AGUARDO O ENVIO DAS ATIVIDADES , POIS ESTAMOS FECHANDO O BIMESTRE.
Meus queridos alunos, estou aguardando as atividades que passei para o 1ºBimestre.
Ativ 1, 2 e Notícia (2A) / Pesquisa célula (2B)
Fotografem e enviem no email :
elisanamendes20@gmail.com
ou no google classroom./
Olá meus queridos alunos. Espero que estejam bem, cada um na sua casa e tomando os devidos cuidados com a saúde de vocês e de toda a família. Em breve tudo isso passará e vocês poderão retornar à escola. Então nos reencontraremos para juntos continuarmos a realizar o processo de ensino, iniciado neste ano de 2020. Um grande beijo e bom estudo para todos!! Fiquem com Deus!! Prof ª Elisana Um forte abraço!!
Instruções para a realização de todas as Atividades não presenciais:
a- Vocês deverão consultar os materiais como caderno de sala de aula, caderno do aluno, livro didático e sites da internet. Para auxiliar o estudo de vocês, irei postar textos quando for necessário para consulta ou vídeo aulas, quando houver.
b- Assistam às aulas de biologia no Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), sendo necessário baixar no celular ou assistam pela TV Educação canal 2.2. Verifiquem a programação semanal das aulas.
c- Enviar foto das atividades, no email abaixo. Elas deverão ser entregues também depois no retorno, para arquivarmos as atividades.
Caso houver dúvida enviem mensagens no meu email que assim que puder, responderei.
Caso houver dúvida enviem mensagens no meu email que assim que puder, responderei.
elisanamendes20@gmail.com
d- Todos os exercícios deverão ser resolvidos numa folha de caderno, seguindo o modelo de identificação abaixo. Você poderá imprimir as questões ou copiá-las com caneta azul ou preta. A resolução deverá ser feita à tinta azul ou preta de forma legível.
e- Colocar a identificação na folha:
⇓ |
NOME: __________________________Nº __________ Série: ______
DATA:____/____/2020 PROFª ELISANA
ATIVIDADE Nº ____ DE BIOLOGIA– NÃO PRESENCIAL
Atividades para a semana de 08 a 15 de maio.
ATIVIDADE 1
-Objetivo : Conhecer sobre o coronavírus e a Covid 19
Assistam também a aula de 08/05 no Centro de Mídias.
Infelizmente, estamos vivendo um momento muito triste da nossa história, uma pandemia de COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
O coronavírus é uma família de vírus que infecta os humanos e causa doenças ligadas ao sistema respiratório.
Que tal testar seus conhecimentos sobre essa doença que é a COVID-19?
A) Responda as questões abaixo:
1) Qual o nome da doença causada pelo novo coronavírus?
2) Qual o nome técnico do novo coronavírus?
3) O que significa novo coronavírus?
4) O que são os coronavírus?
5) Quais são as outras epidemias que também foram causadas por coronavírus?
6) Por que o coronavírus recebeu esse nome?
7) Quantos coronavírus existem e o que eles possuem em comum com relação à doença que causam?
8) Por que o coronavírus é um ribovírus e qual a relação do RNA com a virulência?
9) Quais são os principais sintomas de COVID-19?
10) Como acontece a transmissão de COVID-19?
11) Existe um tratamento para o novo coronavírus?
12) Qual o método de prevenção mais eficaz para se proteger do novo coronavírus?
13) Quem pode se infectar com coronavírus?
14) Qual é o grupo de risco para o novo coronavírus?
15) Qual é o período de incubação do vírus?
B) Faça um desenho do novo coronavírus e identifique as suas estruturas.
C) Faça uma pesquisa sobre a origem e surgimento do novo coronavírus. Não se esqueça de colocar a fonte e cuidado com as fake news. Sempre pesquise em órgãos confiáveis como OMS, Secretárias da Saúde, USP, UNICAMP, ou periódicos científicos.
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR- Narrativa Digital - COVID-19/Novo Coronavírus
Instruções:
Esta atividade poderá ser realizada por um grupo de até 4 alunos de cada série.
