Podemos dizer que
temperaturas como - 4ºC, -2ºC são “mais frias” do que 0º C.
ALTITUDE
Os números inteiros também são usados para indicar medidas de altitude. Essa é
a grandeza que indica a medida vertical entre um ponto da superfície terrestre
e o nível do mar.
Medidas de altitude acima do nível do mar são indicadas por números positivos e
medidas de altitude abaixo do nível do mar são indicadas por números negativos.
para o nível do mar, usamos o 0 (zero).
Por exemplo, o ponto mais alto da superfície terrestre é o monte Everest, na
fronteira entre a China e o Nepal, com medida de altitude de aproximadamente
8848 metros acima do nível do mar ( + 8848 m), e o ponto mais baixo é a fossa
das Marianas, localizada no oceano Pacífico, a leste da Filipinas, cuja medida
de altitude é de aproximadamente 11034 metros abaixo do nível do mar. (11034
m).
MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS
Esta situação talvez é a que seja mais evidente o uso das operações com números
inteiros.
José está com saldo negativo de R$ 35,00, isto é ele deve R$ 35,00 ao banco.
CRIANDO
PROBLEMAS DE MATEMÁTICA
Uma das
principais funções da Matemática é resolver problemas. Podemos elaborar um
problema a partir de um conjunto de dados e informações, de situações que
ocorrem no nosso cotidiano ou de operações matemáticas.Quando elaboramos um
problema, é importante que ele apresente algo a ser solucionado e que seja
possível encontrar esta solução a partir da leitura do enunciado deste
problema.
Também faz parte do processo, identificar o que é relevante para a resolução
daquela situação, considerar as relações entre os dados do enunciado, as
relações entre esses e a pergunta e o modo de respondê-la (operações e
estratégias a adotar).
Exercícios
ELABORE UM PROBLEMA ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
PARA CADA SITUAÇÃO APRESENTADA (TEMPERATURA, ALTITUDE, e MOVIMENTAÇÕES
FINANCEIRAS). FAÇA ESTA ATIVIDADE NO SEU CADERNO.
NÃO ESQUEÇA DE FAZER A RESOLUÇÃO!
_________________________________________________________________________
Atividades
para a semana de 08 a 15 de julho
ATIVIDADE
7
NÙMEROS INTEIROS NEGATIVOS
-Objetivos
: Resolução de exercícios utilizando os números negativos.
Na aula
anterior, iniciamos o estudo dos números negativos, assim como da reta
numérica. Nesta atividade vocês deverão aplicar os conhecimentos obtidos e
realizar os exercícios abaixo.
Abaixo, segue um vídeo do Centro de Mídias de SP
desse conteúdo de 29/6.
Assistam:
1) O termômetro
abaixo está marcando - 1° C ( Celsius) . Determine:
2) Indique o
número inteiro com sinal que representa:
A) O saldo obtido por um crédito de 20 e um débito de 30.
B) O saldo obtido por um débito de 50 e um crédito de 90 e
um débito de 60.
C) O saldo de gols de um time que marcou 23 gols e sofreu
30.
D) O saldo de gols de uma equipe após uma partida que
perdeu de 7 a 1.
3) Escreva os números inteiros conforme a representação na
reta numérica:
A)
Compreendidos entre 1 e 7;
B) C5ompreendidos entre −3 e 3;
C) Compreendidos entre −4 e 2;
D) Compreendidos entre −2 e 4;
4) Responda:
A) Qual é o sucessor de +8?
B) Qual é o sucessor de – 6?
C) Qual é o sucessor de 0?
D) Qual é o antecessor de +8?
Bom estudo!!= 0,05
Em revistas e jornais, as informações são apresentadas de
muitas maneiras, e uma delas é com o uso de porcentagem. A porcentagem facilita
o entendimento da informação e do contexto no qual está inserida, pois possibilita
a comparação com o todo.
Observe
atentamente o gráfico abaixo:
Fonte: Mundo educação
No gráfico, a porcentagem foi utilizada para abordar a
questão da preferência esportiva dos alunos de uma determinada escola.
Analisando os dados percebemos claramente que futebol com 40%
é o esporte preferido dos alunos, seguido do vôlei com 30%.
Vamos então supor que esta pesquisa foi feita em uma escola
com 100 alunos.
Quantos alunos preferem vôlei?
💭
Relembrando o cálculo de porcentagem, temos que encontrar quanto é 30% de 100
alunos.
Lembrou?
Para
“refrescar” ainda mais a memória, assista o vídeo abaixo sobre o cálculo de
porcentagens.
https://www.youtube.com/watch?v=nUgAGtEBleM
Agora é com você
EXERCÍCIO 01. Observando ainda o gráfico acima,
responda no seu caderno:
🔶
Quantos alunos preferem Futebol? __________________
🔶
Quantos alunos preferem Basquete? ____________________
🔶
Quantos alunos preferem Natação? _________________
🔶
Quantos alunos preferem outros esportes? ___________
EXERCÍCIO 02. No seu caderno, calcule os seguintes
percentuais:
a)
5%
de R$ 1200,00 __________
b)
1%
de 3000 _______________
c)
7%
de R$ 4500,00__________
d)
1,2%
de R$ 8000,00_________
DESCONTOS E ACRÉSCIMOS
A
porcentagem também pode ser utilizada para discutir descontos e acréscimos em
valores.
A todo momento nos deparamos com situações que envolvem
descontos em produtos. Esse tema é abordado em diversos meios de comunicação.
Será que você ou sua família já se depararam com essa
situação no dia a dia?
Já imagino sua resposta. Acompanhe abaixo a promoção na Loja
Paquepi.
Nesta semana, a Loja Paquepi está oferecendo vantagens aos
clientes que comprarem com pagamento à vista.
Veja o anúncio:
Fonte: A matemática tem razão
Vamos calcular o valor do preço da calça, à vista, que está
sendo oferecida pela loja Paquepi. O anúncio diz que a loja oferece um desconto
de 12% sobre as compras à vista. Uma calça custa R$ 75,00. Calculemos 12% de
75.
de 75 =
=
= 9
O desconto é
de R$ 9,00. Então, dos R$ 75,00, subtraindo o desconto, obteremos o preço da
calça à vista:
R$ 75,00 -
R$ 9,00 = R$ 66,00
Resposta:
A calça custará R$ 66,00 com o desconto.
Uma outra
maneira de se calcular esse desconto seria fazer 75 . 0,12, pois 12% é igual a
0,12.
E se você
utilizar a calculadora, a operação torna-se ainda mais fácil. Basta apertar as
teclas na sequência:
Para facilitar o uso das calculadoras, temos algumas dicas:
➨ Quando escrever 0,12 nas
calculadoras, escreva 0.12,
uma vez que a vírgula dos números
decimais é indicada por um ponto nas calculadoras.
➨ Não há necessidade de digitar o 0
(zero) que precede a vírgula.
Por exemplo, para digitar 0.12 podemos digitar apenas .12(ponto 12).
Agora para utilizar a tecla %, esse cálculo pode ser feito do
seguinte modo:
Veja como calcular rapidamente o
valor a ser pago pela calça, à vista.
O valor da calça corresponde a 100%.
Subtraindo o desconto de 12%, obtemos:
100% - 12% = 88%
Se quisermos calcular diretamente o valor a ser pago, sem
conhecer o valor do desconto, devemos calcular: 88% de 75.
Faça o passo a passo na sua calculadora
também!!
Agora é com você:
Utilizando a calculadora, resolva a seguinte situação
(Registre no caderno):
EXERCÍCIO 03. Um par de tênis foi anunciado numa
loja por R$ 230,00. Entretanto, se o comprador pagar à vista, terá um desconto
de 5%. Como calcular o valor desse desconto? E como obter diretamente, com uma
só operação na calculadora, o valor a ser pago à vista?
EXERCÍCIO 04. Crie um problema que envolva uma
porcentagem de desconto e compartilhe com seus amigos e com o professor no
fórum.
2º
dia AULA 3 E 4
Os acréscimos financeiros acontecem quando um produto tem seu
preço aumentado em determinadas condições de pagamento. Essas condições pode
ser uma compra parcelada, uma compra com o cartão de crédito ou outras
situações variadas.
Mário vai viajar e precisa comprar uma mala. Ele foi até uma
loja e gostou de uma que custa R$ 380,00. O vendedor lhe informou que, se
quisesse comprar a mala em prestações, o valor final será 15% maior. Se Mário
comprar a mala em prestações, quanto vai pagar por ela?
Resolução
Primeira maneira:
Encontrar quanto é 15% de 380
. 380 =
=
= 57
Como trata-se de acréscimo, basta adicionar o valor inicial
aos 15% do acréscimo.
R$ 380,00 + R$ 75,00 = R$ 437,00
A mala custará
R$ 437,00 com o acréscimo.
Segunda maneira:
Como
trata-se de acréscimo, podemos adicionar utilizando a porcentagem.
100% + 15% =
115% (o cliente paga o valor integral da mala mais os 15%)
. 380 =
=
= 437
A mala custará
R$ 437,00 com o acréscimo.
Mário pode até comprar a mala...mas vai ter que pagar um
pouco a mais.
Dê o play e assista esse vídeo com a explicação passo a passo
de como calcular acréscimos e descontos.
https://www.youtube.com/watch?v=ZeB4i1ns_ns
https://www.youtube.com/watch?v=Xd4m6E9M30Y
Fonte: Nova Escola
EXERCÍCIO 05. Agora, pesquise e escreva no seu
caderno o significados das palavras abaixo (aproveite para conversar com sua
família sobre em quais situações do dia a dia essas palavras aparecem).
Vocês
conhecem outros termos que também podem ser utilizados para se referir a
acréscimos e a descontos?
3º dia AULAS 5 E 6
VAMOS TREINAR UM POUCO MAIS?
FAÇA COM ATENÇÃO E NO CADERNO AS
ATIVIDADES PROPOSTAS ABAIXO, QUE ENVOLVEM SITUAÇÕES DE ACRÉSCIMOS E DESCONTOS:
EXERCÍCIO 06. André pagava R$ 1.500,00 de aluguel,
porém em seu contrato há uma cláusula dizendo que após um ano, esse valor
sofrerá um reajuste de 11%. Qual será o novo valor do aluguel?
EXERCÍCIO 07. Ao comprar um produto que custava R$
1.800,00, Bento obteve um desconto de 15%. Quanto ele pagou pelo produto?
EXERCÍCIO 08. O valor da conta de energia elétrica
na casa de Lucas totalizou R$ 125,00 no último mês. Entretanto, como Lucas
pagou a conta apenas alguns dias depois do vencimento, ela teve um acréscimo de
4%. Responda:
a)
Qual
é o valor do acréscimo?
b)
Quanto
ele pagou no total?
EXERCÍCIO 09. Em uma liquidação, um vestido de R$
550,00 foi vendido por R$ 440,00. De quantos por cento foi o desconto?
EXERCÍCIO 10. Luciana deseja comprar uma geladeira
nova e, para isso, fez uma pesquisa de preço em duas lojas para um mesmo
modelo:
🔶 na loja Preço Legal, a geladeira custa R$ 1200,00,
mas para pagamento à vista a loja oferece um desconto de 15%.
🔶 na loja Barato Mesmo, a geladeira custa R$ 1400,00,
mas para pagamento à vista a loja oferece um desconto de 23%.
Sabendo que Luciana deseja fazer o pagamento a vista, em qual
das duas lojas a geladeira sairá por um preço menor?
EXERCÍCIO 11. Eliana esqueceu de pagar sua conta de
luz do mês de julho, no valor de R$ 60,00. Na sua conta de agosto, havia a
cobrança de multa de 12,5% sobre o valor da conta do mês anterior mais o
consumo do mês de agosto, que foi R$ 63,00. Qual é o valor que Eliana pagará na
conta de agosto?
EXERCÍCIO 12. No final do ano, é comum as lojas
fazerem promoções. Observando a ilustração abaixo e sabendo que em janeiro o
valor do computador estará 22% mais caro, qual será o preço do computador
depois do reajuste?
EXERCÍCIO 13. DESAFIO
Não deixe para amanhã o que você pode fazer
hoje!!
Se Joana comprar
hoje um computador de R$ 2000,00, ela conseguirá um desconto de 5%. Se ela
deixar para amanhã, irá conseguir o mesmo desconto de 5%, mas o computador irá
aumentar 5%. Se ela esperar o que acontecerá?
- Atividades 4, 5, 6 e 7.
