OLÁ ALUNOS!!
Chegamos
ao final do segundo bimestre, com os três últimos assuntos colocados em
discussão em julho.
- CHEGADA AO ENSINO MÉDIO.
- QUEM É QUEM NA REDE?
- REPENSANDO OS SONHOS.
É hora de colocar a casa em ordem, então, mãos à obra!!
Sugestão
de link pelo Youtube, caso precisar assistir ou rever a vídeo aula de 01 de
julho: Para acompanhar, tenha o caderno de Projeto de Vida e o Caderno do Aluno,
página 70/71.
A CHEGADA AO ENSINO MÉDIO
Na vídeo aula, a professora Luanda
aprofunda as orientações sobre o prosseguimento dos estudos no Ensino Médio, de
forma bastante esclarecedora. Não deixe de assistir, pois orienta, inclusive,
com reflexão pessoal, de cidadania e ética, além de não perder a noção sobre o
próximo, o outro.
Ainda, informará, com clareza e
objetividade, as diferenças entre Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino
Profissionalizante. Portanto, realmente, acompanhar a aula será muito
importante para você.
Uma das análises feitas na aula é a
divulgação de dados publicados pela Fundação Telefônica que apontam os
principais motivos para o abandono escolar no Ensino Médio ou o atraso nos estudos. Alguns dos
problemas elencados é a necessidade de trabalho, a defasagem de aprendizagem no
Ensino Fundamental, a desmotivação, o bullying. Outro fator que nós poderíamos,
talvez, acrescentar e que não foi mencionado é a gravidez precoce.
Questão 1 –
Quais são suas
expectativas em relação ao Ensino Médio?
Questão 2 –
Qual é a diferença entre Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino
Profissionalizante, que parecem iguais, mas não são?
Já fizemos perguntas semelhantes
anteriormente e que voltam a ser lembradas no decorrer da lição, mas há um
aprofundamento sobre as várias possibilidades para o prosseguimento dos
estudos.
Algumas
funções principais no Ensino Médio:
- Consolidar e
aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando
o prosseguimento dos estudos.
|
- Preparar para o
trabalho e a cidadania.
|
- Aprimorá-lo como
pessoa humana, incluindo a formação ética e desenvolvimento da autonomia
intelectual e do pensamento crítico.
|
ÉTICA
|
ETHOS = CARÁTER
(GREGO)
|
A professora Luanda cita o filósofo
alemão Adorno que questiona como foram possíveis os acontecimentos que
eclodiram em seu país, durante a Segunda Guerra Mundial e o que teria ocorrido à
sociedade, com a ética e com a formação das pessoas para permitir toda a
barbárie registrada. A partir disto, repensa a instituição Escola e sua finalidade.
(wikipedia.com)
|
Theodor Adorno (1903-1969) foi um filósofo,
sociólogo e crítico musical alemão, um destacado representante da chamada
“Teoria Crítica da Sociedade” desenvolvida no Instituto de Pesquisas Sociais
(Escola de Frankfurt).
(https://www.ebiografia.com/theodor_adorno)
|
Resumo: Para Adorno a educação deve ter o papel de
simultaneamente, evitar a barbárie, e buscar a emancipação humana, Adorno
questiona a educação autoritária, pensando como referencial uma educação
capaz de emancipar. Assim, o projeto adorniano de uma educação emancipadora
ganha sentido e concreticidade, podendo contribuir com o processo de
libertação humana, de autonomia. Palavras- chave: Educação, emancipação,
esclarecimento e libertação.
|
IMPORTANTE:
Não deixe de acompanhar com muita atenção as diferenças
entre o Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Profissionalizante que poderão esclarecer suas dúvidas ou lhe dar novos caminhos para o prosseguimento nos
estudos.
Questão 3 –
a- Em
relação ao Ensino Médio, qual é o seu plano para o ano próximo?
b- Você
já decidiu se vai fazer apenas o Ensino Médio ou se quer fazer o Ensino Médio
junto com o Curso Técnico? Ou ainda,
pretende fazer o Ensino Médio junto com algum curso profissionalizante?
Segue
a sugestão de link pelo Youtube. Para acompanhar a aula, pegue seu caderno de
Projeto de Vida e o Caderno do Aluno (página 72 e 73).
QUEM É QUEM NO ENSINO MÉDIO?
OU
QUEM
É QUEM NA REDE?
As redes sociais são extremamente
importantes nos dias atuais e influenciam muitas pessoas, principalmente os
jovens. Acompanhe a aula com atenção,
pois é um assunto que se relaciona muito com seu dia a dia e seus interesses.
Jornais, revistas e profissionais da informação perdem
espaço cada vez maior para os influenciadores digitais, hoje com um poder tão
grande de comunicação que acabam por interferir em nossas opiniões de vida,
políticas e econômicas. Aliás, alguns políticos, quando perceberam o poder da
rede, passaram a utilizar sites e outros meios que acabaram por
interferir na eleição de um e na rejeição de outros, com fatos, muitas vezes,
fakes.
