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ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


domingo, 8 de novembro de 2020

Atividade de Literatura 1°A, B, C, D

Olá, alunos! Espero que todos estejam bem! 

Atividade de Literatura 

Copie ou cole o texto no caderno de Língua Portuguesa; 
Leia o texto e assista aos vídeos para uma melhor compreensão; 
Faça a atividade em grupo ou individual, 
Envie o áudio ou vídeo para avaliação até dia 16/11.

CLASSICISMO

 CONTEXTO  HISTÓRICO 

O  Classicismo  também  é  conhecido  como  a  escola artística  do  Renascimento,  tendo  inicio  na  Itália  no  século XV. 

Fatores 

Houve  nessa  época  a  transposição  da  Idade  Média  para  a Idade  Moderna,  gerando:     

  • A  queda  do  sistema  feudal; 

  • Ascensão  da  monarquia  Absolutista,  em  que  o rei  passava  a  ter  o  poder  total  e  absoluto;

  • Surgimento  do  Mercantilismo,  que  era  a  união  da Burguesia  com  a  Coroa,  havendo  uma  expansão do  comércio  que  ia  além  do  reinado,  chegando  a outras  cidades.  Isso  também  aumentou  o  lucro local; 

  • Início  das  Grandes  Navegações,  em  que  os homens  se  aventuravam  em  alto  mar  para descobrir  novos  povos,  conquistar  novas  terras, visando  também  a  lucratividade,  assim  como  o Mercantilismo  visava.

Em  1517  ocorre  a  Reforma  Protestante,  a  partir  de Martinho  Lutero, que  marca  esse  período.   

Martinho  Lutero  era  um  membro  do  clero  que  começa  a questionar  os  dogmas  da  Igreja.  E,  juntamente  com  essas novas  ideias  e  questionamentos,  surge  o  Renascimento, que  retoma  a  cultura  clássica  Greco-latina  (Mitologia Grega,  Deuses),  e  a  Ciência  Moderna,  que  deixa  um pouco  de  lado  a  visão  do  Teocentrismo,  colocando  o homem como  centro  do  universo. 

O  Renascimento,  ainda,  entra  em  conflito  com  a  Filosofia Escolástica.  Enquanto  esta  última  permitia  que  a  Bíblia Católica  fosse  estudada  dentro  de  alguns  limites  impostos, o  Renascimento  chega  cheio  de  questionamentos  e  ideias libertárias  quanto  à  palavra  divina.    

CARACTERÍSTICAS 

  • Arte  como  Mimesis, que  era  a  arte  como  imitação da  natureza;       

  • Valorização  da  cultura  pagã,  da  mitologia,  dos Deuses  gregos; 

  • Culto  à  arte  clássica  (daí  o  nome  da  escola: Classicismo); 

  • Valorização  de  formas  literárias  antigas,  como  a Epopeia; 

  • Racionalismo: não  havia  mais  o  pensamento focado  apenas  nos  dogmas  da  igreja  católica. O homem passa  a  pensar  como  um  ser  humano;

  • Valorização do antropocentrismo, conceito em que o homem é visto como o centro do universo, o que se contrapunha à crença teocêntrica que vigorou na Idade Média;

  • Universalismo,  que  prega  que  não  há  UM HERÓI, e  sim  um  POVO  HERÓICO;

  • Surgimento  da  Medida  Nova,  que  são  os  versos decassílabos  (com  10  sílabas  poéticas)  e  os sonetos  compostos  por  2  quartetos  e  2  tercetos). 

Classicismo em Portugal

Em Portugal, o Classicismo compreende o período literário do século XVI (entre 1537 e 1580). O marco inicial do movimento foi a chegada do poeta Francisco Sá de Miranda à Portugal.

Ali, ele se inspirou no humanismo italiano, trazendo uma nova forma de poesia: o “dolce stil nuevo” (Doce estilo novo). Esse novo modelo estava baseado na forma fixa do soneto (2 quartetos e 2 tercetos), nos versos decassílabos e na oitava rima.

No entanto, foi a partir de Luís de Camões, um dos maiores poetas portugueses e da literatura mundial, que a literatura portuguesa ganha notoriedade.

CAMÕES ÉPICO E  OS  LUSÍADAS 

Camões  era  de  família  Fidalga  e  teve  uma  base  cultura muito  boa.  Sua  obra  era  dividida  em  poesia  lítica,  peça teatral  e  epopeia. Sua  principal  obra  foi  Os  Lusíadas.

Os  Lusíadas 

Os  Lusíadas  é  de  1572  e  se  trata  de  uma  epopeia,  tendo as  seguintes  características:     

  • Narrativa  em  3ª  pessoa; 

  • Linguagem  rebuscada; Mitologia; 

  • Narração  de  fatos  heroicos  universais; 

  • Culto  à  honra,  fama,  coragem; 

  • Exaltação  da  glória  dos  lusitanos,  povo português  que  estava  em  busca  de  novas descobertas;    

  • Presença  de  personagens  como  cavaleiros, nobres,  fidalgos  e  reis; 

  • O  enredo  de  Os  Lusíadas  gira  em  torno  da história  de  Vasco  da  Gama,  em  1498,  indo  para as  Indias; Retratação  do  patriotismo  e  da  cultura renascentista. 

Estrutura  de  Os  Lusíadas:    

  • 10  cantos; 

  • Estrofes  em  8ª  rima; 

  • Dividida  em  5  partes:   I Proposição,   II  Invocação,  III Dedicatória,  IV Narração,V Epílogo;

  • Figuras  de  destaque  em  Os  Lusíadas: Inês  de  Castro; Velho  do  Restelo; Gigante  Adamastor.

Atividade 

Atividade em grupo com até três alunos.

Faça uma pesquisa sobre a história das três personagens em Os Lusíadas : Inês  de  Castro, Velho  do  Restelo e Gigante  Adamastor.

Grave um áudio ou vídeo contando essas histórias e envie para avaliação(todos os componentes do grupo devem participar).

Bons estudos!
Cuidem-se! 
profveral2020@gmail.com 

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