Colocar nome, nº e série e escrever o título:
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Atividade Interdisciplinar: Narrativa Digital - COVID-19/Novo Coronavírus (Bio/Tecnol)
Caso houver dúvida enviem mensagens no meu email que assim que puder, responderei.
elisanamendes20@gmail.com
Atividade para a semana de 15 a 22 de maio.
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR 2
-Objetivo : Compreender o processo de uma narrativa
Construir uma narrativa utilizando as ferramentas digitais
Conhecer sobre o Novo Coronavírus e COVID-19
Conhecer sobre o Novo Coronavírus e COVID-19
Elaborar uma Narrativa Digital, abordando o tema Novo Coronavírus/ COVID-19.
A narrativa poderá ser realizada em diferentes formatos, como:
- Entrevista
- Reportagem
- Podcast
- Aula
- Contação de História
OBS: PRECISA TER ÁUDIO, ALGUÉM EXPLICANDO ( NARRANDO)
OBS: Você deverá mostrar algum dado sobre a doença, como um gráfico, uma tabela, uma maquete do vírus.
Crie um nome para a sua narrativa digital.
O vídeo terá dever ter de 5 a 10 minutos de duração.
Sugestão: Vocês podem elaborar suas narrativas digitais criando apresentações no PowerPoint, que depois transformam em vídeo, utilizando o Windows Movie Maker. Os vídeos são carregados no YouTube.
Caprichem no vídeo, sejam criativos, utilizem recursos que vocês têm em casa, peçam para a família participar.
Assistam a aula de Tecnologia de 12/05/20 no Centro de Mídias sobre Narrativa Digital.
Abaixo segue um texto muito interessante!! Leiam!!!
Texto de Apoio
Narrativas digitais na escola. Uma experiência que pode ser fantástica
O que em inglês se denomina Digital Storytelling no Brasil estamos chamando de narrativa digital. Em sua essência trata-se de fazer uso de tecnologias digitais para contar estórias ou histórias.
Contar e ouvir histórias sempre fez parte da história da humanidade. Provavelmente aquele que chamamos de homem “pré-histórico” assentava-se ao redor de fogueiras e contava histórias, narrava fatos do seu cotidiano, relatava suas aventuras. No linguajar bem mineiro, “contava causos”.
Antes mesmo de escrever, o homem contou histórias usando figuras, as famosas pinturas rupestres que encontramos em cavernas em muitas partes do mundo. Deixou registrados fatos do seu dia-a-dia, como a caça, nos mostrou animais com os quais convivia. Desde então, mais de 20.000 anos atrás, contar histórias é uma das nossas formas mais fundamentais de comunicação.
Crescemos com nossos pais nos contando histórias. Depois, pais, contamos histórias para nossos filhos, embalando seu sono.
Contar histórias é uma característica universal de cada país e de cada cultura, como reconhecem os antropólogos, ainda que, ao longo de boa parte do século 20, a narração tenha perdido um pouco de sua importância, tenha merecido menor respeito, como afirma Steve Denning, em artigo sobre a ciência de contar histórias que foi publicado na revista Forbes.
Para Denning, o contar histórias teve uma espécie de eclipse no século passado, quando as narrativas eram vistas como sendo tanto infantis quanto triviais.
No seu artigo Denning faz referência ao livro “On the Origin of Stories: Evolution, Cognition, and Fiction” de Brian Boyd, que busca explicar a razão pela qual a aparentemente frívola atividade de contar histórias é tão poderosa. Boyd ajuda a entender o contar histórias como algo central na inovação, uma dimensão da performance crítica nas organizações no século XXI: histórias são uma espécie de jogo cognitivo, um estímulo e um treinamento para a mente viva.
Todos nós gostamos de ouvir uma boa história. Mas nosso cérebro reage de forma diferente às narrativas.
As pesquisas em Neurobiologia revelam que, quando ouvimos alguém que usa uma apresentação gerada no PowerPoint, ativamos as áreas de Broca e de Wernicke do nosso cérebro.
