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ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


segunda-feira, 1 de junho de 2020

9º A e 9º B - CIÊNCIAS - PROF ª ELISANA - TODAS AS ATIVIDADES DO 1º BIMESTRE ( REPOSTANDO ATIV 1, ATIV 2, ATIV 3)

ESTOU REENVIANDO AS 3 ATIVIDADES QUE POSTEI NESSE BLOG PARA ESSA SÉRIE.

AGUARDO O ENVIO DAS ATIVIDADES , POIS ESTAMOS FECHANDO O BIMESTRE. 


Meus queridos alunos, estou aguardando as atividades que passei para o 1ºBimestre. 

-  Ativ 1, 2 e 3  


Fotografem e enviem  no email: elisanamendes20@gmail.com 
                                                     ou no google classroom.



Olá meus queridos alunos. Espero que estejam bem, cada um na sua casa e tomando os devidos cuidados com a saúde de vocês e de toda a família. Em breve tudo isso passará e vocês poderão retornar à escola. Então nos reencontraremos para juntos continuarmos a realizar o processo de ensino, iniciado neste ano de 2020. Um grande beijo e bom estudo para todos!! Fiquem com Deus!!   Prof ª Elisana    
                                                              

Instruções para a realização de todas as Atividades não presenciais:
a-    Vocês deverão consultar o caderno de sala de aula de vocês e as imagens dos textos para consulta ou vídeo aulas, quando houver, os quais serão postados por mim, para auxiliar o estudo.
b-    Todos os exercícios deverão ser resolvidos numa folha de caderno, seguindo o modelo de identificação abaixo. Você poderá imprimir as questões ou copiá-las com caneta azul ou preta. A resolução deverá ser feita à lápis e estar de forma legível.
c-    Colocar a identificação na folha:
     ⇩

  NOME: __________________________Nº __________ Série: ______
  DATA:____/____/2020                                         PROFª ELISANA
  ATIVIDADE Nº ____ DE CIÊNCIAS – NÃO PRESENCIAL

Atividades para a semana de 06 a 12 de maio.


ATIVIDADE 1


Nesta primeira atividade, o objetivo será revisarmos o conteúdo iniciado neste ano de 2020. 
Aqui também segue um link de uma aula bem interessante sobre esses conteúdo.

-Objetivo :  Entender a diferença entre um fenômeno físico e químico
                   Compreender as evidências de uma reação química.
                  

Texto 1:       Transformações físicas e químicas
 Desde a Pré-história o homem vem observando as transformações químicas que ocorrem no ambiente. São mudanças que, atualmente, podemos classificar como sendo químicas e físicas e, supomos que essas observações foram sustentando criações e descobertas. O homem, casualmente, descobriu o fogo e consequentemente a reação da combustão que lhe trouxe muitos benefícios como proteção contra o frio, preparo de utensílios domésticos (cerâmica) e cocção de alimentos, proporcionando, dessa forma, uma vida mais saudável e com maior comodidade. Durante toda a história as reações químicas proporcionam muitos avanços para a humanidade, como por exemplo: na descoberta do vidro, metalurgia (Era dos metais, Idade do bronze, Idade do ferro, Revolução Industrial), utilização de tintas e pigmentos desde os povos egípcios, na alquimia, dentre outros. Através de muitos estudos, hoje sabemos que para saber se uma reação química ocorreu ou não é preciso observar algumas evidências de reação. As evidências mais comuns são: Mudança de cor; Formação de gases; Formação de produtos com diferentes solubilidades (precipitados); Liberação ou adsorção de energia (reação exotérmica ou endotérmica); Consumo de parte de reagentes.

EXERCÍCIOS

1-Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:

Coluna A:
                     
(I) fenômenos físicos
(II) fenômenos químicos 

Coluna B:
A.    Amassar um papel;
B.    Fotossíntese realizada pelas plantas;
C.    Quebrar um copo de vidro;
D.    Ferver a água;
E.    Dissolução do açúcar em água;
F.    Alimento decompondo-se no lixo;
G.   Congelamento da água;
H.    Queima do carvão;
I.      Produção de queijo a partir do leite;
J.     Transformação de tecido em roupas;
K.    Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
L.     Aquecer uma panela de alumínio;
M.   Queima de papel;
N.    Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
O.   Azedamento do leite;
P.    Corte de um bolo;
Q.   Digestão de alimentos;
R.    Enferrujamento de uma palha de aço;
S.    Amassar uma latinha de alumínio.