Fotografem e enviem no email : rreche@prof.educacao.sp.gov.br
Instruções
para a realização de todas as Atividades não presenciais:
a- Vocês deverão consultar os
materiais como caderno de sala de aula, caderno do aluno, livro didático
e sites da internet. Para auxiliar o estudo de vocês, irei postar
textos quando for necessário para consulta ou vídeo aulas, quando houver.
b- Assistam às aulas de
biologia no Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), sendo necessário baixar no
celular ou assistam pela TV Educação canal 2.2. Verifiquem a
programação semanal das aulas.
c- Enviar foto das atividades, no email abaixo. Elas deverão ser
entregues também depois no retorno, para arquivarmos as atividades.
Caso houver dúvida enviem mensagens no meu email que assim que
puder, responderei.
d- Todos os exercícios
deverão ser resolvidos numa folha de caderno, seguindo o modelo de
identificação abaixo. Você poderá imprimir as questões ou copiá-las com caneta
azul ou preta. A resolução deverá ser feita à tinta azul ou preta de
forma legível.
e- Colocar a identificação na
folha:
⇓ |
NOME: __________________________Nº
__________ Série: ______
DATA:____/____/2020 PROFª
RICARDO
ATIVIDADE Nº ____ DE MATEMÁTICA – NÃO PRESENCIAL
Atividades
para a semana de 10 a 17 de junho
ATIVIDADE 4
Porcentagem
-Objetivo : Resolver e elaborar problemas
que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos
simples.
- Deixar a resolução ao lado.
Abaixo, seguem dois links de aulas do Centro de
Mídias de SP desse conteúdo.
Assistam: https://youtu.be/heS3MHGHFfU
Texto
Resolver os exercícios abaixo:
________________________________________________________________________
Atividades
para a semana de 18 a 25 de junho
ATIVIDADE
5
Porcentagem
-Objetivo : Resolver e elaborar problemas
que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos
simples.
- Deixar a resolução ao lado.
Abaixo, segue um vídeo do Centro de Mídias de SP
desse conteúdo.
Assistam:
OBS: Deixem a resolução na
folha.
1. Calcule
o valor das porcentagens abaixo:
a) 25% de 200
b) 15% de 150
c) 50% de 1200
d) 38% de 389
e) 12% de 275
f) 11,5% de 250
g) 75% de 345
h) 124% de 450
2. Se 35% dos 40 alunos da 5ª
série de um colégio são garotos, quantas garotas existem na 5ª série?
3. Anne foi comprar uma blusa
que custava R$ 32,00 e conseguiu um desconto de 12%. Quanto Anne pagou pela
blusa?
4. Guilbert comprou um sítio e
vai dar como entrada 25% do preço total, que corresponde a R$ 28.000,00. Qual é
o preço do sítio?
_______________________________________________________________________________
Atividades para a semana de 26 a 03 de julho
ATIVIDADE
6
NÙMEROS INTEIROS NEGATIVOS
-Objetivos
: Introduzir o conceito de números inteiros negativos;
Identificar e compreender o uso dos números negativos em
situações do cotidiano; Solucionar situações-problema que envolvam números
negativos, utilizando- se de diferentes estratégias de resolução
Abaixo, segue um vídeo do Centro de Mídias de SP
desse conteúdo.
Assistam:
Leiam o texto com atenção:
Os números
inteiros positivos foram os primeiros números trabalhados
pela humanidade e eram utilizados para contagem.
O conjunto dos números
inteiros não negativos recebe o nome de conjunto dos números naturais, sendo ele:
={0,1,2,3,4,5,6…}
O conjunto dos números
inteiros contempla também os inteiros negativos:
={…,-8,-7,-6,-5,-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,5,6,7,8…}
Para entender melhor os números negativos podemos
observar uma linha ou reta numérica. Para
cada número positivo há um número negativo.Você deve
ter percebido que, à medida que a linha numérica aumenta, os números
negativos também parecem ser maiores, mas, na realidade, eles são menores.
Os números
inteiros estão presentes até hoje em diversas situações do
cotidiano da humanidade, como para medir temperaturas, contar dinheiro, marcar
as horas etc. Sua importância é indiscutível.
Existem
situações em nossas vidas diárias que usamos números menores que zero. Por
exemplo, você sabia que as temperaturas médias no Monte Everest variam de -20 ℃ e -30 ℃
? Isso é muito frio!
Com
a temperatura também funciona assim, por exemplo, imagine que em um dia de
inverno, em Santiago do Chile, eles estejam a -8 ℃ e na Patagônia, a -15 ℃.