Mas quando nos contam uma história, as coisas no nosso cérebro mudam drasticamente. Como revelam as pesquisas, não são apenas as áreas de processamento da linguagem em nosso cérebro que são ativadas quando ouvimos histórias. Outras áreas em nosso cérebro serão ativadas enquanto lidamos com os eventos da história. Por exemplo, se o contador de historias fala de uma comida gostosa, nosso córtex sensitivo como que acende. Se o contador de histórias fala as palavras “lavanda” ou “sabão” nossa área do cérebro que lida com odores será ativada.
O cérebro, pelo que parece, não faz muita distinção entre ouvir o relato de uma experiência e encontra-la na vida real. Nesses casos, as mesmas regiões neurológicas são estimuladas. Mas o essencial é que somos afetados por ambos.
Há muito tempo se reconhece que ler uma boa literatura nos faz melhores como seres humanos. A neurociência vem revelando que essa afirmação é mais verdadeira do que poderíamos imaginar. Ouvir histórias também faz bem, como ler.
A proposta da narrativa digital é combinar a antiga arte de contar histórias com recursos das chamadas tecnologias digitais de informação e comunicação. As narrativas são elaboradas na perspectiva de linguagens múltiplas, lançado mão de recursos de multimídia [texto, fotografia, vídeo, áudio, gráfico]. É possível ainda a narração, que deve ser gravada pelo contador de estórias. Prontas, as narrativas são publicadas na internet e tornam-se acessíveis a muitos.
Se na narrativa tradicional a forma de comunicação é praticamente apenas a fala do contador de histórias, as histórias digitais são contadas com recursos das linguagens múltiplas, criadas em computador e colocadas na internet.
As histórias digitais podem variar em tamanho. Porém, na sua maioria, as histórias utilizadas na educação geralmente duram algo entre 2 e 10 minutos. Com esse tempo consideramos o chamado ciclo de atenção, que, segundo alguns pesquisadores, nos adultos é de 15 a 20 minutos e nas crianças atuais parece ser menor, particularmente quando se trata de aprendizagem visual ou oral. Há que afirme que o ciclo de atenção [em inglês, attention span] das crianças hoje em dia seria da ordem de apenas 8 minutos. Há quem responsabilize, ou culpe, a televisão e a internet por essa significativa redução.
Na narrativa digital aplicada à educação, temos relatos de eventos históricos, histórias de vida – pessoal, da comunidade escolar ou do entorno dela. O essencial é que seja sempre algo que tenha significado para o aluno.
Apesar de seu atual destaque, a narração digital não é uma prática nova. Um dos pioneiros nessa, podemos dizer, arte é Joe Lambert, cofundador do Center for Digital Storytelling (CDS), organização sem fins lucrativos, hoje localizada em Berkeley, Califórnia, nos Estados Unidos.
A proposta do CDS, desde a sua criação – como San Francisco Digital Media Center – em 1994, foi de apoio a jovens e adultos na criação e no compartilhamento de narrativas pessoais, lançando mão da combinação de escrita reflexiva com mídias digitais.
No início de seu livro “Digital Storytelling: capturing lives, creating commitment”, Joe Lambert coloca uma questão básica: “Por que contar histórias?”. E assim ele mesmo responde à questão que formula: Histórias são o que o homem faz para dar sentido ao mundo.
Um detalhe: Jose Lambert usa o termo stories. Na língua inglesa a distinção entre estória e história ainda parece persistir. A história é entendida como uma descrição narrativa objetiva de eventos passados, enquanto que a estória é uma descrição narrativa subjetiva, tanto de acontecimentos reais passados, quanto de pessoas imaginárias ou eventos.
Na língua portuguesa a palavra “estória” se referia aos contos, às fábulas, enfim, à ficção. Já a palavra “história” era utilizada para se fazer referência a fatos e atos da/sobre a humanidade, relativos à vida de uma pessoa. Atualmente, o termo “estória” parece cair em desuso; o termo “história” passa a ser utilizado em todos os sentidos. Nesse post usarei apenas a palavra história, a não ser quando a palavra “estória” for absolutamente necessária para algum esclarecimento.
