foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


domingo, 19 de julho de 2020

PROJ. VIDA 01/08 e 15 JUL – 9ºs anos A,B,C,D 2º BIM – Prof. as Karen e Vitória - CHEGADA AO E.M., QUEM É QUEM NA REDE?, SONHANDO DORMINDO.







OLÁ ALUNOS!!

Chegamos ao final do segundo bimestre, com os três últimos assuntos colocados em discussão em julho.

- CHEGADA AO ENSINO MÉDIO.
-  QUEM É QUEM NA REDE?
-  REPENSANDO OS SONHOS.


 É hora de colocar a casa em ordem, então, mãos à obra!!

Sugestão de link pelo Youtube, caso precisar assistir ou rever a vídeo aula de 01 de julho: Para acompanhar, tenha o caderno de Projeto de Vida e o Caderno do Aluno, página 70/71.


           A CHEGADA AO ENSINO MÉDIO

        Na vídeo aula, a professora Luanda aprofunda as orientações sobre o prosseguimento dos estudos no Ensino Médio, de forma bastante esclarecedora. Não deixe de assistir, pois orienta, inclusive, com reflexão pessoal, de cidadania e ética, além de não perder a noção sobre o próximo, o outro.

        Ainda, informará, com clareza e objetividade, as diferenças entre Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Profissionalizante. Portanto, realmente, acompanhar a aula será muito importante para você.

        Uma das análises feitas na aula é a divulgação de dados publicados pela Fundação Telefônica que apontam os principais motivos para o abandono escolar no Ensino Médio ou o atraso nos estudos. Alguns dos problemas elencados é a necessidade de trabalho, a defasagem de aprendizagem no Ensino Fundamental, a desmotivação, o bullying. Outro fator que nós poderíamos, talvez, acrescentar e que não foi mencionado é a gravidez precoce.
            
Questão 1 –
        Quais são suas expectativas em relação ao Ensino Médio?

Questão 2 –
Qual é a diferença entre Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Profissionalizante, que parecem iguais, mas não são?


         Já fizemos perguntas semelhantes anteriormente e que voltam a ser lembradas no decorrer da lição, mas há um aprofundamento sobre as várias possibilidades para o prosseguimento dos estudos.

        Algumas funções principais no Ensino Médio:


- Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos.


- Preparar para o trabalho e a cidadania.


- Aprimorá-lo como pessoa humana, incluindo a formação ética e desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.



ÉTICA


ETHOS = CARÁTER
(GREGO)


        A professora Luanda cita o filósofo alemão Adorno que questiona como foram possíveis os acontecimentos que eclodiram em seu país, durante a Segunda Guerra Mundial e o que teria ocorrido à sociedade, com a ética e com a formação das pessoas para permitir toda a barbárie registrada. A partir disto, repensa a instituição Escola e sua finalidade.






 (wikipedia.com)


Theodor Adorno (1903-1969) foi um filósofo, sociólogo e crítico musical alemão, um destacado representante da chamada “Teoria Crítica da Sociedade” desenvolvida no Instituto de Pesquisas Sociais (Escola de Frankfurt).

(https://www.ebiografia.com/theodor_adorno)



Resumo: Para Adorno a educação deve ter o papel de simultaneamente, evitar a barbárie, e buscar a emancipação humana, Adorno questiona a educação autoritária, pensando como referencial uma educação capaz de emancipar. Assim, o projeto adorniano de uma educação emancipadora ganha sentido e concreticidade, podendo contribuir com o processo de libertação humana, de autonomia. Palavras- chave: Educação, emancipação, esclarecimento e libertação.


        

         IMPORTANTE:

Não deixe de acompanhar com muita atenção as diferenças entre o Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Profissionalizante que poderão esclarecer suas dúvidas ou lhe dar novos caminhos para o prosseguimento nos estudos.

Questão 3 –

a-  Em relação ao Ensino Médio, qual é o seu plano para o ano próximo?

b-  Você já decidiu se vai fazer apenas o Ensino Médio ou se quer fazer o Ensino Médio junto com o Curso Técnico?  Ou ainda, pretende fazer o Ensino Médio junto com algum curso profissionalizante?






Segue a sugestão de link pelo Youtube. Para acompanhar a aula, pegue seu caderno de Projeto de Vida e o Caderno do Aluno (página 72 e 73).



                                    QUEM É QUEM NO ENSINO MÉDIO?
                   
OU 

QUEM É QUEM NA REDE?

         As redes sociais são extremamente importantes nos dias atuais e influenciam muitas pessoas, principalmente os jovens.  Acompanhe a aula com atenção, pois é um assunto que se relaciona muito com seu dia a dia e seus interesses.

Jornais, revistas e profissionais da informação perdem espaço cada vez maior para os influenciadores digitais, hoje com um poder tão grande de comunicação que acabam por interferir em nossas opiniões de vida, políticas e econômicas. Aliás, alguns políticos, quando perceberam o poder da rede, passaram a utilizar sites e outros meios que acabaram por interferir na eleição de um e na rejeição de outros, com fatos, muitas vezes, fakes.

ATIVIDADE 1

  

      1-  O que são influenciadores digitais?


    2-  Por que ter um canal no You Tube, Instagram ou criar blogs?


    3-  Qual é a finalidade de ter o desejo de influenciar as crenças ou opiniões de outras pessoas?



    4-  O que você costuma acessar pelas redes sociais?