ATIVIDADE 1
1-
O que são influenciadores digitais?
|
2-
Por que ter um canal no You Tube, Instagram ou criar
blogs?
|
3-
Qual é a finalidade de ter o desejo de influenciar as
crenças ou opiniões de outras pessoas?
|
4-
O que você costuma acessar pelas redes sociais?
|
5-
Qual é a frequência desses acessos?
|
6-
Quais sites ou
canais você indicaria e por quais motivos?
|
7- O que é preciso
mudar nas redes sociais?
|
Responda em seu
caderno
|
Na aula, há uma boa reflexão sobre quem
são esses influenciadores, com o atuam, sobre seu envolvimento com as redes,
sua projeção social e ganhos e de como “compramos” suas ideias, como somos
convencidos. Será que sabemos a força que os influenciadores digitais têm em
nossas vidas? Como nos convencem? Quais parceiras os influenciadores fazem? Já
repararam que, virtualmente, tudo é perfeito? E os problemas de ciberbullying? O que fazer quando as redes sociais se tornam
viciantes? O que é ser o que, na realidade, não somos? Acompanhe e reflita junto com a professora Luanda.
ATIVIDADE 2
1-
O que as pessoas postam nas redes sociais é sempre, de
fato, o que elas estão vivendo, o que elas são?
|
2-
O que você pensa sobre isso?
|
3-
É possível saber o que é verdade ou não em relação às
publicações? Como?
|
4-
Como você lida com a construção de sua identidade nas
redes sociais? Gosta de contar
histórias, exibir imagens e vídeos ou prefere a privacidade?
|
Responda em seu
caderno.
|
É importante manter o equilíbrio, o
senso crítico, evitar o isolamento, a ansiedade e que, através de ilusões, se
crie uma suposta “perfeição” que pode estar longe da realidade. Para isso, é
preciso ter consciência de que todos temos fragilidades e qualidades: essa é a
normalidade da vida real.
Para a aula do dia 15 de julho, segue asugestão de link pelo
Youtube.
REPENSANDO MEU SONHO.
O conselho de sempre é assistir às
vídeo aulas e acompanhar a orientações tranquilas e esclarecedoras das
professoras Luanda e Sara que transformam os assuntos em conversa bastante
agradável. Lembre-se de pegar caneta,
seu caderno de Projeto de Vida e o caderno do aluno (página 73)
O
Objetivo da vídeo aula é “promover a reflexão que articula identidade e
propósito com ações cotidianas.”
Pensar sobre quem eu sou e quem quero ser,
sonhos e expectativas, consolidando uma visão sobre mim frente de que
potencialmente desejo.
|
Logo de início, observa-se
que o aluno protagonista é aquele que tem consciência de todo o processo da
aprendizagem.
As competências sócio emocionais são
chamadas, na aula, de “superpoderes” da vida real porque através deles é
possível realizar os projetos, realizar nossos sonhos, concretizar nossos
objetivos . E “nossos sonhos são o que
nos constituem, fazem parte de quem somos”.
Nesta aula, através do assunto “sonhos”,
foram destacados quatro desses “superpoderes” que são as competências de:
EMPATIA
|
RESPEITO
|
CONFIANÇA
|
AUTOCONFIANÇA
|
ATIVIDADE
1
1- Você
já teve um sonho “esquisito” com coisas que não existem na vida real?
2- Com
que você anda sonhando durante a pandemia?
3- Neste
período, seus sonhos mudaram?
4- Nestas
questões, estamos trabalhando quais das duas definições abaixo do significado
de sonho?
1 –
SONHO
Imagens, pensamentos, ideias e outros que aparecem no
decorrer do sono.
|
2 –
SONHO
Anseio ou vontade permanente, viva e constante.
|
QUANDO OS SONHOS SÃO DESEJOS, VONTADES, LUTA DE VIDA.
“I HAVE A DREAM”
Uma das frases
mais conhecidas do mundo, faz com que nos lembremos imediatamente de seu autor,
o pastor Martin Luther King Jr. Ele foi um líder pacifista americano empenhado em
defender o direito dos negros nos Estados Unidos através da luta pacífica, baseada no amor ao
próximo, como forma de construir um mundo melhor, tendo como princípio a
igualdade de direitos sociais e econômicos. - Marthin Luther King
nasceu em 15 de janeiro de 1929 na cidade de Atlanta (estado da Geórgia) e foi
assassinado em 1968 por promulgar o sonho de um mundo igual, sem preconceitos.
Escute, com atenção, um
trecho do mais famoso discurso de Martin Luther King, “Eu tenho um sonho”, lido
na vídeo aula pela professora Sara.
Atividade:
Escreva, em seu caderno de Projeto de Vida, um texto pessoal
com o mesmo título do discurso de Martin Luther King:
Eu tenho um sonho.
Não obrigatório: Você poderá seguir a orientação de
atividade da vídeo aula e fazer um vídeo ou áudio com seu discurso,
compartilhando-o nas redes sociais, com parentes e amigos.
AVISOS:
Segundo
informação das professoras, as duas próximas semanas serão dedicadas à revisão
dos assuntos.
Dia
05 de agosto, segundo informaram, farão amostragem de atividades de alunos que
estão sendo enviadas para elas, referentes à aula de 08/07.
Não deixem de enviar as atividades
postadas em nossas publicações no blog ou classroom, pois o bimestre caminha
para seu encerramento.
Canais
de comunicação:
Professora
Vitória: alunos do 9º s anos A/B/C
- provitoriacalvitti@gmail.com
- google classroom
- msg Facebook – Vitória Paterna
Professora
Karen: alunos do 9.o ano D
- karenzaremba@prof.educacao.sp.gov.br
Boas
reflexões e bons estudos!
Não
percam o foco!
Fique
em casa pelo bem de sua saúde e pelo bem da saúde de todos.
Até
mais e uma ótima semana!
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