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ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


quinta-feira, 30 de julho de 2020

ATIVIDADES 2 BIMESTRE Prof Ricardo e Prof Simone 8 Anos

BOM DIA, ALUNOS
ESTAMOS POSTANDO EM UM ÚNICO ARQUIVO TODAS AS ATIVIDADES DESTE 2 BIMETRE
segunda-feira, 20 de julho de 2020

ATIVIDADE AVALIATIVA – 2º BIMESTRE


1-   A área da figura abaixo é:
A (    ) 24 cm²
B (    ) 30 cm²
C (    ) 36 cm²
D (    ) 48 cm²         

2- Qual a área de um campo de futebol, de base 25 m e altura 5 m?
A (    )  A= 125 m²
B (    )  A= 150 m²
C (    )  A= 100 m²
D (    )  A= 120 m²

 5 m
25 25 m

3-    Qual a área de um losango que possui diagonal maior medindo 10 cm e diagonal menor medindo 7 cm?
A (    )  A= 70 cm²
B (    )  A= 17 cm²
C (    )  A= 8,5 cm²
D (    )  A= 35 cm²

4 – Observe a sequência construída com quadrados:

Quantos quadrados terá a figura 100?
A (    ) 400
B (    ) 300
C (    ) 200
D (    ) 100

5 -  Observe a sequência construída com quadrados:
Qual a expressão algébrica que representa o número de quadrados da figura n? 
A (    ) n + 1
B (    ) n ²
C (    ) n ² + 1
D (    ) 2· n
  
6- Na tabela abaixo estão associados o valor e a quantidade de um determinado produto.

Valor (R$)
   180,00
    360,00
     720,00
    1440,00
Quantidade do produto
       3
       6
        12
       24
  

Observando a tabela, qual a sentença algébrica que relaciona o valor pago (P) e a quantidade de produtos (n)?

A (    ) P= 80 n
B (    ) P= 70 n
C (    ) P= 60 n
D (    ) P= 50 n
  
 7- Na tabela abaixo estão associados o valor e a quantidade de um determinado produto.

Valor (R$)
   180,00
    360,00
     720,00
    1440,00
Quantidade do produto
       3
       6
        12
       24
  
Observando a tabela, quanto uma pessoa irá pagar caso ela compre 18 unidades desse produto?

A (    ) R$ 1000,00
B (    ) R$ 1080,00
C (    ) R$ 1180,00
D (    )  R$ 1300,00

8- Na tabela abaixo estão associados o valor e a quantidade de um determinado produto.

Valor (R$)
   180,00
    360,00
     720,00
    1440,00
Quantidade do produto
       3
       6
        12
       24
  
Observando a tabela, qual a quantidade de produtos que uma pessoa poderá adquirir ao pagar R$ 3600,00?

A (    ) 48
B (    ) 50
C (    ) 60
D (    ) 70

9- A espessura da folha de papel é de, aproximadamente, 0,0001 m.
A representação deste número em notação científica equivale a:

A (    )  1 · 10 3   m
B (    ) 1 · 10 4    m
C (    ) 1 · 10 -3   m
D (    ) 1 · 10 -4   m

 10- A distância entre o Sol e a Lua é aproximadamente 149.600.000 km. A representação deste número em notação científica equivale a:

A (    ) 1,496 · 108    Km
B (    ) 1,496 · 109    Km
C (    ) 1,496 ·· 10-8 Km
 D (    ) 1,496 · 10-9   Km

































sexta-feira, 10 de julho de 2020


Exercícios

1- Calcule a área de um retângulo cujo comprimento é 45 metros e a largura é 38 metros.

2- Qual é o comprimento de um retângulo cuja largura mede 118 metros e a área total é de 472 m?
.
3- Calcule a área  da figura abaixo:
                         10 cm
12cm12cm
                           5cm
                     
                                       


 4- Determine a área das seguintes figuras (em cm):
a)






b)   



 
d) 




Segue os links da aulas do centro de mídias: 




Fórmula das Áreas das Figuras Planas
Confira abaixo as fórmulas para os cálculos de área:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sexta-feira, 3 de julho de 2020


As atividades que devem ser realizadas até o dia 10/07/20 são:

* 1.1, 1.2, 1.3, 1.6 e 1.7, caderno do aluno, volume 2,parte 1, páginas 68, 69 e 70.

                  Segue os links das aulas do centro de mídias: 








Boa semana!

 

 

sexta-feira, 26 de junho de 2020

 

8º A, 8º B, 8º C e 8º D

Matemática

Professora Simone - Professor Ricardo


Boa Tarde!

Esperamos que estejam assistindo as aulas do centro de mídias e realizando as atividades.

Muitos alunos não enviaram a atividade avaliativa da semana passada, por favor, enviem e avisem seus colegas que é necessário enviar para a nota do 2° bimestre. 

Seguem as atividades para serem realizadas até o dia 03/07/20.

Atividades 1.2,1.3, 2.1(a), 2.2(a,b,c ,d, e),2.4 (a, b),2.5, 2.6 e 2.7 (a).
 páginas 65, 66 e 67, caderno do aluno, volume 2, parte1.

Segue link da aula do centro de mídias sobre o conteúdo dessas atividades,é só clicar e assistir


https://www.youtube.com/watch?v=cBTEvgRB2WE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Transformando um número inteiro em notação científica
A notação científica é uma forma de escrever números usando potência de 10. É utilizada para reduzir a escrita de números que apresentam muitos algarismos.
Números muito pequenos ou muito grandes são frequentemente encontrados nas ciências em geral e escrever em notação científica facilita fazer comparações e cálculos.
Segue links das aulas do centro de mídias.

Transformando um número inteiro em notação científica
 N · 10 m Sendo, N um número real igual ou maior que 1 e menor que 10;
m um número inteiro.

Exemplos
a) 6 590 000 000 000 000 = 6,59.10 15

b) 0, 000000000016 = 1,6 . 10 – 11

 Passo a passo para realizar a transformação em notação científica
Veja abaixo como transformar os números em notação científica de forma prática:
1º Passo: Escrever o número na forma decimal, com apenas um algarismo diferente de 0 na frente da vírgula.

2º Passo: Colocar no expoente da potência de 10 o número de casas decimais que tivemos que "andar" com a vírgula. Se ao andar com a vírgula o valor do número diminuiu, o expoente ficará positivo, se aumentou o expoente ficará negativo.

3º Passo: Escrever o produto do número pela potência de 10.

Exemplos
1) Transformar o número 32 000 em notação científica.
●        Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 3 e o 2, pois desta forma ficaremos apenas com o algarismo 3 antes da vírgula;
●        Para colocar a vírgula nesta posição verificamos que tivemos que "andar" 4 casas decimais, visto que nos números inteiros a vírgula se encontra no final do número. Neste caso o 4 será o expoente da potência de 10.
●        Escrevendo em notação científica: 3,2 . 104
2) A massa de um elétron é de aproximadamente
0,000000000000000000000000000911 g.
Transforme esse valor para notação científica.
●        Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 9 e o 1, pois desta forma ficaremos apenas com o algarismo 9 (que é o primeiro algarismo diferente de 0) antes da vírgula;
●        Para colocar a vírgula nesta posição "andamos" 28 casas decimais. É necessário lembrar que ao colocar a vírgula depois do 9, o número ficou com um valor maior, então para não modificar seu valor o expoente ficará negativo;
●        Escrevendo a massa do elétron em notação científica: 9,11·. 10 - 28 g