     5-  Qual é a frequência desses acessos?


      6-   Quais sites ou canais você indicaria e por quais motivos?


   7- O que é preciso mudar nas redes sociais?

Responda em seu caderno

        
         Na aula, há uma boa reflexão sobre quem são esses influenciadores, com o atuam, sobre seu envolvimento com as redes, sua projeção social e ganhos e de como “compramos” suas ideias, como somos convencidos. Será que sabemos a força que os influenciadores digitais têm em nossas vidas? Como nos convencem? Quais parceiras os influenciadores fazem? Já repararam que, virtualmente, tudo é perfeito? E os problemas de ciberbullying?  O que fazer quando as redes sociais se tornam viciantes? O que é ser o que, na realidade, não somos?  Acompanhe e reflita junto com a professora Luanda.

ATIVIDADE 2



     1-   O que as pessoas postam nas redes sociais é sempre, de fato, o que elas estão vivendo, o que elas são?


      2-   O que você pensa sobre isso?


     3-   É possível saber o que é verdade ou não em relação às publicações? Como?


     4-   Como você lida com a construção de sua identidade nas redes sociais?  Gosta de contar histórias, exibir imagens e vídeos ou prefere a privacidade?

Responda em seu caderno.


         É importante manter o equilíbrio, o senso crítico, evitar o isolamento, a ansiedade e que, através de ilusões, se crie uma suposta “perfeição” que pode estar longe da realidade. Para isso, é preciso ter consciência de que todos temos fragilidades e qualidades: essa é a normalidade da vida real.





Para a aula do dia 15 de julho, segue asugestão de link pelo Youtube. 


                    REPENSANDO MEU SONHO.


         O conselho de sempre é assistir às vídeo aulas e acompanhar a orientações tranquilas e esclarecedoras das professoras Luanda e Sara que transformam os assuntos em conversa bastante agradável.  Lembre-se de pegar caneta, seu caderno de Projeto de Vida e o caderno do aluno (página 73)


         O Objetivo da vídeo aula é “promover a reflexão que articula identidade e propósito com ações cotidianas.”


     Pensar sobre quem eu sou e quem quero ser, sonhos e expectativas, consolidando uma visão sobre mim frente de que potencialmente desejo.



            Logo de início, observa-se que o aluno protagonista é aquele que tem consciência de todo o processo da aprendizagem.

         As competências sócio emocionais são chamadas, na aula, de “superpoderes” da vida real porque através deles é possível realizar os projetos, realizar nossos sonhos, concretizar nossos objetivos . E “nossos sonhos são o que nos constituem, fazem parte de quem somos”.

         Nesta aula, através do assunto “sonhos”, foram destacados quatro desses “superpoderes” que são as competências de:
                                

EMPATIA

RESPEITO

CONFIANÇA

AUTOCONFIANÇA


ATIVIDADE 1

1-   Você já teve um sonho “esquisito” com coisas que não existem na vida real?
2-   Com que você anda sonhando durante a pandemia?
3-   Neste período, seus sonhos mudaram?
4-   Nestas questões, estamos trabalhando quais das duas definições abaixo do significado de sonho?



1 – SONHO

Imagens, pensamentos, ideias e outros que aparecem no decorrer do sono.



2 – SONHO

Anseio ou vontade permanente, viva e constante.

              




QUANDO OS SONHOS SÃO DESEJOS, VONTADES, LUTA DE VIDA.



                          

                                    (https://www.postermywall.com/index.php)


“I HAVE A DREAM”

    Uma das frases mais conhecidas do mundo, faz com que nos lembremos imediatamente de seu autor, o pastor Martin Luther King Jr. Ele foi um líder pacifista americano empenhado em defender o direito dos negros nos Estados Unidos através da luta pacífica, baseada no amor ao próximo, como forma de construir um mundo melhor, tendo como princípio a igualdade de direitos sociais e econômicos. - Marthin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929 na cidade de Atlanta (estado da Geórgia) e foi assassinado em 1968 por promulgar o sonho de um mundo igual, sem preconceitos.

Escute, com atenção, um trecho do mais famoso discurso de Martin Luther King, “Eu tenho um sonho”, lido na vídeo aula pela professora Sara.


Atividade:

Escreva, em seu caderno de Projeto de Vida, um texto pessoal com o mesmo título do discurso de Martin Luther King:

Eu tenho um sonho.

Não obrigatório: Você poderá seguir a orientação de atividade da vídeo aula e fazer um vídeo ou áudio com seu discurso, compartilhando-o nas redes sociais, com parentes e amigos.





AVISOS:

Segundo informação das professoras, as duas próximas semanas serão dedicadas à revisão dos assuntos.

Dia 05 de agosto, segundo informaram, farão amostragem de atividades de alunos que estão sendo enviadas para elas, referentes à aula de 08/07.

        Não deixem de enviar as atividades postadas em nossas publicações no blog ou classroom, pois o bimestre caminha para seu encerramento.

Canais de comunicação:

Professora Vitória: alunos do 9º s anos A/B/C


                   - provitoriacalvitti@gmail.com


             - google classroom


             - msg Facebook – Vitória Paterna



Professora Karen: alunos do 9.o ano D


             - karenzaremba@prof.educacao.sp.gov.br



Boas reflexões e bons estudos!

Não percam o foco!
Fique em casa pelo bem de sua saúde e pelo bem da saúde de todos.

Até mais e uma ótima semana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário