Olá, alunos!
Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Deixo aqui a segunda atividade referente ao 4º bimestre.
Realize, seguindo as instruções e envie foto para um dos
e.mails:
ou
Atividade
2 – 4º Bimestre
Esta atividade foi baseada na Situação de Aprendizagem 4
do Caderno do Aluno SP Faz Escola – 4º Bimestre.
O tema é Habilidades
Profissionais.
Vou reproduzir aqui textos para reflexão e para o
desenvolvimento das questões.
Habilidades
técnicas e interacionais
Já as habilidades interacionais são aquelas mais
subjetivas, que indicam a maneira como um (a) trabalhador (a) se comporta e se
relaciona com os outros.
Atualmente, devido aos avanços tecnológicos, muitas das
habilidades técnicas podem ser desenvolvidas ou apoiadas por máquinas.
Já as habilidades interacionais continuam a ser
relevantes para a seleção e manutenção de funcionários em uma empresa, já que
podem influenciar no desenvolvimento e nos resultados da empresa.
São exemplos de habilidades interacionais: atitude, comunicação, resolução de
conflitos, criatividade, pensamento crítico, empatia, ética, liderança e
trabalho em equipe.
Resiliência:
uma habilidade necessária no mundo do trabalho
Dentre as habilidades interacionais, a resiliência é uma das habilidades de
maior destaque.
O dicionário Houaiss indica a resiliência como uma das
capacidades de se recobrar com facilidade ou adaptar-se à mudanças ou à má
sorte. Isso quer dizer que o indivíduo resiliente
é capaz de superar momentos difíceis e, no mundo do trabalho, mostra-se uma
pessoa que consegue trabalhar sob pressão ou em ambiente em que há mudanças em
curto espaço de tempo, ou seja, se a pessoa dá conta de se adaptar.
Tanto no ambiente de estudo como no ambiente de trabalho,
essa habilidade – resultado de aprendizagens e experiências ao longo da vida –
é importante para superar adversidades.
Considere que a resiliência é, portanto, uma habilidade
que pode ser aprendida. Ela não é apenas
a superação de um acontecimento ruim, mas o aprendizado que decorre da
experiência de ter passado por situações adversas.
Estudantes, observem as
situações abaixo e descrevam atitudes resilientes para lidar com elas:
O que é possível aprender, a partir desses
acontecimentos, para crescer e se desenvolver emocionalmente?
1) Receber uma nota baixa em uma prova.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Ser transferido(a) de um departamento do trabalho em
que você se sentia à vontade para um que parece não ser compatível com você.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Trabalhar um dia todo em uma posição de pressão por
resultados, mesmo enfrentando muitos problemas pessoais fora do ambiente
profissional.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Bom trabalho! Boa
reflexão!
Um abraço!
Profª Regina
Nenhum comentário:
Postar um comentário