E, continua Lambert, somos perpétuos contadores de histórias, revendo eventos na forma de cenas revividas, pepitas de contexto e caráter, ações que levam a realizações.
Outro pioneiro no campo das narrativas digitais foi Daniel Meadows, fotógrafo, autor e educador britânico. Ele definiu histórias digitais como sendo “contos multimídia, pessoais, breves, contados com o coração”. Também disse que as histórias digitais são “sonetos multimídia do povo”.
É interessante quando Joe Lambert, em seu livro “Digital Storytelling”, afirma que o cérebro que o leitor está usando para lê-lo, quando descreve sobre histórias (mantenho aqui a palavra que ele usa originalmente) e o contar de histórias, é muito diferente daquele cérebro usado se o leitor o ouvisse contar uma história.
Há muito tempo o contar histórias faz parte do ambiente escolar, notadamente no ensino infantil e nas séries iniciais. Hoje em dia, no campo da educação, professores e alunos, nas salas de aula dos anos iniciais até o ensino superior, incluindo a pós-graduação, estão usando narrativas digitais com diferentes propósitos, em diferentes áreas de conteúdo e através de uma grande variedade de níveis de escolaridade.
Não se trata apenas de professores contando histórias, como vem sendo o usual, lançando mão de recursos multimídia. Precisamos pensar na situação dos próprios alunos se tornarem contadores de histórias digitais, é isso o que devemos buscar.
Será, com certeza, uma experiência fantástica para os alunos. Autores, combinarão uma tradição da própria espécie humana, o contar histórias/estórias, com as tecnologias digitais, que tanto lhes atrai. Usando imagens que eles mesmo produzirem, é o ideal, ou buscadas na internet [o que exigirá a habilidade da busca e a competência para a escolha, bons exercícios], combinando as imagens em apresentações que podem ser transformadas em vídeos], associando o áudio, como narrativa oral ou uma agradável trilha musical [são muitos os sites onde encontrar, gratuitamente, músicas e efeitos sonoros], ou produzindo vídeos, os alunos poderão, com as narrativas digitais, contar histórias/estórias, mostrando o que aprenderam, experiências que viveram. E, se carregarem as suas narrativas em sites como SlideShare, YouTube ou Vimeo, mostrarão tudo isso para o mundo.
Projetos de narrativas digitais estimulam os alunos a expressar-se visualmente, o que é uma habilidade diferente de escrever.
Por que não começar a fazer isso logo?
No 1º Bimestre eu pedi para vocês fazerem um trabalho sobre uma Notícia sobre algum assunto relacionado à BIOLOGIA. A notícia deveria ser de 2020 ou de 2019, ter título, fonte (origem) e a data de publicação.
O trabalho deveria ter:
1- Capa ( título, fonte, data da publicação) – sulfite com margem de 1cm.
2- Notícia ( impressa ou copiada )
3- Resumo de no máximo 10 a 15 linhas sobre a notícia.
4- Elaborar 4 questões sobre a notícia e respondê-las.
5- Apresentação oral do trabalho.
Algumas salas realizaram em sala de aula o trabalho em grupos de até 4 pessoas, porém em outras, não houve tempo de entregar e apresentar, devido à suspensão das aulas.
Peço que todos os que fizeram este trabalho e não entregaram por conta da suspensão das aulas, que me enviem com urgência.
OBS: O 2B fez a Pesquisa da célula do corpo humano, está vistada no caderno. É só fotografarem e enviarem.
A ATIVIDADE 3 SERÁ AVALIADA NO 2ºBIMESTRE, CONTINUEM ENVIANDO, PARA NÃO ACUMULAR AS ATIVIDADES.
OBS: O 2B fez a Pesquisa da célula do corpo humano, está vistada no caderno. É só fotografarem e enviarem.
A ATIVIDADE 3 SERÁ AVALIADA NO 2ºBIMESTRE, CONTINUEM ENVIANDO, PARA NÃO ACUMULAR AS ATIVIDADES.
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