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sexta-feira, 30 de outubro de 2020

9ºs A /B /C /D 1ª ATIVIDADE – 4º BIMESTRE - MATEMÁTICA PROFª MIRLEY - PROFª SILMARA - PROFª SIMONE

 

PROFESSORA  MIRLEY - PROFESSORA SILMARA - PROFESSORA SIMONE

 

MATEMÁTICA – 9ºs A /B /C /D 

1ª ATIVIDADE – 4º BIMESTRE

REFERENTE AO PERÍODO DE 26 à 30/10/2020

 

SISTEMAS DE DUAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS

 

Olá, como vocês estão? Esperamos que estejam bem.

Com tranquilidade e atenção, dedique um tempo do seu dia para assistir as aulas no aplicativo CMSP ou pelos canais de TV, Cultura 2.3 e TV Univesp.

Caso não tenham assistido às videoaulas ou queiram assistí-las novamente, clique nos links abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=HLHYP1vsOXw

 

https://www.youtube.com/watch?v=z4RrAv4spRM

 

https://www.youtube.com/watch?v=i8UTc2ih-mI

 

 Habilidade: EF08MA08- Resolver e elaborar situações problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

 

 Sistema de Equações

 

Um sistema de equações é constituído por um conjunto de equações que apresentam mais de uma incógnita. Para resolver um sistema é necessário encontrar os valores que satisfaçam simultaneamente todas as equações.

Um sistema é chamado do 1º grau, quando o maior expoente das incógnitas, que integram as equações, é igual a 1. 

Como resolver um sistema de equações do 1º grau?

Podemos resolver um sistema de equações do 1º grau, com duas incógnitas, usando o método da adição.

Método da Adição

No método da adição buscamos juntar as duas equações em uma única equação, eliminando uma das incógnitas.

Para isso, é necessário que os coeficientes de uma das incógnitas sejam opostos, isto é, devem ter o mesmo valor e sinais contrários.

Exemplo 1

Para exemplificar o método da adição, vamos resolver o seguinte sistema:  

abre chaves atributos de tabela alinhamento de coluna left espaçamento de coluna 1.4ex fim dos atributos linha com célula com x mais y igual a fim da célula 12 linha com célula com 3 x menos y igual a fim da célula 20 fim da tabela fecha

Note que nesse sistema a incógnita y possui coeficientes opostos, ou seja, 1 e - 1. Então, iremos começar a calcular somando as duas equações, conforme indicamos abaixo:

exemplo sistema por adição

Ao anular o y, a equação ficou apenas com o x, portanto agora, podemos resolver a equação:

x = 32 / 4

x = 8

Para encontrar o valor do y, basta substituir esse valor em uma das duas equações. Vamos substituir na mais simples:

x+y= 12

8 + y = 12

y= 12 - 8

y = 4

Assim, a solução para o sistema dado é o par ordenado (8, 4). Repare que esse resultado tornam ambas as equações verdadeiras, pois


8 + 4 =12 e 3.8 = 20


Quando um sistema admite uma única solução dizemos que ele é um sistema possível e determinado.

Exemplo 2

A soma das idades de Leandro e Guilherme são 20 anos. A diferença entre elas são de 6 anos. Qual é a idade de cada um, sabendo que Guilherme é o mais velho?

x= Guilherme

y= Leandro

 

Perceba que iremos eliminar o termo com a variável y, se somarmos cada um dos termos da primeira equação com o respectivo termo da segunda equação:

  

     x + y = 20

     x - y  =6

__________

  2.x+ 0.y= 26



Agora de forma simplificada podemos obter o valor da incógnita x simplesmente passando o coeficiente 2 que multiplica esta variável, para o outro lado com a operação inversa, dividindo assim todo o segundo membro por 2:

 

2.x = 26

x = 26/2

x = 13

 

Agora que sabemos que x = 13, para encontrarmos o valor de y, basta que troquemos x por 13 na primeira equação e depois isolemos y no primeiro membro:

 

 x  + y = 20

13 + y = 20

y =  20 - 13

y = 7

 

Resp: Guilherme tem 13 anos e Leandro tem 7 anos.

 

Assim, a solução para o sistema dado é o par ordenado (13, 7). Repare que esse resultado tornam ambas as equações verdadeiras, pois:

x+y=20                                                        x-y=6

13+7=20   (V)                                           13-7=6 (V)


Quando um sistema admite uma única solução dizemos que ele é um sistema possível e determinado.

Exemplo 3

Portanto, Antônio fez 5 pontos e Gustavo fez 1 ponto.

 

 

Exemplo 4

 

Resolva pelo método da adição o seguinte sistema de equações do 1º grau com duas incógnitas:

 

 

SPD ( sistema possível e determinado)

Exemplo 5

Dado o sistema, determine o valor de x e o valor de y:

Para adicionarmos as duas equações e a soma de uma das incógnitas de zero, teremos que multiplicar a primeira equação por – 3.

Agora, o sistema fica assim:

Adicionando as duas equações:

     - 3x – 3y = - 60

+     3x + 4y = 72

___________________

               y   = 12

Para descobrirmos o valor de x basta escolher uma das duas equações e substituir o valor de y encontrado:

x + y = 20

x + 12 = 20

x = 20 – 12

x = 8

Portanto, a solução desse sistema é: S = (8, 12).  SPD ( Sistema Possível e Determinado).

Exemplo 6


 

1º Passo: Vamos multiplicar a primeira linha por -2, para cancelarmos o -2x com 2x


-2x -2y=-6


2x +2y=+6

_______________

        0.y = 0


Observe que quando temos 0y = 0, podemos considerar qualquer valor para y que mesmo assim, a igualdade se mantém verdadeira. Portanto, Sistema Possível e Indeterminado ( SPI).


Exemplo 7


1º Passo: Vamos multiplicar a primeira linha por -2, para cancelarmos o -2x com 2x


-2x +2y = -6

+2x +2y = -4

_____________

      0y = -10

Nesse sistema dizemos que não existem soluções possíveis, isto é, ele não possui par ordenado que satisfaça à condição do sistema de equações. Na resolução do sistema ocorre uma condição inexistente na Matemática. Portanto, Sistema Impossível (SI).


Classificação dos Sistemas de Equações

  1. Possível e determinando;

  2. Possível e indeterminado;

  3. Impossível.

Possível e determinando: um sistema é possível e determinado (SPD), quando possui somente uma solução. Portanto, na resolução geométrica as Retas são Concorrentes.


Possível e indeterminado: um sistema é possível e indeterminado (SPI), quando possui infinitas soluções. Portanto, na resolução geométrica as Retas são Coincidentes.


Impossível: um sistema é impossível (SI),  quando não possui nenhuma solução. Portanto, na resolução geométrica as Retas são  Paralelas.


Veja o esquema:



EXERCÍCIOS:

1º)  Resolva os seguintes sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas pelo método da adição e classifique-os em SPD, SPI ou SI:

  1.  

b)

c) 


2º) A soma de dois números é 15, e a diferença entre eles é 3. Determinar esses números.


3º)  A soma de dois números é 2 e a diferença é 6. Quais são os números?


4º)  A professora de matemática do 8º ano desafiou os alunos a determinarem os valores de x e y, em um sistema de equações do 1º grau. Qual é o resultado desse sistema? Podemos afirmar que ele é um sistema SPI?

 

5º)  No zoológico há cisnes e girafas. São 96 cabeças e 242 patas. Quantos são os cisnes? E as girafas?


6º)  Duas amigas foram a uma floricultura comprar vasos de flores. Mariana comprou 4 vasos de rosas e 6 vasos de violetas, e gastou um total de R$ 104,00. Sua amiga Ana também realizou a compra de 5 vasos de rosas e 3 vasos de violetas, gastando um total de R$ 89,50. Analise o problema e escreva uma equação que represente o gasto de Mariana e outra que represente o gasto de Ana.

Duas amigas foram a uma floricultura comprar vasos de flores. Mariana comprou 4 vasos de rosas e 6 vasos de violetas, e gastou um total de R$ 104,00. Sua amiga Ana também realizou a compra de 5 vasos de rosas e 3 vasos de violetas, gastando um total de R$ 89,50. 


  1. Analise o problema e escreva uma equação que represente o gasto de Mariana e outra que represente o gasto de Ana. 


 

  1. Calcule os valores unitários dos vasos de rosa e de violeta dessa floricultura, utilizando o sistema de equações de 1º grau com duas incógnitas pelo método da adição.  


7º) ( Saresp - SP) Na promoção de uma loja, uma calça e uma camiseta custam juntas R$ 55,00. Comprei 3 calças e 2 camisetas e paguei o total de R$ 140,00.



O sistema de equações do 1º grau que melhor traduz o problema é:



8º)  Em um estacionamento havia carros e motocicletas num total de 43 veículos e 150 rodas. Calcule o número de carros e de motocicletas estacionadas.


9º)  Num quintal há 100 animais entre galinhas e coelhos. Sabendo que o total de pés é 320, quantas galinhas e quantos coelhos há nesse quintal?


10º) Em um terreiro há galinhas e coelhos, num total de 13 animais e 46 pés. Quantas galinhas e quantos coelhos há nesse terreno?




Ao finalizar a atividade, tirar as fotos e enviar para:

 

Profª Mirley     professoramirley@gmail.com

 

Profª Silmara  varanisilmara@gmail.com

 

Profª Simone  professorasimone.calvitti@gmail.com

 


Bons estudos!!

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