2- Escreva o nome da evidência química de cada transformação abaixo:
EX: queima do papel – mudança de cor

a- quando você adiciona um fermento químico em água;

b-  na queima do gás de cozinha, na boca do fogão;

c- a coagulação da caseína, uma proteína, do leite para a produção de queijo ou iogurte; ou no cozimento de alimentos.

d-  queima da calda de açúcar, que de branco torna-se marrom.

e-  o cheiro do ovo podre.

f- quando você adiciona um comprimido enfervescente na água


3-  Cole no espaço abaixo três objetos e utensílios existentes numa casa, relacionados com a química e três relacionados com a física e explique o porquê.


Bom estudo!!   



Oi queridos, tudo bem com vocês? Estou com saudades de todos. Vou postar novamente as instruções que postei na atividade 1. Um grande beijo e bom estudo para todos!!   Prof ª Elisana    
                                                              

Instruções para a realização de todas as Atividades não presenciais:

a-    Vocês deverão consultar o caderno de sala de aula de vocês e as imagens dos textos para consulta ou vídeo aulas, quando houver, os quais serão postados por mim, para auxiliar o estudo.
b-    Todos os exercícios deverão ser resolvidos numa folha de caderno, seguindo o modelo de identificação abaixo. Você poderá imprimir as questões e textos  ou copiá-los com caneta azul ou preta. A resolução deverá ser feita à lápis e estar de forma legível.
c- As atividades serão entregues no retorno das aulas. 
d- Colocar a identificação na folha:
 

  NOME: __________________________Nº __________ Série: ______
   DATA:____/____/2020                                         PROFª ELISANA
    ATIVIDADE Nº ____ DE CIÊNCIAS – NÃO PRESENCIAL


Atividades para a semana de 13 a 20 de maio.


ATIVIDADE 2

Nesta segunda atividade, o objetivo será revisarmos o conteúdo iniciado neste ano de 2020.
Aqui também segue um link de uma aula bem interessante sobre esses conteúdos.

Qualquer dúvida, mandem email para elisanamendes20@gmail.com, que assim que puder, responderei. 

-Objetivo :  Conhecer as propriedades gerais e específicas da matéria.





Exercício 1:







         Exercício 2:   

 

Propriedades Específicas da Matéria

Organolépticas:

    
    a) Cor: a matéria pode ser colorida ou incolor. Esta propriedade é percebida pela visão.
   
    b) Brilho: a capacidade de uma substância de refletir luz é a que determina o seu brilho.      Percebemos o brilho pela visão.
    
    c) Sabor: uma substância pode ser insípida (sem sabor) ou sápida (com sabor). Esta          propriedade é percebida pelo paladar.
   
    d) Odor: a matéria pode ser inodora (sem cheiro) ou odorífera (com cheiro). Esta          propriedade é percebida pelo olfato.

Físicas:

    Entre as propriedades físicas encontram-se o ponto de fusão, o ponto de ebulição e o calor específico, mas vamos estudar outras duas propriedades:

a) Densidade: é o resultado da divisão entre a quantidade de matéria (massa) e o seu volume. A densidade absoluta de um corpo é igual a m/v. Se a massa é medida em gramas e o volume em centímetros cúbicos, a densidade é obtida em gramas por centímetros cúbicos. Ex.: Qual a densidade de um corpo que tenha massa de 200 g e está ocupando um volume de 2000 cm cúbicos? É de 0.1 g/cm3

b) Dureza: é a resistência que a superfície de um material tem ao risco. Um material é considerado mais duro que o outro quando consegue riscar esse outro deixando um sulco. Para determinar a dureza dos materiais, usamos uma escala de 1 a 10. O valor um corresponde ao mineral menos duro que se conhece, o talco. O valor 10 é a dureza do diamante, o mineral mais duro que se conhece.

