Os alunos em recuperação de Ciências devem entregar as atividades abaixo.
Como saber se está de recuperação?
É simples, se não entregou as 3 atividades do 3º bimestre está de recuperação deste período.
Deve cumprir as atividades abaixo e postar as fotos no meu email
monicameira@prof.educacao.sp.gov.br
Esta atividade será na forma de um quiz de testes para fazer a atividade será necessário rever a aula da CMSP cujos links estarão anexos abaixo e observar as imagens anexas.
Os testes e questões dissertativas seguem a sequência da aula do cmsp de link abaixo, faça com calma e vá entregando somente as respostas copiadas a caneta.
Questões da atividade 7
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 8 - Ecossistemas Brasileiros - parte 2
Para fazer a atividade será necessário a leitura e interpretação de uma adaptação do texto Megadiversidade no Brasil.
Habilidade de Ciências: (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
A atividade terá valor de 0 a 10 pontos.
Nome: _______________________________________ nº _______ 7º B
Leia atentamente o texto e responda os testes.
Megadiversidade no Brasil
A Megadiversidade que marca o território do Brasil possibilita a existência de inúmeras espécies animais e vegetais.
A biodiversidade corresponde ao número de variedades de espécies da fauna e da flora de um determinado lugar. No Brasil, a biodiversidade é um patrimônio nacional, somente na Amazônia existem pelo menos 55 mil espécies de vegetais, 428 de mamíferos, 1.622 de aves, 467 de répteis e 516 de anfíbios.
O Brasil ocupa o primeiro lugar em escala global em espécies de aves.
Em nível mundial, o Brasil é o primeiro em abrigar uma maior variedade de anfíbios, terceiro em aves e quarto em mamíferos e répteis.
A biodiversidade rica do Brasil é proveniente das dimensões continentais e também por causa da localização geográfica propícia à proliferação de espécies de animais e vegetais. O Brasil possui os elementos necessários para o surgimento de diversas espécies, isso porque apresenta durante todo o ano temperaturas elevadas e uma grande umidade.
O conjunto de ecossistemas concentra aproximadamente 10% de 1,4 milhão de espécies vivas de plantas e animais já descritos pela ciência.
Apesar desses impressionantes números, uma grande parcela da população brasileira contribui com a destruição de ambientes de extrema importância, como a Mata Atlântica e o Cerrado. Assim, no caminho que estamos seguindo, certamente teremos no futuro somente fotos do que era esse importante e rico ecossistema. Atualmente restam aproximadamente 7% de Mata Atlântica e cerca de 20% do Cerrado, o último corre um risco ainda maior, pois a agricultura e a pecuária têm ocupado extensas áreas desse domínio.
Existem estudos que mostram que várias espécies podem ser usadas no tratamento de doenças em humanos, como a utilização da hortelã para combater a esquistossomose, o caju na cura do câncer, fungos na produção de ração para animais, entre muitos outros casos.
A partir dessas afirmações, é possível supor que podemos ter uma planta ainda desconhecida da ciência que possui a chave para o descobrimento de curas de doenças que assolam a sociedade, tais como a AIDS, câncer, diabetes e dezenas de outras.
Em suma, se a biodiversidade pode fornecer tantos elementos para o homem e para sua própria saúde, a única atitude a ser tomada é preservar os ambientes para que no futuro possamos encontrar princípios ativos de plantas a serem descobertas que servirão para melhorar a vida de milhões de pessoas no mundo, pois se continuar a exploração desordenada de ecossistemas ricos biologicamente, certamente espécies ainda não conhecidas serão extintas sem serem catalogadas e estudadas.
Texto adaptado da internet 17/08/20.
Por Eduardo de Freitas Graduado em Geografia Equipe Brasil Escola
Questões de Ciências:
1) Biodiversidade é:
(a) somente a variedade de espécies animais de uma região.
(b) somente a variedade de espécies vegetais de uma região.
(c) número de variedades de espécies da fauna e da flora de um determinado lugar.
(d) número de variedades de espécies animais de um determinado lugar.
