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ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


quarta-feira, 22 de julho de 2020

7ºA- MATÉMATICA - PROF ª ELISANA - TODAS AS ATIVIDADES DO 2º BIMESTRE ( REPOSTANDO ATIV 4, ATIV 5, ATIV 6, ATIV 7)

ESTOU REENVIANDO AS 4 ATIVIDADES QUE POSTEI NESSE BLOG REFERENTE AO 2º BIMESTRE.

AGUARDO O ENVIO DAS ATIVIDADES , POIS ESTAMOS FECHANDO O BIMESTRE. 




-  Atividades   4, 5, 6 e 7.

Fotografem e enviem no email : elisanamendes20@gmail.com 
                                                    


Instruções para a realização de todas as Atividades não presenciais:

a-    Vocês deverão consultar os materiais como caderno de sala de aula, caderno do aluno, livro didático e  sites da internet. Para auxiliar o estudo de vocês, irei postar textos quando for necessário para consulta ou vídeo aulas, quando houver. 

b-    Assistam às aulas de biologia no Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), sendo necessário baixar no celular ou assistam pela TV Educação canal 2.2.  Verifiquem a programação semanal das aulas.

c-    Enviar foto das atividades, no email abaixo. Elas deverão ser entregues também depois no retorno, para arquivarmos as atividades. 
       Caso houver dúvida enviem mensagens no meu email que assim que puder, responderei.
                        
 d-    Todos os exercícios deverão ser resolvidos numa folha de caderno, seguindo o modelo de identificação abaixo. Você poderá imprimir as questões ou copiá-las com caneta azul ou preta. A resolução deverá ser feita à tinta azul  ou preta de forma legível.

e-    Colocar a identificação na folha:


    NOME: __________________________Nº __________ Série: ______
  DATA:____/____/2020                                         PROFª ELISANA
  ATIVIDADE Nº ____ DE MATEMÁTICA – NÃO PRESENCIAL

Atividades para a semana de 10 a 17 de junho


ATIVIDADE 4



Porcentagem

-Objetivo :  Resolver e elaborar  problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples.
- Deixar a resolução ao lado.

Abaixo,  seguem dois links de aulas do Centro de Mídias de SP desse conteúdo.


                   https://youtu.be/IFV4QJu33_g



Texto




Resolver os exercícios abaixo:


________________________________________________________________________

Atividades para a semana de 18 a 25 de junho


ATIVIDADE 5


Porcentagem

-Objetivo :  Resolver e elaborar  problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples.
- Deixar a resolução ao lado.

Abaixo,  segue um vídeo do Centro de Mídias de SP desse conteúdo.

Assistam:   



OBS: Deixem a resolução na folha.

1. Calcule o valor das porcentagens abaixo:
a) 25% de 200
b) 15% de 150
c) 50% de 1200
d) 38% de 389
e) 12% de 275
f) 11,5% de 250
g) 75% de 345
h) 124% de 450

2. Se 35% dos 40 alunos da 5ª série de um colégio são garotos, quantas garotas existem na 5ª série?

3. Anne foi comprar uma blusa que custava R$ 32,00 e conseguiu um desconto de 12%. Quanto Anne pagou pela blusa?

4. Guilbert comprou um sítio e vai dar como entrada 25% do preço total, que corresponde a R$ 28.000,00. Qual é o preço do sítio?
_______________________________________________________________________________

Atividades para a semana de 26 a 03 de julho


ATIVIDADE 6


NÙMEROS INTEIROS NEGATIVOS




-Objetivos : Introduzir o conceito de números inteiros negativos;Identificar e compreender o uso dos números negativos em situações do cotidiano; Solucionar situações-problema que envolvam números negativos, utilizando- se de diferentes estratégias de resolução

Abaixo,  segue um vídeo do Centro de Mídias de SP desse conteúdo.

Assistam:   






Leiam o texto com atenção: 
Os números inteiros positivos foram os primeiros números trabalhados pela humanidade e eram utilizados para contagem.
conjunto dos números inteiros não negativos recebe o nome de conjunto dos números naturais, sendo ele:
={0,1,2,3,4,5,6…}
O conjunto dos números inteiros contempla também os inteiros negativos:
={…,-8,-7,-6,-5,-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,5,6,7,8…}

Para entender melhor os números negativos podemos observar uma linha ou reta numéricaPara cada número positivo há um número negativo.Você deve ter percebido que, à medida que a linha numérica aumenta, os números negativos também parecem ser maiores, mas, na realidade, eles são menores.




Os números inteiros estão presentes até hoje em diversas situações do cotidiano da humanidade, como para medir temperaturas, contar dinheiro, marcar as horas etc. Sua importância é indiscutível.

Existem situações em nossas vidas diárias que usamos números menores que zero. Por exemplo, você sabia que as temperaturas médias no Monte Everest variam de -20 ℃ e -30 ℃ ? Isso é muito frio!



Com a temperatura também funciona assim, por exemplo, imagine que em um dia de inverno, em Santiago do Chile, eles estejam a -8 ℃ e na Patagônia, a -15 ℃. Podemos perceber que na Patagônia está mais frio que em Santiago do Chile, porque -15 ℃ é menor que -8 ℃.



Os números negativos  também podem ser considerados o oposto dos números positivos. Assim, o oposto de 5 é -5.




EXPLORANDO A IDEIA DE NÚMERO POSITIVO E NEGATIVO


Acompanhe alguns exemplos de situações do cotidiano nas quais usamos números positivos, números negativos e o zero.


TEMPERATURA

A medida de temperatura padrão usada no Brasil é o grau Celsius (ºC).
As medidas de temperatura maiores do que 0º C são positivas. Podemos dizer que temperaturas como + 3ºC, + 1ºC são “mais quentes” do que 0º C.
As medidas de temperatura menores do que 0º C são negativas. Podemos dizer que temperaturas como - 4ºC, -2ºC são “mais frias” do que 0º C.


ALTITUDE


Os números inteiros também são usados para indicar medidas de altitude. Essa é a grandeza que indica a medida vertical entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar.
Medidas de altitude acima do nível do mar são indicadas por números positivos e medidas de altitude abaixo do nível do mar são indicadas por números negativos. para o nível do mar, usamos o 0 (zero).
Por exemplo, o ponto mais alto da superfície terrestre é o monte Everest, na fronteira entre a China e o Nepal, com medida de altitude de aproximadamente 8848 metros acima do nível do mar ( + 8848 m), e o ponto mais baixo é a fossa das Marianas, localizada no oceano Pacífico, a leste da Filipinas, cuja medida de altitude é de aproximadamente 11034 metros abaixo do nível do mar. (11034 m).


MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS

Esta situação talvez é a que seja mais evidente o uso das operações com números inteiros.
José está com saldo negativo de R$ 35,00, isto é ele deve R$ 35,00 ao banco.



CRIANDO PROBLEMAS DE MATEMÁTICA


Uma das principais funções da Matemática é resolver problemas. Podemos elaborar um problema a partir de um conjunto de dados e informações, de situações que ocorrem no nosso cotidiano ou de operações matemáticas.Quando elaboramos um problema, é importante que ele apresente algo a ser solucionado e que seja possível encontrar esta solução a partir da leitura do enunciado deste problema.
Também faz parte do processo, identificar o que é relevante para a resolução daquela situação, considerar as relações entre os dados do enunciado, as relações entre esses e a pergunta e o modo de respondê-la (operações e estratégias a adotar).



Exercícios

ELABORE UM PROBLEMA ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS PARA CADA SITUAÇÃO APRESENTADA (TEMPERATURA, ALTITUDE, e MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS). FAÇA ESTA ATIVIDADE NO SEU CADERNO.

NÃO ESQUEÇA DE FAZER A RESOLUÇÃO!


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Atividades para a semana de 08 a 15 de julho


ATIVIDADE 7


NÙMEROS INTEIROS NEGATIVOS




-Objetivos :  Resolução de exercícios utilizando os números negativos.
Na aula anterior, iniciamos o estudo dos números negativos, assim como da reta numérica. Nesta atividade vocês deverão aplicar os conhecimentos obtidos e realizar os exercícios abaixo.

Abaixo,  segue um vídeo do Centro de Mídias de SP desse conteúdo de 29/6.

Assistam:   








1) O termômetro abaixo está marcando - 1° C ( Celsius) . Determine: 

2) Indique o número inteiro com sinal que representa:
A) O saldo obtido por um crédito de 20 e um débito de 30.
B) O saldo obtido por um débito de 50 e um crédito de 90 e um débito de 60. 
C) O saldo de gols de um time que marcou 23 gols e sofreu 30.
D) O saldo de gols de uma equipe após uma partida que perdeu de 7 a 1. 

 
3) Escreva os números inteiros conforme a representação na reta numérica:

 A) Compreendidos entre 1 e 7;
 B) Compreendidos entre −3 e 3;
 C) Compreendidos entre −4 e 2;
 D) Compreendidos entre −2 e 4; 
 
4)  Responda:
 A) Qual é o sucessor de +8? 
 B) Qual é o sucessor de – 6? 
 C) Qual é o sucessor de 0? 
 D) Qual é o antecessor de +8? 




Bom estudo!!


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