c) Ponto de fusão:  quando uma substância no estado sólido recebe calor, ocorre um aumento no grau de agitação de suas moléculas. Consequentemente sua temperatura também aumenta.Ao atingir uma determinada temperatura (ponto de fusão), a agitação das moléculas é tal que rompe as ligações internas entre os átomos e moléculas.Nesse ponto, a substância começa a mudar seu estado e passará para o estado líquido se continuar recebendo calor. Para passar de sólida para líquida, a água deve atingir a temperatura de 0 ºC. Assim, o ponto de fusão da água é 0 ºC (sob pressão de 1 atmosfera). Durante a fusão sua temperatura se mantém constante, pois o calor recebido é usado unicamente para a mudança de estado.

d) Ponto de Ebulição: para passar de líquida para vapor, a água deve atingir a temperatura de 100 ºC. Assim, o ponto de ebulição da água é 100 ºC (sob pressão de 1 atmosfera).

A ebulição é caracterizada pela passagem rápida do estado líquido para o gasoso, com a formação de vapores (bolhas) no interior do líquido.Da mesma forma que ocorre na fusão, existe uma temperatura (ponto de ebulição) em que uma determinada substância passa do estado líquido para o estado gasoso.Para que isso ocorra é necessário que a substância receba calor. Durante toda a mudança de fase, a temperatura permanece constante.

Interferência da pressão

 

A temperatura do ponto de fusão e do ponto de ebulição depende da pressão exercida sobre a substância.De uma maneira geral, as substâncias aumentam de volume quando sofrem fusão. Este fato faz com que quanto maior a pressão, maior deverá ser a temperatura para que a substância mude de fase.A exceção ocorre com algumas substâncias, entre elas a água, que diminui seu volume quando sofrem fusão. Neste caso, uma maior pressão irá diminuir o ponto de fusão.Os patins exercem uma grande pressão no gelo, o que diminui seu ponto de fusão.Uma diminuição na pressão faz com que o ponto de ebulição de uma determinada substância seja menor, ou seja, a substância irá ferver em uma menor temperatura.Por exemplo, em lugares acima do nível do mar a água ferve com temperaturas menores que 100 ºC. Com isso, nesses lugares demora-se muito mais para cozinhar do que em lugares ao nível do mar.


Execício 3:

A) De acordo com o que você leu sobre o ponto de ebulição e de pressão atmosférica, em que local conseguimos cozinhar uma panela de arroz mais rapidamente, na praia ou na montanha? Explique.



B) Considerando que a densidade da água seja de 1g/cm3, observe os materiais abaixo e responda quais afundam ou flutuam:
densidade maior que 1= afunda
densidade menor que 1= flutua

a- alcool etílico: 0,789 g/cm3                                                flutua
b- alumínio: 2,70 g/cm3
c- chumbo: 11,3 g/cm3
d- diamante: 3,5 g/cm3
e- leite integral: 1,03 g/cm3
f- mercúrio: 13,6 g/cm3

C) Boiar no Mar Morto: luxo sem igual É no ponto mais baixo da Terra que a Jordânia guarda seu maior segredo: o Mar Morto. Boiar nas águas salgadas do lago formado numa depressão, a 400 metros abaixo do nível do mar, é a experiência mais inusitada e necessária dessa jornada, mas pode estar com os anos contados. A superfície do Mar Morto tem encolhido cerca de 1 metro por ano e pode sumir completamente até 2050.


A alta concentração salina altera uma propriedade da água pura, tornando fácil boiar no Mar Morto. Assinale a alternativa correspondente a essa alteração.
a) aumento da tensão superficial.
b) aumento da densidade.
c) aumento da pressão de vapor.
d) aumento da temperatura de ebulição.
e) aumento da viscosidade.


D) Se um corpo tem a massa de 20g e um volume de 5cm, qual é a sua densidade?





Exercício 4



Um grande beijo e bom estudo para todos!!   Prof ª Elisana    
                         





a- Todos os exercícios deverão ser resolvidos numa folha de caderno, seguindo
    o modelo de identificação abaixo. Você poderá imprimir as questões e textos
    ou copiá-los com caneta azul ou preta. A resolução deverá ser feita à lápis
    e estar de forma legível.


b-  Colocar a identificação na folha:
 

   NOME: __________________________Nº __________ Série: ______
   DATA:____/____/2020                                         PROFª ELISANA
   ATIVIDADE Nº ____ DE CIÊNCIAS – NÃO PRESENCIAL



Atividade para a semana de 21 a 27 de maio.