Operações com notação científica
Os valores referentes à notação científica também poderão ser multiplicados, divididos, subtraídos e adicionados.
Adição e subtração
A adição e a subtração a partir de notação científica deverão ser feitas da seguinte maneira:
1) adicionar/subtrair os números, repetindo a potência de 10.
2) potências 10 precisam apresentar o mesmo expoente.
 Assim, temos os seguintes exemplos:
3,6 · 108 + 4,7 · 108 = (3,6 + 4,7)· 10 = 8,3 · 108
4,1 · 107 – 8,7· 10= (4,1 – 8,7) · 107 = - 4,6· 107
5,4 · 10 ² - 2,0 · 10 ³ = 5,4 ·10 ² - 20,0 · 10 ² = (5,4 - 20,0) · 10 ² = -14,6 ·10 ²
Multiplicação
A multiplicação por notação científica exige a multiplicação dos algarismos, repetição da base 10 e a soma entre os expoentes. Veja:
2· 1011 x 3· 107 = (2 x 3) · 6(11+7) = 6 · 1018
Divisão
A divisão por notação científica exige a divisão entre os algarismos e subtrair as potências de 10. Veja:
8· 108 : 2· 105 = (8 : 2)· 10(8-5)   = 4· 103
Agora chegou a sua hora de colocar o seu conhecimento em prática.
 Atividade avaliativa, para compor a nota do 2º bimestre e registrar a presença.
Essa atividade deverá ser realizada até o dia 27/06/20 e pode ser realizada em duplas.
Não esqueçam de colocar os nomes, números e ano.
Não esqueçam de enviar .
Enviem no e-mail ou no classroom.
e-mail: professorasimone.calvitti@gmail.com (8°A)
e-mail:rreche@prof.educacao.sp.gov.br (8ºB, 8°C e 8º D) 

1-    Pesquise e escreva as medidas aproximadas abaixo com todos os algarismos e em notação científica.
a)    Diâmetro de um átomo de hidrogênio (cm).
b)    Massa de um próton em repouso (kg).
c)    Distância de um ano-luz (km).
d)    Distância média entre a Terra e o Sol (km).



2- Efetue as operações a seguir e dê a resposta em notação científica.
a)    2,5 · 10 ⁵   +   3,0 · 10 ⁵
b)    1,20 · 10 ²  -   2,0 · 10 ³
c)    3 · 10 ⁵   x   2 · 10 ⁴
d)    7,2 · 10 ⁸ :  7,2 · 10 ⁴
e)    2 · 10 ⁵  :  1 · 10 ³

Qualquer dúvida estamos à disposição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sexta-feira, 12 de junho de 2020


Olá pessoal! esperamos que em breve possa acabar o isolamento social e voltar tudo ao normal, e então poderemos rever os amigos e abraçarmos uns aos outros, enfim fazer tudo como era antes. Agora é a hora de voltarmos ao nosso objetivo que é não ficarmos com grandes defasagens em relação ao ano letivo de 2020. Leia atentamente as instruções, veja os exemplos das explicações, assista aos vídeos no Youtube e realize as atividades propostas como se fosse a cura para a Covid19!

AULAS 1 e 2 Você sabe o que é uma expressão algébrica? Não? Para descobrir, leia as explicações e os exemplos que preparei para vocês: ● O que é uma expressão algébrica? São expressões matemáticas que possuem números e letras.
Exemplos: a) 3x + 2 b) 3x + 2y - 5z c) 6a – b d) 2y - 3x +5 Nos exemplos acima, as letras x, y, z , a, b são as variáveis das expressões.
● Valor numérico de uma expressão algébrica. Você sabia? Que para obter o valor numérico de uma expressão algébrica, você deve proceder do seguinte modo:
a) Substituir as letras por números reais dados;
b) Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem: 1º potenciação e radiciação; 2º multiplicação e divisão; 3º adição e subtração.
c) Havendo sinais de associação, devemos obedecer à seguinte ordem: 1º eliminar as operações dentro dos parênteses. 2º eliminar as operações dentro dos colchetes. 3º eliminar as operações dentro das chaves.
*Utilizar todas as regras de sinais que você aprendeu até hoje. São muitos os casos no dia a dia em que usamos o valor numérico de uma expressão algébrica sem perceber. Veja alguns exemplos a seguir:
Exemplos 1: O troco que você recebe quando paga com R$10,00 a padaria ao comprar 6 pães e dois litros de leite, pode ser expresso por uma expressão algébrica. Veja: A expressão algébrica que representa essa situação pode ser escrita por: 10,00 - (2L + 6p) Nesse caso, L representa o leite e p representa pão. Supondo que nessa padaria o preço do litro de leite seja vendido por R$ 2,50 e o de cada pão seja R$0,50, o meu troco seria de? SOLUÇÃO: Substituindo o valor de L por 2,50 e o valor de p por 0,50 na expressão temos: Cálculos: 10,00 - (2L+ 6p) 10,00 - (2 x 2,5 + 6 x 0,50) 10,00 - (5,00 + 3,00) 10,00 - 8,00 2,00 Resposta: O meu troco seria R$ 2,00.
Exemplo 2: Em uma locadora de automóveis o custo de uma locação é calculada da seguinte maneira: Promoção: R$ 50,00 por dia de locação e mais R$ 2,00 por quilômetro rodado. Qual o custo de uma locação se um cliente utilizar o automóvel por 8 dias e rodar 500 quilômetro? SOLUÇÃO: A expressão algébrica que representa essa situação pode ser escrita por 50d + 2q, nela a letra d representa a quantidade de dias de locação do veículo e a letra q representa a quantidade de quilômetros rodado pelo automóvel nesse período. Substituindo a letra d por 8 e a letra q por 500, temos: Custo= 50d +2q Custo= 50x8 + 2x500 Custo= 400 + 1000 Custo = 1400 Resposta: A locação custará R$1400,00.
Exemplo 3: Calcular o valor numérico da expressão 2x - 3y, quando x = 5 e y = -4. SOLUÇÃO: Observação: 2x é o mesmo que 2.x, e 3y é o mesmo que 3.y . Substituindo na expressão 2x - 3y por seus respectivos valores temos: 2.x - 3.y 2.5 - 3.(- 4) 10 + 12 22 Resposta: O valor numérico da expressão 2x - 3y, quando x=5 e y= -4, é 22.

AULA 3 Agora, para aprimorar ainda mais nossos conhecimentos sobre valor numérico de uma expressão algébrica, assista aos vídeos clicando nos links abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=BCoTYgKIKBM&t=944s
https://www.youtube.com/watch?v=j3Kx9firjV0&t=307s

AULA 4 Muito bem! Agora que você já sabe muitas coisas sobre valor numérico de uma expressão algébrica, chegou o momento de você testar seus conhecimentos! Acesse a LISTA DE EXERCÍCIOS abaixo, e caso necessário retome o conteúdo. Caso mesmo assim ainda fique com dúvidas contate seu professor ou pesquise na internet para tentar saná-las. Lista de exercícios

Exercício 01. Calcule o valor numérico das expressões algébricas abaixo no seu caderno, sabendo que a = 5, b = - 3 e c = 2. a) 3a - 2b = 21 b) 2a + 3b - c = c) a - b + c = d) -3b +2a = e) a + b + c = f) 5a -3b + 4c = g) ( a + c ).b = h) (a - b + c).5 = i) a +
𝑏 2 - c = j) (a - b).c =

Exercício 02. Encontre o valor numérico das expressões algébricas, quando o valor de x = 4, y = 5 e o valor de z = - 1. a) 3x + 2y = 22 b) x +3y - 2z = c)
𝑥 2 + y = d) 𝑥 + 2𝑦 2 = e) 2x – 2z = f) 𝑦 − 3𝑧 𝑥 = g) 𝑧 2 +x + y = h) 𝑥 2 + 4y + z = i) x + y – z = j) 𝑥 𝑧 - 4z =

FIM da jornada desta semana! Caso haja alguma dúvida entre no mural da sala para esclarecê-las. Parabéns pelo seu trabalho!

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