Podemos perceber que na Patagônia está mais frio que em Santiago do Chile,
porque -15 ℃ é
menor que -8 ℃.
Os números negativos também podem ser considerados o
oposto dos números positivos. Assim, o oposto de 5 é
-5.
EXPLORANDO
A IDEIA DE NÚMERO POSITIVO E NEGATIVO
Acompanhe alguns exemplos
de situações do cotidiano nas quais usamos números positivos, números
negativos e o zero.
TEMPERATURA
A medida de temperatura padrão usada no Brasil é o grau Celsius (ºC).
As medidas de temperatura maiores do que 0º C são positivas. Podemos dizer que
temperaturas como + 3ºC, + 1ºC são “mais quentes” do que 0º C.
As medidas de temperatura menores do que 0º C são negativas. Podemos dizer que
temperaturas como - 4ºC, -2ºC são “mais frias” do que 0º C.
ALTITUDE
Os números inteiros também são usados para indicar medidas de altitude. Essa é
a grandeza que indica a medida vertical entre um ponto da superfície terrestre
e o nível do mar.
Medidas de altitude acima do nível do mar são indicadas por números positivos e
medidas de altitude abaixo do nível do mar são indicadas por números negativos.
para o nível do mar, usamos o 0 (zero).
Por exemplo, o ponto mais alto da superfície terrestre é o monte Everest, na
fronteira entre a China e o Nepal, com medida de altitude de aproximadamente
8848 metros acima do nível do mar ( + 8848 m), e o ponto mais baixo é a fossa
das Marianas, localizada no oceano Pacífico, a leste da Filipinas, cuja medida
de altitude é de aproximadamente 11034 metros abaixo do nível do mar. (11034
m).
MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS
Esta situação talvez é a que seja mais evidente o uso das operações com números
inteiros.
José está com saldo negativo de R$ 35,00, isto é ele deve R$ 35,00 ao banco.
CRIANDO
PROBLEMAS DE MATEMÁTICA
Uma das
principais funções da Matemática é resolver problemas. Podemos elaborar um
problema a partir de um conjunto de dados e informações, de situações que
ocorrem no nosso cotidiano ou de operações matemáticas.Quando elaboramos um
problema, é importante que ele apresente algo a ser solucionado e que seja
possível encontrar esta solução a partir da leitura do enunciado deste
problema.
Também faz parte do processo, identificar o que é relevante para a resolução
daquela situação, considerar as relações entre os dados do enunciado, as
relações entre esses e a pergunta e o modo de respondê-la (operações e
estratégias a adotar).
Exercícios
ELABORE UM PROBLEMA ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
PARA CADA SITUAÇÃO APRESENTADA (TEMPERATURA, ALTITUDE, e MOVIMENTAÇÕES
FINANCEIRAS). FAÇA ESTA ATIVIDADE NO SEU CADERNO.
NÃO ESQUEÇA DE FAZER A RESOLUÇÃO!
_________________________________________________________________________
Atividades
para a semana de 08 a 15 de julho
ATIVIDADE
7
NÙMEROS INTEIROS NEGATIVOS
-Objetivos
: Resolução de exercícios utilizando os números negativos.
Na aula
anterior, iniciamos o estudo dos números negativos, assim como da reta
numérica. Nesta atividade vocês deverão aplicar os conhecimentos obtidos e
realizar os exercícios abaixo.
Abaixo, segue um vídeo do Centro de Mídias de SP
desse conteúdo de 29/6.
Assistam:
1) O termômetro
abaixo está marcando - 1° C ( Celsius) . Determine:
2) Indique o
número inteiro com sinal que representa:
A) O saldo obtido por um crédito de 20 e um débito de 30.
B) O saldo obtido por um débito de 50 e um crédito de 90 e
um débito de 60.
C) O saldo de gols de um time que marcou 23 gols e sofreu
30.
D) O saldo de gols de uma equipe após uma partida que
perdeu de 7 a 1.
3) Escreva os números inteiros conforme a representação na
reta numérica:
A)
Compreendidos entre 1 e 7;
B) Compreendidos entre −3 e 3;
C) Compreendidos entre −4 e 2;
D) Compreendidos entre −2 e 4;
4) Responda:
A) Qual é o sucessor de +8?
B) Qual é o sucessor de – 6?
C) Qual é o sucessor de 0?
D) Qual é o antecessor de +8?
Bom estudo!!
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