ATIVIDADE 3 - Individual ou dupla


-Objetivo :     Conhecer as mudanças de estados físicos da matéria. 
                         Revisar o papel das mudanças de estado físico no ciclo da água.


Aqui também segue dois vídeos de aulas bem interessantes sobre esses conteúdos.

                                          https://youtu.be/9iw9SrH0LUk


                                            https://youtu.be/ldg1NLFpRSs

Qualquer dúvida, mandem email , que assim que puder, responderei. 


MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA

O que caracteriza e define um estado físico da matéria são as forças atuantes em seu interior; coesão, a qual tende a aproximar as partículas, e repulsão, a qual tende a afastá-las. Quando a força de coesão supera a de repulsão, a substância se apresentará na fase de agregação chamada de sólido, quando as forças apresentarem a mesma intensidade, teremos um líquido, quando a de repulsão superar a de coesão, teremos então um gás. Cada um desses estados físicos distingue-se dos outros, entre outros fatores, por sua forma e volume. O estado sólido apresenta forma e volume constante, o líquido forma variável e volume constante, e o gasoso, forma e volume variáveis.
Na fase de agregação sólida, as partículas não apresentam liberdade de movimento, cabendo-lhes apenas movimentos de ordem vibracional, e a matéria terá maior densidade molecular. No estado líquido, as partículas podem literalmente “rolar” umas sobre as outras. Já na fase gasosa, as partículas terão ampla liberdade de movimento, e a matéria estará em sua fase de menor densidade molecular possível.






A matéria pode apresentar-se em qualquer estado físico, dependendo dos fatores pressão e temperatura. Assim, de modo geral, o aumento de temperatura e a redução de pressão favorecem o estado gasoso, e pode-se dizer que o inverso favorece ao estado sólido. As transformações de estado físico da matéria apresentam denominações características, como se pode ver abaixo:
a) FUSÃO: representa a passagem do estado sólido para o estado líquido. A temperatura na qual ocorre recebe o nome de Ponto de Fusão. Por exemplo, o derretimento de um cubo de gelo.
b) VAPORIZAÇÃO: representa a passagem do estado líquido para o estado gasoso. A temperatura na qual ocorre recebe o nome de Ponto de Ebulição. Uma vaporização pode ocorrer de três modos distintos:
  1. CALEFAÇÃO: passagem do estado líquido para o gasoso de modo muito rápido, quase instantâneo. Por exemplo, gotas de água sendo derramadas em uma chapa metálica aquecida.
  2. EBULIÇÂO: passagem do estado líquido para o estado gasoso por meio de aquecimento direto, envolvendo todo o líquido. Por exemplo, o aquecimento da água em uma panela ao fogão.
  3. EVAPORAÇÃO: passagem do estado líquido para o estado gasoso que envolve apenas a superfície do líquido. Por exemplo, a secagem de roupas em um varal.
c) LIQUEFAÇÃO ou CONDENSAÇÃO: representa a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Por exemplo, a umidade externa de um frasco metálico ao ser exposto a uma temperatura relativamente elevada.
d) SOLIDIFICAÇÃO: representa a passagem do estado líquido para o estado sólido. Por exemplo, o congelamento da água em uma forma de gelo levada ao refrigerador.
e) SUBLIMAÇÃO: representa a passagem do estado sólido para o estado gasoso ou o processo inverso, sem passagem pelo estado líquido. Por exemplo, a sublimação do gás carbônico sólido, conhecido por gelo seco, em exposição à temperatura ambiente.


         
EXERCÍCIOS 1, 2


               
         
             
     EXERCÍCIO  3
 
   a) Como é chamado o processo de movimentação da água no planeta?



   EXERCÍCIO  4, 5, 6

 EXERCÍCIO  7




EXERCÍCIO  8, 9 




 EXERCÍCIO  10






Bom Estudo!! 






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