8ºA, 8ºB, 8ºC e 8ºD - Matemática
Professora Simone- Professor Ricardo
Olá!
Espero que todos estejam bem.
Estou postando novamente os links das aulas do centro de mídias, explicações, exemplos e exercícios de retomada de conceitos (1ª atividade do 4º bimestre).
Obs: Segue as fotos dos exercícios do caderno aprender sempre.
Essa atividade deverá ser enviada até o dia 19/11/20.
Responder os exercícios no caderno, colocar nome, número e série.
Valor de 0 a 10.
Ao finalizar a atividade, tirar as fotos e enviar.
Podem enviar no e-mail ou no classroom.
e-mail: professorasimone.calvitti@gmail.com (8°A)
e-mail:rreche@prof.educacao.sp.gov.br (8ºB, 8°C e 8º D)
Bons estudos.
Links
Ângulos complementares
Dois ângulos são chamados de complementares quando a soma entre eles é igual a 90° graus (ângulo reto).
Ângulos suplementares
Dois ângulos são chamados de suplementares quando a soma entre eles é igual a 180° (ângulo raso).
Ângulos opostos pelo vértice
Duas retas concorrentes formam quatro ângulos. Analisados dois a dois, é possível notar que esses ângulos ou estão lado a lado ou só possuem um único ponto em comum, que também é o ponto de encontro das duas retas. Quando dois ângulos possuem essa última característica, eles são chamados de ângulos opostos pelo vértice.
Os outros dois ângulos, que estão lado a lado, são chamados de ângulos adjacentes.
Condição de existência dos triângulos
Em qualquer triângulo, a medida de qualquer lado deve ser sempre menor que a soma das medidas dos outros dois lados.
Soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo
A soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer è igual a 180°.
Exemplos
1- Determine a medida do complemento do ângulo 22º.
x + 22º =90º
x= 90º - 22º
x= 68º
2- Determine a medida do suplemento do ângulo 135º.
x + 135º =180º
x= 180º - 135º
x= 145º
3- Qual é a medida de cada ângulo na figura a seguir?

β= 50º α + 50º= 180º α = θ =130º
α= 130º
Exercício 4b da página 5- caderno aprender sempre.
Em qualquer triângulo, a medida de qualquer lado deve ser sempre menor que a soma das medidas dos outros dois lados.
A- 3cm, 5cm e 9cm.
Assim: 3< 5+9(v)
5< 3+9(v)
9< 3+5(F)
Não existe um triângulo de lados com essas medidas .
c- 15cm, 23cm e 35 cm.
Assim: 15< 23+35(v)
23< 15+35(v)
35< 15+23(v)
Existe um triângulo de lados com essas medidas .
Exercício 2 da página 15- caderno aprender sempre.
55º + 30º+ x= 180º
85º + x= 180º
x= 180º - 85º
x= 95º
1ª ATIVIDADE – 4º BIMESTRE
Exercícios
1- Determine a medida do complemento do ângulo 45º.
2- Determine a medida do suplemento do ângulo 115º.
3- Qual é a medida de cada ângulo na figura a seguir?
Exercício 4b-D- página 5- caderno aprender sempre.
Verifique e escreva se existe ou não um triângulo cujos lados medem, respectivamente:
28cm, 37cm e 68 cm.
Exercício 2- página 7- caderno aprender sempre.
Exercício 5- página 9- caderno aprender sempre.
Exercício 2- página 10 caderno aprender sempre.
Exercício 5- página 17- caderno aprender sempre.
Exercício 2- página 18- caderno aprender sempre.
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