6ºs A/B/C/D - MATEMÁTICA - Profª Mirley
CORREÇÃO DA ATIVIDADE 1 - 4º BIMESTRE
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO - SA1
OS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO DAS GRANDES CIVILIZAÇÕES
EXERCÍCIOS - PÁGINAS 3 À 9
Página 3
1-
Resposta pessoal. Você poderá indicar como usa os números e para que servem, ou ainda fazer um relato sobre o que pensa sobre números.
Resposta pessoal. O preenchimento do mapa mental depende das suas ideias.
Página 4
Resposta pessoal. Você poderá citar o que aprendeu na aula e completar com os conhecimentos que já tinha sobre o assunto.
Página 5
a)
b)
O sistema de numeração egípcio tinha 7 símbolos, usavam a base de contagem 10 e não era posicional.
Página 6
O sistema de numeração babilônio tinha como características: utilização da base 60 combinada com a base 10, dois símbolos para representar os números, posicional, aditivo, multiplicativo e ausência de símbolo para representar o zero.
a)
b) Usavam a base 10, possuíam sete símbolos para representar os números: I, V, X, L, C, D, M. Não era posicional, embora a ordem não fosse indiferente, era aditivo e subtrativo. Não possuía símbolo para o zero.
Página 7
a)
Página 8
b) O sistema maia utilizava três símbolos: ponto, traço e um símbolo para o zero. A base de contagem era 20 e era posicional, aditivo e multiplicativo.
c)A maior diferença entre os sistemas de numeração apresentados aqui e o sistema maia, é que, este último, tinha um símbolo para o zero. A composição dos números era um pouco complexa.
5.
Sistema de base 10, com 10 algarismos diferentes, com os quais é possível representar qualquer número, é posicional, aditivo e multiplicativo.
Página 9
Esse sistema prevaleceu sobre os demais pela sua praticidade. Utilizava apenas 10 algarismos e a base de contagem 10. Era posicional e possuía um algarismo para representar o zero.
c)
Ao final, tirem as fotos e enviem para o e-mail abaixo:
Não esqueçam de colocar nome, série e o número da atividade que está enviando.
Bons estudos!! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário