Olá, alunos, segue atividade para o período de 08 a 12 de junho.
Esta atividade também está disponível no Google Classroom.
LITERATURA
- Nesse primeiro momento, faça a leitura e assista ao vídeo. Depois, copie o texto em seu caderno.
- Faça uma pesquisa, no livro didático ou internet, sobre as cantigas trovadorescas e copie, no caderno, um exemplo de cada tipo de cantiga.
O TROVADORISMO
O Trovadorismo foi um movimento que se iniciou a partir do século XI, em Provença, na França, e posteriormente se expandiu pelo norte desse mesmo país e para a Itália. Em Portugal, aconteceu entre os anos de 1189 e 1434. O movimento foi a primeira manifestação literária portuguesa. O primeiro texto que apresentou as características do Trovadorismo em seu desenvolvimento foi chamado de Cantiga da Ribeirinha e foi escrito por Paio Soares de Taveirós, trovador da época.
As trovas eram sempre escritas por homens da nobreza e as que não fossem desenvolvidas por eles, mas pelos plebeus, eram consideradas como jogral
Algumas características da Idade Média foram marcantes para entender o que foi o esse movimento, tais como:
• O feudalismo – sistema socioeconômico que se baseava na propriedade de terra e nas relações de suserania e vassalagem.
• A monarquia – O rei ou rainha exerce a função de chefe de Estado.
• Abertura do comércio.
• As guerras santas, também conhecidas como “as cruzadas”, invasões legitimadas pelo Estado ao território da Palestina.
• A Epidemia da peste, que matou mais de 100 milhões de pessoas.
• O controle socioeconômico da Igreja Católica. Naquele período, além de atuarem como liderança espiritual, o catolicismo controlava áreas da saúde, educação, comportamento, cultura.
Com exceção do monarca, que era soberano, todas as outras camadas sociais deviam obediência aos princípios da igreja. Com os movimentos culturais e literários não seria diferente, a linguagem do Trovadorismo também foi fortemente influenciada pela religião.
A Linguagem do Trovadorismo
A linguagem do Trovadorismo foi elaborada para ser acompanhada com melodia. As poesias vinham acompanhadas de instrumentos musicais como pandeiros, gaitas, harpas, alaúdes. Como a tradição oral ainda era muito comum, as cantigas eram declamadas a céu aberto.
Os artistas desse movimento eram divididos e classificados de acordo com a classe social a que pertenciam. O “trovador” era o músico que pertencia a alta nobreza. O “segrel”, que também era músico e cantor, também pertencia a nobreza, mas era um nobre que estava em decadência.
O “jogral” era responsável por escrever e interpretar as canções. O “menestrel” era um cantor que pertencia a classe baixa, e a “soldadeira” era uma mulher que fazia companhia para o jogral.
Os artistas desse movimento eram divididos e classificados de acordo com a classe social a que pertenciam. O “trovador” era o músico que pertencia a alta nobreza. O “segrel”, que também era músico e cantor, também pertencia a nobreza, mas era um nobre que estava em decadência.
O “jogral” era responsável por escrever e interpretar as canções. O “menestrel” era um cantor que pertencia a classe baixa, e a “soldadeira” era uma mulher que fazia companhia para o jogral.
Cantigas do Trovadorismo
As cantigas constituem a linguagem do Trovadorismo. Elas podem ser:
• Cantigas de amor – Nessas versões, o eu lírico era masculino e ele escrevia para a pessoa amada. Geralmente, era uma mulher que estava distante da sua realidade. Vários autores faziam comparações entre a suserania e vassalagem, características da Idade Média com esse tipo de amor impossível. O nível social sempre deixava o vassalo (homem) abaixo da suserana (mulher).
• Cantigas de amigo – A cantiga de amizade também falava sobre o amor. A diferença é que o eu lírico era mulher que, muitas das vezes, chorava a ausência do amado (amigo) que partiu. A donzela dirige-se por vezes à sua mãe, a uma irmã ou amiga, ou ainda a um pastor ou alguém que encontre pelo caminho. Embora compostas por trovadores homens, representam sempre uma voz feminina.
A linguagem do Trovadorismo falava sobre amor, mas também criticava quando preciso. As cantigas de escárnio e maldizer eram responsáveis por isso.
• Cantigas de escárnio – cantigas que tinham como objetivo fazer sátira de alguém ou alguma situação. Nas cantigas de escárnio era comum o duplo sentido e a indireta. O autor era irônico, mas não revelava o receptor da sua mensagem. As cantigas de escárnio também tinham muitos trocadilhos.
• Cantigas de maldizer – É muito provável que entre as cantigas, a de maldizer foi a linguagem do Trovadorismo mais significativas. O objetivo dela era o de falar mal de uma pessoa, mas de forma direta. O Eu lírico podia difamar e até usar palavrões para descrever a pessoa.
• Cantigas de escárnio – cantigas que tinham como objetivo fazer sátira de alguém ou alguma situação. Nas cantigas de escárnio era comum o duplo sentido e a indireta. O autor era irônico, mas não revelava o receptor da sua mensagem. As cantigas de escárnio também tinham muitos trocadilhos.
• Cantigas de maldizer – É muito provável que entre as cantigas, a de maldizer foi a linguagem do Trovadorismo mais significativas. O objetivo dela era o de falar mal de uma pessoa, mas de forma direta. O Eu lírico podia difamar e até usar palavrões para descrever a pessoa.
Assista ao vídeo:
Bons estudos! Cuidem-se!
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