2) Os elementos necessários para gerar uma grande biodiversidade que o Brasil possui são:
(a) sua dimensão continental e localização geográfica propícia somente.
(b) sua dimensão continental, localização geográfica propícia, temperaturas elevadas durante todo o ano e grande umidade.
(c) temperaturas elevadas durante todo o ano e grande umidade.
(d) Somente sua dimensão continental.
3) As duas atividades que vem contribuindo com a destruição dos cerrados são;
(a) a indústria e a pecuária.
(b) a indústria e a agricultura.
(c) o comércio e a indústria.
(d) a agricultura e a pecuária.
4) O risco que a humanidade corre com a destruição da biodiversidade dos ecossistemas brasileiros é:
(a) espécies ainda não conhecidas serão extintas sem serem catalogadas e estudadas.
(b) faltar espaço para a agricultura e pecuária.
(c) encontrar princípios ativos de plantas a serem descobertas.
(d) encontrar a cura para a AIDS.
5) Existem estudos que mostram que várias espécies podem ser usadas no tratamento de doenças em humanos, como:
(a) a utilização da hortelã para combater a esquistossomose, o caju na cura do câncer, fungos na produção de ração para animais, entre muitos outros casos.
(b) a utilização da hortelã na cura do câncer.
(c) a utilização da caju para combater a esquistossomose.
(d) caju na produção de ração para animais
6) Podemos ter uma planta ainda desconhecida da ciência que possui a chave para o descobrimento de curas de doenças que assolam a sociedade, tais como:
(a) a lombriga (ascaridíase)
(b) a diabetes apenas.
(c) somente o câncer.
(d) AIDS, câncer, diabetes e dezenas de outras.
7) O número total de espécies vegetais, de mamíferos, aves répteis e Anfíbios é:
16220.
21229.
58033.
58022.
8) É importante preservar a Biodiversidade da Amazônia para que no futuro
(a) possamos salvar somente as espécies de animais presentes nela.
(b) possamos encontrar princípios ativos de plantas a serem descobertas a serem descobertas que servirão para melhorar a vida de milhões de pessoas no mundo.
(c) possamos salvar somente as espécies de vegetais presentes nela.
(d) possamos salvar somente as espécies de fungos presentes nela.
9. O conjunto de ecossistemas brasileiros concentra aproximadamente:
(a) 7% de 1,4 milhão de espécies vivas de plantas e animais já descritos pela ciência.
(b) 20% de 1,4 milhão de espécies vivas de plantas e animais já descritos pela ciência.
(c) 10% de 1,4 bilhão de espécies vivas de plantas e animais já descritos pela ciência.
(d) 10% de 1,4 milhão de espécies vivas de plantas e animais já descritos pela ciência.
10. Uma grande parcela da população brasileira contribui com a destruição de ambientes de extrema importância, como:
(a) a Mata Atlântica e o Cerrado.
(b) os campos sulinos.
(c) a savana.
(d) a Caatinga.
Atividade
9 - Quarta Revolução Industrial
1. Classifique
os itens da primeira coluna como pertencente a 1ª ou 2ª ou 3ª ou 4ª revoluções
industriais, colocando nos parêntesis os números 1, 2, 3 ou 4.
( ) Telégrafo
( )
Telefone ( ) Máquina à Vapor ( )
Nuvem
( ) Micro-ondas ( ) Drive
(
) CD ( )
Biologia Sintética
( ) Motor à combustão ( )
Eletrônicos ( )
Impressoras 3 D
( ) Internet das coisas ( )
Fita cassete ( )
Ficha Telefônica
( ) Cartão magnético ( ) Chip ( ) Inteligência artificial
2.
Existe diferença entre Ciência e Tecnologia?
Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
Quem vem primeiro a Ciência ou a Tecnologia?
Cite um exemplo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
Atualmente qual o problema prioritário que
precisa ser resolvido pela tecnologia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.
Quais são os 4 componentes da 4ª Revolução
Industrial vistos nesta aula?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.
Explique a relação entre a biologia sintética e
a produção de plásticos biodegradáveis.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário